Onde estão localizados os principais focos de tensão e de conflito no mundo?

Apesar de viver um período de relativa paz entre Estados, o mundo enfrenta conflitos étnicos e sangrentas disputas de poder entre governos e milícias; se os bombardeios são localizados, o sofrimento não: mais de 65 milhões de pessoas deixaram seus países fugindo da violência em 2017.

Entre Estados

Coreia do Sul e do Norte
Início: 1950
Após conflito que envolveu EUA e China, foi assinado um cessar-fogo, mas não um acordo de paz. A tensão arrefeceu no último ano, com negociações pelo fim dos testes nucleares no Norte.

Índia e Paquistão
Início: 1948
A disputa pela Caxemira já levou a três guerras entre os países e deixou mais de 45 mil mortos. A tensão na fronteira é constante. Preocupa o fato de os dois países serem potências nucleares.

Guerra Civil

Síria
Início: 2011
A disputa entre o ditador Bashar al-Assad —apoiado por Rússia e Irã— e milícias, com suporte dos EUA, salpicadas de terroristas como o Estado Islâmico, já fez mais de 5,6 milhões de refugiados.

Iêmen
Início: 2015
A tentativa de golpe dos guerrilheiros houthis escalou para uma guerra civil que envolve a Arábia Saudita, ao lado do governo, contra o Irã, que apoia os rebeldes. A população civil enfrenta uma epidemia de fome.

Sudão do Sul
Início: 2011
Após a independência do Sul, o Sudão reivindica uma área rica em petróleo e dá início a um conflito marcado por crimes de guerra, como o sequestro de crianças para treiná-las como soldados.

Iraque
Início: 2003
Uma coalizão liderada pelos EUA invade o Iraque e depõe Saddam Hussein. Uma guerra entre xiitas e sunitas, e a aparição do Estado Islâmico, impede a paz no país até hoje.

Afeganistão
Início: 2001
Os EUA invadem o Afeganistão após os ataques de 11 de setembro. Mesmo com relativo sucesso, enfrenta forte resistência de guerrilhas islâmicas e ainda não conseguiu estabilizar o país.

Líbia
Início: 2014
Um dos conflitos surgidos na esteira da Primavera Árabe, começou com protestos contra o ditador Gaddafi. Após sua execução, em 2011, insurge uma guerra civil com disputa entre milícias e o novo governo.

Disputa Territorial

Rússia e Ucrânia
Início: 2014
Após a deposição do presidente pró-Rússia, Viktor Yanukovych, Moscou invade e anexa a Crimeia. O surgimento de grupos paramilitares nacionalistas na Ucrânia só piora a situação na fronteira no Leste.

Turquia e curdos
Início: 1984
A Turquia enfrenta os rebeldes curdos que exigem a independência do seu território. Os EUA apoiam o exército curdo no combate ao Estado Islâmico, na fronteira com o Iraque, gerando mal-estar diplomático.

Israel e Palestina
Início: 1967
Após a Guerra dos Seis Dias, em 1967, que opôs países árabes a Israel, os palestinos reivindicam  territórios e a criação de um Estado. O direito sobre Jerusalém é ponto de grande conflito.

Sectária/Separatista

Al-Shabab
Início: 2002
Conhecido por um dos maiores atentados do país —300 mortos e 400 feridos em 2017—, o Al-Shabab surgiu na guerra civil da Somália, na década de 1990, e tenta instalar um governo islâmico radical no país.

Boko Haram
Início: 2011 
Praticando atentados contra a população civil e até o sequestro de crianças, o Boko Haram tenta instaurar a lei islâmica no país e tem ganhado territórios no nordeste da Nigéria.

Fonte: Global Conflict Tracker, do Conselho de Relações Internacionais dos EUA

No mundo todo existem regiões que vivem intensos conflitos, originados pelos mais diversos motivos, que podem ser disputas por territórios, pela independência, por questões religiosas, recursos minerais, entre outros.

Em todos os continentes, é possível identificar focos de tensão que colocam em risco a paz daqueles que vivem nos locais que estão envolvidos.

Onde estão localizados os principais focos de tensão e de conflito no mundo?

Terrorismo e conflitos no mundo

Europa

No continente europeu, uma dos principais causas de conflitos é a questão do povo basco. O povo basco está distribuído no nordeste da Espanha e sudoeste da França. Essa etnia luta pela independência política e territorial há pelo menos 40 anos. Os bascos correspondem a um grupo social de origem não identificada e que provavelmente teria chegado à península Ibérica há 2000 anos. Em todo esse tempo, as nações que estão subordinadas conservaram seus principais aspectos culturais, como a língua (euskara ou vasconço), costumes e tradições.

Onde estão localizados os principais focos de tensão e de conflito no mundo?

Localização no mapa da "Terra dos Bascos"

A partir desse fato, no ano de 1959 foi criado um movimento com ideias socialistas e separatistas denominado de ETA (Euskadi ta Askatsuna ou Pátria Basca e Liberdade). Com o surgimento desse grupo, tiveram início os atentados, sobretudo às autoridades.

Onde estão localizados os principais focos de tensão e de conflito no mundo?

Atentados terroristas

A Irlanda do Norte (Ulster) integra o Reino Unido e, por esse motivo, as decisões são tomadas em Londres. No caso da Irlanda do Norte, o que acontece é a luta entre católicos e protestantes. Os católicos lutam há pelo menos 30 anos em busca da unificação com a República da Irlanda e se opõem aos protestantes, que são a maioria e querem continuar dependentes ao Reino Unido. O grupo responsável pelas ações é formado pela parte católica que criou o Ira (Exército Republicano Irlandês). Esse exército realiza diversos atos terroristas, pois existe uma grande intolerância por parte dos grupos religiosos.

Onde estão localizados os principais focos de tensão e de conflito no mundo?

Explosão na Irlanda do Norte em 1998

Outro caso de focos de conflitos no continente europeu tem relação com a península balcânica. O desconforto ou descontentamento nesse caso diz respeito às questões étnicas, uma vez que estão inseridas na região diversas origens de povos, como os sérvios, croatas, eslovenos, montenegrinos, macedônios, bósnios e albaneses. As divergências contidas entre esses povos são desenvolvidas ao longo de muito tempo. O que provoca tensão nessa região é a temática nacionalista e étnica.

Onde estão localizados os principais focos de tensão e de conflito no mundo?

Península balcânica  - região de conflitos étnicos

Onde estão localizados os principais focos de tensão e de conflito no mundo?
  
Onde estão localizados os principais focos de tensão e de conflito no mundo?

Onde estão localizados os principais focos de tensão e de conflito no mundo?

Onde estão localizados os principais focos de tensão e de conflito no mundo?

Como referenciar: "Conflitos no mundo" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2022. Consultado em 21/10/2022 às 04:51. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaEconomica/geopolitica/geopolitica2.php

Quais são os principais conflitos e tensões no mundo atualmente?

Conflitos mundiais recentes:.
Estado Islâmico..
Primavera Árabe..
Conflitos do Oriente Médio..
Conflito Árabe-Israelense..
Conflitos do Afeganistão..
Ira e Eta..
Guerra no Iraque..
Guerra do Afeganistão..

Quais são os principais conflitos no mundo?

Para além da Síria: os 12 maiores conflitos mundiais em 2018.
Talibã no Afeganistão. ... .
Crise dos Rohingya em Mianmar. ... .
Guerra Civil no Sudão do Sul. ... .
Conflito Curdo-Turco. ... .
Al-Shabab na Somália. ... .
Guerra do Iêmen. ... .
Leia mais: Inauguração de embaixada dos EUA em Jerusalém gera conflitos e polêmica internacional. ... .
Boko Haram na Nigéria..

Quais os principais motivos das tensões e conflitos no mundo?

PRINCIPAIS MOTIVOS DOS CONFLITOS.
Reivindicações nacionalistas;.
Contestações de fronteiras;.
Instabilidade política;.
Disputas de áreas de influência;.

Quais regiões do mundo se encontram em guerra atualmente?

Guerras atuais datam de conflitos históricos ou insurgência de milícias contra governos.
Coreia do Sul..
Coréia do Norte..
Jammu e Kashmir..
Iémen..
Sudão do Sul..
Iraque..
Afeganistão..
Líbia..