Para que serve o abacate para o homem?

Publicado em: 20/07/2022 Última atualização: 20/07/2022

Antigo vilão da alimentação, o abacate hoje é visto como verdadeiro herói da saúde. Por ser rica fonte de gordura e caloria em excesso, a fruta age como remédio natural no organismo. Os benefícios do abacate vão desde a proteção contra determinados tipos de câncer até brilho para os cabelos.

Pesquisas recentes apontam que o fruto é um dos métodos mais eficientes contra doenças cardiovasculares, justamente por causa de suas gorduras. Apesar de todas as vantagens, o abacate deve ser incluído em equilíbrio na dieta. Não é recomendado, portanto, substituir refeições pela fruta.

Para contribuir com a sua dieta, separamos 17 benefícios da fruta indispensáveis para a saúde.

1. Contribui para a firmeza da pele

A máscara de abacate, por conseguir penetrar profundamente a pele, funciona como um hidratante natural para pele e cabelos. Além disso, auxilia na metabolização do colágeno — substância que dá firmeza à pele. Portanto, a fruta pode ser utilizada sem medo na hora de fazer limpezas de pele.

2. Possui efeito anti-inflamatório

Graças às vitaminas A, C e E e outros componentes como ômega-3 e tocoferóis, que têm o poder de reduzir substância inflamatórias do corpo, o abacate age como anti-inflamatório natural. 

3. Possui efeito antiestresse

O abacate tem altos níveis de gordura monossaturada e potássio, que ajudam a diminuir a pressão sanguínea e combate a hipertensão derivada do estresse. Além disso, contribui para aumentar a produção de serotonina, hormônio que alivia ansiedade e estresse. 

4. Ajuda na musculação

Por ser rico em cálcio, o abacate tem ação direta nos ossos e articulações. Além disso, é excelente fonte de recuperação dos tecidos que revestem o músculo. Por isso, é essencial no pós-treino. 

5. Previne doenças

O abacate é importante para prevenir doenças congênitas, como problemas no sistema nervoso e espinha bífida — mau fechamento da coluna vertebral do feto. Além disso, por ter substâncias provenientes das gorduras monoinsaturadas, a fruta ajuda a diminuir o risco de problemas cardíacos e a diminuir o colesterol.  

6. Ajuda na hidratação do cabelo

Rico em gorduras e vitaminas, o fruto aumenta a hidratação dos fios capilares, resultando em cabelos mais brilhantes e macios. O abacate também facilita no crescimento do cabelo e na retenção de umidade, podendo agir até no couro cabeludo.

7. Facilita o emagrecimento

Apesar de calórico, o abacate, por ser rico em fibras e ter um baixo teor de carboidratos, gera sensação de saciedade quando consumido de forma moderada. Com isso, há redução de apetite e natural emagrecimento. É ótimo para quem quer emagrecer ou desenvolver melhor os músculos.

8. Ajuda na memória

Um dos principais benefícios do abacate é o de ajudar na memória. Rico em ômega 3, ele contribui para o funcionamento ágil do cérebro, uma vez que estimula a circulação sanguínea e aumenta a capacidade de concentração. Resultando na melhora funcional da memória.

9. Controla colesterol e do triglicérides 

Graças aos ácidos graxos monoinsaturados e fibras solúveis, o abacate auxilia no controle e prevenção de doenças cardíacas, pois controla o colesterol LDL (colesterol ruim) e aumenta o colesterol HDL (colesterol bom), além de reduzir o nível de triglicerídeos. 

10. Ajuda contra o câncer 

Pesquisas mostram que alguns compostos do abacate tem o poder de destruír celulares cancerosas sem que isso danifique as células saudáveis, além de inibir o crescimento de grupos de doenças celulares. O abacate é uma das melhores fontes de glutatoína — fitonutriente presente na fruta. Por isso, também oferece proteção contra o câncer oral e de garganta, por exemplo. 

11. Regula a menstruação 

Além de de reduzir os efeitos da TPM (tensão pré-menstrual), o abacate promove a regulação do ciclo menstrual. Para tanto, é recomendado a ingestão de chás feitos com as flores da fruta. 

12. Melhora a visão  

Graças à vitamina A e a um carotenoide que se chama Luteína, o abacate tem o poder de absorver os raios ultravioletas do sol, evitando que eles causem danos nas retinas. Além disso, protege também contra a degeneração e o desenvolvimento de cataratas.

13. Melhora a qualidade sono 

Considerado um indutor do sono, o abacate ajuda a combater o estresse e a ansiedade, promovendo o relaxamento do corpo. As vitaminas do complexo B, como a B3, equilibram os hormônios responsáveis pelo equilíbrio de substâncias responsáveis pelas atividades cerebrais do sono.

O abacate auxilia na redução da resistência à insulina. Ele é rico em vitamina K, que tem papel importante na coagulação sanguínea. O consumo desta vitamina acarreta em chances 19% menores de desenvolvimento de diabetes. 

15. Previne envelhecimento precoce 

Um estudo apresentado no Encontro Anual da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia afirma que o óleo do abacate auxilia o trabalho de células que combatem o envelhecimento. O fruto tem antioxidantes capazes de evitar o envelhecimento das células da pele. 

16. Oléo nutritivo 

Semelhante ao óleo de oliva, o óleo do abacate tem qualidade nutricional. Estudos apontam que o abacate é rico em betassitosterol e de ácido oleico, uma gordura insaturada utilizada como coadjuvante no tratamento das hiperlipidemias (aumento de gordura no sangue e que pode gerar problemas no coração).

Agora que você já conhece os benefícios do abacate, confira também uma deliciosa receita de guacamole para degustar no final de semana.

Quais são os benefícios do abacate para o homem?

Os principais benefícios do abacate para a saúde são:.
Previne o envelhecimento precoce. ... .
Favorece o ganho de massa muscular. ... .
Fornece ácido fólico. ... .
Aumenta a hidratação e brilho do cabelo. ... .
Ajuda a emagrecer e previne a prisão de ventre. ... .
Combate a prisão de ventre. ... .
Melhora o funcionamento cerebral. ... .
Previne doenças cardíacas..

Quais as doenças que o abacate previne?

Abacate é Rico em Glutationa: O Abacate são uma excelente fonte de glutationa, um antioxidante importante que os pesquisadores dizem que é importante na prevenção do envelhecimento, câncer e doenças cardíacas.

Para que serve comer abacate puro?

Também são ricos em vitaminas e minerais, incluindo vitamina E, C, magnésio, folato e zinco. O consumo da fruta mostrou redução dos níveis de colesterol total, triglicerídeos, colesteróis LDL e aumento do colesterol HDL (bom). A OA é uma doença crônica comum, dolorosa e debilitante, que atinge milhares de indivíduos.