Porque o cabo das panelas e feita de um material diferente do restante da panela geralmente de madeira resina ou algum tipo de plástico?

PRATOS- utensílios domésticos destinados a cozinhar, servir e armazenar alimentos e outras necessidades domésticas. Distinguir utensílios de metal, cerâmica, vidro, plástico.
utensílios de metalé dividido em alumínio, aço (às vezes é incorretamente chamado de ferro), latão, ferro fundido.
panelas de alumínio feito forjado e fundido. Com hora marcada, os utensílios de alumínio são divididos em cozinha, sala de jantar, chá, café e utensílios para outras necessidades. Utensílios de cozinha incluem: potes de várias formas, tigelas, mingaus, panelas de pressão(ver), panelas para cozinhar legumes a vapor, panelas combinadas de cinco peças (panela cónica, panela, coador, tampa baixa e tampa da frigideira), fornos "governantas", molokovars(ver), latas, fornos “milagrosos”, peneiras para filtrar caldo, etc.
A louça inclui tigelas, pratos, jarras de frutas, biscoitos, pratos, etc. Utensílios para chá e café - bules, cafeteiras, açucareiros, bules, bandejas, etc. Pratos para outras necessidades domésticas - bacias, tanques de água, potes de armazenamento de alimentos, sabão pratos, frascos, etc.
Dependendo da finalidade, são produzidos utensílios de alumínio estampado peso diferente: leve - com uma espessura inferior de 1,5 milímetros, média - espessura inferior 2 milímetros e pesado - espessura inferior 2,5 milímetros. Os pratos fundidos de paredes grossas destinam-se principalmente a fritar, estufar e cozinhar segundos pratos: ganso, patinhos, panelas, panelas e caldeirões (caldeirões).
Utensílios de alumínio são prateados foscos, polidos, polidos e cromados brilhantes. Latas para produtos a granel, bandejas, croutons, compotas, tampas para potes, etc. de alumínio anodizado também são produzidos ( método químico processamento de alumínio, conferindo à superfície dureza e porosidade imperceptível), pintado em ouro e outras cores. Esta coloração é bastante forte e bonita.
Utensílios de alumínio são cerca de 3 vezes mais leves que os de aço esmaltado. É durável e resistente ao choque, pressão, flexão. As panelas de alumínio são termicamente resistentes (o ponto de fusão do alumínio é + 658°C) e não tem medo de variações bruscas de temperatura. Ao cozinhar em utensílios de alumínio, a cor, o cheiro e o sabor dos alimentos não se deterioram, as vitaminas não são destruídas. Em utensílios de alumínio, você pode cozinhar qualquer alimento, inclusive muito salgado e que contenha uma quantidade significativa de ácidos orgânicos. Não é recomendado armazenar alimentos em pratos de alumínio por mais de 2 dias. É impossível manter chucrute, pepino com salmoura em pratos de alumínio, pois são destruídos pela ação de álcalis e ácidos. A desvantagem das panelas de alumínio, que aceleram seu desgaste, é o aparecimento de corrosão como resultado de limpeza completa pratos da queima e contaminação dos alimentos, bem como armazenamento longo há comida nele. Utensílios de alumínio são vendidos desengordurados e desinfetados, você só precisa enxaguá-los antes de usar. Paredes novos pratos recomendado lubrificar com alguma gordura animal ou óleo vegetal e ferva água ou leite nele. Se a louça estiver muito suja, um pouco de amônia, bórax (30 G por 1 euágua) ou refrigerante (uma colher de chá por 1 eu agua). Você também pode limpar com uma mistura de sabão e pedra-pomes, limpar com um pedaço de couro ou pano embebido em uma mistura de vaselina e ceresina, pó de dente, cinza (peneirada, sem inclusões sólidas), líquido Metallin. Após a limpeza, os pratos devem ser enxaguados com água quente. Para a limpeza de utensílios de alumínio polido e escovado, você pode usar pó de chistol e pasta NED-7. utensílios de alumínio não é recomendado limpar com pós duros e escovas de metal; álcalis e ácidos não devem ser usados ​​para limpá-lo, pois a louça se deteriora com eles. Para remover o negrume formado pela ação de álcalis e ácidos, a louça deve ser completamente limpa com um pedaço de algodão umedecido em vinagre, depois enxaguada com água quente e seca. O vinagre pode ser substituído por ácido oxálico. Ao mesmo tempo, pratos com solução (1 colher de chá de ácido oxálico por 5 euágua) deve ser deixado durante a noite ou fervido. A escuridão pode ser removida com uma mistura de giz e magnésia queimada (em quantidades iguais). Não deixe panelas de alumínio sujas ou secas.
Utensílios de aço estão disponíveis esmaltados, galvanizados, estanhados, aço inoxidável. As panelas esmaltadas têm aproximadamente a mesma finalidade, as mesmas formas e tamanhos das panelas de alumínio de paredes finas. É feito de chapa de aço fina, que é então revestida com esmalte de vidro. Os principais tipos desses utensílios são panelas, bules, latas, baldes, bacias, tigelas, vasos, banheiras para bebês, etc.
Utensílios de aço esmaltado tem resistência química contra ácidos orgânicos, sais, sabões e álcalis (nas concentrações utilizadas em condições de vida). É higiénico, fácil de limpar, adequado para cozinhar e armazenamento de longo prazo comida, tem uma bela aparência, variadas, cores. Os esmaltes geralmente são brancos ou claros por dentro e brancos, coloridos ou com guarnições decorativas por fora. No entanto, os utensílios esmaltados de aço devem ser manuseados com cuidado. Deve-se tomar cuidado para garantir que o esmalte esteja intacto por dentro. Os segundos pratos, especialmente os cereais, não devem ser cozinhados em pratos esmaltados de aço, pois muitas vezes queimam e podem danificar o esmalte. O esmalte lava bem. Para lavar, você pode usar a pasta NED-7, uma solução de soda em água quente (25 G por 1 eu), solução de sabão-soda e para desinfecção - solução de mostarda. É bom limpar pratos esmaltados com bicarbonato de sódio; não use lixa.
panelas de aço galvanizado- baldes e tanques para água, tanques para lavar roupas (ver. Tanque de linho), bebedouros, bacias, banheiras para bebés, regadores de jardim, latas de querosene e lavatórios - em chapa de aço galvanizado, bem como em chapa de aço preta, seguindo-se o revestimento dos produtos acabados com zinco fundido. É impossível cozinhar alimentos e ferver água para beber em pratos galvanizados, pois os sais de zinco resultantes são prejudiciais ao corpo humano. Você não pode preservar alimentos em tais pratos, por exemplo, cogumelos salgados, repolho, etc.
Panelas de aço galvanizado são relativamente leves e duráveis. A vida útil das panelas galvanizadas depende principalmente do manuseio correto da mesma. O revestimento de zinco é afetado por soluções ácidas e alcalinas ( sabão em pó), o sal de mesa também acelera a corrosão do zinco. Os revestimentos de zinco são resistentes a óleo, querosene, gasolina, etc. Você pode limpar pratos galvanizados com “Chistol” ou giz finamente moído, esfregando com um pano. Após o uso, a louça deve ser lavada, enxaguada e seca ou enxugada.
Panelas de aço estanhado- baldes, latas, copos medidores, baldes, funis, moldes para confeitaria - feitos de folha de flandres (chapa de aço estanhada) e, em casos raros, de chapa de aço preta, cujos produtos acabados são cobertos com estanho fundido.
O estanho protege os utensílios de aço da corrosão. Panelas de aço estanhado são relativamente leves e duráveis. O leite fresco (como a água) não prejudica os pratos, mas o leite azedo os destrói.
O estanho, na quantidade em que pode passar dos pratos para os alimentos, é inofensivo para corpo humano. A água não deve ser fervida em pratos de aço enlatado, porque após um curto uso, dá à água um sabor acentuado e também estraga a cor e o sabor do chá. Como os revestimentos de estanho são muito macios, não podem ser limpos com pós duros e objetos duros.
panelas de aço inoxidável- potes, chaleiras, bandejas, skimmers, bases - são resistentes à corrosão causada por sal de mesa, produtos alimentícios e sucos de frutas e bagas.
Louça de de aço inoxidável não estraga o sabor dos alimentos, não destrói vitaminas, adequado para cozinhar principalmente pratos líquidos (como geralmente é de paredes finas) e armazenamento a longo prazo de alimentos, tem uma aparência bonita (cor branco prateado); tem força suficiente, não tem medo de golpes, mudanças drásticas temperatura.
A mercadoria de latão destina-se hl. arr. para ferver água, fazer geléia, etc. O latão é usado para fazer bules, cafeteiras, potes de geléia, leiteiras, açucareiros, bandejas, xícaras, lavatórios e também samovars.
Panelas de latão são muito duráveis, podem durar 30-40 anos. É mais durável que o esmalte de alumínio e aço; é mais fácil de consertar.
Utensílios de latão, raramente usados, escurecem com o tempo e ficam cobertos com um revestimento verde. Os pratos são afetados por ácidos orgânicos, leite, manteiga e muitos outros. produtos alimentícios. Os sais de cobre e zinco são prejudiciais à saúde humana, portanto, utensílios de latão destinados a cozinhar e ferver água potável, certifique-se de ser estanhado por dentro com estanho. Os potes de geléia não enlatam, pois uma alta concentração de açúcar impede que o latão se dissolva pelos ácidos orgânicos contidos nas bagas e frutas.

Porque o cabo das panelas e feita de um material diferente do restante da panela geralmente de madeira resina ou algum tipo de plástico?

Porque o cabo das panelas e feita de um material diferente do restante da panela geralmente de madeira resina ou algum tipo de plástico?

As superfícies externas dos pratos para beleza, bem como para fins de higiene, são polidas ou revestidas com níquel (como um revestimento de maior qualidade).
Utensílios de latão são bem limpos com uma pasta da composição: trípoli - 7 partes em peso, ácido oxálico - 1 parte em peso e água - 5 partes em peso. Tripoli pode ser substituído por pó de pedra-pomes, enquanto a pasta deve, além disso, adicionar um pouco de terebintina e sabonete líquido(cerca de 10% do peso da pasta). Você também pode usar uma mistura de vinagre, farinha e serragem fina. A massa na forma de mingau deve cobrir a superfície dos objetos de latão e deixar secar. Depois de limpar a massa seca, limpe os objetos com um pano de lã.
Você pode polir utensílios de latão com as seguintes composições: 1) pó de tijolo (farinha de tijolo) - 2 partes em peso, sal de mesa - 1 parte em peso, alúmen de alumínio - 1 parte em peso, pó de pedra-pomes fino - 3 partes em peso; 2) amônia - 2 partes em peso, água - 10 partes em peso, giz - 2 partes em peso; 3) Metalina.
Pratos niquelados devem ser lubrificados para limpeza 2-3 vezes com uma mistura de vodka e ácido sulfúrico, enxágue água limpa, depois com álcool ou vodka e seque com um pano de linho fino.
Utensílios de ferro fundido - ferros fundidos, caldeiras, fornos de ganso, panelas, frigideiras, etc. - são usados ​​principalmente para fritar e estufar. As panelas de ferro fundido são produzidas em preto, bem como com revestimento esmaltado em um lado e nos dois lados. O ferro fundido é quebradiço, sensível ao choque, então a espessura da parede dos pratos geralmente é de pelo menos 2 milímetros(o fundo é sempre mais grosso). As panelas pretas de ferro fundido têm cor escura e uma superfície áspera, dificultando a sua limpeza e, portanto, requer cuidadosa manutenção. Isso limita muito sua aplicação. Em caso de cuidados insuficientes, pode aparecer corrosão (compostos de ferro) na louça. A corrosão não influência nociva na saúde humana, mas pode estragar o sabor e a cor dos pratos preparados. Além disso, os sais de ferro destroem as vitaminas.
Ferro fundido louça esmaltada resistente a ácidos orgânicos, sais, sabões e álcalis em concentrações utilizadas em condições domésticas. Pratos com esmalte lascado em superfícies em contato com alimentos não são recomendados para cozinhar. desvantagem panelas de ferro fundidoé o seu peso pesado, atingindo aproximadamente 40% do peso do líquido contido.
As louças esmaltadas de ferro fundido são limpas da mesma forma que as esmaltadas de aço.
Pratos de cuproníquel e níquel prateado- cafeteiras, molheiras, açucareiros, bules (para infusão), porta-copos, bandejas, etc. - destinados ao Ch. arr. para fixação da mesa.
Cuproníquel (uma liga de níquel e cobre) é caracterizado pela ductilidade e resistência. A prata de níquel (uma liga de cobre e zinco) é caracterizada por aproximadamente as mesmas qualidades que o cuproníquel. Devido à sua grande elasticidade, os produtos de cuproníquel e prata níquel assumem facilmente qualquer forma e são finalizados com ornamentos finos e claros. Os produtos de cuproníquel feitos artisticamente não são inferiores aos de prata e servem como enfeites de mesa.
Os pratos de cuproníquel e níquel prateado destinados a fins alimentícios possuem um revestimento protetor e decorativo, o restante dos pratos é apenas decorativo. Para o revestimento são utilizados: prateamento de superfícies internas e externas; prateado por fora, estanhado por dentro; niquelado por fora, estanhado por dentro e niquelado por fora e por dentro. Para não riscar os produtos prateados, não os armazene junto com objetos de aço. Para limpar pratos de prata e prateados, os itens sujos e sem brilho são primeiro lavados com água quente. água ensaboada, e então, sem deixar esfriar, umedeça com uma solução de hiposulfito (100 G por 0,5 euágua) e limpe com um pano macio. Os pratos devem ser lavados em água quente após o uso. solução de refrigerante(por 1 euágua 50 G), depois em água limpa e quente e seque com uma toalha macia. Com uso frequente, uma vez a cada 7-10 dias, recomenda-se lavar a louça em água e sabão com uma pequena quantidade de 10% de amônia (1 colher de chá por 1 eu). Manchas escuras nos pratos podem ser limpas com cinzas macias; Pratos e colheres de tamanho pequeno devem ser mergulhados em uma solução aquecida de ácido tartárico (30 G por copo de água) por 10 a 15 minutos, depois limpe com camurça. Para produtos mais escuros, adicione 1 parte em peso de alúmen de alumínio e 10 partes em peso de sal de cozinha por 1 parte em peso de ácido tartárico. Os produtos são imersos em uma solução fervente dessa mistura e depois limpos com um pano. As manchas de umidade são removidas com vinagre morno e depois lavadas com água limpa. Para polir objetos de cuproníquel, é usada uma mistura de sabão e giz purificado (em quantidades iguais). Depois de dissolver o sabão em água (quando aquecido), adiciona-se giz e amassa-se até obter uma massa homogênea e espessa. As superfícies prateadas do objeto são polidas com essa massa e depois limpas com um pano limpo.
As louças de cuproníquel niquelado e prata niquelada são limpas da mesma forma que as de latão.
Utensílios de mesa de cerâmica- produtos feitos de argilas, bem como de seus compostos com minerais e aditivos orgânicos queimado a um estado de pedra e coberto com uma camada de esmalte. Os pratos de cerâmica são feitos de 2 maneiras: moldagem de plástico (mais formas simples- cilíndricas, esféricas, etc.) e fundidas (formas facetadas, ovais, esculturais). Geralmente acabado (decorado) com tintas cerâmicas especiais. Os pratos de cerâmica são divididos nos seguintes grupos principais: porcelana, faiança, majólica e cerâmica.
China- os melhores produtos cerâmicos. Possui um caco sinterizado branco, translúcido em pontos finos, impermeável à umidade, coberto com uma fina camada de ácido brilhante resistente (aos cítricos, ácidos acéticos), esmalte duro (não riscado por uma faca de aço). Quando atingido na borda, emite um toque melódico alto e duradouro. Uma característica do porcelanato, que o distingue de outros produtos cerâmicos com caco branco, é sua translucidez em pontos finos. São produzidos dois tipos de porcelana - dura e macia, que diferem não na dureza física do caco queimado, mas no grau de amolecimento durante a queima. Na URSS, os pratos são feitos apenas de porcelana dura. A porcelana dura tem alta resistência mecânica, térmica e propriedades quimicas. A porcelana macia tem menor resistência mecânica e química, mas maior translucidez (aproxima-se do vidro leite na transparência). A porcelana macia inclui japonês, chinês, francês (Sevres); algumas empresas na Inglaterra também produzem porcelana macia. A louça de porcelana às vezes é feita com cacos coloridos ou esmaltes coloridos. O mais comum é o porcelanato rosa ou porcelanato branco, coberto com esmaltes coloridos - creme para combinar. Marfim, azul, etc. A porcelana é usada principalmente para fazer louças e utensílios de chá.
Louça tem uma umidade branca porosa, visivelmente absorvente, não translúcida mesmo em uma fina camada de caco, coberta com um esmalte incolor. Ao atingir a borda do produto, eles emitem um som baixo, maçante e desvanecendo-se rapidamente.
A faiança também é dura e macia (cal). Os produtos de faiança macia apresentam maior porosidade, menor resistência mecânica e estabilidade térmica do vidrado. A faiança dura está sendo produzida na URSS. A força dos pratos de faiança é inferior à porcelana, em cerca de 15 - 25%. A cerâmica é muito mais leve que a porcelana. A faiança é usada para a fabricação de louças e utensílios de chá. Os pratos de barro são mais simples na forma e no acabamento, menos duráveis ​​que a porcelana e muito mais baratos. É bom usá-lo no campo, assim como na cozinha (tigelas, jarros, jarros de leite, potes para cereais, barris para picles, etc.).
louça de majólica tem um corpo não translúcido colorido poroso, coberto com esmaltes coloridos não translúcidos, às vezes com um brilho metálico. NO recentemente cerâmica de majólica com um caco branco, de composição semelhante à faiança, também começou a ser produzida.
A majólica é usada principalmente para fazer peças em pedaços e, em pequenas quantidades, pratos completos. Os mais comuns são: jarros, caixas de pão, lubrificadores, tigelas de doces, vasos de flores, cinzeiros, canecas. Dispositivos de sobremesa, conjuntos de café, pratos de sobremesa são produzidos com muito menos frequência. Majolica é caracterizada por uma superfície de relevo de produtos e esmalte opaco colorido.
cerâmica possui um fragmento de cor porosa (geralmente com uma tonalidade vermelho-acastanhada) e é esmaltado principalmente com dentro em contato com alimentos.
A cerâmica é usada para cozinhar alimentos - potes e tampas; para armazenar e servir alimentos - tigelas, canecas, jarras, potes para massa, etc. Atualmente, a cerâmica está sendo cada vez mais substituída por porcelana, faiança e vidro.
Vidraria soprado e pressionado. O artigo soprado, por via de regra, tem paredes finas; é feito ch. arr. de vidro simples transparente incolor, barita ou chumbo (cristal) e, menos frequentemente, de vidro com cor e vidro colorido. A moldagem por sopro é usada para produzir todos os tipos de vidraria. As paredes dos utensílios prensados ​​são mais espessas do que os utensílios soprados convencionais e são menos estáveis ​​termicamente. Produzido a partir de vidro incolor, às vezes colorido, em pequenas quantidades de cristal. Este grupo de vidrarias é menos diversificado em termos de estilos e principalmente em termos de padrões que são aplicados em moldes para prensagem de produtos.
Os mais numerosos e variados são os utensílios de mesa de vidro (de alta qualidade), que são vendidos em peças e em conjuntos (conjuntos para água, vinho, salada, frascos, conjuntos, etc.).
A gama de talheres soprados inclui: pires, pratos, copos e taças, jarras, decantadores para vinho e água, jarras, tampas de queijo, lubrificadores, potes de leite, bandejas, copos, copos e outros itens.
A louça soprada mais cara é feita de cristal, vidro barita, vidro impresso e vidro colorido. Os produtos de cristal, especialmente os grandes, como pratos, saladas, vasos de flores, cinzeiros, etc., geralmente têm paredes grossas, pois uma borda profunda na espessura do vidro fornece a melhor refração da luz - o jogo de cristal.
A gama de utensílios de mesa prensados ​​é quase a mesma que soprada, com exceção daqueles produtos de vidro, que não pode ser feito por prensagem (jarras, jarros, etc.).
Vidraria para uso doméstico inclui: potes e barris para picles, potes para geléia e leite, para armazenamento de produtos a granel, potes, potes e garrafas para conservas caseiras produtos, etc. A vidraria doméstica, ao contrário da sala de jantar, costuma ser lisa, sem padrões.
Um lugar especial entre a vidraria ocupa utensílios de cozinha em vidro resistente ao calor, concebidos para cozinhar: panelas, frigideiras, assadeiras, chaleiras, potes de ganso, cafeteiras. Pratos resistentes ao calor são muito convenientes, bonitos e higiênicos; mais barato que o metal. Nele, você pode não apenas cozinhar alimentos, mas também servi-los na mesa. Além disso, os pratos resistentes ao calor retêm o calor por muito tempo. Não dá sabores e odores estranhos. Junto com isso, tem uma série de desvantagens significativas: é necessário primeiro colocar malha de metal; não pode apostar pratos quentes em uma superfície úmida e fria, pois os pratos neste caso racham; não coloque pratos de fogo sem líquido, etc.
Os copos são limpos com escovas e panos. Não é recomendado o uso de areia, palha de aço e outras substâncias duras para limpar os vidros, pois riscam o vidro. Recipientes com gargalo estreito (garrafas, decantadores) para lavagem devem ser preenchidos até metade do volume triturado casca de ovo, casca de batata, pequenos pedaços de papel e despeje água morna(não para cima). Em seguida, agite vigorosamente por um tempo, despeje o conteúdo e enxágue com água morna. Esta operação é repetida, aumentando gradualmente a temperatura da água. Recomenda-se lavar louças muito sujas (graxa, resina, etc.) com uma solução alcalina (cáustica, soda) ou uma solução de sabão e soda, depois enxaguar várias vezes com água limpa. O querosene pode ser lavado com leite de limão.

Porque o cabo das panelas e feita de um material diferente do restante da panela geralmente de madeira resina ou algum tipo de plástico?

Pratos de cristal não devem ser lavados com água quente, pois mancha o cristal, perde seu brilho e transparência. Esses pratos (especialmente depois do vinho) são facilmente lavados com água morna e até fria.
utensílios de plástico- vasos, açucareiros, caixas de pão, croutons, lubrificadores, potes domésticos, etc. Tem uma superfície lisa e brilhante, é fácil de limpar e é mais durável que os pratos de vidro, porcelana ou faiança. Pratos feitos de certos plásticos (por exemplo, aminoplastos) suportam bem a alta temperatura da água fervente (100°C); produtos de vidro orgânico e poliestireno a uma temperatura de + 70 ° - + 75 ° são deformados.

Porque o cabo das panelas e feita de um material diferente do restante da panela geralmente de madeira resina ou algum tipo de plástico?

Independentemente do material de que são feitos os pratos, eles devem ser duráveis, higiênicos, confortáveis ​​e sustentáveis.
Os pratos devem ter alças convenientes para segurar, instalar, transportar e pendurar, e onde não estão disponíveis, por exemplo, em pratos para um fogão russo (panelas, frigideiras), você precisa usar pinças e frigideiras (capelas). Os cabos dos utensílios não devem ter cantos afiados ou saliências. Geralmente eles são feitos dos mesmos materiais que os pratos. Recentemente, os puxadores de madeira e plástico (no corpo e na tampa) se espalharam, permitindo usar os pratos sem trapos e decorá-los.
Também são produzidos pratos (um conjunto panelas de alumínio, caçarola e frigideiras) com cabos de madeira removíveis, para que qualquer um destes recipientes possa ser instalado no forno, e o cabo serve de frigideira ao mesmo tempo. As tampas dos pratos são suspensas e embutidas (a tampa fica abaixo da borda superior do prato). Estes últimos protegem a superfície externa dos pratos contra contaminação e respingos de líquido fervente.
Para que as louças sejam higiênicas, suas peças devem ter formato aerodinâmico, sem saliências afiadas, dobras e rachaduras onde a sujeira possa se acumular. As loiças torneadas, rectificadas e polidas são muito higiénicas, caracterizadas por uma elevada limpeza superficial.
Para a preparação de segundos pratos que requerem aquecimento gradual, transferência uniforme de calor e retenção de calor, são feitos pratos de paredes espessas, principalmente fundidos em alumínio, ferro fundido, vidro resistente ao calor e cerâmica. Além do mais, certos tipos As panelas esmaltadas, inox e alumínio possuem fundo engrossado para um aproveitamento mais completo do calor.
Os pratos para servir comida - talheres, chá e café, ao contrário dos utensílios de cozinha, estão sujeitos a exigências acrescidas em termos de forma e higiene, bem como de acabamentos decorativos.

A louça de porcelana provavelmente nunca sairá de moda. Ainda é um clássico, e um clássico é eterno. Portanto, se você escolher a porcelana para servir uma mesa festiva, não se enganará.

A preferência deve ser dada ao branco: agora é a cor favorita dos designers interior. Além disso, os talheres brancos são versáteis e combinam com quase todas as toalhas de mesa. O desvio "clássico" do ideal cor branca pode ser borda azul ou dourada. O mais importante é que seus copos e pratos sejam combinados com outros aparelhos e entre si: se os pratos forem decorados com ouro, deve haver outros objetos dourados na mesa.

A porcelana verdadeira deve ser fina e transparente à luz. A porcelana de alta qualidade é geralmente branca impecável, e a coloração às vezes é usada para esconder imperfeições na louça.

Louça

Anteriormente, a faiança era simplesmente chamada de porcelana opaca: é mais espessa e não transmite luz. Mas a faiança é mais forte porcelana frágil. Por isso, é melhor escolher pratos de faiança como opção do dia a dia, e mesa festiva Mas a porcelana é melhor.

Cristal

O cristal, outrora amado por todos, está sendo rapidamente substituído por um vidro mais democrático e universal. Infelizmente, copos e decantadores de cristal maciços, decorados com um padrão de relevo, finalmente saíram de moda. Isso, é claro, não significa que você precise correr para o aparador e retirar todo o cristal adquirido ao longo dos anos. Basta removê-lo até tempos melhores - a moda é mutável.

vidraria

Se você quiser mostrar seu gosto aristocrático refinado, coloque grandes taças de vidro sobre a mesa. Eles não devem ter nenhuma decoração, e o vidro deve ser completamente transparente e em nenhum caso colorido. O facto é que o copo não deve esconder o seu conteúdo, mas deixar visível a cor do vinho e o facto de não haver sedimentos no vinho. Há uma lenda de que os copos coloridos foram inventados por um infeliz enólogo francês, que produzia vinho turvo com sedimentos.

O vidro não é feito apenas de vidros. É bastante material adequado e para placas. Mas com pratos de vidro, você deve ter cuidado e selecionar cuidadosamente a toalha de mesa para que ela seja combinada não apenas com os talheres, mas também com o conteúdo dos pratos. Por exemplo, o presunto colocado em um prato transparente simplesmente se fundirá com uma toalha de mesa rosa.

E alguns designers sugerem servir o chá em um bule transparente.

Vidro colorido é permitido para várias sorveteiras, vasos e tigelas de doces. E, claro, se você está apenas dando uma festa amigável, e não um jantar de gala, então vidro colorido seria bastante apropriado.

utensílios de metal

Garfos, colheres e facas devem ser todos de metal. Puxadores de madeira e plástico são coisa do passado. É preferível que as alças dos dispositivos sejam lisas, sem fios e padrões convexos. Em primeiro lugar, é funcional, porque esses dispositivos são mais fáceis de lavar e, em segundo lugar, combinam bem com qualquer louça. A atenção dos designers está voltada para a forma dos dispositivos. Colheres entram na moda estritamente forma oval e garfos com alças curtas.

Mas pratos e copos de metal são bastante simples itens decorativos. Não é recomendado colocá-los na mesa como pratos.

Deve-se notar que todas essas recomendações se referem a uma tabela regular, não estilizada. Claro, se você decidir colocar a mesa "antiga", castiçais esculpidos maciços e garfos de prata com ornamentos convexos ou mesmo incrustações combinam com você. Sim, e você pode servir bebidas em copos de metal, semelhantes a taças antigas.

Pratos de plástico

Utensílios de plástico são muito convenientes. Mas não é adequado para ocasiões especiais. Mas é bastante adequado para festas de jovens e mesa infantil. As crianças vão adorar os pratos e copos coloridos, além de talheres de plástico não bate.

Além disso, utensílios de plástico - opção maravilhosa para e piqueniques.

Yulia Nikolaeva e Alexandra Tyrlova, com base em materiais do site "AiF Daughters-Mothers".

Alexandra Tyrlova

Comente o artigo "De que são feitos os nossos pratos"

Porcelana. Em todos os dias. Pratos. Economia. Dicas de limpeza para limpeza Recomende louças próprias para lava-louças que a família possa usar todos os dias. Qualquer louça, porcelana, vidro, plástico resistente ao calor.

Discussão

Concordo com você, a louça de porcelana é simplesmente incrivelmente linda. Mas por que você não escreve sobre fábricas russas? Agora à venda estão as porcelanas Gzhel, lindas em beleza e qualidade [link-1], produtos da fábrica Gardner. Também vale a pena mencionar a porcelana checa
Leander, que é conhecido no mundo desde 1907.

Pratos. Culinária. Receitas de culinária, ajuda e conselhos sobre culinária, cardápio de férias e recepção de convidados, seleção de produtos. Vasos altos feitos de vidro de alguma forma nunca foram encontrados em uma loja como. Por favor, informe e compartilhe sua experiência. E para poder...

Discussão

aço inoxidável panelas ideais para preparo e armazenamento de alimentos
você não pode simplesmente fermentar e guardar o repolho nele, por causa do sal há algum tipo de reação que é prejudicial ao organismo
frascos de plástico de qualquer empresa são muito mais prejudiciais :)

o aço inoxidável não entra em reação química com os alimentos, guardo-o em uma panela na qual o cozinhei, despejo com uma concha e aqueço no microondas

sobre porcelana. Pratos. Economia. Limpeza: dicas de arrumação, limpeza, compra e uso de eletrodomésticos, conserto de belos pratos Lenox e conjuntos para comer. Houve um desconto para as férias, comprei esse serviço por US $ 100 :), lindo e para todos os dias, mas vale a pena ...

Discussão

Porcelana. Apenas branco, fino. OH-BO-JAM-S! :-)

Se não houver um traço de ouro ou um lustre, então não há nada a ser lavado na porcelana. Decalques - os figos são lavados. Então, se você escolher porcelana sem ouro-prata - lave-a. Aliás, às vezes também lavo com ouro e um lustre. Nada. Mas com o passar do tempo, sim.

Pratos. Culinária. Receitas culinárias, ajuda e conselhos na cozinha, menus festivos e recepções, seleção de utensílios de aço inoxidável. A primeira vez que comprei uma panela Gipfel, estou muito satisfeito, aliás. Mas é possível armazenar alimentos cozidos nele?

Discussão

até onde eu sei, você pode. O inox é um metal neutro, não reage com os alimentos, por isso deixo sempre neste prato :))

Obrigado, queridos habitantes deste lindo serpentário, por Conselho valioso. E se precisar de alguma coisa, não hesite em entrar em contato também.

Vitrocerâmica: a louça precisa ser trocada?. Eletrodomésticos. Economia. Limpeza: conselhos sobre limpeza, limpeza, compras e panelas de alumínio são prejudiciais (os óxidos de alumínio entram nos alimentos), por isso é melhor não cozinhar nelas e, em particular, em cerâmica de vidro.

Discussão

As regras são geralmente as mesmas de qualquer fogão elétrico:
- os utensílios devem ter um fundo plano
- o tamanho do queimador é escolhido o mais próximo possível do tamanho dos pratos, e é melhor (para o fogão, não para você) usar um tamanho menor do queimador do que um maior - para que a transferência de calor do o queimador ocorre uniformemente em todas as suas superfícies.

Outro ponto estético é adicionado a isso - é melhor que os pratos sejam "decentes" - sem rebarbas na parte externa do fundo - para que não arranhem.
Tudo!%)

Todas essas histórias com "fundos bimetálicos" são sinos e assobios desnecessários. Esse fundo afeta apenas o processo de cozinhar um prato em um prato, ou seja, no regime de temperatura dentro. Praticamente não afeta o fogão e os queimadores. Por exemplo, não gosto de panelas com fundo grosso de aço - em primeiro lugar, pesado e, em segundo lugar, inercial. Por que comprar um fogão elétrico sem inércia, para que depois você possa mexer com panelas inerciais ??? :)) Em frigideiras isso pode ser útil, mas em panelas - IMHO - não.

Os utensílios de alumínio são prejudiciais (os óxidos de alumínio entram nos alimentos), por isso é melhor não cozinhar neles e, em particular, em cerâmica de vidro. Talvez por isso os fabricantes recomendem cozinhar em pratos de aço inoxidável, cobre ou esmaltados.

Não pode colocar balde, ele tem um rebordo no fundo, o fundo em si é 5 milímetros mais alto. Sim, e o balde pesa mais de 10 quilos, não tenho certeza de que o vidro (e a superfície, embora seja durável, mas o vidro) aguente. Uma bacia, provavelmente, é possível, mas o tamanho do queimador é ou um pouco maior, e com um fundo completamente plano. Além disso, é desejável, com fundo bimetálico, ou seja, com disco de aço em seu interior. Acontece, amontoado. As panelas de alumínio não devem ser usadas devido ao fato de serem facilmente deformadas quando aquecidas. Eles produzem um especial com o fundo bimetálico mencionado acima. As frigideiras soviéticas também não são adequadas pelo mesmo motivo - como regra, um fundo irregular. Em geral, a vitrocerâmica implica um certo modo de vida, diferente do "soviético". Portanto, não se preocupe, compre um fogão tradicional com "panquecas" de ferro fundido, pois não há gás na casa.

Se você está procurando confortável e bonito, moderno - fique à vontade para escolher Luminarc. Eu não acho que você vai se arrepender um único dia.
Então decida por si mesmo.

Louça - pratos que servem a mesa e servem pratos quentes. A história do surgimento e reencarnação da louça de mesa evoluiu ao longo dos séculos, pois está intrinsecamente ligada à cultura da alimentação.

As raízes da arte da mesa devem provavelmente ser procuradas nos tempos Renascimento italiano quando os mercadores organizavam festas magníficas. Esses Tradições italianas almoço Catarina de Médici, casando-se com o rei francês Henrique II, levou-a para a França. Mas apenas sob Luís XIV, ou seja, na segunda metade do século XVII, as primeiras regras para a colocação de mesas e jantares cerimoniais foram estabelecidas na França. Mas este foi o impulso para o desenvolvimento da produção de louça de mesa e, em meados do século XVIII, ninguém se surpreendeu com a abundância de fábricas de porcelana e vidro.

Essa moda foi adotada pela Inglaterra, foi ela quem na era vitoriana (1837-1901) estava destinada a se tornar a legisladora e zelosa defensora das tradições de mesa. Os tipos de talheres atingiram seu pico - de garfos de chocolate a 8 tipos de garfos de salada. Não surpreendentemente, é neste momento que se observa o mais alto nível de produção de utensílios de mesa da história.

O tempo atual dita suas próprias condições, o ritmo de vida moderno não nos permite dedicar tanto tempo para comer como durante o reinado de Vitória. A configuração da mesa tornou-se mais fácil e, como resultado, o número de utensílios de mesa também diminuiu. NO vida comum conseguimos com um pequeno conjunto composto por dois ou três pratos, uma saladeira, uma xícara, um garfo, um par de colheres e uma faca.

E, no entanto, às vezes, quando comemoramos algum evento em casa, queremos colocar a mesa de verdade, com beleza e luxo, como nos bons velhos tempos, quando comida deliciosa colocados em uma mesa primorosamente servida, eram um indicador de cultura e inspiravam convidados e anfitriões a conversas sublimes. A configuração da mesa é uma arte completa, sobre a qual definitivamente falaremos em outro artigo, mas por enquanto vamos retornar ao nosso tópico e ver quais tipos de utensílios de mesa são usados ​​​​agora.

Visualizar Nome Descrição
Porque o cabo das panelas e feita de um material diferente do restante da panela geralmente de madeira resina ou algum tipo de plástico?
Sala de jantar profunda Placas com diâmetro de 20-24 cm e capacidade de 250-500 cm 3. Usado para servir primeiros pratos, tanto quentes como frios.
Cantina pequena Pratos com diâmetro de 27-32 cm Utilizados para servir os segundos pratos (acompanhamentos e pratos com acompanhamentos).
Jantar grande Pratos com diâmetro de 26-31 cm. Usados ​​para servir lanches quentes e frios, frios pratos de carne, pratos quentes doces com molho.
Lanchonete pequena Prato com 20 cm de diâmetro, utilizado para servir lanches frios.
Sobremesa profunda Prato com 20 cm de diâmetro, utilizado para servir sobremesas com molhos.
Sobremesa pequena Uma placa com um diâmetro de 20 cm, como regra, com uma borda ondulada ou um padrão ao longo da borda. Usado para servir frutas e sobremesas doces.
Pirozhkovaya Um prato com um diâmetro de 16-18 cm. É usado para servir pão, croutons, tortas.
prato de peixe Prato com 33-37 cm de comprimento e 23-26 cm de largura, utilizado para servir pratos de peixe.
Placa de resfriamento É usado para lanches como ostras, ensopados, saladas.
Prato de servir É utilizado para servir diversos tipos de acompanhamentos e saladas, bem como para servir fondue.
Prato Pratos redondos e ovais, quadrados e rectangulares com um diâmetro (comprimento) de 40-45 cm, utilizados para servir pratos frios de peixe, carne, aves e caça. Você também pode colocar canapés neles.
tigela de salada placas profundas formas diferentes volume de 120 cm 3. Usado para servir saladas Vegetais frescos, picles, marinadas, etc.
arenque Prato oblongo para servir arenque e conservas de peixe.
prato de caviar Prato com 15 cm de diâmetro Concebido para servir caviar prensado.
prato de ovo Concebido para servir ovos mexidos.
Pires Pratos sobre os quais são colocadas xícaras ou copos.
Soquete Um pires com um diâmetro de 9-10 cm, usado para servir compotas, compotas ou mel.
Kremanka Placa profunda com um diâmetro de 9 cm (pode ser em uma perna). Usado para servir geleias, saladas de frutas, frutas frescas.
Visualizar Nome Descrição
Xícaras de caldo Copos com capacidade de 350-400 cm 3 com uma ou duas alças. É usado para servir caldos e sopas em puré.
xícaras de chá Copos com capacidade de 200-250 cm 3. Usado para servir chá, cacau e chocolate quente.
Xícaras de café Copos com capacidade de 75-150 cm 3. Os menores são usados ​​para servir café oriental, os maiores são usados ​​para cappuccino.
Caneca Tigela grande com alça. A finalidade é a mesma de uma xícara, mas são usadas para Vida cotidiana, não são adequados para servir.
tigela Copos com capacidade de 220-400 cm 3. Usado para servir chá verde e koumiss.
Kese (kise) Copos até 900 cm3. É usado para servir lagman, pilaf e pratos nacionais semelhantes.

Utensílios especiais

Visualizar Nome Descrição
Ovelha Pratos com tampa para servir: redondo - para pratos quentes de carne, aves e panquecas; oval - para pratos quentes de peixe.
Vaso redondo Vaso com um diâmetro de 20-24 cm com um recesso, pode ser de uma, duas e três camadas. Usado para servir frutas. Pode ser tanto na perna quanto sem ela.
Vaso plano Vaso com uma superfície plana. Usado para servir bolos e doces.
caviar Caviar granulado é servido em aparelhos tão elegantes.
Kokilnitsa A pia no suporte, como regra, é de metal. Usado para cozinhar e servir peixes e frutos do mar.
Cocotte Dispositivo até 90 cm 3 . Prepara e serve petiscos quentes especiais, como caranguejos ou cogumelos em creme azedo.
pote de café Um dispositivo com um volume de 200-1000 cm 3 para servir café preto.
Jarro com tampa Dispositivo com volume de até 2 litros para fornecimento de água, kvass e bebidas similares.
Leiteiro Um dispositivo com um volume de 100-400 cm 3 para fornecer leite para café ou chá.
Pashotnitsa Suporte para servir ovos descascados, cozidos em um saco, ao caldo. Também chamado de panela, em forma de concha, na qual esses ovos são cozidos.
Utensílios de especiarias Pequenos recipientes para sal, mostarda, pimenta, etc. Azeite e vinagre são servidos em garrafas especiais.
Vidro Suporte para servir ovos cozidos com um diâmetro de 5 cm.
Porta-guardanapo Porta-guardanapo.
açucareiro Um dispositivo com um volume de 100-400 cm 3 para fornecimento de açúcar.
creme Um dispositivo com um volume de 50-200 cm 3 para fornecimento de creme.
molheira Dispositivo com um volume de 10-400 cm 3 com uma alça e um dedo esticado. Usado para servir creme de leite e vários molhos frios.
rábano Um dispositivo com um volume de 100-200 cm 3 para servir molho de rábano.
Chaleira para fazer cerveja Um dispositivo com um volume de 100-600 cm 3 para servir chá preparado.

Toda esta louça é feita principalmente de porcelana e faiança. Os pratos, nos quais não apenas servem, mas também assam pratos, geralmente são feitos de aço inoxidável e cuproníquel. Também muitas vezes feitos de metal são dispositivos para especiarias e pequenos pratos especiais (por exemplo, cuproníquel ou caviar de prata com uma inserção de cristal). Os pratos de cerâmica são mais adequados se estiver a servir os pratos correspondentes da cozinha nacional.

Um tópico separado para conversa são tipos de talheres como

É difícil calcular quantos e que tipo de pratos existem no mundo moderno. E quantas classificações foram inventadas para isso: por finalidade, por material, por forma, por tamanho, por cor, por estilo, por método tratamento térmico, pelo método de decoração, pela completude, etc. É improvável que nós, donas de casa comuns, precisemos conhecer todas essas nuances, mas algumas delas serão úteis. Assim, todos os pratos podem ser divididos de acordo com sua finalidade e os materiais de que são feitos.

Tipos de pratos por finalidade

Utensílios de cozinha. São panelas, remendos, panelas, conchas, frigideiras que nos são familiares... em geral, todos aqueles utensílios em que se pode cozinhar a comida.

Ware para armazenamento. Estes são os recipientes Jarras de vidro e garrafas, recipientes para cereais de diversos materiais.

Louça. São todos os utensílios que são servidos nas mesas e nos quais os pratos são servidos. Esta é a maior classe de utensílios em que você pode distinguir suas subclasses, por exemplo, utensílios de chá, utensílios de café, para produtos de vinho e vodka, talheres ...

Tipos de pratos por material

As panelas são feitas de materiais com boa condutividade térmica. Os principais materiais para esses pratos são vários metais.
  • Utensílios de alumínio. O alumínio tem a melhor condutividade térmica, mas não é muito bom para a nossa saúde, por isso agora todas as louças feitas com esse metal são produzidas com um revestimento antiaderente, que evita que o metal entre em contato com os alimentos. Quanto mais espesso o fundo desses pratos, melhor sua qualidade.
  • Esmalte. São pratos feitos de ferro fundido ou aço preto, revestidos em 2-3 camadas com revestimento de esmalte vítreo. Esse revestimento é resistente a ácidos e álcalis, portanto, nesses pratos, você pode não apenas cozinhar alimentos, mas também armazená-los.
  • Panelas de ferro fundido. Talvez o tipo mais durável de panelas. Com baixa condutividade térmica, mas alta capacidade de calor, as panelas de ferro fundido podem atingir temperaturas muito altas e reter o calor por muito tempo, o que é importante para cozinhar alguns pratos. Não é à toa que algumas donas de casa ainda mantêm em casa frigideira de ferro fundido para fazer panquecas e um fogão de ganso de ferro fundido - pratos ideais para cozinhar a longo prazo. A principal desvantagem de tais pratos é a possibilidade de ferrugem se deixada molhada.
  • Utensílios de cobre e latão. Antigamente, utensílios de cobre eram muito comuns. Até agora, em algumas casas você pode encontrar bacias de cobre com cabo longo para cozinhar geléia. Os proprietários dessas casas podem ser entendidos, porque o cobre tem a maior condutividade térmica, o que permite cozinhar a geléia mais rapidamente e elimina a possibilidade de sua queima. Mas, infelizmente, o cobre, como o alumínio, interage com álcalis e ácidos dos alimentos, o que faz com que os utensílios de cobre não sejam os mais úteis para os seres humanos.

    Menos prejudicial e mais difícil é uma liga de cobre e zinco - utensílios de latão. Mas, ainda sendo prejudiciais, esses pratos perdem significativamente em termos de condutividade térmica. Portanto, em nosso tempo, apenas turcos para fazer café e samovares podem ser encontrados feitos de cobre e latão. Mas tanto o cobre quanto o latão ainda são usados ​​para a produção de utensílios de cozinha, mas em combinação com o aço inoxidável. Assim, o aço une o que falta a ele traços positivos esses metais.

  • Utensílios de aço inoxidável. Tais pratos são higiênicos, resistentes a ácidos e álcalis mesmo quando temperaturas altas. Mas ela tem uma desvantagem - condutividade térmica muito baixa. Isso significa que as panelas de aço inoxidável puro transferem lentamente o calor do fogão para o interior e o distribui de forma desigual pelo fundo. Daí a constante queima de alimentos.

    Cobre e alumínio ajudaram a resolver este problema. Desde 1990, começaram a produzir pratos de aço inoxidável com fundo duplo e até triplo. Ou seja, uma camada de alumínio ou cobre é colocada entre duas camadas de aço inoxidável. Isso permitiu preservar todas as vantagens panelas de aço inoxidável e complementá-los com as propriedades de metais de alta condução de calor. As panelas com esse fundo retêm o calor por muito tempo, não grudam e não estão incluídas no reações químicas com comida cozida.

  • Utensílios de mesa em cerâmica. Esta panela tem uma condutividade térmica muito baixa, o que a torna absolutamente imprópria para uso em fogões. Mas não reage com nenhum alimento, não queima e é fácil de limpar. Esta panela não tem igual para cozinhar em fornos e Fornos de microondas. Devido à sua capacidade de absorver água e depois (durante o cozimento) gradualmente a liberar, a comida nesses pratos adquire o sabor mais requintado.
  • Vidraria refratária. Tais utensílios são usados ​​para cozinhar, tanto no fogão quanto no micro-ondas. Graças à sua transparência, é fácil acompanhar o processo de cozimento. E sendo quimicamente inertes, tais pratos não mudam palatabilidade Comida.
  • Pratos em porcelana resistente ao calor e faiança. Esta panela ainda é uma novidade no mercado de panelas. Por suas propriedades, é muito semelhante aos pratos de cerâmica, mas ao contrário dele, pode ser usado para cozinhar em fogões a gás e elétricos.
  • Panelas de titânio. Raramente encontrado como utensílios de cozinha, principalmente como frigideiras e caldeirões. Isso se deve ao fato de o titânio ser mais caro que o alumínio ou o aço, e benefícios especiais não tem na frente deles.

Bem, jovens donas de casa, olá. Você está no site. Crescemos com vocês meninas, crescemos com nossas mães em tudo preparado, e um dia chega o dia em que ficamos sozinhas com a cozinha e com os utensílios de cozinha. Temos que viver por conta própria. E como uma folha de dicas seria útil para nós agora (brevemente sobre tudo na cozinha). Portanto, hoje começo uma série de artigos sobre a cozinha e o que há nela.
Vamos começar com os pratos: sobre que tipo de pratos existem em geral e para que são destinados.
Os pratos da dona de casa são divididos em dois tipos: cozinha e jantar. Utensílios de cozinha é o que cozinhamos e louça é o que comemos.

Panelas: tipos e finalidade

Porque o cabo das panelas e feita de um material diferente do restante da panela geralmente de madeira resina ou algum tipo de plástico?
Desde o início, trapaceamos brevemente e, em seguida, passamos por cada item. Os utensílios de cozinha são dos seguintes tipos:

1. Potes (vá para o artigo "").

3. Tigelas e coadores, tábuas de corte, rolos, martelos para bater.

7. Dispositivos auxiliares: almofarizes, raladores, descascadores de legumes, peneiras, pás (de madeira e metálicas), escumadeiras, balanças e recipientes medidores.

8. Pequenas coisas úteis: batedeiras, escovas, espetos, espetos.

Material para fazer utensílios de cozinha

Os fabricantes de utensílios de mesa estão tentando adotar desenvolvimentos científicos para aumentar as vendas de seus produtos. Por isso, somos constantemente "mimados" com pratos de materiais diferentes com qualquer cobertura. Alumínio, ferro fundido, aço (aço inoxidável), cerâmica, vidro são usados ​​para fabricação e chips de titânio, teflon, composto cerâmico, esmalte são usados ​​para revestimento.

Utensílios de mesa: tipos e finalidade

Porque o cabo das panelas e feita de um material diferente do restante da panela geralmente de madeira resina ou algum tipo de plástico?
A louça é uma coisa delicada: aqui você tem fragilidade, saúde e etiqueta, tudo em uma garrafa. Lidamos com os pratos várias vezes ao dia, e é por isso que é tão importante que eles sejam seguros e convenientes para nós.

Os pratos são feitos de materiais diferentes. Vejamos as propriedades desses materiais.

Eu proponho os seguintes tipos utensílios:

  • Porcelana (porcelana real fina a transparente)
  • Faiança (os pratos têm paredes mais grossas e são porosos no intervalo)
  • Cerâmica (este prato é feito de barro. Existem dois tipos: majólica e cerâmica)
  • Vidro ( material versátil, pode ser colocado no forno de microondas)
  • Cristal
  • Copos de vidro e cristal
  • A partir de metais preciosos(isso é talheres)
  • Talheres (garfo, faca, colher)

Aqui lista indicativa diferentes tipos de cozinha e talheres. Vou tentar revelar com mais detalhes os itens desta lista. À medida que crio artigos, adicionarei links aos itens. Aos interessados, fiquem atentos.

Se esta página foi de seu interesse, compartilhe o link com seus colegas e amigos clicando em um dos botões abaixo. Certamente alguém será grato a você.

Por que geralmente os cabos de panelas são de madeira ou plástico?

As panelas de ferro possuem cabos de madeira ou plástico, pois esses últimos materiais têm mau condução térmica. Isso possibilita que os alimentos sejam preparados sem que o calor do corpo da panela seja transmitido para o cabo, criando segurança para o procedimento.

Por que o material dos cabos das panelas e diferente do resto dela?

As panelas que utilizamos para cozinhar são feitas de ferro, que é um material que absorve melhor o calor recebido pela chama do fogão. Já o cabo da mesma penela é feito de madeira, que é um bom isolante térmico e não se aquece da mesma forma que a panela.

Porque o cabo das panelas e feita de um material diferente do restante da panela geralmente de madeira resina ou algum tipo de plástico?

Pois esses materiais são ISOLANTES térmicos, ou seja, não esquentam tanto e a pessoa pode segurar sem se queimar. Pois o plástico e a madeira são materiais que conduzem bem o calor.

Por que as panelas são feitas de alumínio e os cabos são constituídos de plástico?

Plástico e madeira são materiais que não conduzem muito bem energia, ao contrário dos metais que são bons condutores. Por isso os cabos das panelas e outros utensílios domésticos são de madeira ou plástico para que a pessoa não se queime ao manusea-los.