Por que exercícios isométricos são contra indicados para indivíduos hipertensos?

Foto: Faiara Assis

Extensão

O material de pesquisadores da UCB foi publicado em uma das revistas internacionais mais importantes do mundo

Recente estudo publicado na renomada revista internacional Medicine & Science in Sports & Exercise demonstrou que uma única sessão de exercício isométrico (estático), por apenas oito minutos, é capaz de reduzir os valores pressóricos de pacientes hipertensos por, no mínimo, uma hora após a atividade.

A inovação foi que o autor, Rafael Vieira Olher, orientado pelo professor Milton Rocha de Moraes, pesquisador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade Católica de Brasília (UCB), utilizou apenas dois aparelhos para que o treinamento fosse realizado: um Leg Press (para membros inferiores) e um supino (membros superiores). Isso favorece o uso em pequenos espaços e a baixo custo, com boa aplicabilidade em clínicas, hospitais, instituições de longe permanência, condomínios e consultórios médicos.

O Prof. Dr. Milton Rocha de Moraes, coordenador do grupo de estudos em Treinamento de Força na Saúde e Reabilitação, explica que esse é o primeiro estudo a utilizar uma grande massa muscular na execução do exercício estático e com equipamentos populares de academia para verificar a hipotensão pós-exercício. “Os demais estudos utilizaram um dinamômetro de preensão palmar [pequena massa muscular] ou equipamentos caros de laboratórios”, afirma o especialista.

Mesmo trabalhando com grandes grupos musculares, o exercício isométrico com intensidade moderada foi seguro. Para verificar a segurança cardiovascular, usaram o método oscilométrico de medida de pressão e frequência cardíaca, com um equipamento validado, capaz de detectar arritmia cardíaca, o que traz maior segurança para trabalhar com populações de cardiopatas.

O equipamento oscilométrico de medida cardiovascular usado na pesquisa foi o Monitor de Pressão Arterial Automático de Braço. Os autores destacam a importância da prática de exercícios de força ou exercícios resistidos, como a popularmente conhecida musculação ou ginástica com pesos, para reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, aumentar a força muscular e a sobrevida dos pacientes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo. O exercício físico e a dieta balanceada são medidas não farmacológicas recomendadas no controle da hipertensão arterial e a principal linha de frente para a maioria dos pacientes.

O pesquisador destaca que exercício de força isométrica com intensidade moderada também pode ser usado como adjuvante no controle da pressão alta e oferece vantagem para pacientes com problemas articulares que sentem dor ao fazer o movimento, como, por exemplo, idosos hipertensos. Contudo, o professor alerta que, antes da prática de qualquer exercício, pacientes hipertensos devem fazer uma avaliação com o médico cardiologista e sempre procurar profissionais de Educação Física para adequada prescrição do exercício físico.

Publicado por Universidade Católica de Brasília

Por que exercícios isométricos são contra indicados para indivíduos hipertensos?

Existem diferentes variáveis que podem ser utilizadas e adaptadas de acordo com a condição de cada praticante de exercício. Uma destas é a forma como é realizada a contração muscular.

Sendo assim, existem dois tipos de contração muscular que podem ser utilizados por praticantes de diferentes perfis, grau de condicionamento e que buscam diversos objetivos com o treinamento.

Uma delas é a contração isotônica ou dinâmica e outra é a isométrica. Saber utilizá-las é ideal para obter melhores resultados ao se exercitar.

Dessa forma, neste artigo será abordada a contração isométrica, o seu conceito, assim como seus benefícios, exemplos de exercícios e como este pode ser inserido no treino.

Conceito sobre isometria

A isometria é caracterizada pela contração muscular sem alterar o ângulo articular, ou seja, é quando, apesar de haver a contração muscular, não há nenhum movimento.

Sendo assim, ao invés de realizar o movimento normal, o exercício será realizado de forma estática em um determinado ângulo.

Esta tipo de contração é muito utilizada em modalidades como, musculação, yoga, treino funcional e pilates.

4° Principais benefícios dos exercícios isométricos

A isometria pode trazer diversos benefícios quando é corretamente implementada, sendo exemplo destes:

1° Aumento de força

 Utilizar a contração isométrica pode aumentar a força muscular durante sua execução, porém o ganho de força ocorre somente no ângulo realizado do exercício.

Dessa forma, sugere-se que sejam incluídos também exercícios com movimento dinâmicos para tornar o treino mais completo.

2° Hipertrofia

Por que exercícios isométricos são contra indicados para indivíduos hipertensos?

 Utilizar a isometria, em determinado momento, também pode ser uma alterativa para aumentar a intensidade do treino e dessa forma trazer novos estímulos e poder alcançar a hipertrofia.

Um exemplo é, depois de efetuar uma série até a falha concêntrica, realizar uma contração isométrica, aumentando o tempo do músculo sob tensão para poder estimular a hipertrofia.

3° Reabilitação de lesões

 Em alguns casos, como em lesões articulares, não é possível executar determinado exercício com uma amplitude adequada.

No período, logo após uma cirurgia ou alguma condição patológica, os músculos estão tão fracos que muitas vezes não é possível realizar os exercícios.

Sendo assim, utiliza-se a isometria como primeiro momento para trabalhar os grupos musculares e desenvolver força, antes de partir para movimentos com maior grau de amplitude.

4° Auxilia no desempenho em esportes

 Em determinados esportes, são utilizadas contrações isométricas durante um bom período de tempo, por isso é importante usar este tipo de contração no treinamento.

Judô e jiu jitsu são exemplos de esportes que trabalham com contrações isométricas.

Portanto, incluir exercícios isométricos pode ser uma boa estratégia nos treinamentos de praticantes destes esportes.

Existem diversos exercícios que podem ser utilizados isometria, sendo alguns exemplos mais conhecidos por quem pratica musculação:

  • Agachamento isométrico
Por que exercícios isométricos são contra indicados para indivíduos hipertensos?
Exercício isométrico para quadríceps

 O agachamento é um dos exercícios mais completos para membros inferiores.

Ao realizar este exercício, o principal músculo trabalhado de forma isométrica será o quadríceps.

O artigo completo deste exercício está disponível aqui no site agachamento isométrico.

  • Elevação da pelve isométrica
Por que exercícios isométricos são contra indicados para indivíduos hipertensos?
Exercício isométrico para isquiotibiais

 Este exercício tem como objetivo fortalecer a região posterior, principalmente isquiotibiais, glúteo e a região lombar.

  • Prancha isométrica

Trabalhar os músculos do core é muito importante para a saúde da coluna vertebral, assim como para melhorar a performance em diversos exercícios e modalidades desportivas.

O principal músculo trabalhado neste exercício é o reto abdominal, embora oblíquos e transverso do abdômen também sejam recrutados.

É possível encontrar mais informações sobre a prancha isométrica em um artigo que publicamos.

  • Prancha isométrica lateral

 Assim como a prancha isométrica, este exercício também tem como objetivo fortalecer os músculos do core.

Todavia, durante sua execução, os principais músculos trabalhados são os oblíquos abdominais.

Veja sua execução correta abaixo:

20 Melhores Exercícios para Core (Abdômen, oblíquos, lombar e Glúteos)

Para quem é indicada a isometria?

A contração isométrica pode auxiliar em diversos aspectos na rotina de treino. Logo, praticantes que não tiverem nenhuma contraindicação poderão utilizá-la no treino.

Por que exercícios isométricos são contra indicados para indivíduos hipertensos?

Porém, é importante estar atento a periodização e objetivo de cada um para poder utilizá-la da forma mais eficiente possível.

Um dos públicos que mais se utiliza da isometria são as pessoas que não possuem força ou não conseguem realizar os movimentos dinâmicos, seja por perda de massa muscular ou lesões articulares.

Indivíduos com artrose e artrite, por exemplo, em primeiro momento podem sentir dores e não conseguir efetuar exercícios de forma dinâmica. Por isso, a isometria pode ser utilizada para o fortalecimento muscular, para depois ir aumentando a amplitude gradualmente.

Existe contraindicação para a isometria?

Muito se discute a respeito da indicação de isometria principalmente para hipertensos e cardiopatas.

Por um lado, é desaconselhado utilizar este tipo de exercício para indivíduos hipertensos.

Segundo Silveira et.al. (1999), o exercício isométrico pode trazer aumentos pressóricos perigosos e que podem ter consequências para o sistema cardiovascular.

Porém, por outro lado, Betancur e Medrano (2020) relatam em sua pesquisa que realizar contrações isométricas com o hand grip podem auxiliar na redução da pressão arterial em hipertensos.

Sendo assim, em primeiro lugar é importante contar com um acompanhamento profissional antes de realizar a isometria principalmente se a pessoa for hipertensa, pois é importante avaliar cada caso isoladamente.

Concluindo

A isometria pode ser utilizada em determinados momentos do treino e também a depender do perfil de cada praticante.

De pessoas que necessitam fortalecimento em uma reabilitação até aquelas que buscam ganho de força e hipertrofia, a isometria pode ser uma boa ferramenta na busca dos seus objetivos.

Porém, vale lembrar que a isometria sozinha não trará os resultados e precisa ser implementada corretamente para que se atinja o objetivo desejado.

Dessa forma, é importante consultar um profissional de Educação Física antes de iniciar qualquer programação de treino e assim obter uma prescrição de acordo com as necessidades e objetivos de cada praticante.

Bons treinos!

Artigo postado primeiro em Treino Mestre

Por que exercícios isométricos são contra indicados para indivíduos hipertensos?

Por que os exercícios isométricos são contraindicados para pessoas com hipertensão?

Em pessoas saudáveis, sabe-se que o retorno venoso e a pressão arterial sistólica aumentam durante exercício (1) e que, durante as ações isométricas, ocorre a oclusão do fluxo sanguíneo (2), provo- cando o aumento da pressão arterial diastólica. da musculatura.

Quais as contraindicações dos exercícios isométricos?

Existe alguma contraindicação? A maior contraindicação dos exercícios é que podem provocar um aumento repentino da pressão arterial. Por esta razão, existe uma restrição para pacientes hipertensos e uma restrição relativa para pessoas portadoras de cardiopatias e problemas vasculares.

Qual o tipo de exercício que não é indicado para hipertensos?

Não existe exercício perigoso para a hipertensão arterial. Aliás, o exercício físico ajuda bastante no controle da hipertensão”, afirma o cardiologista Rafael Santos Costa.

Quais os exercícios indicados para hipertensos?

Para o fisiologista do esporte do HCor, a caminhada, corrida, natação, exercícios aeróbicos, alongamentos, bicicleta, yoga e hidroginástica são indicados para contribuir na redução da pressão sanguínea exercida sobre os vasos sanguíneos.