Quais são os fatores que tornam a Amazônia tão importante mundialmente?

A floresta amazônica é conhecida internacionalmente por suas belezas naturais. Segundo a WWF Brasil, a região é a única floresta tropical do mundo que ainda tem sua extensão e diversidade biológica conservadas - o que a transforma em uma das maiores reservas genéticas da Terra. No entanto, apesar de tamanha imponência, a Amazônia enfrenta um grande perigo: o desmatamento.

Entre agosto de 2017 e julho de 2018, o desmatamento cresceu e atingiu o maior índice dos últimos dez anos, conforme dados divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Diante desses dados alarmantes, é fundamental debater sobre a preservação desse bioma e buscar iniciativas sustentáveis para preservá-lo. Mas e você, Cidadão do Mundo, conhece os motivos que fazem a preservação da Amazônia tão importante? Nós explicamos aqui!

Dona de uma bacia hidrográfica notável

A bacia hidrográfica amazônica é considerada a maior bacia do país! Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, essa região hidrográfica representa 40% do território do país, somando 60% de todos os recursos hídricos brasileiros. A região é irrigada pelas águas do rio Amazonas, cuja nascente fica na Cordilheira dos Andes, no Peru. No Brasil, as águas percorrem mais de 6 mil quilômetros até se encontrarem com o Oceano Atlântico. Ao longo desse trajeto, existem mais de mil afluentes em seu caminho.

Mantém os índices de chuva

A vegetação nativa da Amazônia também contribui para o processo de evapotranspiração. Esse fenômeno se trata da perda de água do solo ou a perda de água das plantas durante o seu processo de respiração. Como resultado, o líquido evapora para a atmosfera e resulta na formação de massas de ar, que carregam umidade para o restante do Brasil e países vizinhos, como Bolívia, Paraguai, Argentina e Chile.

Para se ter uma ideia da força que a região amazônica tem no regime de chuvas de boa parte dos países latino-americanos, uma árvore com uma copa de 20 metros de diâmetro é capaz de bombear mais de mil litros de água para a atmosfera diariamente! Em uma floresta tão grande quanto essa, os índices de chuva e de umidade se tornam surpreendentes.

Contribui para a queda nos níveis de CO2

As plantas têm um papel fundamental na redução dos níveis de gás carbônico presentes no ar. Desde o século XIX, a atividade humana colocou uma grande quantidade de CO2 na atmosfera. Há uma série de outras ações que estão diretamente vinculadas ao aumento da emissão de gases de efeito estufa, como a expansão da pecuária na região norte do país.

Ao realizar a fotossíntese, processo natural que garante a produção de energia, as plantas retêm o gás carbônico presente na atmosfera utilizando-o para seu crescimento. Parte do oxigênio produzido nesse processo é liberado para a atmosfera, ajudando a manter o ar mais puro.

É lar de espécies que devem ser preservadas

A floresta amazônica é conhecida internacionalmente pela sua surpreendente diversidade natural. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a região concentra a maior biodiversidade do mundo! Ao todo, são mais de 145 mil espécies!

A Amazônia ocupa metade do território brasileiro e abriga dois terços de todo o remanescente florestal do país. Dessa forma, assegurar a preservação da biodiversidade desse bioma é fundamental para garantir a sobrevivência dos seres vivos que nele habitam.

Continua surpreendendo os cientistas

Curiosamente, os números não param de crescer, e a cada ano os biólogos e estudiosos da área descobrem novas espécies nas áreas ainda inexploradas da Amazônia. Em setembro de 2017, por exemplo, o Relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) anunciou a descoberta de mais de 380 espécies, entre peixes, plantas, répteis e até mesmo aves.  

É uma fonte de aprendizado e novas substâncias

A floresta amazônica oferece recursos muito interessantes para nos ajudar a levar uma vida mais saudável e responsável. As inúmeras espécies de plantas encontradas na região podem ter aplicações diretas em nossa vida.

Um exemplo é a presença de alguns alimentos cultivados por ali na dieta dos brasileiros, entre os quais estão o açaí, o guaraná e o palmito. Além disso, há mais de 10 mil espécies vegetais cujos princípios ativos são usados para a produção de medicamentos, cosméticos e também para o controle biológico de pragas.

Iniciativas voltadas à preservação da floresta amazônica são essenciais para garantir o cuidado com o meio ambiente, colaborar para um futuro mais verde e também render bons frutos para a nossa economia, incentivando cada vez mais a pesquisa!

Se você curtiu esse texto, aproveite a visita ao nosso blog e confira nossas dicas para economizar energia em casa. Conheça também a nossa nova campanha #MenosCarbonoMaisFuturo. Let’s Act to Impact!

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um cidadão do mundo!

Porque a Amazônia é tão importante para o mundo?

A floresta Amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo, desempenhando papel imprescindível na manutenção de serviços ecológicos, tais como, garantir a qualidade do solo, dos estoques de água doce e proteger a biodiversidade.

Quais os aspectos mais importantes da Amazônia?

O bioma Amazônia é um conjunto de unidades biológicas caracterizado por aspectos climáticos, tipo de solo, vegetação, hidrografia, entre outros. Esse bioma constitui a maior bacia hidrográfica do mundo, bem como a maior floresta tropical do planeta, sendo considerada a região de maior biodiversidade da Terra.

Qual o fator mais importante para o crescimento da população amazônica?

Os elevados níveis de fecundidade e os baixos níveis de mortalidade que prevalecemna população da Amazônia Legal (ainda maiores que a media nacional), e também a migração, são os fatores condicionantes desse elevado crescimento.

Quais os dois fatores principais que contribuíram para o crescimento populacional da Amazônia?

Vários fatores estão estimulando esse crescimento, entre eles famílias maiores e os altos níveis de pobreza na Amazônia em comparação com outras regiões que atraem pessoas para trabalhar nas cidades.

Qual é a floresta mais importante do mundo?

Recheada de biodiversidade e com características que são salvadoras para a qualidade de vida da população mundial, a Amazônia é considerada a principal floresta do mundo, mas por quê?

Por que há tantos interesses internacionais sobre a Amazônia?

A cobiça internacional encontrou ecos diante de temas que se tornaram universais, como o meio ambiente, missões indígenas, clima, narcotráfico e desflorestamento. Brevemente o problema de escassez de água levará o mundo a se voltar ainda mais para Amazônia.