Qual o texto que fala que os humilhados serão exaltados?

A maioria das pessoas pensam, quando usam esta frase, que há um sentimento de "revanche" ou "vingança" quando se sentem humilhadas por outras.

A ideia central é que a humildade antecede a honra de Deus (Provérbios 18:12). Quando nos humilhamos perante Deus e até mesmo os homens, o Senhor nos exaltará.

"Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado” (Lucas 18:14).

A Parábola do Fariseu e do Publicano

Ao lermos o texto (Lucas 18:9-14), podemos ver que trata-se de uma parábola contada por Jesus e já no início do versículo observamos o motivo pelo qual Jesus contou esta história.

Numa olhada rápida nesta passagem bíblica já podemos perceber que o texto não diz respeito a pessoas que foram humilhadas e depois o Deus as exaltou. Aliás o versículo nove desta passagem já deixa claro para quem Jesus estava falando: “alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros”.

Vejamos a história com mais atenção! Neste texto lemos a história de dois homens que estavam orando a Deus: Um fariseu e um publicano. Os fariseus eram religiosos, mestres da lei, enquanto os publicanos eram os cobradores de impostos, que eram mal vistos por todos.

O fariseu se achava digno, santo, melhor que todos os outros. Do outro lado estava o publicano, que tinha o entendimento de quem era e que precisava mesmo de Jesus. O fariseu deixou-se levar pela arrogância e o publicano se humilhou diante de Deus.

É interessante perceber neste texto bíblico que só alcançou o objetivo da oração aquele que teve uma atitude humilde diante de Deus. O outro, com toda sua prepotência e justiça própria não enxergava nem mesmo seu próprio coração pecador.

Quando você se humilha diante de Deus é quando você é exaltado por Deus!

“Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido” (1 Pedro 5:6);

"Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mateus 23:12).

A expressão “os humilhados serão exaltados” é corriqueiramente utilizada para acalmar o coração do homem em meio a tantas intempéries da vida.

Trata-se de um costumeiro ditado que vem sendo empregado por muitos jovens da atualidade, principalmente quando estes se encontram em uma situação financeira ruim.

Existe um grande boato que atribui a origem desta expressão à Bíblia. Entretanto, é preciso pesquisar um pouco mais a fundo, caso não se queira cair em algum equívoco.

É fato que as Escrituras Sagradas são repletas de frases criadas com o intuito de abrandar o coração dos aflitos e isto, sem sombra de dúvida, só revela o quão grandioso é o amor do Pai para com os seus filhos.

Contudo, é necessário ter sempre um olhar atento para estas palavras, de modo a não interpretá-las erroneamente.

“Os humilhados serão exaltados”: essa frase existe em algum versículo da Bíblia?

Na verdade, o trecho não se encontra em nenhum versículo bíblico na íntegra. Analisando com cautela o Livro Sagrado, o que se verifica são apenas referências que carregam um significado similar.

Por exemplo, como a que se vê em Ezequiel 21:26: “Assim diz o Senhor Deus: Tire o turbante e a coroa. Não será a mesma; os humildes serão exaltados, e os exaltados serão humilhados.

Ou a que se elucida no novo testamento “E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mateus 23:12; Lucas 14:11; 18:14).

Todos os trechos podem até ter um caráter equivalente ao da expressão utilizada cotidianamente, contudo carregam sentidos distintos, que precisam ser reconhecidos por um bom cristão.

Qual o texto que fala que os humilhados serão exaltados?

Reflexão e estudo sobre a frase “os humilhados serão exaltados”

É na reflexão à luz da vontade do Senhor que se pode encontrar o verdadeiro sentido de suas palavras. Sempre peça ajuda em oração, para que ele ilumine o seu discernimento e você possa compreender mais atentamente.

No caso em questão, as diferenças entre o que está descrito no dizer popular e o que consta na Bíblia traz um importante contraste que em muito tem a ver com a situação dos dias atuais, nos quais o ter é mais importante que o ser.

Pare e observe. Geralmente, quando alguém se utiliza da frase os humilhados serão exaltados, está passando por alguma dificuldade financeira ou de cunho material.

Esta pessoa, ao externar a expressão, tenta consolar a si mesma, imaginando que futuramente essa dificuldade será sanada em virtude de todo o seu sofrimento no presente.

Ou seja, no futuro ficará mais rica e, com ar de superioridade, poderá exigir toda a exaltação tão comumente destinada a todos aqueles que possuem muitas riquezas.

Perceba que a “exaltação” da frase está intimamente ligada à questão material. Ora, se houver dinheiro, haverá felicidade.

Este é um dos pilares apregoados pelo mundo moderno, onde pessoas são medidas por aquilo que possuem e não pela essência de sua alma.

Reflita consigo. Em quantas situações você já não fez isso sem perceber? Analisou uma pessoa pelo que ela possuía, sem conhecê-la a fundo?

Ou quantas vezes você já se sentiu humilhado por ter menos que algum conhecido seu?

Dito isso, agora volte-se para as escrituras e analise melhor os trechos descritos acima. Com um olhar um pouco mais apurado, é possível perceber a diferença.

Enquanto no dizer popular há uma valorização do bem estar material. Nos versículos bíblicos, Deus procura alertar sobre a valorização do espírito, por meio da humildade.

Ao observar o contexto dos mesmo dizeres nas Escrituras, percebe-se claramente que se faz uma alusão à exaltação do espírito por meio da humildade, sem levar em consideração qualquer benefício material.

Lembre-se de que este é um dos maiores ensinamentos de Cristo: ser humilde em espírito.

O Pai eterno, em sua grandiosa sapiência, sabe o que é bom para os seus filhos. Por isso, a Bíblia está repleta de passagens alertando para a valorização do bem espiritual em detrimento do material.

Fique atento aos sinais do Senhor e não se deixe cegar pelas coisas do mundo. Situações ruins sempre podem acontecer.

Porém, não se esqueça que Deus sabe de todas as coisas e, para Ele, tudo tem um tempo certo.

Assim, reflita sabiamente sobre o real significado da expressão “os humilhados serão exaltados” e, ao empregá-la, tenha em mente que a verdadeira exaltação é aquela que eleva o espírito. Basta confiar que Deus a concederá.

Qual o texto que fala que os humilhados serão exaltados?

Frases e pensamentos sobre os humilhados serão exaltados para redes sociais

Exalte a Deus Pai e ele te livrará de toda humilhação.

Em meio a tormenta, seja forte e perseverante. Acredite que Deus é contigo e toda humilhação se tornará exaltação.

Se mantenha humilde e confie no Senhor, pois Ele exaltará todo aquele que humilhado for.

Levante e ande! Confie, pois contigo estará o Pai que sempre exaltará seus filhos humilhados.

E quando difícil for, seja humilde, confie e Deus te exaltará.

Não se deixe abalar pelas humilhações, confie na exaltação que Deus reservou para os seus filhos.

Acredite, Deus libertará você da humilhação.

Tenha fé no Pai e cada humilhação de hoje será uma exaltação de amanhã.

Qual versículo fala sobre os humilhados?

“Pois todo o que se exaltar será humilhado, e o que se humilhar será exaltado. “ (Lc 14,11)

Onde está a frase Os humilhados serão exaltados?

Com pequenas variações cá e acolá, é uma frase que permeia a Bíblia, do Antigo ao Novo Testamento: "Os humilhados serão exaltados". Aparece nos evangelhos como algo proferido pelo próprio Jesus. Aparece no livro dos Provérbios como um ensinamento próprio da sabedoria dos judeus.

O que significa que os humilhados serão exaltados?

"O sentido teológico é relativamente simples: o caminho da grandeza é a auto-humilhação diante de Deus e diante dos homens. É a inversão de autoridade presente no Reino de Deus: os grandes são abatidos, enquanto os pequenos são exaltados", ressalta o teólogo Siqueira. "É uma advertência contra o orgulho e o poder.

Quem te humilhou hoje será humilhado amanhã?

Se hoje alguém te humilhar, Não se preocupe com isso, Pois amanhã Deus te honrará, E pode ter certeza, a humilhação de hoje, é certeza de que amanhã, a Vitória é sua!