Porque não e possível representar a superfície terrestre em um plano sem haver distorções?

Página 7 de 50 - Cerca de 500 ensaios

  • estrutura interna da terra

    4474 palavras | 18 páginas

    ou barisfera, manto, sima ou sial que forma estrutura interna; litosfera, hidrosfera e atmosfera formam a estrutura externa. Estrutura interna A estrutura interior da Terra é formado por três camadas principais: - camada externa (crosta terrestre) - manto ( ou camada intermediária) - o núcleo Núcleo Parte mais interna do planeta. Pode ser dividido em núcleo externo e interno. O núcleo externo, comporta-se como liquido apesar de sua composição metálica, admiti-se que…

  • Materiais de construcao

    1339 palavras | 6 páginas

    10/08/2005 – Topografia I: Origem da palavra (grega) – Topos – Superfície (lugar) Graphen – Descrição (desenho) Topografia – Descrição do lugar O que originou a Topografia? A necessidade do homem em descrever o lugar, com detalhamento e representação correta, guardada a devida relação entre o tamanho verdadeiro (plano topográfico e a planta topográfica) e a sua medida na planta topográfica. Obs.: Plano Topográfico: É a tangente ao esferóide terrestre num ponto que esteja situado dentro…

  • Agronomia

    1378 palavras | 6 páginas

    que um corpo está em equilíbrio radiante quando emite a mesma quantidade de energia que absorve. Se um corpo estiverem equilíbrio radiante e possuir fonte de energia constante, sua temperatura será constante. A razão pela qual a temperatura média terrestre permanece quase inalterada (aproximadamente 15°C) de ano para ano, é que ela está quase em equilíbrio radiante perfeito em relação ao seu ambiente circundante. Remissão da energia solar é quase constante, radiando aproximadamente…

  • Geografia

    849 palavras | 4 páginas

    Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª; a) Um conjunto de ruas e avenidas. ( ) Globo terrestre; b) Sede de um município. ( ) São Paulo; c) Propriedade no meio rural. ( ) Bairro; d) Vizinho do Brasil, ao sul. ( ) Uruguai; e) O mundo onde vivemos. ( ) Sítio; f) A maior cidade do Brasil. ( ) Cidade. 02- Responda : 2,1 É possível representar a superfície terrestre em um plano sem haver distorções? Justifique sua resposta . 03- Se um…

  • Aula1 topografia

    919 palavras | 4 páginas

    Trigonometria, de forma a descrever (medidas, relevo) e representar graficamente (desenho) parte da superfície terrestre, restritamente, pois não leva em consideração a curvatura da Terra. 3 Topografia : Objetivo  É a obtenção das dimensões (lineares, angulares, superfície), contornos (perímetro) e posição relativa (localização em relação a uma direção de referência) de uma parte da superfície terrestre. 4 Importância e aplicação  A topografia é uma atividade básica para…

  • Trabalho de geografia

    733 palavras | 3 páginas

    Projeções Cartográficas A projeção cartográfica é definida como um tipo de traçado sistemático de linhas numa superfície plana, destinado à representação de paralelos de latitude e meridianos de longitude da Terra ou de parte dela, sendo a base para a construção dos mapas. A representação da superfície terrestre em mapas, nunca será isenta de distorções. Nesse sentido, as projeções cartográficas são desenvolvidas para minimizarem as imperfeições dos mapas e proporcionarem maior rigor científico

  • Projeções Cartográficas

    606 palavras | 3 páginas

    Projeções Cartográficas Conceito: A projeção cartográfica é definida como um tipo de traçado sistemático de linhas numa superfície plana, destinado à representação de paralelos de latitude e meridianos de longitude da Terra ou de parte dela, sendo a base para a construção dos mapas. A representação da superfície terrestre em mapas, nunca será isenta de distorções. Nesse sentido, as projeções cartográficas são desenvolvidas para minimizarem as imperfeições dos mapas e proporcionarem maior rigor

  • coordenadas geo1

    979 palavras | 4 páginas

    processa em torno de um eixo imaginário. - Os pontos de interseção deste eixo de rotação com a superfície terrestre são os pólos geográficos. Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica) Pólo Norte Equador Pólo Sul -Podemos traçar na Terra um círculo perpendicular ao eixo de rotação e que divide a Terra em duas metades iguais ou hemisférios. -Este círculo máximo é chamado de equador terrestre ou equador geográfico. Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica)…

  • Mapas; projeções e escalas

    1289 palavras | 6 páginas

    parte da superfície terrestre, podendo ser desenhada ou impressa em uma superfície plana. Contem símbolos que representam diferentes elementos naturais, artificiais ou culturais da área delimitada no mapa. Entre os mapas temáticos ( que são representações de informações sob uma perspectiva geográfica, transformando o Espaço-Território em elemento de análise espacial de dados, apresentando informações extremamente especializadas) temos as cartas de navegação marítima (cobre a superfície…

  • Artigo sobre Climatologia

    1178 palavras | 5 páginas

    para a existência de varias coisas aqui na superfície terrestre, ela é formada basicamente de vapor d’água, oxigênio, nitrogênio e argônio, camada que envolve a terra e protege a terra dos raios UV, UVB, UVA de mais raios provenientes do sol que são lançados no espaço e chegam aqui no nosso planeta, esta camada que envolve nosso planeta é a responsável pelo equilíbrio da vida na terra e é fundamental para que ocorra o efeito estufa. “A atmosfera terrestre é uma camada de gases que…

Porque não é possível representar a superfície terrestre em um plano sem haver distorções?

É impossível produzir um mapa sem que haja distorções, pois um mapa é a representação de uma superfície esférica (a Terra) em uma superfície plana. Portanto, todas as projeções apresentam deformações e cabe ao geógrafo escolher o tipo de projeção que melhor atenda aos objetivos do mapa.

É possível representar a superfície terrestre em um plano?

Em Geografia, utiliza-se diferentes formas de representação da superfície terrestre, tais como: os globos, os mapas e os planisférios. O globo é uma representação em escala reduzida do planeta terra. Com seu formato esférico, ele representa a superfície terrestre de maneira mais fiel que o Planisfério.

Porque os mapas representam a superfície terrestre com distorções de informações?

Quanto maior for a área representada maiores serão as distorções ou deformações no mapa. Isso porque uma quantidade maior de detalhes deixará de ser representada, além do que é praticamente impossível representar uma área grande (como um país) usando-se uma escala de 1:1.

Por que não representa o globo terrestre toda e qualquer projeção provoca algum tipo de distorção?

Resposta: Pois existe uma dificuldade óbvia em se representar objetos curvos ou tridimensionais, como a Terra, em uma superfície plana, bidimensional. Quanto maior for a área representada maiores serão as distorções ou deformações no mapa.