Pode abrir conta salario com nome sujo no mesmo banco

A conta salário, é uma conta que deve ser aberta por iniciativa do empregador, responsável pela identificação do
beneficiário. Esta conta possui um único propósito, que é o recebimento de salários e outros valores referentes ao funcionário de uma empresa. Logo, a conta salário não admite que sejam feitos outros depósitos que não tenham como origem o empregador. Esta modalidade de conta surgiu após a Portaria MTB nº 3.281 de 07/12/1984 dar a autorização e escolha para os empregadores usarem o sistema bancário para realizar o pagamento de seus funcionários.

Esta autorização trouxe muito mais segurança para o processo de pagamento, evitando que ambas as partes envolvidas neste circulem com dinheiro em espécie, estando sujeitas a roubos. Em 2006, com as Resoluções CMN
nº 3.402 e CMN nº 3.424, surgiu a conta salário. O empregador, para encaminhar o seu funcionário para a abertura de uma conta salário, caso opte por tal meio para realizar os seus pagamentos, deve ter um convênio com a instituição bancária escolhida. Logo, o funcionário não tem qualquer escolha em relação a qual método será usado por seu empregador e qual banco vai ser escolhido.

A conta salário é um direito do trabalhador. Ela não oferece tarifas e pode ser aberta por qualquer indivíduo, caso este tenha a solicitação de seu empregador e os documentos corretos. Desta forma, até mesmo as pessoas que têm nome sujo, e que comumente têm a abertura da conta corrente negada, podem abrir uma conta salário, uma vez que esta não pode ser negada. Abaixo, saiba mais sobre este assunto.

Os indivíduos que possuem o nome sujo comumente têm dificuldade para abrirem contas corrente, adquirirem cartões de crédito, contratarem empréstimos, dentre a obtenção de outros produtos ou serviços. Ou seja, ter o nome sujo pode prejudicar muito os indivíduos, mas este não é o caso da abertura de uma conta salário. Mesmo as pessoas que possuem nome negativado podem realizar a abertura desta conta, sem qualquer problema.

A conta salário é aberta por meio de uma solicitação do empregador, quando este opta por realizar o pagamento dos seus funcionários por meio do sistema bancário. Desta forma, a empresa empregadora torna-se responsável pela conta, sendo a única permitida a realizar depósitos nesta. Como pode-se imaginar, a conta salário é muito limitada, uma vez que ela possui o propósito único de receber o salário dos indivíduos, dentre outros valores referentes aos funcionários.

Pode abrir conta salario com nome sujo no mesmo banco
A abertura da conta salário é direito de todo trabalhador

Porém, como mencionado, as empresas optam por utilizar o sistema bancário. Elas também poderiam escolher realizar o pagamento dos seus funcionários em espécie, como antes era feito. Logo, como o uso deste método é uma opção do empregador, de acordo com a Portaria MTB nº 3.281 de 07/12/1984, o funcionário tem o direito a uma conta bancária, aberta para esse fim em nome de cada empregado e com o consentimento deste. Ou seja, uma conta salário.

Ademais, a Resolução n° 3.424 de 21/12/2006 também reforça tal direito do indivíduo, no artigo primeiro. De acordo com tal artigo, “Fica prorrogado, para 2 de abril de 2007, o prazo previsto no art. 1º da Resolução 3.402, de 6 de setembro de 2006, a partir do qual as instituições financeiras estão obrigadas, na prestação de serviço de pagamento de salários, proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares, a proceder aos respectivos créditos na forma estabelecida artigo.”

Por isto, mesmo as pessoas que tenham nome sujo podem realizar a abertura de uma conta salário, não estando as instituições financeiras autorizadas a negarem esta solicitação. Como a conta salário é extremamente limitada, permitindo apenas depósito advindos do empregador e poucas operações mensais por mês, não há motivos para os bancos negarem a abertura, visto que não tem a possibilidade de prejuízos.

Caso um indivíduo tenha a abertura de sua conta salário negada devido à condição na qual encontra o seu nome, negativado, deve-se registrar uma reclamação no Procon e também na Ouvidoria do Banco Central.

BOM FUI TENTAR ABRIR UMA CONTA SALARIO DO ITAU MESMO ESTANDO COM A CARTA DA EMPRESA ONDE FUI INFORMADA QUE POR A EMPRESA NÃO TER CONVÊNIO COM ITAU NÃO PODERIA ABRIR UMA CONTA SALARIO, SÓ QUE EMPRESA NA QUAL EU ESTOU COM PROCESSO SELETIVO E DEPENDENDO DESSA CONTA PARA TRABALHAR DISSE QUE ELES TEM UM CONVENIO NO QUAL SE ABRE A CONTA E NÃO É DESCONTADO VALORES PARA DEBITO DE TRANSAÇÃO BANCARIA , POIS BEM NÃO CONSEGUI ABRIR A CONTA SALARIO E FOI NEGADO DEVIDO AO DEBITO QUE TENHO COM ITAU NA QUAL FUI TENTAR UM ACORDO E ME COBRARAM JUROS FORA DA REALIDADE. POIS EXPLIQUEI QUE ESTAVA DESEMPREGADA E DEPENDIA DESSA CONTA SALARIO PARA PODER CONSEGUIR O EMPREGO E MESMO ASSIM FUI TRATADA COM DESCASO E FALTA DE RESPEITO, AINDA TIVE QUE OUVIR O SEGUINTE NO QUAL GRAVEI TODA A CONVERSA OLHA SENHORA LAMENTO MAIS SE FOR DEPENDER DA SENHORA ABRIR UMA CONTA SALARIO AQUI NO ITAU A SENHORA VAI FICAR DESEMPREGADA. POIS ME SENTIR PÉSSIMA E CONSTRANGIDA SEI QUE DEVO AO BANCO E NÃO NEGO E SÓ QUERIA TENTAR RESOLVER. SÓ QUE TINHA UM ADVOGADO NA MESA AO LADO E NA MESMA HORA ME ORIENTOU A PROCURAR O PROCON ABRIR UMA DENUNCIA CONTRA O ITAU E DEPOIS AO BANCO CENTRAL É O QUE EU ESTOU FAZENDO POSSO ATÉ FICAR DESEMPREGADA DEVIDO AO QUE VCS ESTÃO FAZENDO MAIS VOU FAZER VALER OS MEUS DIREITOS TAMBEM QUE FUI OBRIGADA A PAGAR A DIVIDA EM PRESTAÇOES SE QUISESSE TER UMA CONTA SALARIO. PEDI UMA CARTA DA EMPRESA FALANDO O MOTIVO NO QUAL NÃO VOU PODER SE ADMITIDA E VOU SEGUIR COM A DENUNCIA. SE TIVESSE QUE PERDER O MEU EMPREGO POR NOME SUJO EU ACEITARIA AGORA POR SE NEGAREM ABRIR UMA CONTA SALARIO ISSO NÃO. O que fazer se o banco se recusar a abrir uma conta salario

A conta salario é um direito do trabalhador e desde que esteja com a carta de encaminhamento não é permitido ao banco se negar a abrir a conta salario. O trabalhador pode abrir uma conta salario em banco de sua escolha, sem interessar qual agencia foi firmado convenio com a empresa. o banco não pode orientar o trabalhador a abrir em outra agencia nem mesmo se recusar a abrir conta salario.

Caso o trabalhador tenha dividas, sejam elas com o próprio banco onde deseja abrir a conta salario ou com outras instituições o banco não pode se recusar a abrir conta salario. Caso seja necessário a abertura de conta salario no mesmo banco onde já existe divida do trabalhador, deve-se informar ao gerente de contas a divida no momento da abertura de conta salario e deixar claro que está conta salario destina-se apenas ao recebimento de pagamento e que não deseja nenhum tipo de credito vinculado a ela. Mesmo em caso de restrição em outras empresas o banco é obrigado a abrir sua conta salario.

Caso o banco insista em se negar a abrir a conta salario seja por qualquer alegação você deve abrir denuncia junto ao Procon e ao banco central através do site https://www3.bcb.gov.br/rdr/inicio.do?method=entrada&natureza=1&tipo=1&assunto=Atendimento%20%96%20Reclama%E7%E3o , mas insista com o banco, se necessário peça para falar com superiores pois os funcionários são muitas vezes instruídos para dificultarem a abertura de constas salario.

Após abrir denuncia no Procon e banco central, Caso você se sinta humilhado ou perca sua oportunidade de emprego com a negativa do bando , procure um advogado e veja quais as providencias legais você pode tomar.

Quem tem pendência no banco pode abrir conta salário?

Sim, não há restrição. O Banco não poderá se recusar a efetuar a abertura por conta de uma dívida. Para abrir uma conta salário o trabalhador é encaminhado por uma empresa, que normalmente fornece uma carta de encaminhamento.

O que impede de abrir conta salário?

A Conta Salário não é aberta por iniciativa do empregado. Para abertura dessa modalidade de conta é necessário que o empregador contrate um banco para prestar o serviço de pagamento dos salários de seus empregados. Além disso, o empregador fica responsável pela identificação dos beneficiários.

O que fazer para o banco não descontar dívida da conta salário?

Se possuir dívida onde foi aberta a conta salário, o banco não pode fazer qualquer desconto. A não ser que você tenha acertado isso com o banco, por meio de um contrato. Retirar qualquer valor de uma conta salário, sem prévia autorização do cliente, é uma violação do artigo 649, inciso IV, do Código de Processo Civil.

Estou com o nome sujo no Itaú posso abrir conta salário?

Seguindo esse pensamento, podemos adiantar que sim, você pode abrir uma conta salário Itaú com nome sujo! Uma conta salário, além de ser segura e aberta com agilidade, de não possuir cobrança de taxas ou qualquer tarifa, ela também não concede qualquer tipo de serviço de crédito ao titular.