Planejamento estratégico de uma empresa exemplo

Um planejamento estratégico é um processo de gerenciamento de negócios. Este procedimento permite estabelecer as etapas a serem seguidas para alcançar determinados objetivos.

Um planejamento estratégico inclui todos os processos para medir os resultados do planejamento e executar uma análise para melhorar continuamente.

→ Baixe o e-book sobre Planejamento Estratégico e tenha esse material sempre com você!

Benefícios de um planejamento estratégico

A execução do planejamento estratégico será sempre uma ação fundamental de todas as empresas. A organização se beneficia da otimização de seus recursos, concentrando- os no cumprimento das metas. Permite que a empresa atue de forma preventiva e não reativa. 

Alguns benefícios do planejamento estratégico são:

  • Dar sentido à equipe de trabalho: Sem planejamento, os trabalhadores ficam sem um plano de ação. No entanto, o planejamento estratégico permitirá que eles atinjam um fluxo de trabalho específico. Assim, eles encontrarão um significado específico para o seu trabalho.
  • Aumentar a rentabilidade da empresa: A organização aloca seus recursos com eficiência. Ao revisar o plano de ação, ele pode ser aprimorado continuamente e ajuda a otimizar o que foi investido durante o ano comercial.
  • Prolongar a longevidade do negócio: Depois de analisar seus recursos e a situação atual, a empresa está mais preparada para cobrir eventos imprevistos. Além disso, ele é projetado ao longo do tempo organizando o plano de ação com antecedência.
  • Aumentar a satisfação no trabalho: É mais fácil exercer liderança se houver uma direção clara.  Isso fornece suporte aos funcionários, aumentando seu compromisso com a empresa.
  • Conceder valor competitivo: se a empresa se diferencia da concorrência. Além disso, melhora a tomada de decisões, aumentando a eficiência operacional.
  • Identificar as prioridades da organização: Estabelece uma estrutura aumentando a coordenação. Conecta todos os departamentos da empresa, concentrando-se no mesmo objetivo.
  • Facilitar o controle, funções e responsabilidades: Foca a avaliação do desempenho com base no cumprimento dos objetivos. As avaliações podem ser feitas para equipes ou indivíduos.
  • Melhorar a satisfação do cliente: estabelecendo planejamento na empresa, os seus clientes estarão satisfeitos com os serviços prestados. Não esqueça de criar uma persona para seu negócio e incluir no seu planejamento em áreas estratégicas.

As equipes de trabalho devem conhecer suas tarefas específicas e também dominar a linguagem especializada de seu setor. Isso serve para se comunicar dentro e fora da organização. É importante ter habilidades de comunicação, pois elas facilitam a interação com os clientes da empresa ou outros grupos de interesse.

Modelos de planejamento estratégico

Planejamento estratégico de uma empresa exemplo

O planejamento estratégico visa determinar os objetivos estratégicos e, com base nisso, as ações que a empresa precisa para executá-los.

Existem vários modelos para desenvolvê-lo, alguns deles são:

Balanced Scorecard

Esse modelo consiste em um scorecard abrangente que permite avaliar a operação da empresa. Para realizar esta avaliação, os seguintes aspectos são levados em consideração:

  1. Perspectivas financeiras: avalia o retorno dos investimentos. Para isso, existem indicadores percentuais como ROI (retorno do investimento). Além disso, mede o valor agregado da organização.
  2. Perspectiva do processo: mede a qualidade do produto ou serviço final. Dimensiona o tempo de resposta da equipe operacional aos problemas e novos desafios impostos. Verifica o custo de produção e os processos operacionais. Analisa a capacidade de introduzir produtos e serviços no mercado.
  3. Perspectiva de aprendizado e crescimento: avalia a satisfação dos funcionários da empresa, seu compromisso com a organização, o gerenciamento eficaz do capital humano e a disponibilidade dos sistemas de informação.

Mapa Estratégico

Esse modelo de planejamento estratégico é uma ferramenta visual que tem a função de comunicar o plano estratégico a todos os membros da empresa. O mapa estratégico é complementado pelo Balanced Scorecard, no entanto, não é exclusivo dessa metodologia e pode ser usado com outros modelos.

O mapa estratégico comunica o plano de ação de maneira estruturada, segmentando informações em diferentes níveis de participação na empresa, como gerentes ou executivos. Também considera os departamentos e equipes de trabalho estabelecidas no organograma da empresa.

  1. Análise FOFA: Essa análise permite construir o planejamento estratégico com base naanálise interna da empresa em relação ao contexto de mercado. Consiste em um quadrante que identifica e enumera os pontos fortes e fracos da empresa e os entrelaça com as oportunidades e ameaças do mercado. Sua função é desenvolver planos de ação. Estes devem estar focados na solução dos problemas situacionais da organização na indústria. Além disso, direciona a organização para o seu crescimento, aproveitando as qualidades e oportunidades positivas do setor. Se um dos pontos fracos da sua empresa estiver relacionado às habilidades de comunicação, você poderá revisar os programas que o Berlitz tem disponíveis. Temos cursos e certificações em comunicação corporativa, treinamento cultural e serviços de tradução.
  2. Análises PEST: Permite analisar o mercado desde o ponto de vista macro. Em geral, é o passo anterior para realizar a análise SWOT, pois permite identificar as oportunidades e ameaças do mercado. Este modelo é baseado na análise de fatores cruciais no território comercial. Esses aspectos são: políticos, econômicos, sociais e tecnológicos. Com o tempo, a análise PEST foi chamada de análise PESTAL, pois alguns autores acrescentaram outros fatores. Esses aspectos são ambientais e legais, separando-os de fatores políticos.
  3. Análise de lacunas (GAP Analysis): O modelo de análise de lacunas analisa a posição da empresa no mercado, ajuda a identificar para onde a empresa deseja ir. Com essa metodologia, o estado atual da empresa é analisado sequencialmente. Determina as expectativas futuras da organização, listando as lacunas e obstáculos para alcançar os objetivos. Além disso, ajuda a observar os aspectos a serem aprimorados para atingir as metas. Este modelo é indicado para realizar um planejamento estratégico com foco no crescimento da organização.

Blue Ocean Strategy

Este modelo tem como objetivo encontrar a situação mais proveitosa. Propõe que o melhor para uma organização deve se desenvolver dentro de um mercado sem disputas. Procura evitar mercados excessivamente explorados e, portanto, mais competitivos. Consiste em desenvolver o plano com o objetivo de posicionar a empresa dentro de um panorama sem disputar, ou seja, o oceano azul. Ambos os cenários têm qualidades diferentes, que são:

  1. Oceano Vermelho: (este é o único a evitar) Competir nos mercados existentes, alocando muitos recursos para vencer a concorrência, explorando a demanda existente, escolhendo entre custo e diferenciação.
  2. Blue Ocean: (recomendado): Crie novos mercados, atue em situações menos competitivas, gere nova demanda por meio do desenvolvimento de novas proposições de valor, busca de menores custos operacionais e gerar uma maior diferenciação.

Análise PORTER

Este modelo é a etapa anterior para a análise FOFA. Ajuda a identificar ameaças e oportunidades. Serve também para identificar se o modelo de negócio está no oceano azul determinando o atrativo do mercado. A análise PORTER mede as forças do mercado, incluindo:

  • Rivalidade e concorrência no mercado.
  • Ameaça de novos concorrentes.
  • Poder de negociação dos fornecedores.
  • Poder de negociação dos clientes.
  • Ameaça de novos produtos e serviços.

No Berlitz, temos programas de comunicação especializados em linguagem técnica e profissional por setor. Isso ajudará você a dominar o idioma comercial em inglês. Convidamos você a conhecer nossos programas e áreas específicas. O conhecimento de um léxico profissional é essencial no mundo dos negócios.

Quer compartilhar ou salvar esse conteúdo? Baixe o e-book sobre Planejamento Estratégico!

Planejamento estratégico de uma empresa exemplo

O que é planejamento estratégico exemplo?

O planejamento estratégico serve para compreender o que deve ser feito, por que deve ser feito e como serão as diretrizes que levarão ao crescimento da organização, desde a tática ao operacional. E isso se faz por análise de cenários, definição de metas e ações orientadas para chegar onde se espera.

Como elaborar um planejamento estratégico de uma empresa?

10 passos para montar um bom planejamento estratégico.
Determine a missão, visão e valores da corporação..
Estabeleça as metas e os objetivos desejados..
Analise o ambiente interno da organização..
Monitore o ambiente externo da companhia..
Dê atenção especial ao público-alvo..
Dê importância à imprensa..

Qual é o planejamento estratégico da Coca

De forma sustentável. The CocaCola Company quer fazer a diferença na vida das pessoas, da sociedade e do planeta. Isso significa usar a sua liderança para fazer parte da solução para um mundo mais sustentável. Ampliar o negócio, reduzir o açúcar e oferecer mais opções ao consumidor.

Quais as 4 etapas do planejamento estratégico?

As Etapas do Planejamento Estratégico.
Avaliação de ambiente..
Elaboração da estratégia..
Desenvolvimento do plano de execução..
Envolvimento das pessoas..