Por que quando tiramos a garrafa da geladeira ela começa a suar?

Sabemos que os estados ou fases básicas da matéria são três (sólido, líquido e gasoso) e que, de acordo com a situação, ao se retirar ou ceder calor a uma substância, ela sofrerá uma mudança de estado físico. De nossa vivência diária podemos retirar diversos exemplos em que ocorrem mudanças de estado. Como explicar por que uma roupa molhada colocada no varal seca-se? Para onde vai a água da roupa molhada colocada no varal? E o que acontece quando colocamos um copo com água gelada sobre uma mesa e, após algum tempo, aparecem gotículas de água na superfície do copo? Será que o copo está furado?

Para responder a esses questionamentos, devemos conhecer dois dos processos envolvidos nas mudanças de fase da matéria: vaporização e condensação.

Tópicos deste artigo

  • 1 - Vaporização
  • 2 - Condensação
  • 3 - Como explicar por que uma roupa molhada colocada no varal seca-se?
  • 4 - De onde vem a água na parte de fora de um copo com líquido gelado?

Vaporização

É o processo em que partículas de uma substância em fase líquida recebem calor (energia) suficiente para a transição do estado líquido para o estado gasoso. Dependendo de como ocorre esse processo, a vaporização pode ser caracterizada de três formas distintas: evaporação, ebulição ou calefação. Na evaporação,a transição de estado ocorre em qualquer temperatura. Ebuliçãoé a vaporização típica, ou seja, quando atinge o ponto de ebulição. Já a calefaçãoocorre para uma temperatura acima do ponto de ebulição e, por isso, é chamada de evaporação forçada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Condensação

Também chamada de liquefação, é o processo inverso à vaporização, logo, corresponde à transição do estado gasoso para o estado líquido. Isso ocorre quando é retirada uma quantidade de calor suficiente para que a substância que está na forma de vapor condense-se.

A partir das características das mudanças de fase da matéria, podemos responder aos questionamentos iniciais.

Como explicar por que uma roupa molhada colocada no varal seca-se?

Quando uma roupa molhada é colocada no varal, ao receber o calor em forma de radiação solar, as moléculas de água que estavam na superfície da roupa ficam mais energizadas e mudam de estado, passando do líquido para o vapor. Como vimos acima, essa mudança de fase do líquido para o gasoso é denominada de vaporização.

De onde vem a água na parte de fora de um copo com líquido gelado?

Já com o exemplo do copo com água, ao colocar um copo com água gelada sobre uma mesa, as gotículas de água que estão no ar em forma de vapor perdem calor ao se chocarem com a superfície do copo, que está com uma temperatura mais baixa, e passam para o estado líquido. Essa transição do gasoso para o líquido recebe o nome de condensação.


Por Nathan Augusto
Graduado em Física

A explicação está, basicamente, em um fenômeno físico chamado condensação; entenda o que é isso e por que acontece

Pixabay/Creative commons

Por que quando tiramos a garrafa da geladeira ela começa a suar?

Ao mesmo tempo em que acelera o processo de condensação do vapor d'água, o material de que é feito o copo também influencia no tempo em que a bebida permanece gelada

A atmosfera da Terra contém moléculas de água em forma de vapor, em quantidades que variam conforme a época e a região. A chamada umidade do ar, além de influenciar o clima, também interfere na saúde dos seres vivos. Quando os índices estão satisfatórios, menor o risco de desidratação e ressecamento das vias respiratórias e também menor a concentração de poluição atmosférica. E é justamente a presença de água no ar que, em determinadas circunstâncias, faz o vidro do veículo embaçar e o copo “transpirar”. Isso acontece devido a um fenômeno físico chamado condensação. Na prática, funciona assim. Ao colocar água ou outra bebida gelada no copo, a temperatura do objeto diminui. Quando o ar mais quente do ambiente entra em contato com a superfície fria do copo, as moléculas de água suspensas na atmosfera, em forma de vapor, perdem calor e, com isso, acabam condensando, ou seja, passando do estado gasoso para o líquido. Daí a formação das gotículas na parte externa, como se o copo estivesse “transpirando”.

Ao mesmo tempo em que acelera o processo de condensação do vapor d’água, o material de que é feito o copo também influencia no tempo em que a bebida permanece gelada. O alumínio é um dos maiores condutores térmicos. Como o metal facilita a transferência de calor, o vapor d’água condensa mais rápido e a bebida acaba esquentando mais rapidamente também, ao contrário do que muitos pensam. Por isso, é mais comum recorrer ao copo de vidro. Porém, o ideal seria optar pelo plástico, que é um isolante térmico melhor. O problema é o visual, que não é dos mais atraentes. A lógica é a mesma para explicar por que os vidros do veículo embaçam. Em dias chuvosos ou muito frios, a tendência é que as pessoas mantenham as janelas do carro fechadas, certo? Só que, ao fazer isso, a temperatura no interior do veículo aumenta. Assim, quando o vapor d’água que está no ar do lado de dentro entra em contato com o vidro mais frio, as moléculas se condensam e acabam formando gotículas que causam o efeito embaçado, atrapalhando a visão do motorista. Para evitar isso, a orientação é, se possível, ligar o ar-condicionado, já que, para funcionar, o equipamento praticamente elimina a umidade do ar interno. Tá Explicado? 

Gostaria de sugerir algum tema para o programa? É simples. Encaminhe a sugestão para o e-mail e escreva Tá Explicado no assunto. Participe!

Porque quando a garrafa sai da geladeira ela fica suada?

Resposta verificada por especialistas Quando tiramos uma garrafa da geladeira, ela está em uma temperatura bem mais baixa do que a temperatura do ambiente, o que faz com que o vapor de água que está no ar se resfrie ao ponto de se tornar água novamente, e isso ocorre mais facilmente na superfície da garrafa.

Por que a garrafa SOA?

O "suor" são na verdade partículas de vapor de água presentes no ar que, em contato com a garrafa, perdem calor e condensam, retornando à forma liquida.

Porque a garrafa de refrigerante tirada da geladeira depois de alguns minutos fica molhada?

Resposta verificada por especialistas O vapor d' água do meio entrou em contato com a garrafa gelada e passou para o estado líquido, fenômeno chamado de condensação.

Quando retiramos uma garrafa de vidro da geladeira notamos a formação de gotículas de água na sua superfície externa da garrafa Isso se deve ao fato de que?

Quando retiramos uma garrafa de vidro da geladeira, observamos a formação de gotículas de água ao redor da superfície externa da garrafa gelada. Isso ocorre porque a temperatura ambiente é maior que a do interior da geladeira onde estava a garrafa.