Pode emprestar a conta do Netflix?

É normal para os usuários dos serviços de streaming compartilhar as senhas com a família ou amigos, e alguns optam até mesmo por dividirem o valor para que as contas pesem menos no fim do mês.

Porém, a Netflix não está muito de acordo com isso e parece que a empresa já começou a tomar medidas contra o compartilhamento de contas. Anteriormente, um aviso que dizia “Se você não mora com o proprietário desta conta, precisa de sua própria conta para continuar visualizando” apareceu para alguns usuários dos Estados Unidos que ficaram chocados.

Alguns meses depois deste acontecido, em abril de 2021, o CEO da Netflix, Reed Hastings, falou sobre isso. “Continuaremos a trabalhar em acessibilidade em todos os países que atendemos. Ao fazê-lo, queremos garantir que as pessoas que usam uma conta Netflix, que acessam, estejam autorizadas a fazer isto” disse Hastings.

O aviso que alguns assinantes viram faz parte de um dos muitos testes feitos pela empresa para diminuir o compartilhamento de senhas e, ao que parece, isso indica que provavelmente a Netflix poderá lançar futuramente um sistema de verificação por meio de códigos que, aparentemente, somente o verdadeiro dono da conta terá acesso, bem semelhante ao usado pelo Google.

Se você é um dos que se pergunta se é permitido ou não compartilhar sua conta Netflix, a resposta é não, não é permitido. A versão dos termos de uso da Netflix de 1 de janeiro de 2021 deixa isto bem claro.

“O serviço Netflix e todo o conteúdo visualizado através do serviço são para seu uso pessoal e não comercial e não podem ser compartilhados com indivíduos fora de sua casa. Durante sua assinatura da Netflix, concedemos a você um direito limitado, não exclusivo e não-transferível, para acessar o serviço e assistir ao conteúdo Netflix.”

Dito isso, legalmente, somente pessoas residentes da mesma casa poderiam utilizar uma única conta para acessar o streaming.

Série mais vista

A primeira parte da última temporada de “Ozark” liderou a lista de séries mais vistas da Netflix na última semana.

No novo Top 10 da plataforma, divulgado nesta terça (25), o drama criminal estrelado por Jason Bateman e Laura Linney registrou 77 milhões de horas assistidas, apesar de ter chegado apenas no final da semana.

O lançamento dos novos episódios também fez a 1ª temporada de “Ozark” reaparecer na lista das séries mais vistas: em 5º lugar, com 25 milhões de horas – sugerindo que novos fãs ainda estão descobrindo o programa.

O 2º lugar registrou uma surpresa: a série estreante de terror sobrenatural “Arquivo 81”, vista por 71 milhões de horas na plataforma. O sucesso da atração deve garantir a produção de sua 2ª temporada.

Em seu primeiro fim de semana, a brasileira “Temporada de Verão”, lançada no mesmo dia de “Ozark” (21), não acumulou horas suficientes para aparecer no Top 10 das séries internacionais (isto é, não faladas em inglês).

Entre os filmes, o destaque foi “Não Olhe para Cima”. Terceiro longa mais visto da semana, o filme está a menos de 5 milhões de horas de superar “Alerta Vermelho” e virar o mais visto da Netflix em todos os tempos.

Netflix pode cobrar usuários que emprestam senha. A empresa pretende taxar os usuários a fim de acabar com o compartilhamento de contas. 

publicidade

Quem divide a conta da Netflix com familiares, amigos ou vizinhos não vai gostar da novidade anunciada na última quarta-feira (16) pela empresa. Em comunicado a plataforma de streaming informou que irá começar a testar novas formas de evitar que seus usuários compartilhem suas contas com pessoas de endereços diferentes.

Através de anúncio, o diretor de Inovação e Produtos da empresa, Chengyi Long, contou que a prática se tornou comum entre os clientes, o que tem afetado a capacidade da produtora de produzir novas séries e filmes. 

O que a empresa propõe

De acordo com a companhia, os chamados “usuários adicionais” agora deverão pagar uma taxa extra para que utilizem o serviço de streaming. 

publicidade

Os testes iniciais da medida acontecem no Chile, Costa Rica e Peru. No Brasil, a mudança ainda não tem data para acontecer, mas a ideia é que a regra também se estenda para o país.

Como vai funcionar

Compartilhe no WhatsApp

A nova modalidade prevê que os assinantes adicionem até duas subcontas à sua assinatura, estes terão logins e senhas diferentes da conta original.

  • Pode emprestar a conta do Netflix?

    Brasil também tem o seu 'Golpista do Tinder'; saiba mais sobre o esquema

  • Pode emprestar a conta do Netflix?

    Megamansão tem valor exorbitante de R$ 717 milhões; descubra onde fica

  • Pode emprestar a conta do Netflix?

    O jogo virou: 'Golpista do Tinder' cai em golpe na internet; confira como foi

O histórico das atividades também será mantido, assim como as recomendações personalizadas e listas de título das contas que já existem e que foram transferidas. A Netflix explica que o mercado está em expansão e hoje existem novas opções de serviços de streaming, dessa forma a atitude da empresa talvez possa acarretar em uma redução da audiência.

“Reconhecemos que as pessoas têm muitas opções de entretenimento, por isso queremos garantir que novos recursos sejam flexíveis e úteis para os membros, cujas assinaturas financiam todas as novas produções”, explica a empresa.

Anúncio repercute e Procon é acionado

No Brasil, somente o anúncio da nova medida foi o suficiente para que o assunto tomasse as redes sociais. No Twitter, internautas questionaram a atitude da Netflix ao Procon que logo se pronunciou e afirmou que irá averiguar o caso.

“O caso será analisado. Consumidores com problemas podem registrar a reclamação”, respondeu a fundação em postagem feita na rede social.

publicidade

MAIS LIDAS

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Nome Por favor, digite o seu nome

E-mail Por favor, digite o seu e-mail

Enviar

Compartilhe:CurtirTweetarEnviar pelo messengerEnviar pelo WhatsApp

Pode emprestar a conta do Netflix?
Hannah Aragão

Hannah Aragão é graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuou em diversas áreas da comunicação, passando por assessoria, endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente, se dedica ao jornalismo online na produção de matérias para o portal FDR.

Pode emprestar conta Netflix?

A conta Netflix deve ser compartilhada apenas por pessoas que moram na mesma residência.

Como emprestar Netflix para outra pessoa?

E possível compartilhar séries e filmes da Netflix na maioria dos celulares e tablets (inclusive Android e iPhone, iPad e iPod touch)..
No aparelho, acesse a página de detalhes da série ou filme que deseja compartilhar..
Toque em Compartilhar..
Escolha o aplicativo que deseja usar e conclua o processo nele..

Pode compartilhar a conta da Netflix?

A Netflix anunciou, em março deste ano, que não permitirá mais o compartilhamento de conta entre usuários que residam em endereços diferentes. Na época, a empresa até deu uma opção para esses usuários, uma taxa adicional para isso.

Quantas pessoas podem usar a mesma conta da Netflix?

Plano Premium Netflix: para toda a família O plano Premium é, dentre as atuais opções da Netflix planos, o que mais permite o uso simultâneo de telas: ao todo, é possível ter 4 acessos ao mesmo tempo, de dispositivos diferentes.