Para que serve o dispositivo DPS?

Para quem trabalha no ramo de instalações, o termo DPS(dispositivo de proteção contra surtos) já é bem comum. Esse tipo de dispositivo é essencial na prevenção de incêndios decorrentes das...

Para que serve o dispositivo DPS?

Para quem trabalha no ramo de instalações, o termo DPS(dispositivo de proteção contra surtos) já é bem comum. Esse tipo de dispositivo é essencial na prevenção de incêndios decorrentes das oscilações de eletricidade que alimentam aparelhos elétricos, inclusive condicionadores de ar. É muito importante que, não apenas técnicos, mas consumidores também saibam a importância desse dispositivo. Isso é importante não só na hora de comprar um ar condicionado, mas até mesmo antes de construir um imóvel.

O que é DPS?

A sigla DPS significa "Dispositivo de proteção contra surtos", sendo eles surtos elétricos, picos de tensões e/ou descargas elétricas causadas por raios. O Dispositivo de proteção contra surtos (DPS) pode ser instalado ao lado do relógio de luz, do PC(Protection Cable) de luz ou no próprio quadro de energia do imóvel. 

Ele funciona detectando sobretensões transitórias na rede elétrica. O DPS desvia as correntes de surto para que não haja riscos de acidentes no imóvel. Esses surtos são mais comuns do que muitos pensam, e devem ser prevenidos,  pois atingem eletrônicos e eletrodomésticos, principalmente.

O dispositivo de proteção contra surtos atua de forma silenciosa e, caso o valor da corrente elétrica máxima seja ultrapassado ele será destruído. Mas é pra isso que ele serve, portanto o imóvel ficará protegido do surto e o DPS precisará ser substituído por um novo. 

Qual a importância do dispositivo de proteção contra surtos elétricos (DPS)?

O uso de um dispositivo de proteção contra surtos é essencial para evitar acidentes decorrentes das instalações elétricas. Sendo eles por algum equipamento ou eletroeletrônico da empresa/residência. Por outro lado, o uso de DPS também é benéfico na economia de energia. Afinal com menos falhas, estragos e defeitos, não há necessidade de gastos e/ou consertos eventuais.

Ao incluir a instalação do dispositivos de proteção contra surtos no imóvel, qualquer coisa que esteja ligada a eletricidade será protegida, desde lâmpadas até eletrodomésticos e eletroeletrônicos. A proteção é silenciosa e sem interrupção nenhuma do fornecimento de energia elétrica.

Para quem trabalha com construção, é essencial entender sobre a implantação desse tipo de dispositivo e/ou de qualquer ferramenta que previna acidentes como incêndios.

ATENÇÃO: A instalação de um disjuntor não protege contra surtos. 

O disjuntor serve unicamente para proteger os circuitos elétricos de sobrecargas, curto circuitos e linhas muito desbalanceadas, que aquecem os fios e condutores. O que ocasiona o desarme do disjuntor é basicamente isso. 

Esses disjuntores que são instalados em casas ou comércios tem o que chamamos de DELTA T. Para ser mais claro, tempo de resposta e desarme bastante ou muito lento.

Se acontecer algum pico ou oscilação em um imóvel onde a rede elétrica não tenha outros tipos de proteção/prevenção além do disjuntor, é possível que a placa elétrica seja afetada e queime. Em alguns casos mais graves, isso pode causar até incêndios. Portanto, disjuntores não protegem porque não foram feitos para isso.

ENTENDA: Não há estabilizador de voltagem capaz de estabilizar picos de tensões elétricas devido a alta velocidade que apresentam.

O estabilizador de energia consegue apenas estabilizar variações lentas de tensão, que estejam entre 90 e 140V, para modelos com saída de 127V, por exemplo. Além do mais, estabilizadores e até no-breaks domésticos não são apropriados para proteção de motores elétricos, e isso inclui os condicionadores de ar.

Surto Elétrico: Este é um fenômeno que ocorre de uma onda transitória de tensão, ou seja, uma corrente/potência que traz uma taxa de variação elevada, em um curto período de tempo. Quando isso acontece e afeta um sistema elétrico, gera sérios danos aos equipamentos e pode causar incêndios. O surto pode ser decorrente de raios(descargas atmosféricas), manobras na rede elétrica (blecautes) e/ou alternância contínua de liga/desliga de máquinas, inclusive ar condicionado..

Classes de dispositivos de proteção contra surtos elétricos (DPS)

O DPS deve ser instalado individualmente em cada fase. Devido às várias aplicações existentes, temos três classes de DPS voltadas para sobretensões em lugares específicos:

Classe I - São dispositivos com capacidade de drenagem de correntes parciais de um raio. Essa é a classe para áreas urbanas periféricas e rurais, geralmente são lugares que ficam expostos a descargas atmosféricas diretas;

Classe II - São dispositivos que drenam correntes de caráter induzido, como por exemplo edificações, são para lugares com efeitos indiretos de descarga atmosférica;

Classe III - São dispositivos instalados próximos a equipamentos ligados à rede elétrica, de dados ou telefônica, para proteção fina, essa é a mais comum em imóveis e edificações mais simples, como residencial e comercial.

Todas as aplicações são fundamentais para a segurança elétrica individual e coletiva. Mesmo que a tipo III seja a mais usada e cuide de surtos mais simples, é muito importante entendermos que independente da intensidade, tratando-se de comércios e residências, qualquer surto pode se transformar em um acidente grave.

Instalação do dispositivo de proteção contra surtos elétricos (DPS)

O dispositivo deve ser instalado até mesmo antes do disjuntor geral. Com isso, mesmo com a falha do disjuntor, o DPS conseguiria segurar o surto e evitar acidentes desnecessários.

O que acontece no funcionamento do DPS é bem simples. Ocorre um tipo de fechamento do curto, onde ele é interrompido entre fase e terra. E faz isso sem que isso prejudique a instalação elétrica.

Em casos onde a construção já foi feita sem o DPS incluso no projeto, a solução é instalar em uma posição em que a falha do disjuntor leve direto ao DPS e ocasione a interrupção da alimentação do circuito. Essa alimentação ficará desligada até que o DPS seja substituído.

O dispositivo também possui vida útil, mesmo que não queime recebendo um surto.

Consultar o profissional que o instalou sobre o período correto de substituição do mesmo é indispensável.

DICA: Para a proteção correta e contínua do imóvel conte sempre com a ajuda de disjuntores (dispositivos de desconexão), com isso, se a proteção falhar, o desarme impedirá que haja fuga da corrente elétrica. Seguir a Norma Regulamentadora 5410 (para evitar a queima do próprio DPS) também é indispensável.

Acesse nosso conteúdo sobre aterramento, onde também falamos sobre a NBR 5410

Essa medida protetiva é essencial para prolongar a vida útil dos aparelhos, como o ar condicionado. Consulte sempre o diagnóstico de um técnico sobre isso, antes de qualquer coisa. Alguns acidentes acontecem justamente por não haver meios de proteção na rede elétrica. Estratégias para evitar prejuízos além dos materiais, como incêndios que ocasionam vítimas, são essenciais, e o uso de DPS é uma delas.

CONSUMIDOR: A NBR 5410 assegura que todas as instalações elétricas devam ter o DPS instalado. Portanto o técnico pode apenas orientar o cliente. Não se atentar a isso por negligência ou decidir se vai ou não instalar um DPS, é algo que cabe unicamente ao consumidor.

Gostou desse conteúdo? Seja um profissional de sucesso, use isso a seu favor na hora de incentivar e influenciar seus clientes. Fique ligado em nossas redes sociais para não perder nenhuma oportunidade para o seu negócio. 

Se você ainda não é, venha para Central Ar e faça parte do nosso time.

Cadastre-se aqui e seja um Parceiro de Sucesso:

Para que serve o dispositivo DPS?

Fique ligado em nossas redes sociais, pois traremos mais conteúdos como este em breve. Portanto siga-nos para não perder nenhuma oportunidade:

Para que serve o dispositivo DPS?

Qual a finalidade dos dispositivos DPS?

Como um DPS funciona? Para proteger a rede elétrica e os demais equipamentos antes citados dos surtos, os dispositivos atuam com um desvio da descarga para o sistema de aterramento. O processo é rápido — ocorre em apenas uma fração de segundo — e, por isso, o disjuntor nem detecta a fuga da corrente.

Qual a função do DPS em sistemas elétricos residenciais?

DPS (Dispositivo de Proteção Contra Surtos) Sua função é proteger as instalações contra sobretensões ocorridas por fenômenos atmosféricos, funcionando como se fosse um para-raios, o DPS identifica na rede tensões altíssimas (surtos) causadas por raios e as desvia rapidamente para o aterramento.

Para que serve dispositivo de proteção contra surtos?

O DPS, ou Dispositivo de Proteção Contra Surtos, são exclusivos para a proteção de equipamentos. Ou seja, eles são responsáveis por proteger equipamentos de uma descarga atmosférica ou até mesmo um pico de tensão ocasionado por manobras da concessionária.

O que é um DPS e como instalar?

A instalação de DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) é um procedimento onde se instala um dispositivo com o intuito de atuar na alteração de sua impedância interna.