Os fenomenos abaixo que envolvem reações quimicas são

A matéria pode sofrer dois tipos de transformações principais, a física e a química. A transformação física é quando não se altera a natureza da matéria, ou seja, a sua composição. Por exemplo, quando cortamos um pedaço de madeira, ela sofreu uma transformação, mas foi um fenômeno físico, porque ainda continua sendo madeira, a sua constituição é a mesma do início.

Por outro lado, uma transformação ou fenômeno químico ocorre quando a natureza ou composição da matéria é alterada. Nesse caso, as partículas iniciais (que podem ser moléculas, átomos, aglomerados iônicos, íons etc.) são como que desmontadas e seus átomos se rearranjam, montando novas moléculas, aglomerados, átomos, íons etc., isto é, novas substâncias. Isso é uma reação química.

Por exemplo, imagine que aproximemos um palito de fósforo aceso do álcool etílico. Sabemos o que vai acontecer: o álcool começará a queimar. Isso significa que ele está sofrendo uma reação química com o oxigênio do ar (O2) e mudará sua composição, deixando de ser etanol (C2H6O), e o oxigênio também deixará de ter sua composição inicial, originando novas substâncias, que são o dióxido de carbono (CO2) e água (H2O).

Os fenomenos abaixo que envolvem reações quimicas são

Álcool pegando fogo – reação de combustão

Nas reações químicas, as substâncias iniciais são chamadas de reagentes e as finais de produtos, e as reações são representadas por meio de equações químicas, que seguem a seguinte estrutura geral:

REAGENTES → PRODUTOS

Considerando o exemplo anterior da reação de combustão completa do álcool (etanol), temos a seguinte equação química:

Etanol + Gás oxigênio → Dióxido de carbono + Água

Essa reação química é representada abaixo por meio de átomos de acordo com o modelo de Dalton, na forma de simples esferas:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os fenomenos abaixo que envolvem reações quimicas são

Representação modelo de uma reação de combustão do etanol

Observe que as ligações iniciais entre os átomos foram quebradas e eles formaram novas ligações, surgindo novas substâncias.

Assim, as equações químicas são escritas utilizando-se fórmulas e símbolos que melhor representem o esquema acima. No caso considerado (reação de combustão do etanol), temos que a equação química é expressa assim:

C2H5OH(?) + 3 O2(g) → 2 CO2(g) + 3 H2O(v)

Existem alguns fatores visuais que indicam que houve uma reação química, que são:

* Desprendimento de gás;

* Mudança de cor;

* Formação de precipitado;

* Aparecimento de chama ou luminosidade.

Importantes processos que ocorrem em nosso organismo, na natureza e em indústrias, tais como a produção de medicamentos e alimentos industrializados, são reações químicas. Por isso, elas são extremamente importantes para o surgimento e para a manutenção da vida.

Existem vários tipos de reações químicas, que podem ser classificados de acordo com vários critérios, mas os tipos principais estudados em química são:

1. Reações inorgânicas: Costumam ser classificadas de acordo com o número de substâncias formadas, número de reagentes e presença ou não de substâncias simples e compostas. São quatro os principais tipos de reações inorgânicas:

1.1. Reações de síntese ou adição;

1.2. Reação de decomposição ou análise;

1.3. Reação de simples troca, deslocamento ou oxirredução;

1.4. Reação de dupla troca ou metátese;

2. Reações orgânicas: São as que envolvem os compostos do carbono. Geralmente são classificadas em três tipos principais:

2.1. Reações de Adição;

2.2. Reações de Substituição;

2.3. Reações de Eliminação.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Graduação em Química (Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, 2014)

Ouça este artigo:

A matéria sofre transformações ou fenômenos que podem ser físicos ou químicos. Geralmente as transformações que alteram a composição da matéria, alteram sua estrutura e onde o produto é diferente do reagente são exemplos de um fenômeno químico. Este tipo de fenômeno é irreversível. Por exemplo, se amassarmos uma folha de papel ela poderá voltar ao seu estado original facilmente e neste caso temos algo reversível. Porém se queimarmos uma folha de papel não conseguiremos induzi-la à sua forma inicial e temos então um fenômeno irreversível, como é o caso das transformações químicas.

Os fenomenos abaixo que envolvem reações quimicas são

A liberação de gás é um indicador da ocorrência de um fenômeno químico. Foto: Eugene Sergeev / Shutterstock.com

Um fenômeno químico possui algumas características que são geralmente notadas e que estão listadas abaixo:

  • A liberação de energia: como é o caso da queima (combustão) de um pedaço de madeira por exemplo.
  • O aparecimento de um precipitado;
  • A mudança de coloração: por exemplo um prego oxidando, ou seja, enferrujando.
  • A liberação de gás: como um comprimido antiácido efervescendo em água.

Em uma reação química as ligações entre as moléculas dos reagentes se rompem e os átomos se rearranjam para formar novas substâncias, que são os produtos. Por exemplo, na reação entre o ferro (Fe) e o enxofre (S) abaixo temos o desaparecimento das substâncias iniciais (reagentes) e a formação de uma nova substância (produto), o sulfeto ferroso (FeS) que possui propriedades diferentes.

Fe + S → FeS

As reações possuem uma variação de entalpia, ou energia que nos faz classificá-las em endotérmicas ou exotérmicas. A entalpia é representada por ∆H. Quando um fenômeno ocorre e a sua energia final é maior que a inicial dizemos que o processo ocorreu com ganho de energia e o classificamos como endotérmico. Porém, quando a energia final é menor que a inicial há liberação de energia no processo e podemos nomeá-lo como exotérmico. Um exemplo de fenômeno químico endotérmico é o derretimento de um iceberg pois este precisa ganhar energia e é um processo que vem ocorrendo atualmente devido ao aquecimento global. Já o exemplo para fenômeno químico exotérmico é a queima de combustíveis.

Os fenômenos químicos estão envolvidos inclusive na respiração, tanto animal quanto vegetal. A respiração dos seres humanos ocorre, resumidamente, pela absorção de gás oxigênio (O2) e liberação de gás carbônico (CO2). Portanto reagentes e produtos são diferentes e nesse caso temos um fenômeno irreversível. O mesmo ocorre com as plantas, porém as mesmas absorvem gás carbônico e liberam gás oxigênio. Certamente que devemos considerar que estas reações envolvem diversas etapas e outros fatores, como por exemplo a luz.

Confira mais alguns exemplos de fenômenos químicos:

  • Cozimento de um determinado alimento;
  • Combustão;
  • Fotossíntese;
  • Decomposição.

Leia mais:

  • Fenômenos físicos e químicos

Fontes:
FELTRE, R. Química Geral. Vol 1. 6ª edição. Editora Moderna: São Paulo, 2004.
RUSSEL. J.B. Química Geral. Editora Mc Graw Hill: São Paulo, 1982.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/quimica/fenomenos-quimicos/

Quais são os fenômenos que envolvem reações químicas?

Outros exemplos de fenômenos químicos ou reações químicas são:.
Queima de papel;.
Alimento decompondo-se no lixo;.
Queima do carvão;.
Produção de queijo a partir do leite;.
Queima de combustíveis no motor dos automóveis;.
Fotossíntese realizada pelas plantas;.
Azedamento do leite..

São transformações químicas?

Transformações químicas são ações que resultam na formação de novas substâncias. Além da mudança de estado, as variações de cheiro, de cor, de densidade e de temperatura podem ser evidências de transformações químicas.

O que são reagentes e produtos Quem são eles nas duas Reacoes?

Reagentes (1° membro) – são as substâncias que estão no início da reação. São as que irão reagir, sofrer a transformação. Produtos (2° membro) – são as substâncias resultantes da reação química. Exemplo: Duas moléculas de gás hidrogênio juntam-se com uma molécula de gás oxigênio, formando duas moléculas de água.