Quais frutas não pode comer quando está amamentando?

As opiniões acerca dos alimentos proibidos na amamentação, porque podem fazer mal ao bebé, variam de cultura para cultura, mas nem sempre é possível saber quais os alimentos a que a criança vai reagir. A Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa indica a melhor forma de agir.

Muitas mães têm dúvidas sobre a existência de alimentos proibidos na amamentação. Existem efetivamente alimentos que concedem determinados sabores ao leite materno, mas não existem alimentos proibidos na amamentação. O que pode causar transtornos ao bebé durante a fase de amamentação (como gases, irritabilidade, ou insónia) é variável.

O ideal enquanto se amamenta é que a mãe se alimente bem e beba muita água, consumindo dos vários tipos de alimentos disponíveis. É provável que os alimentos com que habitualmente não se dá bem continuem a interferir com a sua digestão.

Caso note que anda com mais problemas digestivos, contacte o seu médico, que pode ajudá-la. Para despistar questões digestivas no bebé, o método de “tentativa e erro” pode ser o melhor guia para a mãe lactante. Há, no entanto, alimentos que devem ser evitados:

  • Alimentos açucarados, salgados ou com muita gordura;
  • Bebidas alcoólicas e bebidas/alimentos com cafeína;
  • Qualquer alimento que desencadeie alergia nos parentes próximos do lactente pode também causar-lhe reação;
  • Alimentos que as mães percebam que causam transtornos no bebé (gases, choro, irritação, dificuldades em dormir, recusa ao leite), após a sua ingestão.

A ter em atenção durante a amamentação

É importante alertar as mães para que estejam atentas às reações e comportamentos do bebé, pois não é necessário fazer restrições alimentares sem certezas garantidas. Não limite excessivamente a sua dieta, avalie. Os alimentos mais frequentemente associados à reatividade da criança durante a amamentação são:

  • Da família das crucíferas, como as couves e os brócolos;
  • Espargos;
  • Cebola e alho;
  • Leite e derivados;
  • Citrinos;
  • Leguminosas;
  • Trigo;
  • Frutos secos oleaginosos (como amendoins, amêndoas, cajus, nozes ou avelãs, por exemplo);

Revisão Científica:
Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa

Especialidades em foco neste artigo

Saiba o que você não deve ingerir, o que pode ser consumido com moderação e o que está liberado enquanto você amamenta o seu bebê.

Rico em anticorpos e proteínas, não há nutriente mais completo para o bebê que o leite materno. Ele reduz a probabilidade de seu filho se tornar uma criança obesa, melhora a resposta imune do pequeno, defende da asma e de outras infecções e ainda estimula o desenvolvimento do cérebro. No entanto, para que isso ocorra, é importante que a mãe esteja bem alimentada durante todo o período da amamentação, pois tudo o que é ingerido nesta fase é passado para o bebê, ajudando no crescimento e, também, podendo causar certos desconfortos. Abaixo, reunimos os alimentos que devem ser evitados, consumidos com moderação e os que colaboram para a sua saúde e a do bebê. Confira a lista e bom apetite!

ASPARTAME: Consumo não indicado

Alguns adoçantes são proibidos para grávidas e lactantes por oferecerem riscos ao bebê. Entre eles está o aspartame, cujas pesquisas ainda não comprovaram sua segurança. “Se realmente quiser utilizar um adoçante, prefira a sucralose — ela também é indicada na gestação”, recomenda Marcelo Reibscheid, pediatra da maternidade São Luiz Itaim, de São Paulo. O ideal é que você opte por adoçar seus alimentos com produtos mais naturais como o mel, o açúcar mascavo e o agave.

ALIMENTOS QUE CAUSAM GASES: Consuma com moderação

Feijão, brócolis, couve-flor, repolho e batata doce, entre outros, são alimentos que provocam gases intestinais e, por isso, não devem ser consumidos todos de uma única vez.

“Se eles provocam gases nas mães, é bem possível que o bebê também os tenha após mamar”, alerta Marcelo.

Por isso é importante que você fique atenta às reações que seu filho terá após você consumir esse tipo de alimento. Se perceber que ele apresenta muitas cólicas, é recomendável evitá-los no período da amamentação.

INDUSTRIALIZADOS: Consuma com moderação

Você já parou para ler o rótulo dos alimentos industrializados vendidos no supermercado? Eles estão recheados de produtos químicos como conservantes, corantes e estabilizantes. Prefira, sempre que possível, alimentos frescos e naturais — eles são mais saudáveis para você e para o bebê.

CAFEÍNA: Consuma com moderação

Bebidas que contêm cafeína — como chá preto ou mate, energéticos, refrigerantes, chocolate e o próprio café — devem ser consumidas em pequenas quantidades. A cafeína pode tornar os bebês mais irritados e deixá-los com dificuldades para dormir. Tome, no máximo, duas xícaras de café por dia.

BEBIDAS ALCOÓLICAS: Consumo não indicado

O álcool não é indicado para nutrizes porque, além de diminuir a absorção dos nutrientes pela mãe, também será consumido pelo bebê, podendo deixá-lo mais sonolento, sem fome e até atrapalhar o seu ganho de peso. Além disso, o álcool também pode destruir as células nervosas da criança.

HIDRATAÇÃO

Beber muita água é essencial em qualquer fase da vida, mas durante a amamentação manter-se hidratada é fundamental para que você produza leite com qualidade — e em quantidade. Por isso, esteja sempre com uma garrafinha de água ao seu lado.

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

“A alimentação da nutriz deve ser a mais completa e saudável possível”, afirma a pediatra Silvia Gioielli, de São Paulo. Coma tranquilamente frutas, legumes, verduras, ovos, carne, frango e peixes livres de mercúrio. Até mesmo o leite de vaca e seus derivados podem fazer parte da sua dieta, caso você não relacione o consumo às cólicas do bebê. E lembre-se: para uma alimentação equilibrada, é importante fazer seis refeições por dia: desjejum, lanche matutino, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia noturna.

PRODUTOS ORGÂNICOS

Recente pesquisa realizada pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com mulheres da cidade Lucas do Rio Verde, mostrou que todas as amostras de leite materno de mães que deram à luz entre 2007 e 2010 estavam contaminadas por agrotóxicos. A pesquisa coordenada pelo médico professor da UFMT Wanderlei Pignati revelou, ainda, que 44% das amostras continham um agrotóxico proibido no Brasil, prejudicial aos sistemas reprodutivo e endócrino. Por isso, procure consumir alimentos orgânicos para evitar que o seu bebê também seja afetado.

Fonte: MdeMulher

Quais as frutas que podem causar cólicas no bebê?

Entre os ingredientes ricos em FODMAPs estão cereais como centeio e trigo, leite e derivados, algumas frutas (como maçã, pera, manga, melancia, pêssego e ameixa), oleaginosas e ainda algumas hortaliças e legumes (caso do aspargo, alcachofra, cebola, alho, beterraba, couve e milho doce).

Qual fruta não posso comer amamentando?

Se a lactante notar que o seu filho reage mal, deve deixar de consumir chocolate enquanto estiver amamentando. Frutas cítricas como laranja, limão, tangerina, morango e kiwi podem levar a desconfortos, vômitos, diarreia, irritação na pele, coriza ou congestão nasal.

Quais tipo de frutas posso comer amamentando?

Ao contrário do que alguns pensam, as lactantes podem comer todos os tipos de fruta.

O que as mães que amamentam não devem comer?

Frutas cítricas: os cítricos podem ser prejudiciais na função digestiva e causam azia no bebê. Outros alimentos a serem evitados durante a amamentação: pimenta, cebola, alimentos processados, alimentos crus, peixes de carne escura e bebidas alcoólicas.