Por que a água em seu estado líquido e mais denso que no estado sólido?

Quando uma substância é aquecida, ela recebe energia de forma que suas moléculas ficam agitadas, passando a ocupar um maior volume, ou seja, sofre dilatação. O oposto ocorre quando uma substância é resfriada, pois ela perde energia e suas moléculas tendem a ficar bem próximas umas das outras, causando uma contração no volume. Isso faz com que, normalmente, a matéria no estado sólido ocupe menos volume do que quando está no estado líquido.

Ao contrário do que acontece com a maioria das substâncias, a água possui um comportamento anômalo: quando é aquecida, entre os intervalos de 0 e 4º C, ela sofre contração e depois começa a dilatar-se, ou seja, quando a água está em seu estado sólido, ela tem volume maior do que no estado líquido nesse intervalo de temperatura. Esse comportamento irregular da água pode ser representado com o seguinte gráfico:

Por que a água em seu estado líquido e mais denso que no estado sólido?

O volume da água diminui entre 0 e 4ºC e depois começa a aumentar

Se o volume da água diminui durante esse intervalo e sua massa é mantida constante, consequentemente a densidade da água, que é a razão entre a massa e o volume, será máxima quando a água estiver a 4ºC. Observe o gráfico:

Por que a água em seu estado líquido e mais denso que no estado sólido?

Esse gráfico mostra que a densidade da água é máxima quando a temperatura é 4ºC

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mas qual é a razão para a dilatação anômala da água? Essa explicação é encontrada em sua constituição molecular. As moléculas da água são unidas por meio de ligações químicas denominadas Ligações de hidrogênio.

Quando a temperatura da água aumenta, acima de 0ºC, as ligações de hidrogênio começam a romper-se, ocorrendo uma aproximação entre as moléculas. Esse efeito supera a agitação térmica molecular, que causa o afastamento das moléculas e faz com que elas ocupem volume maior de tal forma que ocorre contração em seu volume.

Quando a temperatura supera os 4ºC, o número de ligações de hidrogênio já é bem reduzido. Dessa forma, começa a prevalecer o afastamento molecular, havendo, portanto, aumento em seu volume.

Esse comportamento irregular da água explica vários fenômenos naturais, entre eles o fato de o gelo flutuar na água, que é o que ocorre nas regiões muito frias, onde a superfície dos lagos fica congelada enquanto no fundo a água permanece líquida. Como a água tem densidade máxima a 4ºC, ela permanece no fundo, impossibilitando a convecção térmica, que é uma troca de calor em razão da diferença de densidade.


Por Mariane Mendes
Graduada em Física

Casa > P > Por Que A Água Aumenta De Volume Em Estado Sólido?

Isso ocorre porque uma substância no estado sólido tem as moléculas muito próximas e sua movimentação fica restrita a oscilações em torno de seu centro. Durante a fusão, essas moléculas se desligam umas das outras e passam a ocupar mais espaço, ou seja, a substância aumenta seu volume.

Consulte Mais informação

O que pesa mais água líquida ou sólida?

Normalmente pensamos que o sólido sempre será o mais pesado, enquanto o líquido e o gasoso serão mais leves. No entanto, não é assim que funciona. O peso está diretamente ligado à massa que, por sua vez, tem ligação com a densidade da matéria. Em relação a isto, como você explica a mudança de densidade da água no estado sólido e líquido que permite que o iceberg flutue? Já no gelo, essas moléculas ficam mais rígidas, de forma cristalina com espaços vazios, causados pelas ligações de hidrogênio. Esses espaços vazios são os responsáveis pela diminuição da densidade do gelo e, por isso, ele flutua na água.

Porque a água fria e mais densa?

Densidade da Água Fria

A água fria tem maior densidade que a quente porque suas moléculas de água são mais lentas; vibrações e movimentos são mais lentos e menos energéticos. As moléculas saltam e se agitam menos, para que mais se encaixem em um espaço menor. Por serem mais compactadas, a densidade da água é maior.

Também, quando a densidade é maior afunda ou flutua? Se colocarmos um material no estado sólido sobre um líquido, ele poderá flutuar (se for menos denso que o líquido) ou afundar (se for mais denso que o líquido).

Em relação a isto, qual a densidade da gasolina em g ml?

Massa específica: A massa específica da gasolina a 20°C (gasolina Ce aditivada) não é especificada pela ANP e situa-se normalmente entre 0,7300 e 0,7700 g/ml. O que é mais denso a água ou a gasolina? A densidade da água no estado líquido à temperatura ambiente é de cerca de 980 kg/m³. A densidade da gasolina é de cerca de 720 kg/m³. Então, esta é mais leve (menos denso) do que a água.

Você também pode perguntar como medir a densidade do combustível?

1– Colocar a quantidade suficiente de gasolina e examinar em uma proveta, de modo que o densímetro flutue livremente, sem tocar o fundo ou as paredes da proveta. 2 – Introduzir o termômetro e agitar continuamente a amostra, tendo o cuidado de manter a coluna de mercúrio totalmente imersa. Então, o que é densidade ciências 6 ano? Densidade é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume.

O que é densidade 5 ano?

A densidade de uma substância é a razão entre sua massa e o seu volume. Por ser uma propriedade específica da matéria, pode ser utilizada na identificação de substâncias. Também é utilizada na determinação de propriedades da matéria e no controle de qualidade.

Artigos semelhantes

  • Porque a densidade da água é menor no estado sólido?

    Sob pressão atmosférica, a molécula da água forma estruturas hexagonais que deixam brechas entre elas. A densidade do sólido em relação ao líquido diminui quando não existe uma molécula nestes espaços.

  • Qual a forma do estado sólido?

    As moléculas estão muito próximas umas das outras, portanto têm uma forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Há forças de atração neste caso.

  • Qual é a forma do estado sólido?

    Sólido: Neste estado físico da matéria, a molécula é muito seguro guardar as coisas na nuvem? Qualquer dispositivo eletrônico pode ser danificado ou perdido. Os arquivos não dependem de hardware específico e podem ser acessados através de qualquer dispositivo, desde que ele tenha acesso à Internet.

  • Como calcular o volume do sólido?
  • Como calcular o volume de um sólido de revolução?
  • Como calcular o volume de um sólido?
  • Quando usar estado é estado?

Por que a água em seu estado líquido e mais denso que no estado sólido?

Se nós temos aqui o mesmo número de moléculas no sólido e no líquido, a massa vai ser igual, mas o volume que essas moléculas ocupam na água sólida é maior, então se o volume sobe a densidade diminui porque são inversamente proporcionais. E é por isso que o gelo flutua na água líquida.

Por que a densidade da água no estado sólido e menor do que no estado líquido?

A densidade menor do sólido ocorre porque a sua estrutura molecular e a elasticidade particular do hidrogênio permitem que a água se expanda ao congelar. As águas dos mares e lagos não congelam totalmente por causa dessa diferença de densidade.

O que e mais pesado sólido ou líquido?

Normalmente pensamos que o sólido sempre será o mais pesado, enquanto o líquido e o gasoso serão mais leves. No entanto, não é assim que funciona. O peso está diretamente ligado à massa que, por sua vez, tem ligação com a densidade da matéria.

Por que a água em seu estado sólido não afunda em sua forma líquida?

O gelo flutua na água, porque sua densidade é menor do que a da água líquida em temperatura ambiente. A água ao congelar, expande seu volume em cerca de 10% (razão pela qual, em regiões muito frias, pode até arrebentar encanamentos, ocasionando grandes transtornos).