Posso tomar omeprazol depois de comer

Caracterizada pela inflamação da mucosa gástrica, a gastrite, popularmente conhecida por “queimação no estômago”, se apresenta através de dor no alto da barriga e pode ser acompanhada também de náuseas e vômitos. A condição pode ser crônica (causada pela bactéria Helicobacter pylori e geralmente de apresentação subclínica, quando o paciente vai “levando” esse desconforto) ou aguda (com surgimento repentino e evolução para melhora em poucos dias).

O tipo agudo é muito mais marcante e desencadeado por agentes como estresse, álcool, tabaco e uso de antiinflamatórios e outros medicamentos. Entretanto, o fator chave para o surgimento de crises é a ingestão de alimentos para os quais o paciente já tem sensibilidade aumentada.

>> Omeprazol no balaio da farmácia? Anvisa estuda facilitar a compra de remédio

Uma vez diagnosticada a gastrite, algumas comidas e ingredientes, capazes de potencializar a inflamação e também aumentar o estímulo à produção de ácido clorídrico no estômago, devem ser riscados do cardápio.

No momento da crise, pode ser inevitável recorrer a medicamentos específicos, que promovem a sensação de conforto.

Inibidores da bomba de prótons são comumente usados para tratar sintomas do refluxo gástrico ou mesmo para proteger o estômago
de outros remédios (Foto: Bigstock)Inibidores da bomba de prótons são comumente usados para tratar sintomas do refluxo gástrico ou mesmo para proteger o estômago de outros remédios (Foto: Bigstock)

Porém, poucas pessoas precisam tomar inibidores da bomba de prótons, sendo o mais conhecido o omeprazol, por um tempo maior que quatro semanas. Mas não é incomum encontrar quem faça uso do medicamento há anos pela percepção de uma melhora rápida que ele traz. Embora muitos não percebam, os benefícios são logo substituídos pelos efeitos colaterais e retirar o remédio da rotina desses pacientes é uma luta difícil, que nem sempre se ganha. Esta matéria do Viver Bem explica a situação.

Para controle em longo prazo – evitando até mesmo que a gastrite evolua para complicações, como as úlceras –, o acompanhamento nutricional adequado é indispensável. Saiba o que evitar e consumir para controlar a gastrite:

> Condimentos e alimentos com corantes e conservantes, em geral
> Pimentas vermelhas, pimenta-do-reino e pimenta biquinho (embora mais suave, esse tipo também contém agentes irritantes da mucosa do estômago)
> Leguminosas como o feijão (exceto o caldo), cuja fermentação compromete a parede estomacal
> Bebidas estimulantes como café, chá preto, chá mate, álcool, refrigerantes e bebidas achocolatadas
> Temperos, extrato de tomate, caldos, molho shoyu e molhos prontos para saladas
> Embutidos
> Doces
> Frutas cítricas (como abacaxi, limão e laranja, exceto a lima)
> Vinagre
> Oleaginosas

Consuma

> Condimentos e temperos naturais, como salsinha e cebolinha
> Chás “da vovó”, como camomila e erva cidreira
> Sucos de frutas não concentrados
> Muita água (seu pH ajuda a diminuir a acidez do órgão)
> Carnes magras
> Gelatinas
> Frutas não ácidas, como banana, maçã, mamão e laranja lima
> Purês de batata-salsa e batata-doce
> Mandioca
> Inhame
> Arroz branco
> Vegetais e ovos cozidos

O preparo é fundamental

O processo de cocção é aliado no controle e prevenção da gastrite. Alimentos que foram fritos ou empanados, por exemplo, aumentam a secreção de suco gástrico durante a digestão. Por isso, a preferência deve ser sempre por alimentos bem cozidos, assados ou grelhados, com quantidades moderadas de óleo na preparação. Nas carnes, retirar a gordura aparente e as peles, também ajuda na recuperação do estômago.

E o leite?

O conhecimento popular diz que o leite ajuda a controlar a inflamação e a dor causadas pela gastrite. Porém, seu consumo só resulta em uma melhora imediata em função da chegada do alimento ao estômago. O agravamento da gastrite não deve demorar, uma vez que, por fazer parte dos alimentos proteicos, sua digestão é trabalhosa e assemelha-se à das carnes.

LEIA TAMBÉM

Quem tem problemas digestivos conhece bem o omeprazol, o primeiro inibidor da bomba de prótons utilizado para controle da acidez gástrica. No mercado desde o final da década de 1980, ele revolucionou o tratamento de vários problemas gastrointestinais.

O que é o omeprazol?

Trata-se de um medicamento que faz parte do grupo dos inibidores da bomba de prótons cuja ação é reduzir a produção de ácido no estômago.

Relacionadas

Em quais situações ele deve ser usado?

Esse medicamento só pode ser vendido sob prescrição médica. Dada a ampla utilização desse fármaco, ele é considerado muito seguro. Contudo, é importante que você faça o uso racional desse remédio, ou seja, utilize-o de forma apropriada, na dose certa e por tempo adequado.

O omeprazol é indicado para o tratamento dos seguintes sintomas e condições:

  • Úlceras gástricas (do estômago)
  • Úlceras duodenais (do intestino)
  • Refluxo gastroesofágico (retorno do suco gástrico do estômago para o esôfago)
  • Dispepsia (caracterizada por azia, arroto, indigestão e maior acidez)
  • Doença de Zollinger-Ellison (rara, ela causa a produção em excesso de ácido)

Esta medicação também poderá ser prescrita para o tratamento de pacientes graves, quando haja risco de sangramento gástrico, bem como na terapia de combate a infecções pelo Helicobacter pylori. Nesse último caso, seu uso será combinado a algum antibiótico.

Entenda como ele funciona

O omeprazol possui excelente farmacocinética, ou seja, é absorvido principalmente pelo intestino delgado e metabolizado pela via hepática. Ao finalizar sua tarefa, ele é excretado pela via renal e fecal.

Quanto à sua farmacodinâmica, ou seja, seu mecanismo de ação, ele age inibindo a enzima H+/ K+ ATP (bomba de prótons), última etapa da produção do ácido gástrico.

Conheça as apresentações disponíveis

As marcas de referência do omeprazol são o Losec® e o Peprazol®. Mas você pode encontrar as versões genéricas. Confira as apresentações disponíveis, que podem ter a forma sódica ou magnésica (o medicamento é estável nesses dois tipos de sais):

  • Cápsula - 10mg, 20mg e 40mg
  • Comprimido - 20mg e 40mg
  • Pó injetável - 40mg

Em geral, o remédio começa a fazer efeito a partir de 1 hora de seu uso, atingindo seu ponto máximo em até 4 horas. O controle da acidez pode durar por cerca de 72 horas.

O tratamento com o omeprazol deve ocorrer somente sob orientação médica. A depender da doença que se está tratando, as doses e o tempo da terapia serão diferentes. E pode até ocorrer de ser necessário o ajuste de doses nesse período. Por isso, evite a automedicação. A explicação é da gastroenterologista Elaine Moreira, membro da FBG e da Comissão FBG Mulher.

Quais são as vantagens e desvantagens desse medicamento?

A grande vantagem desse fármaco é o baixo custo e a acessibilidade. Cristina Ostrowski Sales, farmacêutica, docente da disciplina de farmacologia dos cursos de medicina, farmácia e odontologia da PUC-PR, acrescenta que embora já existam outras opções de fármacos do mesmo tipo, ele continua sendo efetivo.

Contudo, ela destaca a maior desvantagem do omeprazol: por ser tão acessível, a automedicação é muito comum. "Em vez de controlar a dieta, as pessoas abusam dela e, depois, tomam o omeprazol por tempo indeterminado, sem ter noção dos riscos que correm, como a perda da capacidade de absorção de vitaminas, que pode levar à anemia, e até à osteoporose", completa.

Não, no entanto, consta da Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais), por isso tem distribuição gratuita em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde). Para ter acesso a ela, basta apresentar a receita médica.

Quais são as contraindicações do omeprazol?

O omeprazol não pode ser usado por pessoas que sejam alérgicas (ou tenham conhecimento de que alguém da família tenham tido reação semelhante) ao seu princípio ativo ou a qualquer outro componente de sua fórmula. Lembre-se de falar sobre isso com seu médico antes de usar esse medicamento.

A indicação do fármaco também deve ser mais cuidadosa na presença das seguintes condições:

  • Doença hepática ou histórico dela no passado
  • Gravidez
  • Diabetes
  • Uso de medicamentos para tratamento do HIV

Crianças e idosos podem usá-lo?

Sim. Esse medicamento é bem tolerado e considerado seguro para esses grupos, desde que o tratamento ocorra sob rigorosa supervisão médica.

A razão para isso é que somente o profissional da saúde pode avaliar os riscos e benefícios da adoção da terapia com o omeprazol. A orientação é de Amouni Mourad, farmacêutica, professora do curso de farmácia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP).

Entre os pequenos, a ressalva é que o medicamento seja usado somente após o 1º ano de vida.

Estou grávida? Posso usar o omeprazol?

Como não existem estudos que avaliaram os potenciais riscos para o bebê do consumo desse fármaco, ele só poderá ser utilizado após a avaliação de seus riscos e benefícios pelo médico.

Lactantes devem evitar seu consumo, já que o medicamento pode ser secretado por meio do leite materno. O conselho médico é evitar a automedicação e comunicar a gravidez ou o aleitamento ao especialista, antes de iniciar o tratamento com o omeprazol.

Qual é a melhor forma de consumi-lo?

Ele deve ser usado de 30 a 60 minutos antes das refeições, preferencialmente pela manhã. Para esse fim, prefira água.

Há risco de interação alimentar?

Não existem relatos de que algum tipo de alimento possa alterar a ação do omeprazol.

Evite o consumo de álcool. Ele faz que seu estômago produza mais ácido, o que pode irritar, ainda mais, as paredes estomacais, o que leva ao agravamento dos sintomas.

Existe uma melhor hora do dia para usar esse medicamento?

Não. O importante é que o omeprazol seja ingerido na forma e tempo indicados pelo médico.

O que faço quando esquecer de tomar o remédio?

Tome assim que lembrar e reinicie o esquema de uso do medicamento. É desaconselhado tomar doses em dobro de uma vez para compensar a dose que foi esquecida.

Se você é daqueles que sempre se esquecem de tomar seus remédios, use algum tipo de alarme para lembrar-se.

Quais são os possíveis efeitos colaterais?

Este medicamento é considerado bem tolerado, seguro e eficaz, mas alguns indivíduos podem apresentar as seguintes reações, que poderão desaparecer ao final do tratamento:

Comuns

  • Dor de cabeça
  • Diarreia
  • Dor abdominal
  • Náusea
  • Gases
  • Tontura
  • Fraqueza
  • Dor nas costas
  • Tosse
  • Distúrbios do paladar

Incomuns e raros

  • Insônia
  • Sonolência
  • Coceira
  • Mal-estar
  • Agitação
  • Boca seca
  • Dor nas articulações
  • Dor muscular
  • Dificuldade para respirar

Marcos Machado, farmacêutico, bioquímico e presidente do CRF-SP, observa que é preciso estar mais atento aos idosos, crianças e pessoas com doenças do coração, nos rins, fígado, diabetes e enfermidades que causam convulsões, além de indivíduos que façam uso diário de muitos medicamentos (polifármácia).

"Para esses grupos, o risco de efeitos colaterais é ainda maior", diz o especialista.

Interações medicamentosas

Alguns medicamentos não combinam com o omeprazol, e podem alterar ou reduzir seu efeito. Mesmo assim, eventualmente, ele precisará ser usado de forma combinada com outros fármacos. Nessas situações, seu médico avaliará a necessidade de alterar as doses já prescritas.

Fale com o profissional da saúde, caso faça uso frequente de substâncias como álcool ou tabaco, bem como alguns dos seguintes fármacos:

  • Antirretrovirais - usados para tratar o HIV
  • Cilostazol - trata doenças arteriais e previne AVC
  • Clopidogrel - antiagregante plaquetário
  • Digoxina - indicado para doenças do coração
  • Fenitoína - antiepilético
  • Itraconazol - antifúngico
  • Metotrexato - combate tumores e doenças autoimunes como a artrite reumatoide
  • Rifampicina - antibiótico
  • Varfarina - anticoagulante

E atenção: as medicações acima listadas são apenas alguns exemplos de interações medicamentosas. Verifique a bula do omeprazol e fale com seu médico para saber se algum dos medicamentos que usa de forma contínua pode alterar ou reduzir o seu efeito.

Antes de iniciar seu tratamento com esse medicamento, comunique ao médico o uso contínuo de algum tipo de fitoterápico, suplementos —como os ácidos graxos poli-insaturados ômega 3, ou vitaminas, especialmente a Vitamina B12 (cianocobalamina), Vitamina C (ácido ascórbico) e Vitamina D3 (colecalciferol), cujas absorções podem ser prejudicas.

Há interação com testes laboratoriais?

Não existem relatos de que o omeprazol possa alterar exames que buscam avaliar funções hepáticas ou renais. Contudo, antes de fazer esses testes, fale com seu médico ou comunique ao laboratório sobre o uso desse medicamento.

Por outro lado, já foram observadas alterações em exames diagnósticos de tumores neuroendócrinos, estímulo de secretina e triagem de urina para tetraidrocanabinol (THC).

Caso tenha de se submeter a uma endoscopia, fale com seu médico para saber se seria necessário interromper o tratamento.

Em casa, coloque em prática as seguintes dicas:

  • Fique atento à validade do medicamento, que é de 24 meses. Considere que, após aberto, essa validade é ainda menor;
  • Mantenha o medicamento sempre dentro da própria embalagem e nunca descarte a bula até terminar o tratamento;
  • Leia atentamente a bula ou as instruções de consumo do medicamento;
  • Utilize o medicamento na posologia indicada;
  • Ingira os comprimidos inteiros. Evite esmagá-los ou cortá-los ao meio --eles podem ferir sua boca ou garganta. A exceção é a indicação médica;
  • Escolha um local protegido da luz e da umidade para armazenamento. Cozinhas e banheiros não são a melhor opção. A temperatura ambiente deve estar entre 15°C e 30°C;
  • Guarde seus remédios em compartimentos altos ou trancados. A ideia é dificultar o acesso das crianças;
  • Procure saber quais locais próximos da sua casa aceitam o descarte de remédios. Algumas farmácias e indústrias farmacêuticas já têm projetos de coleta;
  • Evite o descarte no lixo caseiro ou no vaso sanitário. Frascos vazios de vidro e plástico, bem como caixas e cartelas vazias podem ir para a reciclagem comum.

O Ministério da Saúde mantém uma cartilha (em pdf) para o Uso Racional de Medicamentos, mas você pode complementar a leitura com a Cartilha do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos - FIOCRUZ) (em pdf) ou do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (também em pdf). Quanto mais você se educa em saúde, menos riscos você corre.

Fontes: Marcos Machado, presidente do CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia em São Paulo), farmacêutico e bioquímico especialista em análises clínicas; Amouni Mourad, farmacêutica, professora do curso de farmácia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) e assessora técnica do CRF-SP; Fernanda Cristina Ostrowski Sales, farmacêutica, bioquímica, mestre em tecnologia em saúde pela PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e professora da disciplina de farmacologia dos cursos de nedicina, farmácia e odontologia da mesma instituição e Elaine Moreira, gastroenterologista, membro da FBG (Federação Brasileira de Gastroenterologia) e da Comissão FBG Mulher. Revisão Técnica: Amouni Mourad.

Referências: ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária); ACS (American Chemical Society); Shah N, Gossman W. Omeprazole. [Atual. 2020 Fev 18]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020 Jan-. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK539786/; H P Rang, R G Hill. Omeprazole (Losec). Drug Discovery and Development (Second Edition). 2003.

O que acontece se tomar omeprazol depois da comida?

O ideal é que seja tomado 15 minutos antes da refeição, explica o cirurgião do sistema digestivo Fábio Atuí. Se você esqueceu, também pode tomar junto com a refeição, mas o ideal é sempre antes. O medicamento tem aprovação dos órgãos internacionais e nacional para ser usado por uso prolongado.

Pode tomar omeprazol com estômago cheio?

A melhor ação do omeprazol se dá com o estômago vazio, ou seja, se for tomar 2 vezes ao dia, o mais indicado é tomar antes do café da manhã e antes do jantar.

Quanto tempo depois de tomar omeprazol pode comer?

Quando se toma um IBP (omeprazol, pantoprazol, lansoprazol e esomeprazol), devido a forma de ação destes medicamentos, é necessário respeitar os 30 minutos antes da refeição. Se esquecer no café da manhã poderá tomá-lo 30 min antes do almoço, respeitado as 4h de intervalo com o café da manhã.

Pode

O omeprazol deve ser tomado, de preferência, em jejum, pois é nesse momento que as células parietais apresentam o maior número de bombas de prótons em repouso, aptas para serem inibidas. A dose e o tempo de tratamento variam conforme a doença a qual se pretende tratar.