Por que substâncias químicas podem comprometer a qualidade dos alimentos?

A contaminação de pessoas através de alimentos contaminados é uma preocupação constante em todos os países do mundo. Muitos microrganismos presentes em alguns alimentos provocam o aparecimento de intoxicações alimentares, mas infelizmente esses alimentos não apresentam alterações em seu cheiro, sabor ou aspecto. Os principais agentes biológicos capazes de contaminar a água e os alimentos, além de causarem inúmeras doenças aos homens, são vírus, bactérias, protozoários, vermes, fungos e toxinas microbianas.

As bactérias são os microrganismos que mais provocam intoxicações alimentares, e entre elas podemos citar Salmonella sp, Listeria monocytogenes, Clostridium prefringes, Campylobacter sp, E. coli, sendo que as duas últimas bactérias são as principais causadoras de diarreia em humanos. O botulismo é uma doença bacteriana provocada por uma bactéria do gênero Clostridium, que causa intoxicação alimentar e afeta o sistema nervoso, podendo levar à morte.

A contaminação dos alimentos pode ocorrer através da forma inapropriada de preparação, armazenamento ou manipulação dos alimentos e no próprio ambiente onde são produzidos, sendo que a maioria dos microrganismos pode ser destruída através das boas práticas de higiene e fabricação e práticas adequadas de manipulação e armazenamento.

Muitas pessoas desconhecem, mas o simples fato de cortar uma carne crua e depois utilizar a mesma faca, sem lavar, para cortar uma carne assada pode gerar vários riscos à saúde. Isso ocorre porque carnes cruas e vegetais que ainda não foram higienizados têm inúmeros microrganismos causadores de doenças, e que podem ser transmitidos para os alimentos que já estão prontos. “Esse tipo de contaminação pode acontecer por meio da transferência de microrganismos de um alimento ou superfície, através de utensílios, equipamentos ou do próprio manipulador”, explica Maria Cecilia Brito, diretora da agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Quando a contaminação de algum alimento ocorre dessa maneira é chamada de contaminação cruzada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A melhor forma de evitar a contaminação dos alimentos é seguindo algumas regras básicas durante a manipulação, o preparo e o armazenamento desses alimentos.

►  Lave muito bem as mãos antes de manipular qualquer tipo de alimento;

►  Lave muito bem as mãos e os utensílios ao manipular alimentos diferentes, para evitar a contaminação cruzada;

►  Lave muito bem as frutas, legumes e verduras em água corrente e deixe-as de molho em água com hipoclorito de sódio;

►  Não congele alimentos que já foram descongelados;

►  Descongele os alimentos sempre dentro da geladeira;

►  Todos os alimentos, dentro ou fora da geladeira, deverão estar em recipientes fechados com tampa ou cobertos com plástico transparente;

►  Evite carnes mal passadas;

►  Evite comer ovos em que a gema esteja crua;

►  Evite usar ovos crus em receitas;

►  Mantenha a temperatura da geladeira abaixo de quatro graus, enquanto que o freezer deve ficar entre doze e quinze graus negativos;

►  Evite comer alimentos crus, como ostras e crustáceos;

►  Evite comer em barraquinhas de praia ou de rua, locais que você desconhece as condições de higiene, e não sabe por quanto tempo aquele alimento ficou fora da geladeira.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Perigos alimentares… Já ouviu falar neste termo?

Entrar em um serviço de alimentação, escolher no cardápio o seu prato preferido e aguardar ansiosamente para saboreá-lo… isso já aconteceu com você??

Com certeza né! A verdade é que quase todos os dias ficamos com vontade de comer alguma coisa e ficamos muito felizes quando podemos sentar, comer e delirar com a satisfação de ter o nosso desejo atendido.

E encontrar alguma coisa estranha no seu prato… já aconteceu com você? Huuuuuum pode ser que com você não, mas já aconteceu com muita gente e isso, com certeza, não faz ninguém delirar de desejo.

Vamos a alguns casos a seguir.

Homem Encontra Band Aid em Lanche

Por que substâncias químicas podem comprometer a qualidade dos alimentos?

Um produtor de eventos de Belo Horizonte encontrou um band-aid em um sanduíche.

Ao morder o sanduíche, ele conta ter sentido algo parecido com um plástico e, ao retirar o objeto da boca, percebeu que era um band-aid usado.

E não foi só ele que encontrou um band-aid em um alimento não, leia este depoimento:

Comprei da marca Hemmer um pacote de nhoque de batata, pasme com a minha surpresa, coloquei na água quente e quando fui ver como estava indo a fervura, percebi uns gominhos do nhoque que tinha algo entrelaçados…ao verificar do que se tratava tal material estranho, pude ter a certeza que era um band-aid.

É muito nojento encontrar um band aid em qualquer alimento, mas ainda há casos piores, onde os objetos encontrados poderiam e até causaram danos a saúde e integridade física de consumidores, veja os casos abaixo.

Casal Encontra Pedaço de Peça Metálica em Sorvete

Por que substâncias químicas podem comprometer a qualidade dos alimentos?

Um casal resolveu tomar sorvete no shopping, leia o depoimento:

Ela me deu uma colherada, mordi firme e achei que era um pedaço de chocolate. Na verdade, era uma arruela.

Imagina se uma criança pequena estivesse tomando aquele sundae?!

Poderia engasgar — opina o militar.

Ou ainda o caso de um rapaz que percebeu enquanto almoçava, que um caco de vidro tinha cortado a boca dele.

Cuspiu os alimentos e o caco de vidro com sangue em frente aos amigos de trabalho, que ficaram assustados com a situação.

A falha neste caso pode ter sido a ocorrência de algum utensílio de vidro na cozinha que se quebrou e fragmentos caíram na refeição deste consumidor, que poderia ter sofrido danos bem mais graves.

Que Perigo não é mesmo?!

É exatamente sobre isso que quero falar com você hoje.

Você sabia que existem 3 tipos de perigos alimentares que colocam em risco a saúde de milhares de pessoas todos os dias?!

Além de causar nojo, danos na boca, quebra de dentes, podem causar ainda sintomas mais graves como dores abdominais, náuseas, febre, vômitos, diarreias e até a morte.

O perigo que citei acima é denominado PERIGO FÍSICO

Por que substâncias químicas podem comprometer a qualidade dos alimentos?

Perigos Físicos são qualquer objeto estranho, não pertencente ao alimentos, que além de mostrar que houve falhas no processo, que os cuidados necessários e as medidas preventivas não foram tomadas para que a segurança alimentar do consumidor seja garantida, podem causar algum tipo de injúria ao consumidor, como lesões na boca, língua ou garganta e quebra de dentes.

Alguns exemplos deste perigo são:

  • fragmentos de vidro de algum utensílio que possa ter quebrado acidentalmente durante a manipulação de alimentos
  • fragmentos de madeira
  • fragmentos plásticos
  • fragmentos de metais, que possam se desprender de equipamentos que não estão com a manutenção em dia
  • fragmentos de borracha, que também podem se desprender de equipamentos.

O Perigo Químico é caracterizado como a contaminação de alimentos por produtos químicos indesejáveis ou adicionados em quantidades superiores com a permitida pela legislação.

Mas como eu disse que são três, ainda faltam dois perigos a serem mencionados, e o segundo perigo é o PERIGO QUÍMICO

Mas o que é o Perigo Químico?

Por que substâncias químicas podem comprometer a qualidade dos alimentos?

Os tipos de produtos que podem causar uma contaminação alimentar e resultar em perigos químicos são: agrotóxicos utilizados de forma indiscriminada no campo para controle de pragas, hormônios sintéticos, antibióticos, resíduo de detergentes devido um enxágue mal realizado durante a higienização de utensílios e equipamentos, contaminação do solo com metais pesados, óleos, lubrificantes, aditivos, desinfetantes, etc.

Quem não se lembra do caso do achocolatado e do suco de caixinha que apresentaram quantidades de soda caustica em sua composição.

A soda caustica é usada pelas industrias de alimentos para realizar a limpeza dos equipamentos de pasteurização e envase de bebidas, a falha neste processo foi o enxágue incompleto que permitiu que o produto químico se misturasse e fosse envasado junto ao lote da bebida.

As pessoas que consumiram estes lotes contaminados passaram mal, pois o produto causa queimação na boca e garganta.

Os contaminantes químicos podem entrar em contato com o alimento de forma intencional, no caso de aditivos e agrotóxicos, ou de forma acidental como nos casos de descuido na higienização e até mesmo no preparo dos alimentos.

Os efeitos deste perigo nos consumidores pode ser a longo prazo, quando se resulta em alguma doença crônica, quando há contato com contaminantes cumulativos (alumínio, mercúrio), ou pode se apresentar de forma aguda como uma intoxicação alimentar com surgimento de sintomas imediato ou em poucas horas.

Durante a manipulação de alimentos é muito importante o cuidado com os produtos químicos utilizados, principalmente no modo de usar e em que quantidades.

É sempre muito importante utilizar produtos aprovados pela ANVISA e nas quantidades indicadas pelo fabricante.

Perigo Biológico

Por que substâncias químicas podem comprometer a qualidade dos alimentos?

Mas ainda existe o terceiro perigo, que é considerado o mais perigoso dos 3 por ser o perigo mais difícil de controlar, já que não podemos ver o microrganismo e nem saber a quantidade que está presente em cada alimento. Este é o PERIGO BIOLÓGICO.

O Perigo Biológico é o principal responsável por surtos alimentares causados por Doenças Transmitidas por Alimentos, causando sérios danos a saúde dos consumidores, além de prejuízos para as indústrias e serviços de alimentação.

Os microrganismos envolvidos são: bactérias, fungos, vírus, protozoários e parasitas.

Cada microrganismo atua de uma forma diferente no organismo, podendo o consumidor apresentar sintomas em algumas horas ou em alguns dias.

Os principais sintomas são: febre, dores abdominais, náuseas e vômitos, e em casos mais graves desidratações e até a morte.

Por que substâncias químicas podem comprometer a qualidade dos alimentos?

Multiplicação de microrganismos

Durante a manipulação de alimentos é possível impedir que ocorra a multiplicação de microrganismos patogênicos e assim impedir a contaminação microbiológica a nível prejudicial á saúde.

O controle de temperatura (abaixo de 4° e acima de 65°) é muito importante para a paralisação da multiplicação e até para a destruição dos microrganismos.

Outros controles como de umidade e pH também auxiliam na inibição deste perigo no alimento.

O solo e a água, utensílios utilizados na manipulação e o próprio manipulador de alimentos podem ser os veículos de contaminação dos alimentos.

Por isso a higienização pessoal e ambiental é tão importante e indispensável.

Um serviço de alimentação não tem condições de saber se a matéria prima adquirida por ele está contaminada ou não, mas ele tem o poder de impedir que qualquer contaminação cresça durante a manipulação dos alimentos.

Por isso a compra de matéria prima com fornecedores de confiança é essencial, pois o processo de elaboração de uma refeição não consegue melhorar a qualidade de uma matéria prima, mas deve ter total condição de mantê-la durante as etapas de preparo.

Alimentos crus e de origem animal são os alimentos que mais sofrem contaminação por microrganismos, por terem nutrientes e água que permitem sua multiplicação.

Alimentos mistos contaminados são os principais responsáveis por surtos, por terem em sua composição muitos ingredientes de origens diferentes, como por exemplo, uma lasanha, nela contém molho, massa, frios, carnes.

Se não for mantida em temperatura ideal, com certeza a multiplicação microbiana neste tipo de alimento será elevada.

Implantação das Boas Práticas

Por isso, todo cuidado é pouco quando me refiro a Perigos Biológicos, não é permitido perder o controle em nenhuma etapa do processo.

A implantação de Boas Práticas auxilia no melhor controle de todos os perigos e consequentemente a oferta de alimentos seguros para os consumidores.

Casos de surtos alimentares por causa do perigo biológico acontece em todo o mundo, todos os dias, se você quiser saber mais sobre este assunto clique aqui.

Agora que você já conhece todos os perigos, é hora de agir. Que a sua atuação como profissional da área de alimentos seja sempre com o objetivo de minimizar e até mesmo evitar que tais perigos aconteçam.

Lembre-se a segurança alimentar do consumidor é a missão de todo consultor alimentar!

Está pronto para assumir a sua?

Mayara Vale

http://extra.globo.com/noticias/economia/cliente-afirma-ter-encontrado-peca-metalica-em-sundae-do-mcdonalds-15227239.html#ixzz408qQRXEa

Gostou do artigo? Vote abaixo!

Porque as substâncias químicas podem comprometer a qualidade dos alimentos?

Os perigos QUÍMICOS são provocados por desinfetantes, AGROTÓXICOS, inseticidas, entre outros. Os microrganismos podem causar uma INTOXICAÇÃO alimentar. Por isso, os alimentos devem ser de boa procedência para que a quantidade dos mesmos seja a menor possível.

Qual o perigo dos produtos químicos usados nos alimentos?

RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS, METAIS PESADOS, LUBRIFICANTES, SÃO ALGUNS DOS PERIGOS QUÍMICOS QUE PODEM CONTAMINAR OS ALIMENTOS. O ACÚMULO DESTES RESÍDUOS NO CORPO PODE CAUSAR CÂNCER, ALERGIAS, ABORTO, DEFORMAÇÃO EM FETOS, ENTRE OUTRAS DOENÇAS. EM DOSES ALTAS PODEM CAUSAR INTOXICAÇÃO AGUDA, ENVENENAMENTO OU MORTE.

Qual a relação da química com os alimentos?

O uso de produtos químicos foi fundamental na evolução da indústria de alimentos, principalmente pela descoberta de novos ingredientes como os aromas, corantes, conservantes, ou mesmo pela possibilidade de devolver aos alimentos alguns dos nutrientes essenciais perdidos nos processos produtivos, como as vitaminas e ...

Como a química pode contribuir para a conservação dos alimentos?

Neste contexto, as substâncias químicas com propriedades antimicrobiológicas adicionadas aos alimentos, processados ou não, são denominadas conservantes, cuja função no alimento é inibir o crescimento e, ou, o desenvolvimento de microrganismos, prolongando a vida útil do produto e garantindo seu consumo com segurança.