Por quê no invernochuve muito

Chove mais no verão porque o ar fica mais quente e com maior capacidade para armazenar a umidade (vapor) que, em grande quantidade, se transforma em chuva. O sol forte faz a água dos mares, rios, lagos e florestas evaporar com muita facilidade. Assim, formam-se nuvens gigantescas, chamadas Cumulonimbus, com mais de 10 mil metros de altura. Parecem uma esponja gigantesca que vai se encharcando cada vez mais. Quando estão carregadas, despejam essa água evaporada sobre a superfície da terra.

Nesta estação do ano, mudanças no ambiente, como os ventos que trazem muita umidade da região Amazônica até o Sudeste, também contribuem para aumentar a quantidade de chuvas. E tem mais. As tempestades são ainda mais intensas nos centros urbanos por causa da falta de vegetação e do calor que fica preso entre grande número de construções.

A época de chuvas vai de dezembro a fevereiro nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, no Sul da Amazônia e no Norte da região Sul. Em geral, os aguaceiros de verão são bem fortes, acompanhados de ventos, muitos raios e trovoadas. No entanto, duram pouco tempo. É comum cair granizo (pedrinhas de gelo).

Em outras partes do País, é diferente. No Nordeste, as chuvas desse tipo são mais frequentes em fevereiro e março. No Norte costuma chover o ano todo. Na maior parte do Sul tem mais temporais no inverno.

Nas cidades, as tempestades assustam a população. Como nas áreas urbanizadas há pouco espaço com terra para absorver a água - o asfalto e o cimento não conseguem realizar esse trabalho -, os rios não suportam o excesso e transbordam, causando enchentes. A gigantesca quantidade de lixo jogada nas ruas todos os dias também piora o problema.

Consultoria de Franco Villela, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia

PROCURE ABRIGO SEGURO

Ao primeiro sinal de tempestade, o melhor a fazer é não sair de casa. Se já estiver na rua, procure abrigo seguro, se possível, em pontos mais altos. Só saia de lá quando a água baixar completamente. Nada de sair por aí andando pelas vias inundadas, pois a correnteza pode arrastá-lo. Há casos de adultos que tentaram enfrentá-la e morreram afogados. A força da água leva até automóveis.

As enchentes ainda retiram a tampa de bueiros, o que pode causar muitos acidentes. Ao caminhar pela água turva não dá para localizar os buracos, identificar qual é a área alagada e onde fica a rua. Quem mora em regiões que alagam também precisa ter lugar seguro para se abrigar com a família e bichos de estimação.

FUJA DA ENXURRADA!

Andar na água de enchente pode ser perigoso. É cheia de sujeira e pode causar muitas doenças, como leptospirose, ocasionada principalmente pelo xixi de rato. O doente tem febre alta, mal-estar, dores de cabeça e no corpo, vômito e diarreia. Em casos graves, pode matar.

A dengue é outra doença comum no verão. Neste período, o Aedes egypti (nome científico do mosquito transmissor) se reproduz bastante. A grande quantidade de chuvas cria poças de água limpa parada. Esses lugares são escolhidos pelos mosquitos para depositar os ovinhos, onde nascem os filhotes. Por isso, nada de deixar água parada nos vasos de plantas. Pneus devem ser cobertos. Um adulto deve verificar se a caixa- d'água está bem fechada e ficar de olho em calhas, piscinas e lajes.

RAIO MATA!

Raios são comuns durante as chuvas de verão. Ocorrem principalmente por causa do granizo que se forma dentro das nuvens. Essas pedrinhas de gelo se movimentam muito, chocando-se entre si. Esse bate-bate provoca cargas elétricas. Quando a nuvem não aguenta mais a gigantesca quantidade de energia, elimina a eletricidade na forma de raio.

É um dos fenômenos naturais que mais matam no planeta, e o Brasil é campeão mundial de incidência de raios. Em dez anos, recebeu cerca de 57 milhões de descargas, que mataram 1.321 pessoas. Por isso, nessa hora procure abrigo em um edifício. Nada de ficar embaixo de árvores, que são frequentemente atingidas pelas descargas. Se não achar nenhum ponto seguro, deite-se no chão. Os raios sempre procuram lugares altos e pontudos para descarregar a eletricidade.

Quando se fala em verão, já vem à cabeça praia, sol e férias. Para os mais pessimistas, temporal, alagamento e caos. O que não deixa de ser verdade. Mas por que a estação é mais chuvosa que as outras?

  • Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

  • Siga o Yahoo Notícias no Google News

  • Assine agora a newsletter Yahoo em 3 Minutos

  • Siga o Yahoo Notícias no Instagram

Se você fizer um esforço, vai lembrar das aulas de geografia na escola, quando a professora falava que as chuvas são formadas pela água evaporada dos rios, lagos, oceanos e também do solo.

Esse ciclo natural ocorre o ano todo, mas no verão, como o ar fica mais quente, se torna mais capaz de armazenar o vapor dessa água - ou umidade - em larga escala. É o que forma as nuvens pretas no céu que passam a mensagem imediata de “corra para casa e feche as janelas”.

No sul, sudeste e centro-oeste do Brasil outro fator que contribui com o pé d’água diário é a umidade vinda da região amazônica - onde basicamente chove quase o ano todo.

Os centros urbanos sofrem mais ainda com os temporais no verão graças… a nós mesmos.

No céu das metrópoles surgem as chamadas ilhas de calor. Elas são formadas pelo excesso de concreto e poluentes e roubam boa parte da umidade que deveria estar indo para áreas com mais vegetação.

Por isso não é estranho ver na TV de vez em quando que, ao mesmo tempo que a cidade está alagada, os reservatórios estão secos.

Por que chove no inverno?

Ela causa chuvas, principalmente porque a região tem rios em abundância e vegetação densa. Embora no inverno a temperatura também diminua na Região Norte, ainda assim ela é mais alta do que no Sudeste, fazendo com que a água evapore e se formem nuvens.

É possível chover no inverno?

Diferentemente do que acontece em várias porções do planeta, o inverno no país é caracterizado por baixa umidade do ar e pouca ou nenhuma ocorrência de chuva.

Porque chove mais no inverno do que no verão?

Mas, como estamos na estação mais quente do ano, essas massas de ar polares são barradas e estacionam, geralmente na região Sudeste. E, quando isso acontece, sobretudo por cerca de três dias ou mais, essa massa de ar polar vira umidade e favorece a ocorrência de chuvas", afirma.

Qual é a estação do ano que mais chove?

Resposta. Explicação: Chove mais no verão porque o ar fica mais quente e com maior capacidade para armazenar a umidade (vapor) que, em grande quantidade, se transforma em chuva. O sol forte faz a água dos mares, rios, lagos e florestas evaporar com muita facilidade.