Planejamento e reflexão da intervenção profissional Educação Física

 PLANEJAMENTO E INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DO LAZER

RELATÓRIO INTERDISCIPLINAR:

PLANEJAMENTO E INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DO LAZER

Relatório Interdisciplinar de Atividade Prática Supervisionada (APS), elaborado para avaliação no semestre letivo na habilitação de Graduação Plena (Bacharelado) no curso de Educação Física apresentado à Universidade Paulista – UNIP

                                                     ORIENTADOR: Prof. Ms. Sérgio Henrique Braz

São José do Rio Pardo

2020

RESUMO

O presente trabalho de Atividade Prática Supervisionada aborda o tema:

“PLANEJAMENTO E INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DO LAZER

A presente atividade prática supervisionada aborda a importância da educação física no dia a dia de profissionais e alunos, em meio a uma abordagem descritiva, qualitativa e reflexiva, a fim de aprimoramento nos estudos sobre o tema proposto.

Neste estudo, levantamos questões em como a educação física é vista, abordada, planejada e estudada, sobre a ótica no âmbito do lazer e saúde e a sua relação com o ser humano e seu meio.

Palavras-chave: lazer, profissionais, alunos, estudos, saúde.

SUMÁRIO

1.   INTRODUÇÃO.. 1

2.   DESENVOLVIMENTO.. 2

2.1 Educação Física como profissão........................................................................2

2.2 Planejamento dentro da Educação Física..........................................................2

2.3 Intervenção dentro da Educação Física.............................................................3

2.4 Trabalho e lazer....................................................................................................4

3. PLANEJAMENTO DE INTERVENÇÃO PELO PROFISSIONAL NA

ÁREA DO LAZER........................................................................................................4

3.1 Objetivo Geral.......................................................................................................4

3.2. Objetivos específicos..........................................................................................4

3.3. Diagnóstico..........................................................................................................4

3.4. Conteúdo..............................................................................................................5

3.5. Procedimento.......................................................................................................5

3.6. Avaliação..............................................................................................................6

4. CONCLUSÃO.. 7

5.  FICHAMENTO.. 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.. 12

1.   INTRODUÇÃO

Esta Atividade Prática Supervisionada (APS) objetiva realizar pesquisas sobre o planejamento e intervenção dos profissionais de educação física na área do lazer. Seus conceitos e as áreas de atuação que podem ser ocupadas pelos profissionais.

Planejamento é uma ferramenta importante e necessária para a intervenção profissional e cada vez mais requisitada. Onde através do mesmo consegue produzir um trabalho com qualidades e objetivos explícitos e direcionados, agindo como um esqueleto que dá sustentação a diversas instituições e grupos para concretizar ações sustentadas sempre levando em consideração valores éticos que respeitam a liberdade e pluralidade humana visando a equidade da participação social.

[...]O Planejamento vem sendo definido conceitualmente, nas mais diversas áreas do conhecimento, como a habilidade de racionalizar e estabelecer objetivos, alternativas, estratégias, metas e evitar “riscos”, no contexto organizacional e administrativo de uma sociedade, setor ou atividade[...] (FREITAS, 2015)

A reflexão atualmente vem ganhando um espaço maior, em um contexto mais complexo atrelando o mesmo com habilidades de racionalizar e estabelecer objetivos com a principal preocupação de evitar riscos e proporcionar uma aprendizagem e desenvolvimento adequado, ela assume um papel muito importante onde instiga o profissional a buscar formas concretas de realmente colocar em prática o que planeja juntamente com a intervenção.

Apontando a intervenção é ideal constatar que deve ser feita e colocada em prática através de planejamento e reflexão, ou seja a intervenção é a parte final e principal onde vai determinar a transposição do que está no papel para a prática, é a atuação no ambiente de trabalho é a maneira como se ensina e busca de várias formas estimular o prazer na aprendizagem, é a junção de ferramentas com a mão de obra, para conseguir construir. Onde é de suma importância o empenho do profissional para guiar e aplicar o planejamento.

[...] O graduando em Educação Física, futuro profissional, terá como responsabilidade a prestação de serviços à sociedade. Para isso, seu curso de graduação deverá compreender um saber profissional sobre sua área de intervenção, que lhe permita tomar as decisões mais adequadas em seu trabalho, capacitando-o para transformar o ambiente.

Existem diferentes maneiras de se movimentar o corpo, as vezes dentro do trabalho se vive uma verdadeira rotina de movimentos, ao se mover de um lugar ao outro, pode se fazer uma caminhada e em seu tempo de folga os indivíduos podem escolher entre ficar parados ou se movimentar de maneira direcionada a aumentar ainda mais a sua saúde, seja física, psicológica ou social.

[...] o lazer é: “a cultura – compreendida no seu sentido mais amplo – vivenciada (praticada ou fluída) no ‘tempo disponível’. O importante, como traço definidor, é o caráter ‘desinteressado’ dessa vivência. (...)”. O autor opta pelo uso do termo “tempo disponível” ao invés de “tempo livre” devido ao fato de que numa sociedade de consumo a liberdade ainda é utópica. (Marcelino, 1987)

2.           DESENVOLVIMENTO

2.1 Educação Física como profissão

Apesar de ser uma profissão recente, com sua regulamentação decreta em 1º de setembro de 1998, as áreas de atuação de um profissional de Educação física são imensas, pode ser em clubes, academias, escolas, em hotéis, acampamentos, etc. Dentro disso podemos ver que existe uma grande influência já que a Educação Física está em diversos lugares e sempre presente na vida da população em geral.

Cabe, ainda, ao profissional de educação física identificar os objetivos e planejar as intervenções para implementação das ações mais adequadas a cada situação e público. (Silva et al, 2014)

As Diretrizes Curriculares de 2004 estabeleceram que a formação do graduado em Educação Física deve dotar os profissionais de habilidade específica para atuarem em diferentes campos que identifiquem expressões e manifestações da atividade física/motricidade humana, ou seja, nos diferentes contextos em que o movimento humano se manifesta [...] (Silva et al, 2004)

2.2 Planejamento dentro da Educação Física

É certo que por ser uma profissão de muitos campos de atuação existe a necessidade de adquirir um grande conhecimento para que a realização das atividades sejam melhor estruturadas e planejadas.

Fritsch afirma que “planejar significa fundamentalmente o contrário de improvisação”, mostrando que o profissional deve ter planejamento e por consequência estratégias para “enfrentar” diversidades encontradas nos ambientes que por sua vez são variados e distintos, mas que estas estratégias sejam estruturadas e com sentido.

Planejar, em qualquer âmbito, envolve a tomada de decisões, o que faz do planejamento algo intencional. As decisões, consequentemente, objetivarão interesses e projetos de sociedade que irão refletir na coletividade. Portanto, planejar é uma atividade política e assume também uma dimensão ética, pois as decisões são sempre fundadas em valores. (Freitas, 2015)

“Todo planejamento é conduzido, explicita ou implicitamente, por um projeto ético e político de sociedade, e o seu sucesso torna-se realidade na medida em que os ideais de tal projeto se materializam em ações concretas.” Bruno Freitas, 2015.

2.3 Intervenção dentro da Educação Física

A Intervenção Profissional é a aplicação dos conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos, sobre a atividade física, com responsabilidade ética dirigida a indivíduos e/ou grupos-alvo, de diferentes faixas etárias, portadores de diferentes condições corporais e/ou com necessidades de atendimentos especiais e desenvolve-se de forma individualizada e/ou em equipe multiprofissional, podendo, para isso, considerar e/ou solicitar avaliação de outros profissionais, prestar assessoria e consultoria.

Segundo Isayama (2009) é importante ressaltar que a Educação Física vem prestando expressivas contribuições ao incremento da produção científica, pedagógica, técnica e cultural específica sobre o lazer no Brasil.

Considero que a atuação do profissional da Educação Física no campo do lazer tem papel fundamental, principalmente por dois motivos. Primeiramente, por ter acesso aos conhecimentos sobre o lazer, considero o papel de desenvolvimento pessoal e social como um dos seus pilares básicos. Segundo, por estar relacionado ao conjunto de barreiras presentes na prática do lazer, que tem como pano de fundo o fator econômico, alicerçado nos preconceitos elaborados por uma grande parte da população (mulheres, crianças, idosos, portadores de deficiências, negros, índios, homossexuais, dentre outros). (Isamaya, 2009)

2.4 Trabalho e lazer

Devido ao país capitalista em que vivemos, o número de pessoas que se dedicam arduamente nos seus setores para manter uma condição financeira estável e branda é altíssima, porém, será que essas mesmas pessoas estão preocupadas em buscar fontes de lazer, diversão, socialização e outros fatores para possuir uma qualidade de vida satisfatória?

Segundo Lafarque, escritor do livro Direito a Preguiça, insiste aos trabalhadores buscarem o seu direito a preguiça, no sentido de procurarem uma vida que os contemplem fora do trabalho, ou seja, utilizar desse tempo para o convívio com a família e amigos, praticar alguma atividade, buscar conhecimento e cultura popular. Essa convivência e busca por alguma ação, seria para ocupar o tempo em que os trabalhadores estão fora de suas tarefas, consequentemente havendo uma melhora no aspecto físico, psíquico e social.

3.    PLANEJAMENTO DE INTERVENÇÃO PELO PROFISSIONAL NA ÁREA DO LAZER.

Conforme as informações acima expostas, foi elaborado um projeto de lazer para funcionários de uma empresa localizada no município de São José do Rio Pardo.

3.1 Objetivo Geral

Propiciar momentos de lazer fora do local de trabalho, em consequência, mudanças de hábitos relacionados a saúde enriquecendo sua qualidade de vida.

3.2. Objetivos específicos

Através da corrida em grupo, dar aos funcionários momentos que lhes proporcionem satisfação intrínseca, melhorando a comunicação com os demais funcionários e rendimento dentro da empresa em que exercem atividades.

3.3. Diagnóstico

É importante descobrir, avaliar e diagnosticar o contexto da motivação, como trabalhar dia após dia sem que seja forçado ou restrinja suas capacidades físicas e mentais. O engajamento é algo que acontece naturalmente e as metas estabelecidas serem tão boas a ponto de o indivíduo abraçar as ideias sem que perceba.

O rendimento individual, é algo que não predomina, se levarmos em consideração energias gastadas fora do ambiente profissional (serviços domésticos, deslocamento de casa/serviço) tarefas extras, entre outros, por isso é feito uma análise e perguntas para que se estabeleça da melhor forma a atividade e que não seja algo frustrante.

3.4. Conteúdo

Utilizaremos o método de corrida para iniciantes, um programa que consiste em planejar da melhor forma para que não seja algo frustrante, para isso o indivíduo ou professor tutor irá anotar todos os passos diariamente, semanalmente, mensalmente, para que fique ciente dos seus resultados e objetivos, de uma maneira segura, objetiva, com qualidade e que se torne prazeroso a cada dia.

Inicialmente distribuir 3 dias de treinos na semana (exemplo: segunda, quarta e sábado) havendo descanso entre os dias. Definir o local de treinamento, que seja um lugar agradável, inicialmente obter um local plano, que não tenha subidas e nem descidas. Outro ponto importante seria utilizar roupas leves e tecidos mais confortáveis, e por último a utilização de um tênis macio e leve e confortável para melhor desempenho.

Ter uma boa relação com os demais também é valido, quanto mais à vontade e motivado ele estiver, maior será a capacitação de ganhos e desenvolvimento no projeto.

3.5. Procedimento

 Notando a importância de cada indivíduo reagir de uma forma, começaremos com treinos leves, adaptando velocidades e distâncias. Sendo um treino intervalado, entre caminhadas e corridas leves. Podendo iniciar com 5 minutos de caminhada para aquecimento e após, intercalar da seguinte forma, corrida leve de 30 segundos e caminhada de 30 segundos, isso em período de 30 minutos. Após sequência, mais 5 minutos de caminhada, para seu corpo voltar a calma, haver o relaxamento muscular e termino de treino. Se o indivíduo perceber que esse intervalo não está suficiente, pode aumentar gradativamente, claro que sempre mantendo os limites corporais e sabendo progredir da melhor forma.

As metas precisam ser impostas, metas essas atingíveis de curto e médio prazo. Colocando distâncias e tempos a serem feitos apenas correndo. A motivação vem de desafios, esses que nos deixam mais interessados pelo programa, liberando hormônios e substâncias do prazer e bem-estar em nosso corpo para continuar constantemente.

3.6. Avaliação

Depois de alguns meses é necessário reavaliar os indivíduos para checar como foram as reações de cada um. Perante a falta de interesse de alguns podemos analisar mais a fundo o porquê de não executar, se é algo pessoal, problema físico ou até cardiorrespiratório. Contudo pode ser proposto outros tipos de situações para que isso mude, dicas de novos horários e lugares por exemplo, se necessita de alguém ao lado para correr, entre outros fatores que poderá contribuir para uma melhoria e talvez o interesse em melhorar sobre a atividade.

Aos que mantiveram e executaram o programa, pode ser feita perguntas de como estão se sentindo, se houve mudanças significativas em seu dia a dia, se tratando de bem-estar, saúde, se está dormindo bem e tendo uma convivência mais harmônica com todos a sua volta, se aquela dorzinha chata na lombar ou nas pernas diminuíram, tudo isso são qualidades benéficas que a atividade física nos traz. Se as respostas do corpo e da pessoa foram positivas, já se pode refazer os desafios e propor algo que estimule a bater novas metas. Começar a correr em outros terrenos, distâncias maiores, tudo isso faz com que o indivíduo se mantenha motivado/engajado e tenha a consciência de que a atividade física traz melhorias radicais em sua vida.

Entretanto, o local e a atividade escolhida, foram feitas com base na necessidade encontrada nos funcionários, os aspectos que os motivam a praticarem os exercícios. Ao realizar a pesquisa relatamos que muitos deles sentem dores físicas pelo exaustivo trabalho em carregar pesos que não suportam e descarregar mercadorias com postura incorreta, facilitando as lesões corporais. Outro problema mencionado é o cansaço psicológico entre os trabalhadores, pois são muitos os atendimentos e a alta cobrança sobre eles.

Contudo, cremos que esse plano de corrida fortalecerão os tópicos físico, psíquico e social melhorando na construção de uma convivência melhor entre os funcionários e consequentemente adquirindo uma melhoria na qualidade de vida.

4.        CONCLUSÃO

Como já citado anteriormente, em um mundo predominantemente capitalista o que de certa forma corrobora para o desvio de foco dos indivíduos, levando-os a prejudicarem sua saúde para gerar uma maior renda, esquecendo de seu bem mais precioso, sua própria saúde.

Dentre as diversas atuações no meio profissional, os credenciados professores de Educação física podem servir a população na área do lazer, promovendo a saúde nos momentos disponíveis da vida dos trabalhadores, fazendo assim com que além de melhorarem suas funções corpóreas, eles possam estar sempre mais dispostos e mais ativos dentro de suas respectivas funções, podendo gerar a partir disso uma maior renda, que é o que a maioria das pessoas almejam.

Portanto, em sincronia com o conteúdo desenvolvido e apresentado por todo o grupo, concluímos que a profissão que estamos buscando é de extrema importância para toda a sociedade, não só aquele que buscam troféus ou viver do esporte, uma vez que ter saúde, qualidade de vida e praticar atividades físicas é um direito de todos.

5.  FICHAMENTO

 

ASSUNTO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCADORES

REFERÊNCIA: GONÇALVES, Maria Augusta Salim – Sentir, Pensar e Agir.

Ed Papyrus,2017.

“A sua prática pedagógica pode ser um meio de levar o aluno a uma maior liberdade subjetiva, possibilitando a ele ampliar seu campo de experiências e integrar suas condutas corporais em um nível superior de integração; a incentivá-lo na conquista de liberdade objetiva, levando-o a desenvolver a consciência crítica e a vivenciar o sentido da responsabilidade social” (GONÇALVES, 1994, p.90 – 91).

“ [...] os movimentos corporais não são relações mecânicas, estabelecidas por um corpo que percorre um espaço fixo, objetivo, mas relações dialéticas, em que o sujeito motriz forma, como o espaço circundante e os seres que habitam esse espaço, uma totalidade aberta (GONÇALVES, 1994, p.147)

 CONSIDERAÇÕES: Nós como professores devemos levar aos alunos uma liberdade subjetiva, em que o possibilita ter ampla e vastas experiências do desenvolvimento do indivíduo como ser presente, atuante e significante no mundo.

 

ASSUNTO: LAZER E EDUCADORES FÍSICOS

REFERÊNCIA: Silva, Cinthia Lopes da; Silva, Tatyane Perna - “Lazer e Educação Física”,(Editora Papirus,2012).

CITAÇÕES:

“O lazer visto somente como um momento de descanso e divertimento, perde sua principal característica de proporcionar desenvolvimento pessoal e social, possibilitando um contato face a face, que, nos dias de hoje, está sendo substituído

pelo virtual. Desta forma, torna-se essencial que os profissionais do lazer estejam preparados para atuar em nossa sociedade de maneira como ela se encontra hoje e que estejam munidos de conhecimentos para que possam ter uma atuação efetiva com a população, a fim de possibilitar variadas vivências de lazer, bem como incentivar a prática de um lazer crítico e criativo.” (pág 13,ed 2012).

CONSIDERAÇÕES: As autoras reforçam que o lazer verdadeiro deve proporcionar um amplo desenvolvimento afetivo/social e pessoal, essencial para a sociedade moderna.

 

ASSUNTO: Pensamentos críticos sobre Educação Física

REFERÊNCIA: MEDINA, João Paulo S. - A educação física cuida do corpo... e “mente” Campinas, SP (Editora Papirus,2010).

CITAÇÕES:

“...A falta de uma reflexão mais séria, profunda e radical em torno do significado mais amplo da educação física tem tirado dessa disciplina a oportunidade de se estabelecer definitivamente como uma verdadeira arte e ciência do movimento humano”. P. 53

“A palavra está com aqueles que, ligados à área, ainda acreditam no ser humano. Com aqueles que ainda são capazes de ter esperança, apesar de tudo. A eles cabe o papel de assumir o movimento que redimensione as possibilidades da educação física. A eles cabe, enfim, desencadear a revolução, lutando em favor da autêntica humanização dessa disciplina. Mesmo porque parece não restar outra opção”. P. 92

 “... Numa sociedade de consumo com esta em que vivemos... não se pode esquecer que estamos todos envolvidos pela mentalidade do ter mais, mesmo que isso implique ser menos. Impõe-se como tarefa fundamental perguntar para quê, por quê e para quem se dirige a educação. As respostas devem ser refletidas e as conclusões, incorporadas e utilizadas no nosso agir diário”. P.36

CONSIDERAÇÕES: O autor gera reflexões sobre a educação física, com questões sociais e também sobre o grande compromisso de seus profissionais da área de educação física e suas relações perante à sociedade.

 

ASSUNTO: LAZER NO CONTEXTO DO MERCADO

REFERÊNCIA:Fabiana Fernandes de Freitas; Yara Maria de Carvalho - Lazer: Discussões acerca da formação do profissional de Educação Física, (ed.Motrivivência Ano XVII, Nº 25, P. 151-162 Dez./2005).

CITAÇÕES:

“...Cabe ressaltar que quando se fala em aumento do campo de atuação e consequentemente de “oportunidades criadas” para as pessoas, essas mostram relação com populações de maior poder aquisitivo e atividades oferecidas pelo setor privado, como frequentar academias de ginásticas, clubes temáticos e comprar pacotes turísticos que incluem a prática de atividades físicas orientadas, por exemplo. Disso decorre que outras potencialidades do lazer, não relacionadas ao consumo, não são valorizadas.” p.155

“Daí a importância de se compreender o lazer no contexto do interesse do mercado, para que o profissional construa uma concepção de lazer ampliada, que oriente sua ação para diferentes grupos e espaços.” P.156

 CONSIDERAÇÕES:

Deve-se levar em conta as possibilidades que as práticas de lazer oferecem enquanto oportunidades para a educação física, e aos integrantes dessa sociedade em todos os âmbitos e ainda levar em conta a Educação Física tendo em vista a necessidade de integração da ação formal e não-formal no processo educativo e na potencialidade do lazer, não somente relacionadas ao lucro.

 

 

ASSUNTO: AÇÕES E ATUAÇÕES PROFISSIONAIS

REFERÊNCIA: Isayama, Hélder Ferreira - Atuação do Profissional de Educação Física no âmbito do Lazer: a Perspectiva da Animação Cultural -Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.407-413, abr./jun. 2009 (artigo de revisão).

CITAÇÕES:

Infelizmente, na realidade cotidiana, o que se percebe é a presença de muitos profissionais da Educação Física que atuam no campo do lazer com uma visão tradicional, geralmente desenvolvida em uma abordagem mercantilizada, priorizando a ação em uma perspectiva abstrata e tradicional.” p.408

“[...]ênfase na autogestão e na busca de uma formação mais crítica e consciente das pessoas, em suas vivências de lazer. Outro ponto importante é que essa ação pode

comprometesse com um projeto de sociedade transformador, com a intenção de tornar a realidade mais justa e igualitária, que respeite as diferenças e crie possibilidades de participação cultural e de

democratização social. p.412

“[...]apesar de um aumento nas iniciativas na área virem contribuindo para o avanço dessas propostas, necessitamos de mais estudos teórico-práticos preocupados com a atuação dos profissionais nos diversos contextos, buscando uma reflexão sobre as vivências de lazer desenvolvida em diferentes âmbitos.

CONSIDERAÇÕES: Buscamos superar a visão restrita de atuação profissional, e também a visão da atuação no lazer, e refletir pela busca de uma formação mais crítica e mais consciente das pessoas e principalmente dos profissionais, em suas vivências de lazer.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDRIEU, Bernard. A nova filosofia do corpo. Lisboa: Instituto Piaget, 2004.

BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento: introdução à metodologia do planejamento social. 2ª edição. São Paulo: Cortez &Moraes ltda. 1978, p. 13-18.

ISAYAMA, Hélder Ferreira - Atuação do Profissional de Educação Física no âmbito do Lazer: a Perspectiva da Animação Cultural - Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.407-413, abr./jun. 2009 (artigo de revisão).

Fabiana Fernandes de Freitas; Yara Maria de Carvalho - Lazer: Discussões acerca da formação do profissional de Educação Física, (ed.Motrivivência Ano XVII, Nº 25, P. 151-162 Dez./2005).

FREITAS, Bruno Peres – Caminhos do Planejamento: alternativas de reflexão e ação na contemporaneidade, (vol5.ed.10,2005).

FITSCH, Rosângela. Planejamento Estratégico: instrumental para a intervenção do Serviço Social, São Paulo: Cortez. Revista Serviço Social & Sociedade. “Mundo do trabalho”. Nº 52. ANO XVII. Dezembro de 1996.

GANDIM, Danilo. A Posição do Planejamento Participativo entre as Ferramentas de Intervenção na Realidade. Currículo sem Fronteiras, v.1, n.1, pp.81-95, Jan/Jun 2001.

MARCELLINO, Nelson C. Estudos do lazer: uma introdução, Campinas: Autores Associados, 1996.

MEDINA, João Paulo S. - A educação física cuida do corpo... e “mente” Campinas, SP (Editora Papirus,2010).

MOREIRA, W. W (org). Século XXI: a era do corpo ativo. Campinas, Papirus, 2006

SILVA, Cinthia Lopes da; Silva, Tatyane Perna - “Lazer e Educação Física”,(Editora Papirus,2012).

STOPPA, Edmur A. Lazer e mercado de trabalho, Belo Horizonte, v.3. n.1, p.176-181,2000

WERNECK, C. L. G. Lazer e formação profissional na sociedade atual: repensando os limites, os horizontes e os desafios para a área. Licere,v. 1, n. 1, p. 47-65, 1998.

Quais são as intervenções do profissional de Educação Física?

Intervenção: Diagnosticar, planejar, organizar, supervisionar, coordenar, executar, dirigir, programar, ministrar, desenvolver, prescrever, orientar e aplicar métodos e técnicas de avaliação, prescrição e orientação de atividades físicas, objetivando promover, otimizar, reabilitar, maximizar e aprimorar o funcionamento ...

Como pode ser a intervenção do profissional de Educação Física na área do lazer?

Historicamente, a intervenção do profissional de Educação Física no campo do lazer tem sido orientada por uma visão funcionalista e/ou assistencialista, de modo a contribuir para a recuperação das forças físicas, psíquicas e espirituais e restabelecer a saúde dos sujeitos, para que estejam aptos para o trabalho.

Qual o principal objeto de trabalho do profissional de Educação Física?

O principal objetivo do profissional de Educação Física é proporcionar saúde e bem-estar às pessoas por meio da prática de atividades físicas. Seu trabalho consiste em acompanhar e orientar as pessoas durante a prática de esportes ou exercícios físicos, buscando encontrar as melhores práticas para cada perfil.

Qual a importância dos profissionais de educação física para a prática de exercícios?

O profissional da área de Educação Física é responsável por contribuir para a saúde das pessoas por meio das atividades corporais. Sendo assim, deve acompanhar e orientar os indivíduos durante os exercícios.