Para que serve o medicamento Cinchona?

Para que serve o medicamento Cinchona?

A cinchona é um remédio natural que sempre foi usado para combater todas formas de malária. O pó da casca desta árvore nativa da região dos Andes (América do Sul) é fonte de quinina, um alcaloide de gosto amargo, que possui funções antitérmicas, antimaláricas e analgésicas. O sulfato de quinina é o quinino e sua descoberta no século XVII tornou a uma planta famosa no tratamento da malária, febre e dores comuns. Durante três séculos, a quinina foi o único remédio eficaz conhecido para curar a malária.

Para que serve o medicamento Cinchona?

  • Oque e a Cinchona:
  • História e Curiosidades da Cinchona:
  • Como Usar o Cinchona:
  • Contraindicação do Cinchona:
  • Malefícios da Cinchona:

Oque e a Cinchona:

A Cinchona – um pó branco, inodoro e de sabor amargo – é uma substância utilizada no tratamento de malária e arritmias cardíacas. O composto presente na cinchona responsável pela tratamento de arritmia cardíaca é a quinidina, que se tornou uma das bases de medicações padrões anti-arrítmicas. A cinchona é um ótimo febrífugo, tônico e adstringente. É muito útil para o tratamento da gripe e debilidade. O extrato líquido da quina-amarela é útil para auxiliar no tratamento e cura do alcoolismo. A casca da quina-amarela é esponjosa, de odor leve, sabor amargo e fortemente adstringente.

História e Curiosidades da Cinchona:

A quina era bem conhecida e muito usada pelos jesuítas, por isso recebeu o nome popular de pó-dos-Jesuítas. Em 1638, a Condessa de Chinchon, mulher de um vice-rei do Peru, reconheceu as propriedades medicinais da casca da quina-amarela. O nome do gênero foi dado pelo botânico Lineu, que nomeou a árvore em 1742.

Em 1860, o governo holandês começou a cultivar a quina na ilha de Java, na tentativa de monopolizar a produção mundial de quinina. Atualmente, é cultivada no mundo inteiro, principalmente na América do Sul e na Índia. Muitas vezes a erva é chamada de casca-peruana ou casca-do-Peru, onde é considerada como árvore nacional. No Brasil, o nome popular mais comum é quina-amarela.

Para que serve o medicamento Cinchona?

Como Usar o Cinchona:

  • Dose usual para adultos e adolescentes
  • Tomar 2 copos medida de 30 ml meia hora antes do almoço (equivalente a 30 mg de
  • alcalóides totais expressos em quinina e cinchonina).

Contraindicação do Cinchona:

  • Este medicamento é contra-indicado:
  • Para uso por crianças e pacientes hipersensíveis a alcalóides da Cinchona, tais como, quinina
  • ou quinidina;
  • Na gravidez e lactação, devido a ação citotóxica;
  • Nos casos de anemias extremas, devido ao risco de aparição de hemorragias;
  • Aos pacientes com gastrites e úlceras gastroduodenais;
  • Aos pacientes com labirintite e neurite ótica.

Malefícios da Cinchona:

Grandes doses e o uso contínuo e prolongado podem causar dor de cabeça, tontura e surdez.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR:

Para que serve extrato de Cinchona?

É um tônico, aperitivo, digestivo, adstringente, a quinidina é um tônico potencializador da ação digestiva. Por estimulação do senso de sabor e de odor, os princípios amargos da casca de Cinchona causam um aumento do reflexo na secreção da saliva e do suco gástrico, e conseqüentemente, estimula o apetite.

Como age a Cinchona officinalis?

A China officinalis produz um quadro clínico mental que está relacionado ao sistema somático do indíviduo, sendo um sujeito astênico, irritável, depreciativo, crítico, com hipocondria, apatia moral e insensibilidade. Este busca se defender de sua astenia com apatia, indiferença e aversão à companhia.

Como se tomar Cinchona officinalis D1?

Tomar 30mL antes das refeições. Conforme orientação do clínico. Deverá ser administrado diluído em água na hora do uso.

Para que serve Quina Amarela Cinchona calisaya?

Indicações: adstringente para a garganta, convalescência, coração, diarréia, desinteira, dor de dente, dor de garganta, estimulante do apetite, fadiga geral, febre, hemorróidas, problemas urinários, prisão e dores de ventre, malária, prevenção de gripe e resfriado, palpitações do coração, sarna, sarampo.