Onde se concentra mais da metade das reservas mundiais de petróleo?

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
  • Copiar Link

As potências mundiais e o Irã fecharam um acordo histórico na última terça-feira que prevê o fim das sanções internacionais contra o país em troca de limitações no seu programa nuclear. A repercussão do acordo foi grande  - visto que as potências queriam garantir que o Irã utilizasse suas pesquisas com energia nuclear apenas para fins pacíficos. Do lado da economia, um dos efeitos mais comentados deste acordo, porém, foi a volta do petróleo iraniano aos mercados globais.

Curiosamente, apesar do Irã ter uma enorme quantidade de petróleo, o país não figura entre os três primeiros do mundo com as maiores reservas. Com dados da consultoria Barclays, o Business Insider levantou quais são os dez países que estão "deitados sobre grandes reservas". Confira cada um deles:

10. Nigéria: 

Onde se concentra mais da metade das reservas mundiais de petróleo?

Navio de produção de petróleo na Nigéria (Foto: Getty Images)

Reservas estimadas: 37,14 bilhões de barris (bbl) 

O petróleo tem sido a principal fonte de receitas do governo na Nigéria desde 1970 . No entanto, o país sofreu com o colapso dos preços no ano passado. Agora, com o preço mais baixo, a Nigéria ainda poderá enfrentar "concorrência extra" a partir da reintrodução do petróleo iraniano nos mercados.

9. Líbia

Onde se concentra mais da metade das reservas mundiais de petróleo?

Homem armado vigia porto de Petróleo na Líbia (Foto: Getty Images)


Reservas estimadas: 48,47 bilhões de barris (bbl)

A economia da Líbia é completamente dependente de energia. As vendas de petróleo e gás caíram significativamente em 2014 após protestos realizados em seus portos de petróleo.

8. Rússia

Onde se concentra mais da metade das reservas mundiais de petróleo?

Refinaria de petróleo na Rússia (Foto: Getty Images)

Reservas estimadas: 80 bilhões de barris (bbl)

Embora Moscou esteja se beneficiando geopoliticamente do acordo com o Irã, o retorno do petróleo iraniano para os mercados é uma má notícia para a Rússia: o país pode perder participação no mercado europeu. "O Irã vai estar competindo na Europa com a Rússia", afirmou à Bloomberg Ed Morse, analista da commodities do Citigroup. 

7. Emirados Árabes Unidos 

Onde se concentra mais da metade das reservas mundiais de petróleo?

Navio cruza Dubai (Foto: Getty Images)

Reservas estimadas: 97,8 bilhões de barris (bbl)

Os Emirados Árabes Unidos é outro Estado completamente dependente de energia que se modernizou após a descoberta de petróleo há mais de trinta anos. Apesar da queda dos preços, um dos maiores produtores da OPEP tem batido recorde de produção.

6. Kuwait

Onde se concentra mais da metade das reservas mundiais de petróleo?

Campo de produção de petróleo no Kuwait (Foto: Getty Images)

Reservas estimadas: 104 bilhões de barris (bbl) 

O petróleo é responsável por mais da metade do PIB do Kuwait e o país planeja aumentar a produção para mais de 4 milhões de barris por dia até 2020. Após as sanções ao Irã em 2012, o Kuwait, juntamente com a Arábia Saudita, ganharam espaço no mercado asiático. 

5. Iraque 

Onde se concentra mais da metade das reservas mundiais de petróleo?

Plataforma de petróleo no Iraque (Foto: Getty Images)

Reservas estimadas: 140,3 bilhões de barris (bbl) 

Em grande parte, o petróleo movimenta toda a economia do Iraque. Com a queda dos preços,  as receitas do governo caíram aproximadamente 30%. A partir de 2015, o país - um dos maiores produtores da OPEP - estava bombeando petróleo em níveis recordes.

4. Irã 

Onde se concentra mais da metade das reservas mundiais de petróleo?

Mesquita no Irã (Foto: Getty Images)

Reservas estimadas: 157,3 bilhões de barris (bbl)

O petróleo bruto do Irã é o elemento surpresa no mercado. Analistas acreditam que a volta do produto iraniano poderia pressionar os preços para baixo. Além disso, poderia levar ao aumento da tensão entre o país e a Arábia Saudita, bem como com a Rússia.

3. Canadá

Onde se concentra mais da metade das reservas mundiais de petróleo?

Produção de petróleo em Fort McMurray, Canadá (Foto: Getty Images)

Reservas estimadas: 173,2 bilhões de barris (bbl)

O Canadá exporta a maior parte de seu petróleo para os EUA e Europa, sendo o maior fornecedor estrangeiro dos EUA. No entanto, um recente relatório mostra que o petróleo de alguns depósitos do país possui uma concentração cerca de 20% maior de carbono do que os outros. Isso significa que se o Canadá exporta mais petróleo para os EUA, ao longo do tempo , as emissões de gases do efeito de estufa pelos motoristas norte-americanos aumentariam, mesmo se o consumo de gasolina mantiver-se estável", segundo a OilPrice.com.

2. Arábia Saudita 

Onde se concentra mais da metade das reservas mundiais de petróleo?

Delegação da Arábia Saudita em conferência da OPEP (Foto: Getty Images)

Reservas estimadas: 268,4 bilhões de barris (bbl)

A Arábia Saudita foi um dos grandes players no mercado de petróleo ao longo do último ano. Mais recentemente, o país - juntamente com o resto da OPEP - se recusou a cortar os preços do petróleo. 

1. Venezuela

Onde se concentra mais da metade das reservas mundiais de petróleo?

Refinaria da Venezuela (Foto: Getty Images)

Reservas estimadas: 297,7 bilhões de barris (bbl) 

"A Venezuela continua altamente dependente das receitas do petróleo, que representa cerca de 96% das receitas de exportação, 40% das receitas do governo e 11% do PIB ", de acordo com o CIA Factbook . Consequentemente, com os preços do petróleo mergulhando no final de 2014 , combinado com uma recessão, a economia do país sofreu consideravelmente. Agora, a Venezuela está em busca de aliados fora da OPEP,  na esperança de estabilizar os preços do petróleo.

Onde se concentram as reservas mundiais de petróleo?

Os maiores produtores de petróleo do mundo são Estados Unidos, Arábia Saudita e Rússia. Juntos, eles representam mais de 40% da produção mundial.

Onde se encontra a maior parte das reservas de petróleo do Oriente Médio?

São esses países: Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Juntos, eles possuem uma reserva de 766,95 bilhões de barris de petróleo, conforme apontam os dados da Opep para 2018. Essa quantidade é o equivalente a 64,4% das reservas de todos os países que compõem aquela organização.

Quais são as duas principais regiões do planeta que concentram as maiores reservas de petróleo?

As duas maiores reservas petrolíferas estão no Oriente Médio e no Golfo do México. O petróleo do Oriente Médio é vendido para boa parte dos países desenvolvidos, da Europa Ocidental, EUA, Rússia e China, fazendo a economia principal da região árabe, a exportação do petróleo.

Qual país é o maior produtor de petróleo do mundo?

Arábia Saudita A Arábia Saudita tem 17% das reservas comprovadas de petróleo do mundo, e é o maior exportador.