Porque aparece no momento você não se enquadra no empréstimo Caixa Tem?

Os beneficiários pedem o empréstimo pelo aplicativo, ele é aprovado. dias depois aparece a mensagem "em processamento". Mas o dinheiro não entra na conta porque o empréstimo é negado e o pedido é cancelado. E aí, as pessoas tentam resolver o problema diretamente nas agências.

O empréstimo consignado é uma medida provisória do governo federal para os beneficiários de programas sociais de transferência de renda, como o Auxílio Brasil. O empréstimo não pode comprometer mais de 40% do benefício e a taxa de juros não pode passar de 3,5%. Para obter o empréstimo, o beneficiário tem de ter recebido pelo menos três meses do auxílio.

A beneficiária Jéssica Leal Reis falou sobre as dificuldades para contratar o empréstimo.

"Fiz um empréstimo consignado do Auxílio Brasil, dia 13, numa quinta-feira. Na segunda-feira deu aprovado, na terça já entrou como em processamento. Ficou dois dias como processamento. O meu Caixa Tem não estava atualizando, tive que instalar e desinstalar o aplicativo. Aí, veio uma mensagem falando para mim como se fosse cancelado, que era para poder ir numa agência ou numa lotérica, ou refazer de novo.", contou Jéssica.

O Ernnane Rocha também teve dificuldades com o aplicativo.

"Desde o dia 10 de outubro, fiz um empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Aprovou, depois entrou em processamento e depois foi cancelado", reclamou Ernnane.

Ketlen Timóteo Gama também reclamou do funcionamento do aplicativo.

"F fui fazer o empréstimo dia 11, na terça passada, fiz tudo direitinho, Foi aprovado. Chegou na segunda-feira, foi para processamento, e dias depois, para o cancelamento. Fui lá na minha agência, para poder reclamar, porque não sei o que está acontecendo", disse Ketlen.

Especialistas criticam o empréstimo e apontam um risco maior de endividamento da população.

O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou a suspensão do consignado do Auxílio Brasil, devido a possibilidade de esse empréstimo influir politicamente nas eleições. A Caixa tem prazo até a próxima segunda-feira (31) para explicar por que começou a conceder esse empréstimo entre o primeiro e o segundo turno das eleições.

Em nota, a Caixa disse que a demanda pelo empréstimo bateu recorde. De 11 a 20 de setembro, cerca de 20 milhões de pedidos foram feitos pelo Caixa Tem. De 11 a 20 de outubro, o número de pedidos saltou para mais de 206 milhões. Mais ou menos como se todos os brasileiros tivessem interagido virtualmente com a Caixa, em dez dia.

A Caixa disse que 80% das solicitações foram concluídas e a alta demanda provocou lentidão no processamento. Além disso, teve gente pedindo o empréstimo com menos de três meses de recebimento do Auxílio Brasil e houve uma quantidade grande de CPFs com restrições.

As agências de Santa Cruz, na Zona Oeste, e nos municípios de Seropédica e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o horário de abertura foi antecipado para garantir o atendimento à população.

O Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil já pode ser contratado pelos beneficiários do programa social. 12 bancos já estão ofertando o crédito, de acordo com o Ministério da Cidadania.

Muitos cidadãos ainda estão em dúvida sobre como solicitar o empréstimo. Alguns têm tido dificuldade para contratar o empréstimo pelo aplicativo Caixa Tem.

A seguir, confira o que pode estar causando essa falha na operação e como resolver.

COMO FUNCIONA O EMPRÉSTIMO DO AUXÍLIO BRASIL?

No Empréstimo do Auxílio Brasil, a pessoa pode contratar um valor de até R$ 2.569,34, que deverá será pago em 24 parcelas de R$ 160 ao mês.

COMO FAZER O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO DO AUXÍLIO BRASIL PELO CAIXA TEM?

Muitas pessoas têm buscado pedir o empréstimo do Auxílio Brasil utilizando o Caixa Tem.

Os cidadãos que escolheram a Caixa Econômica com o banco para contratar o empréstimo deve fazer o seguinte:

  • Baixar e acessar o aplicativo "CAIXA Tem";
  • Preencher o campo com seus dados para acessar a sua conta;
  • Clicar em "Empréstimo do Auxílio Brasil";
  • Ler as condições de contratação;
  • Responder questionário e clicar em "Continuar";
  • Clicar em "Simular e Contratar";
  • Clicar em "Consignado".

..

  • QUANDO COMEÇA A PAGAR O EMPRÉSTIMO DO AUXÍLIO BRASIL? Liberado HOJE (14)? Veja últimas notícias do Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil
  • DÉCIMO TERCEIRO DO AUXÍLIO BRASIL: Pagamento começa HOJE (14)? Qual o VALOR do 13º do Auxílio Brasil? Saiba mais
  • AUXÍLIO MÃE SOLTEIRA CADASTRO: Auxílio Permanente foi liberado HOJE (14)? Veja como se cadastrar

POR QUE NÃO CONSIGO CONTRATAR O EMPRÉSTIMO DO AUXÍLIO BRASIL?

Alguns beneficiários têm encontrado a seguinte mensagem ao tentar realizar a contratação do empréstimo pelo Caixa Tem:

"Desculpe, não foi possível realizar a operação. No momento, você não consegue contratar o empréstimo consignado."

Essa mensagem aparece devido à falha na operação da contratação do Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil.

É preciso que o cidadão fique atento aos seguintes detalhes:

  • Se os dados de cadastro no Auxílio Brasil estão atualizados no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Se está recebendo Auxílio Brasil há pelo menos 3 meses;
  • Se está sob a regra de emancipação.

A contratação terá sido finalizada se aparecer uma mensagem automática do banco com as informações a seguir:

  • Taxa de juros do empréstimo;
  • Prazo de duração do contrato;
  • Valor da parcela;
  • Valor que passará a receber do Auxílio Brasil se contratar o empréstimo;
  • Valor total que pagará pelo empréstimo.

Caso tenha dado tudo certo na contratação do empréstimo, aparecerá a mensagem:

"Sua proposta de contrato está em análise e o resultado sai dentro de 48 horas. É só aguardar! Não precisa se preocupar, você vai receber o resultado por mensagem. Se aprovado, o dinheiro cai na conta que você recebe o benefício."

O QUE FAZER SE EU NÃO CONSEGUIR PEDIR O EMPRÉSTIMO DO AUXÍLIO BRASIL PELO CAIXA TEM?

Caso a falha na operação do Empréstimo do Auxílio Brasil continuar no Caixa Tem mesmo depois de atender todos os requisitos, a pessoa pode ir a uma agência da Caixa para realizar a solicitação pessoalmente.

Porque diz que não me enquadro no empréstimo Caixa Tem?

Ele indica que o motivo da recusa da contratação do empréstimo é o fato de você não se enquadrar na proposta dele. Há códigos que vão de X1 a X5, com cada um deles indicando um possível problema.

O que significa no momento você não se enquadra Caixa Tem X2?

Já o X2 é o erro que aparece quando o cliente não atende às condições para a contratação do empréstimo. Tanto é que ele é acompanhado pela seguinte mensagem: “No momento você não se enquadra nas condições para a contratação do empréstimo SIM Digital ou do Crédito CAIXA Tem”.

O que significa no momento você ainda não possui crédito disponível para contratação avisaremos você por aqui qualquer novidade X1?

Se após realizar a atualização do cadastro a mensagem "No momento você ainda não possui credito disponível para contratação" for exibida na conversa do Crédito Caixa Tem significa que o cliente teve a solicitação de empréstimo reprovada por não ter atingido os critérios de avaliação de risco de crédito.