Quem pode doar sangue para quem

A doação de sangue é um ato que pode salvar vidas, mas muitas pessoas ainda não sabem que podem e nem como fazer isso. Confira agora alguns mitos e verdades sobre quem po

Todo mundo sabe, mas não custa lembrar: a doação de sangue é um processo no qual um doador tem seu sangue coletado e armazenado em um banco de sangue para posterior transfusão. 

O  que é uma doação de sangue?

Quem pode doar sangue para quem

Costumeiramente, doar sangue é um ato voluntário e não remunerado, sendo então um gesto solidário que objetiva não deixar faltar sangue para quem dele precisa, afinal ele é um suprimento comunitário que tem o poder de salvar vidas.

Além disso, o sangue doado não é usado somente em quem se submete a cirurgias ou em situações calamitosas e de emergência, mas é imprescindível para pessoas que sofrem de doenças crônicas como a doença falciforme e a Talassemia, por exemplo.

É importante manter uma regularidade na doação de sangue, visando  manter os estoques de sangue sempre abastecidos, afinal, uma única doação pode salvar até quatro vidas. Não podemos esquecer que não existe nada que substitua o sangue ou cumpra sua função de levar oxigênio a cada pequena parte do nosso corpo.

Como funciona a doação?

No dia da doação é necessário cumprir algumas recomendações importantes, como se alimentar normalmente, sendo que não é aconselhável doar sangue em jejum. 

Da mesma forma, ter repousado no mínimo seis horas antes da doação e ter doze horas sem nenhuma ingestão de bebidas alcoólicas se faz necessário para a doação de sangue.

Fumar não é um hábito aconselhável nunca, mas se assim o fizer, o fumante deverá ficar sem seu cigarro pelo menos por duas horas antes da doação. Também pede-se que se evite alimentos gordurosos pelo menos por três horas antes da doação.

Os trabalhadores que exercem profissões como pilotar/dirigir aeronaves, ônibus e caminhões, aqueles que trabalham com alturas ou com mergulho, devem interromper as atividades por no mínimo 12 horas antes de doar sangue.

Antes da doação começar, o voluntário irá responder um questionário cujo objetivo é aumentar a segurança de quem doa e de quem recebe o sangue. É preciso ser sincero nas respostas e retirar, nesse momento, suas dúvidas.

Mas já adiantamos que o procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro, sem riscos para o doador, especialmente porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Em termos de quantidade de sangue doado, pode ficar tranquilo: uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml.

Quais os requisitos básicos para ser um doador de sangue?

Além das recomendações, alguns requisitos são exigidos aos candidatos à doação: a pessoa deve apresentar um bom quadro de saúde, já que o sangue é o composto orgânico responsável pela defesa do organismo, e não se pode subtrair soldados no campo de batalha, não é mesmo?

Quem pode doar sangue para quem

É obrigatório ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Os menores de 18 anos precisam de uma autorização dos responsáveis. Os futuros doadores também devem obrigatoriamente pesar no mínimo 50 quilos.

Por fim, o candidato deverá apresentar um documento original com foto recente, que permita a identificação do mesmo, emitido por órgão oficial.

A frequência máxima de doação de sangue é de quatro doações se o voluntário for homem e de três doações se for mulher, sendo assim, o intervalo mínimo entre uma doação e outra deve ser de dois meses para homens e três meses para mulheres.

O que me impede de doar sangue temporariamente?

Algumas situações podem impedir o voluntário de realizar a doação naquele momento. Pessoas, por exemplo, que estiveram resfriadas devem aguardar sete dias depois do desaparecimento dos sintomas para poderem doar sangue.

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem doar sangue. Para aquelas que tiveram parto normal, o ideal é aguardar 90 dias. No caso de cesária, a doação de sangue só poderá ocorrer 180 dias após a cirurgia.

Pessoas que possuem tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação devem aguardar 12 meses da data do último procedimento.

Quem teve que passar por qualquer procedimento endoscópico deve aguardar 6 meses antes de doar sangue. Em casos de extração dentária o tempo de espera é de 7 dias, mas cirurgias odontológicas com anestesia geral, o tempo sobe para 1 mês.

Para doadores que viajaram para o exterior, o praxe é aguardar 30 dias para a doação. Quem tomou vacinas contra gripe, deve aguardar 48 horas. Já pessoas acometidas por herpes labial ou genital devem aguardar o desaparecimento total das lesões para doar sangue (no caso da herpes zoster, o doador estará apto após 6 meses da cura).

Outras situações

Nos casos de pessoas que tiveram suspeita de doenças virais, os tempos são diferenciados: suspeita de malária deve aguardar 12 meses; suspeita de febre amarela 30 dias, mas se contraiu a doença, no mínimo aguardar seis meses antes da doação.

Se for o Coronavírus, o tempo mínimo é de 10 dias da recuperação para quem teve a doença ou foi suspeita. Após a maioria das vacinas do Covid, os candidatos devem aguardar sete dias antes de doar sangue.

Para quem operou  de apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes, o tempo de espera antes da doação de sangue é de 3 meses; para quem fez colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia, o tempo passa para 6 meses.

Por fim, para pessoas que realizaram transfusão de sangue, o tempo de espera é de 1 ano.

O que impede em definitivo a pessoa se tornar doadora?

Não poderá doar sangue quem teve hepatite após os onze anos de idade. Nem quem tem diagnóstico clínico e laboratorial de doenças como Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas. 

Está fora da lista quem faz uso de drogas ilícitas injetáveis. Pessoas com malária e mal de Parkinson também têm recusa definitiva para doação de sangue.

Mitos e verdades sobre a doação de sangue

Muito se fala sobre o ato de doar sangue, mas tem muita informação inverídica, e isso atrapalha muito o crescimento do quadro de voluntários. Aquém de tudo aquilo que já apontamos, vamos esclarecer outros pontos sobre a doação de sangue.

Por exemplo, mulheres menstruadas podem sim doar sangue, sem que isso prejudique seu estado de saúde. Já que a perda de sangue que ocorre durante a menstruação é uma perda prevista pelo corpo da mulher e seu organismo está adaptado para fazer a reposição necessária.

Doar sangue não engrossa e nem afina o sangue e tampouco engorda ou emagrece. Isso porque o volume retirado do corpo será reposto em 24 horas. 

É sempre bom lembrar que após uma doação, o sangue tende a voltar ao normal rapidamente e, portanto, não há fraqueza. O volume de sangue coletado é baseado no peso e na altura do doador. 

Se você doou sangue uma vez, não se torna obrigado a doar sempre. A doação de sangue não está relacionada à obrigação, é um ato voluntário.

Quem pode doar sangue para quem

O doador não sente falta desse sangue no seu corpo, ao contrário do que dizem por aí: a reposição do volume de plasma ocorre em 24 horas e a dos glóbulos vermelhos em 4 semanas.

Dia Nacional do Doador de Sangue

O dia é 25 de novembro. Dia Nacional do Doador de Sangue, e a data foi criada para agradecer pela ação de doar e sensibilizar a população.

Nessa data os hemocentros fazem uma campanha para aumentar as doações antes dos períodos festivos, nos quais a demanda por transfusões aumentam.

Quem pode doar para quem?

Quem doa pra quem.

Quem pode e quem não pode doar sangue?

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Quem é doador universal O+ ou O?

um dos tipos mais comuns. Possui anticorpos anti-A e. anti-B, só podendo receber sangue de pessoas do.

Quem é O doador universal?

O doador universal é aquele indivíduo que pode doar seu sangue para qualquer pessoa, sem problemas de coagulação, que é o caso de tipo sanguíneo O negativo. Esse tipo sanguíneo é muito importante nos bancos de sangue de todo o país.