Qual setor que mais explora os recursos naturais e gera uma grande quantidade de resíduos?

Qual setor que mais explora os recursos naturais e gera uma grande quantidade de resíduos?

A sustentabilidade na construção civil é um tema cada vez mais indispensável em qualquer empresa do ramo. A grande quantidade de resíduos e entulhos gerados nos canteiros de obras, além das nocivas atividades de extração de matéria-prima e elevado uso de energia elétrica representam um desafio na minimização dos impactos provocados pelas construções.

O conceito de sustentabilidade na construção civil significa garantir que antes, durante e após as construções, sejam feitas ações que reduzam os impactos ambientais, potencializem a viabilidade econômica e proporcionem uma boa qualidade de vida para as gerações atuais e futuras.

Fazer com que os materiais sejam reutilizados, definir alternativas para a exploração dos recursos naturais e encontrar novas formas de gerar e economizar energia são atitudes que diminuem os impactos da construção no ambiente. Além disso, desempenham um papel fundamental para tornar os processos economicamente viáveis.

Logo, se hoje há uma maior preocupação com a questão da sustentabilidade em todos os setores da sociedade, no ramo da construção não deve ser diferente.

O setor da construção civil consome muitos recursos naturais e gera quantidades significativas de resíduos. Dados revelam que, em um dia, cada trabalhador gera aproximadamente 51,74 gramas de resíduos, totalizando cerca de 9 kg de resíduos por dia, se considerarmos uma obra com mais de 170 colaboradores.

Além da questão ética e ambiental, a sustentabilidade é uma demanda por parte dos clientes finais. Boa parte da sociedade vem mudando seus hábitos em relação à preservação do meio ambiente e, com isso, surge a necessidade de construções mais sustentáveis.

Vantagens da sustentabilidade na construção civil

Abrangendo o consumo consciente de matéria prima, o reaproveitamento de resíduos e a minimização de desperdícios, o conceito de sustentabilidade na construção civil – quando bem observado – traz uma série de vantagens aos empreendedores. Sendo assim, entre os principais benefícios da sustentabilidade na construção civil,  destacam-se:

  • Redução de gastos, que se dá pela otimização dos processos;
  • Incentivos fiscais, que são cada vez mais comuns para as práticas sustentáveis no segmento construtivo;
  • Mais conforto aos proprietários, garantidos por cuidados arquitetônicos sustentáveis relacionados ao controle térmico, de luz e demais fatores ambientais;
  • Maior apelo e conforto visual gerado pelos mesmos fatores;
  • Melhor argumento de vendas, uma vez que o conceito de sustentabilidade é cada vez mais valorizado pelos clientes.

Cada vez mais comuns, eficientes e baratas, as tecnologias sustentáveis proporcionam uma grande influência positiva sobre o meio ambiente. Além disso, elas atendem a exigências comuns da nossa sociedade, relacionadas aos cuidados com as pessoas e com a natureza.

Ao aderir a essas práticas, a empresa será capaz de gastar menos em suas atividades e ainda elevará a sua imagem perante o mercado, demonstrando toda a preocupação com a sustentabilidade na construção civil e o alinhamento ao que existe de mais moderno no segmento.

O incentivo fiscal a obras sustentáveis

Uma das vantagens de aderir a sustentabilidade na construção civil são os incentivos fiscais por parte do governo brasileiro, tanto em âmbito federal, como estadual e municipal.

Assim, uma construção verde, que é uma obra ecologicamente correta, poderá contar com alguns financiamentos e descontos em impostos fiscais.

Ao redor do mundo, principalmente em países desenvolvidos, há uma série de incentivos econômicos para construções verdes. Um exemplo é a Alemanha, país que remunera os cidadãos que produzem um excedente de energia obtida por placas fotovoltaicas.

No Brasil, os incentivos podem não ser suficientes e tão eficientes, mas já ajudam a reduzir a carga tributária das construções.

Um dos incentivos fiscais que existem em diversas cidades brasileiras é o IPTU Verde, desconto que é dado no IPTU para obras que implementarem sistemas ecoeficientes nas suas construções ou reformas.

Cada cidade que utiliza o IPTU Verde determina o valor dos descontos, mas eles variam de 5% a 20%. Os sistemas ecoeficientes que devem ser implementados também variam, mas alguns exemplos são:

  • Captação e reutilização de água;
  • Reciclagem e reuso de resíduos de materiais de construção;
  • Uso de placas solares para o aquecimento de água;
  • Uso de placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica.

Práticas Sustentáveis

A sustentabilidade na construção civil é indispensável para se destacar no mercado, cuidar do meio ambiente e entregar uma melhor qualidade aos clientes. Apostar no conceito de green building, realizar o gerenciamento de resíduos, investir em novas tecnologias e evitar o consumo excessivo de energia e de água são algumas das ações fundamentais para diminuir os impactos produzidos durante a realização de uma obra.

Uma construção consciente e sustentável, além de evitar todos os prejuízos que uma obra normal traria ao meio ambiente, pode diminuir o custo final do projeto e até o seu tempo de conclusão.

Assim, conhecer as principais maneiras com que uma construtora pode respeitar a natureza e o meio onde vive não se trata meramente de um diferencial competitivo, mas sim de uma exigência cada vez maior para todas as empresas do ramo.

Fonte: BussConstrução

Qual o setor que mais explora os recursos naturais e geram grande quantidade de resíduos?

Na construção civil, por exemplo – um dos setores que mais exploram os recursos naturais e geram uma grande quantidade de resíduos –, a conscientização das empresas ainda não é satisfatória.

Qual recurso pode melhorar a qualidade de vida da comunidade?

estimular o voluntariado na sua empresa; usar o seu poder de voto a favor de todos; fazer trabalho voluntário; incentivar amigos e familiares a serem voluntários.

Qual sistema é desenvolvido na vizinhança de universidades?

Um Sistema Nacional de Inovação (SNI) é um grupo articulado de instituições dos setores público e privado (agências de fomento e financiamento, instituições financeiras, empresas públicas e privadas, instituições de ensino e pesquisa, etc.)

Qual tecnologia que permite deslocar a capacidade computacional dos centros de dados?

Computação de borda: tecnologia que permite deslocar a capacidade computacional dos centros de dados para os extremos da rede, aumentar a velocidade e a diversificação do processamento em tempo real na localização real do sistema, o que é necessário para aumentar a funcionalidade da IoT.