Qual é o mecanismo da reação entre o ácido salicílico e o anidrido em meio ácido?

O ácido acetilsalicílico, popularmente conhecido como aspirina, é formado a partir da reação entre o ácido salicílico e o anidrido acético com o H2SO4 como catalisador.

O ácido acetilsalicílico é popularmente conhecido como aspirina. Trata-se de um composto orgânico de função mista (em virtude da presença do grupo carboxila e do grupo éster) muito utilizado por diversas pessoas no mundo todo em decorrência dos seus resultados no combate à (ao):

  • Síndrome coronariana aguda;

  • Infarto agudo do miocárdio;

  • Prevenção do tromboembolismo cerebral ou ataques isquêmicos transitórios;

  • Trombose cerebral;

  • Febre (contraindicado para crianças, especialmente em quadros virais pelo risco da Síndrome de Reye);

  • Dor de cabeça;

  • Prevenção primária ou secundária do infarto miocárdico, incluindo prevenção pós-angioplastia;

  • Osteoartrite;

  • Dor;

  • Tratamento de artrite reumatoide, artrite juvenil, osteoartrite ou artrose;

  • Febre reumática;

  • Tratamento da doença de Kauasaki;

A descoberta e a utilização do ácido acetilsalicílico tiveram como ponto de partida o isolamento do composto salicina de cascas da planta chamada salgueiro pelo farmacêutico H. Leroux em 1829. Ele isolou essa substância baseado nos relatos de Hipócrates e Celsus, que utilizaram essa planta para tratar febre e dores na Antiguidade.

Estudos mostraram que, durante a digestão da salicina no organismo humano, ela converte-se em ácido salicílico, o qual apresenta excelentes propriedades antirreumáticas, antifebris (antipiréticas) e contra dores (analgésicos).

Em 1859, o químico alemão Kolbe sintetizou pela primeira vez em laboratório o ácido salicílico por meio da reação, a 125 oC, do fenóxido de sódio e gás carbônico. Veja a equação dessa reação a seguir:

Qual é o mecanismo da reação entre o ácido salicílico e o anidrido em meio ácido?

Equação de formação do ácido salicílico

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com o isolamento da salicina, descobriu-se que o ácido salicílico era uma substância extremamente amargosa e, quando ingerida, provocava fortes irritações estomacais, o que prejudicava sua ingestão rotineira.

Em 1897, o farmacêutico Felix Hoffman, com o aval de seu patrão Bayer, na tentativa de ajudar seu pai que sofria de reumatismo e queixava-se constantemente dos efeitos colaterais provocados pelo uso do ácido salicílico, resolveu realizar uma reação entre esse ácido e o anidrido acético, o que resultou em uma nova droga: o acido acetilsalicílico. Veja a equação de formação do acido acetilsalicílico:

Qual é o mecanismo da reação entre o ácido salicílico e o anidrido em meio ácido?

Equação de formação do ácido acetilsalicílico

A síntese do ácido acetilsalicílico possui como catalisador o ácido sulfúrico (H2SO4). Na equação acima, podemos observar que o anidrido acético (1) é quebrado em duas moléculas (2). Uma delas ataca o benzeno e retira o grupo OH (3), e a outra une-se ao grupo OH que saiu do benzeno e forma o ácido acético (4).

Os testes com essa nova droga tiveram como resultado um menor índice de irritabilidade estomacal e do sabor amargo provocado na boca, mantendo a eficácia no combate às patologias que o ácido salicílico combatia. Dessa forma, a partir daí, o acido salicílico foi substituído pelo ácido acetilsalicílico.

474 palavras 2 páginas

1) Qual é o mecanismo da reação entre o ácido salicílico e o anidrido acético, em meio ácido?
Uma reação de esterificação em meio ácido (ácido sulfúrico - que funciona como catalisador). Ocorre através do ataque nucleofílico do grupo -OH fenólico sobre o carbono carbonílico do anidrido acético, seguido de eliminação de ácido acético, formado como um sub-produto da reação. O ácido sulfúrico atua como catalisador Ao efetuar-se a reação entre o ácido salicílico e o anidrido acético, observa-se a formação de ácido acetilsalicílico e ácido acético.

2) O H+ atua, na reação de preparação do AAS, como reagente ou como um catalisador?
Atua como catalisador, pois diminui a energia de ativação da reação, tornando-a mais rápida.

3) Qual é a função do ''trap'' (kitassato) no aparato para filtração a vácuo?
No caso de uma filtração com bomba geradora de vácuo o trap protege a bomba da possibilidade de sugar a substância que foi filtrada, o que comprometeria sua vida útil. Caso o vácuo seja gerado por uma trompa d’água, o trap protege a substância mãe de ser diluída com a entrada de água, mas isto só ocorreria caso a torneira fosse desligada antes de ser reestabelecida a pressão do sistema.

4) Qual o reagente limitante?
O reagente limitante é o ácido salicílico.

5) Na etapa de purificação, porque o resfriamento da solução deve ser realizado lentamente ?
Porque de maneira lenta ocorre a disposição das moléculas em retículos cristalinos, formando cristais grandes e puros.

6) Na etapa filtração a vácuo, os cristais formados são lavados com água gelada. Por quê?
Este procedimento é importante para remover impurezas na superfície dos cristais formados. Água gelada para minimizar perdas durante a lavagem, porque o aumento da temperatura favorece a solubilização dos cristais.

7) Pesquise sobre a ação farmacológica do ácido acetilsalicílico e seus efeitos colaterais.
7) ASS
Contra indicações
-contra indicado a pacientes com doenças no estômago, fígado e rins.


Relacionados

  • 1 S Ntese Da Aspirina 2

    1217 palavras | 5 páginas

    1 Centro Universitário Fundação Santo André Faculdade de Engenharia “Engenheiro Celso Daniel” Laboratório de Química Geral e Experimental I Prof. Edvaldo Luis Rossini (Didi) CONTROLE DE PRESENÇA TÍTULO: Síntese da “Aspirina” Data: N° Turma: Grupo: Nome completo do(s) aluno(s) presente(s) RA Assinatura 1 2 3 4 5 6 Obs.: Colocar somente o nome do(s) aluno(s) presente(s) na aula. O Prof. não aceitará esta folha se for colocado o nome de aluno(s) ausente(s), ou seja, que não está(ão) presente(s)….

  • sintese aspirina

    1212 palavras | 5 páginas

    NATURAIS FACULDADE DE QUÍMICA QUIMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL II SÍNTESE DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO Camilla Soares (1005504801) BELÉM-PA 2013 RESUMO As técnicas utilizadas para a síntese da aspirina foram: aquecimento em banho-maria, banho-frio, filtração a vácuo e filtração simples, para obter a cristalização completa. Logo mais, a purificação da aspirina será obtida por recristalização, dissolvendo-se o produto em etanol e aquecendo-o.….

  • Aspirina

    2937 palavras | 12 páginas

    de Química ASPIRINA “O medicamento que faz maravilhas” Alunas: Cibelle Turra Danielle 25-Nov-2008 Professora: Cheila Gonçalves Mothé 1/43 ASPIRINA “O medicamento que faz maravilhas”  Índice 1. 2. 3. 4. 5. 6. 25-Nov-2008 Motivação Objetivo Histórico Desenvolvimento 4.1. A Aspirina 4.2. Mecanismo de ação – Como funciona a Aspirina? 4.3. Mecanismo de síntese do ácido acetilsalicílico 4.4. Procedimento Experimental para a obtenção do AAS 4.5. Procedimento….

  • Relatório aspirina

    2268 palavras | 10 páginas

    e Tecnologia Bacharelado em Ciência e Tecnologia Síntese e Análise da Aspirina 1 - INTRODUÇÃO A aspirina® (ácido acetil-salicílico) foi à primeira droga clinicamente testada antes de sua comercialização, em 1899, Mais de 100 bilhões de tabletes de ácido acetil-salicílico (AAS) são usadas por ano em todo o mundo para aliviar as dores de cabeça, reumatismo e outras dores, controlar a febre, e a artrite. No organismo, o AAS é rapidamente absorvido no trato gastrointestinal e funciona….

  • SÍNTESE DO ÁCIDO ACETIL SALICÍLICO

    1569 palavras | 7 páginas

    Síntese do Ácido Acetilsalicílico Resumo Objetivo – Este experimento teve como objetivo sintetizar o ácido acetilsalicílico, popularmente conhecido como aspirina. Métodos – Foi realizado em laboratório o processo de acetilação que consiste na esterificação da função fenol do ácido salicílico com o anidrido acético, em presença de gotas de ácido sulfúrico. Resultados – O rendimento obtido foi de 60,5%, não se obteve um valor mais próximo de 100%, devido às perdas durante o aquecimento e a filtração….

  • síntese do ácido acetilsaliclico(AAS

    945 palavras | 4 páginas

    Objetivo Fazer a síntese do ácido acetilsaliclico(AAS) e comparar amostra oa comprimido comercial (BAYER) e (genérico)500mg. Introdução O objetivo deste trabalho é obter a Aspirina (Ácido Acetilsalicílico), que é um cristal de cor branca, a partir do Ácido Salicílico e do Anidrido Acético. A reação acontecerá na presença de ácido sulfúrico que atua como catalisador. Serão empregadas várias técnicas, como aquecimento em banho-maria, banho-frio….

  • RELATÓRIO EXPERIMENTAL Reação de Acetilação Síntese do Ácido Acetilsalicílico

    1956 palavras | 8 páginas

    Acetilação Síntese do Ácido Acetilsalicílico Curso: Química Autores: Lucas Tales RA: 13. Armando RA: 13. Roberto RA: 13. João RA: 13. Paulínia (Novembro, 2012) 1.0 Introdução Acido acetilsalicílico e Aspirina. Desde a sua síntese em 1897, até aos nossos dias, a Aspirina converteu-se num dos medicamentos mais presente na farmácia doméstica e assim, mais usado no mundo. A Aspirina contém….

  • Artigo AAS 5

    2415 palavras | 10 páginas

    demonstrar detalhadamente os procedimentos e técnicas realizadas em laboratório para a preparação do ácido acetil salicílico, popularmente conhecido como Aspirina ®, bem como a análise estequiométrica realizada para a determinação do rendimento do experimento, que foi de 60,7%. Palavras-chave: Ácido Acetil Salicílico. Anti-inflamatório. Síntese do AAS. Abstract This article aims to demonstrate minutely the proceduresand techniques performed in the laboratory for the preparation of acetylsalicylic acid….

  • síntese da aspirina

    2373 palavras | 10 páginas

    SÍNTESE DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO ÍNDICE Introdução As reacções químicas têm como base a procura de novos materiais que tenham uso na nossa sociedade, de modificarem….

  • Trabalho

    1247 palavras | 5 páginas

    CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ ANA PAULA ZAMBETTI DA SILVA – 710394 CESAR FELLIPE MACHADO – TALITA NAIANNE SANTOS – 710399 SÍNTESE DA ASPIRINA SANTO ANDRÉ 2012 ANA PAULA ZAMBETTI DA SILVA – 710394 CESAR FELLIPE MACHADO – TALITA NAIANNE SANTOS – 710399 SÍNTESE DA ASPIRINA Relatório apresentado como parte dos requisitos para aprovação na disciplina de Química Geral e Experimental I visando à obtenção do Grau de Engenheiro….

Outros Trabalhos Populares

Qual é o mecanismo da reação entre o ácido salicílico e o anidrido em meio ácido?

A reação de acetilação do ácido salicílico (1) ocorre através do ataque nucleofílico do grupo -OH fenólico sobre o carbono carbonílico do anidrido acético (2), seguido de eliminação de ácido acético (3), formado como um sub-produto da reação.

Como se dá o mecanismo de ação da síntese de AAS a partir do ácido salicílico?

Seu mecanismo de ação baseia-se na inibição irreversível da ciclooxigenase (COX-1). Esse efeito inibitório é especialmente acentuado nas plaquetas, porque estas não são capazes de sintetizar novamente essa enzima. Acredita-se que o ácido acetilsalicílico tenha outros efeitos inibitórios sobre as plaquetas.

Que tipo de reação se verifica na obtenção do ácido Acetil

Assim, o AAS, princípio ativo da aspirina, é atualmente produzido sinteticamente através de uma reação nucleofílica acílica, também chamada de reação de esterificação.

Qual reação química ocorre na síntese do AAS?

A síntese do AAS é possível por meio de uma reação de acetilação do ácido salicílico (1), um composto aromático bifuncional (ou seja, possui dois grupos funcionais: fenol e ácido carboxílico).