Quais as diferenças e semelhanças entre o pensamento de Comte e Durkheim?

Durkheim criticou a perspectiva comteana pela sua generalização do termo “sociedade”, proposto como objeto de estudo para as ciências sociais, que deveriam utilizar como método a observação dos fatos sociais.

Ao propor a sociedade como um organismo social, Comte a elevou à condição de SER, com uma natureza e leis próprias, mas não levou em consideração os diferentes tipos de sociedades existentes, colocando essas diferenças como etapas distintas de uma mesma evolução. Ele pretendia explicar o movimento social consolidado, colocando os fatos sociais como idênticos em todos os lugares, variando apenas na sua intensidade.

Durkheim, em contrapartida, sugeriu a observação das várias sociedades, não como pertencentes a uma evolução que desemboca no mesmo lugar, mas como espécies distintas de um organismo cujas observações e comparações nos levariam a conhecer tal organismo. Além disso, Comte não atribuiu ao termo “organismo” seu devido valor, pois não conseguiu explicar de onde veio ou como se consolidou esse novo ser que ele sugere, já que este não é uma evolução do indivíduo (continuidade).

Spencer, por sua vez, percebeu e estudou as várias sociedades, classificando-as, procurando leis gerais da evolução social (as quais todas as sociedades deveriam enfrentar e utilizar), encontrando na analogia entre ser social e ser vivo (indivíduo) o modo de conhecer o organismo social, uma vez que a vida social deriva da vida individual e, portanto, guarda semelhanças para com ela. A crítica que Durkheim dispensa a Spencer é por ele não ter estudado os fatos sociais para conhecê-los, mas para deduzir deles leis gerais que pretendem explicar toda a realidade pelas leis da evolução. Desse modo, sintetizou e generalizou os fatos sociais, submetendo-os a uma mesma lei geral, quando cada fato social deveria ser estudado particularmente, com o objetivo de conhecê-lo e de estabelecer regras para aquele tipo determinado de sociedade, sem generalizações abstratas que de nada servem para o desenvolvimento dessa nova ciência.

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Após uma breve análise do caminho percorrido pela sociologia desde o seu nascimento, Durkheim propôs para essa nova ciência um objeto determinado, a saber: os fatos sociais. Para estudá-los, ele propôs o método da observação e experimentação indireta, ou seja, o método comparativo, o único pelo qual a sociologia pode se tornar uma ciência positiva e chegar a resultados sólidos, livres das abstrações metafísicas.

Desse modo, a própria ciência nascente, à medida que se constitui, produz suas próprias divisões essenciais a fim de uma maior compreensão do tema abordado. A primeira delas é a psicologia social encarregada de estudar fenômenos de ordem psicológica que ultrapassam a esfera do indivíduo, tais como tradições religiosas, crenças políticas e linguagem. A segunda divisão é a moral que deve estudar as máximas e crenças morais como fenômenos naturais dos quais se buscam as causas e as leis. A terceira divisão se estende para a ciência jurídica e criminologia que ficam responsáveis pelo estudo das leis morais que não devem ser infringidas. A quarta e última divisão diz respeito à economia política, que estuda os fenômenos econômicos.

Assim, as ciências sociais propõem explicar ao indivíduo o que é a sociedade, de maneira que ele se reconheça nela como um órgão em um organismo, ou seja, como uma parte essencial, mas não a única para o bom funcionamento do todo social.

Diferenças entre os sociólogos Comte, Durkheim, Marx e Weber: Augusto Comte considerava que a sociedade precisava estar organizada e acreditava que para responder às questões que sua época apresentava, bastava que cada coisa/ator social estivesse no seu devido lugar e cumprindo sua função. É por isso que a frase “ordem e progresso”, escrita na nossa bandeira, expressa tão bem o seu pensamento sociológico. Durkheim também entendia a sociedade como um todo organizado, só que para ele esta era um organismo que funcionava como um corpo, uma pessoa, e assim como uma pessoa que tem suas necessidades como alimentação, saúde, formação moral, ética, social etc., também tinha a sociedade que satisfazer essas necessidades para estar bem. Se isto não acontecia, a sociedade ficaria doente, ao que ele chamou de sociedade endêmica, ou em um estado patológico. Exemplo de uma sociedade endêmica é quando valores considerados bons são deixados de lado e substituídos por comportamentos considerados errados, como vemos hoje em que uma pessoa honesta é tida por tola, enquanto um “esperto” é considerado “vivo”. Esta frase: “o mundo é dos mais espertos”, ilustra muito bem o comportamento da sociedade atual. A diferença entre Comte e Durkheim é que, Comte entende que se tudo estiver em ordem, isto é, organizado, a sociedade irá viver bem, enquanto Durkheim, considerando a sociedade como uma pessoa, deixa claro que sendo como uma pessoa, não se pode receitar para os males de uma sociedade as mesmas medidas que se aplicou a outra, sob pena de não se obter os mesmos resultados, pois sendo comparada a uma pessoa, para Durkheim, havia muita probabilidade de que uma determinada sociedade teria suas próprias formas de reagir a um mesmo estímulo. Portanto não bastava que tudo estivesse no seu lugar e funcionando dentro dos padrões estabelecidos, para que a sociedade seja saudável. Quanto a Marx, poucas pessoas não conhecem o essencial de seu pensamento: a luta de classes. Karl Marx

Qual a diferença entre as teorias de August Comte é Émile Durkheim?

Entre as conclusões, destaca-se a aproximação entre os dois autores no que se refere ao holismo metodológico, embora Comte ancore a Sociologia à análise histórica e Durkheim privilegia a causalidade eficiente do meio social. Palavras-chave: Comte; Durkheim; Epistemologia; Metodologia; Sociologia.

O que define o pensamento de Comte e Durkheim?

Durkheim parte da idéia fundamental de Comte de que a sociedade deve ser vista como um organismo vivo. Também concordava com o pressuposto de que as sociedades apenas se mantém coesas quando de alguma forma compartilham sentimentos e crenças comuns.

Quais as semelhanças e diferenças entre Durkheim?

Os dois estudaram a estrutura da sociedade. A maior diferença entre eles foi que Durkheim enfatizava a influência mensurável e objetiva nos indivíduos e Weber estudava os significados subjetivos que os indivíduos colocavam em seu próprio comportamento para compreender a sociedade.

Qual a principal diferença entre o pensamento de Durkheim e Weber?

Émile Durkheim é considerado o primeiro sociólogo. Max Weber, por sua vez, visou compreender a sociedade como um todo complexo de várias ações sociais diferentes. Cada indivíduo agiria de uma forma diferente, e, para saber como essas ações ordenam-se, seria necessário estabelecer-se um parâmetro.