Qual a importância do currículo escolar no processo educacional?

Qual a importância do currículo escolar no processo educacional?

Vamos analisar as concepções básicas de currículo escolar apoiadas na teoria de dois autores:

  • Forquin (1993, p. 22), afirma que currículo escolar no vocabulário anglo-saxão é um percurso educacional, um conjunto contínuo de situações de aprendizagem (“learning experiences”) às quais um indivíduo vê-se exposto ao longo de um dado período, no contexto de uma instituição de educação formal.
  • Saviani (2010), currículo consiste em organizar o conteúdo e desenvolvê-lo didaticamente.

Principais assuntos

  • Qual o objetivo do currículo escolar?
  • A importância do currículo escolar
  • O que é currículo em movimento?
  • Organização de um currículo escolar
  • Currículo na perspectiva da educação inclusiva
  • A importância do currículo escolar para o pedagogo
  • Como Estudar Currículo Escolar para Concurso?
  • Currículo Escolar
  • ➥ Quero saber mais sobre Currículo Escolar

Qual o objetivo do currículo escolar?

Ele objetiva a construção do conhecimento de acordo com os saberes históricos e os conhecimentos relacionados à vivência do discente em parâmetro com a realidade regional. O currículo está sempre em construção adaptando-se as mudanças da humanidade.

A importância do currículo escolar

O currículo é de grande importância no ambiente escolar, é um dos documentos que orienta o trabalho do educador. É relevante que o mesmo esteja em concordância com o Projeto Político Pedagógico e outros documentos importantes na área educacional.

Existem três tipos de manifestações de currículo:

  • Currículo Formal (prescrito);
  • Currículo Real (em ação);
  • Currículo Oculto (implícito). 

O que é currículo em movimento?

Currículo é o “documento de identidade” (SILVA, 2003), que orienta a escola. Claro que tem uma definição maior que essa, abordamos de forma simples para facilitar sua compreensão.

O currículo não é algo estático, e sim está em constante evolução e atividade, pois deve acompanhar as mudanças do mundo. O currículo faz esse elo entre a cultura, a sociedade e a escola. Logo o Currículo em Movimento é um documento único (como a identidade), mas em constante movimento se adaptando as mudanças do mundo.

* Segundo o que se aplica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Organização de um currículo escolar

O currículo escolar é a bússola que direciona o processo educacional na instituição.

“A opção da escola por esta ou aquela forma de organização curricular requer uma meticulosa discussão, pois cada escola será reconhecida pelo tipo de homem que ela deseja formar e por meio dos mecanismos que utiliza na definição de seu currículo: propondo, selecionando, privilegiando, excluindo, silenciando conteúdos e posturas tanto dos professores e alunos quanto de possíveis interesses das comunidades onde as escolas se localizam.” (GONTIJO. GONTIJO. Salto Para o Futuro. Série Currículo e Projetos. Programa N° 4/2004).

Currículo na perspectiva da educação inclusiva

Não se imagina um currículo que não abranja a educação inclusiva, educação para a diversidade e tantas outras específicas, visto que é um documento de inclusão escolar.

Para Carvalho (2004, p. 79), a educação inclusiva pode ser considerada como um “processo que permite colocar valores em prática, sem pieguismos, caridade, filantropia, pois está alicerçada em princípios que conferem igualdade de valor a todas as pessoas”.

Leia também: Educação Inclusiva: fundamentos e princípios que você precisa entender

A importância do currículo escolar para o pedagogo

O currículo escolar é um dos norteadores do trabalho do pedagogo na instituição escolar, alinhado com os interesses do aluno, da comunidade e da sociedade o documento referido objetiva uma construção social do conhecimento.

Referências:

  • CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004.
  • FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, Artes médicas, 1993.
  • GONTIJO Cleyton Hércules. GONTIJO Simone Braz Ferreira. A flexibilidade curricular e a construção da identidade da escola. Salto Para o Futuro/TV ESCOLA – Boletim Currículos e Projetos. Programa 4 – 21/06 a 25/06 de 2004.
  • SAVIANI, Nereide, “Saber Escolar, currículo e didática: Problemas de unidade conteúdo/método no processo pedagógico”- 6. Ed. Revista – Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
  • STENHOUSE, L. Investigación y desarrollo del curriculum. Madrid: Ediciones Morata, 1984.

Como Estudar Currículo Escolar para Concurso?

Esse é um tema que despenca nas provas de concursos na área da educação. Vamos ver como as bancas cobram?

Clique abaixo em “Responder questões” e não se esqueça de compartilhar…

➥ Quero saber mais sobre Currículo Escolar

INSCREVA-SE GRÁTIS

Qual a importância do currículo escolar no processo educacional?

Fabiana Firmino

Pedagoga formada pela Universidade de Brasília é especialista em Gestão/Orientação educacional e Docência no Ensino Superior. Atuou como coordenadora pedagógica, desempenhando as funções de administração escolar, orientação de professores e alunos; planejamento de estudo; preparação emocional dos estudantes e coordenação de projetos. Atua como educadora, após aprovação em concurso público da Secretaria da Educação do DF. É professora de cursos preparatórios, e ministra os conteúdos de conhecimentos Pedagógicos, com ênfase em concursos públicos.

O que é e qual a importância do currículo escolar?

O currículo escolar funciona como um guia de todo o processo educacional, pois ele determina o caminho que os alunos vão percorrer na escola. Nele, estão organizados os conteúdos que serão estudados, bem como as atividades e competências a serem desenvolvidas.

Qual a importância fundamental do currículo?

O currículo é um documento que tem como principal objetivo destacar as habilidades e idealizações do candidato proposto de uma forma resumida. Esse documento deve conter os requisitos básicos para a vaga desejada de uma forma breve.

O que é um currículo no processo de ensino

Dito de forma resumida, o currículo é a organização do conhecimento escolar. Essa organização do currículo se tornou necessária porque, com o surgimento da escolarização em massa, precisou-se de uma padronização do conhecimento a ser ensinado, ou seja, que as exigências do conteúdo fossem as mesmas.

Qual é o principal objetivo de um currículo?

O currículo permite que você conte sua história profissional de forma clara e objetivo. Além de descrever sua experiência, você pode mencionar seus principais resultados ao longo do documento. A ideia principal é contar a história de quem você é e o que você já fez, destacando os principais pontos.