Qual a diferença entre carne de primeira e segunda

A classificação da carne é do século passado. A primeira se referia aos cortes do traseiro e mais valorizada. A de segunda os cortes do dianteiro e mais em conta. E o gado era abatido com mais idade do que hoje. A terceira veremos depois.

Qual a diferença entre carne de primeira e segunda

E com a evolução do aproveitamento da carne veio novas denominações. E nestes aspectos os “Chefs” e as “Butiques de carne “tem um papel importante. Deram melhores aproveitamento a carne e outros modos de preparo e provocaram a inovação de cortes.

Na verdade, não temos mais esta classificação, temos sim animais de primeira onde tanto o dianteiro como o traseiro são carnes macias e plenamente aproveitadas. A manejo da criação, pastagens, qualidade racial do gado, sanidade e a idade de abate, dois a três anos, dão estas condições. Não são mais gado velho, este sim de segunda, como dizem boi de canga. O que importa agora é como utilizar a carne e suas formas de preparo, assado, panela, churrasco, embutidos e outros de maneira adequada.

Qual a diferença entre carne de primeira e segunda
Estamos numa época do ano que as carnes sempre sobem de preço pelo aumento da demanda com as festas de final de ano. Os perus de Natal, cópia dos americanos, até estão falando pouco. Mas a carne de gado disparou o preço e a culpa é só dos chineses? Tenho lá minhas dúvidas. Estranho uma vez que 80% do consumo é dentro do país. Estão exagerando e aproveitando a situação. Sei que é entre safra, há aumento de consumo, venderam mais que deviam gado vivo, aumentou a exportação e tantas outras situações.

Mas aí tem gente querendo se aproveitar. E pergunto o criador que vinha ganhando ao redor de R$4,50 o quilo vivo há anos, viu agora um pequeno aumento para ao redor de R$7,50 o quilo vivo, este mais próximo da realidade e do custo de produção tem sido pouco falado. Isto que é a terceira carne consumida no Brasil arredondando 27 kg por habitante ano. A mais consumida é o frango 42 kg onde 70% do consumo é interno. A segunda pelos suínos 15 kg por habitante ano e 85% do consumo é interno.

Esta situação toda e mais as dificuldades momentâneas de logística e greve dos fiscais que acompanham o abate em frigoríficos estaduais ajudam a diminuir a oferta de carnes. Aí entra a “carne de terceira” no aproveitamento do momento. Vai aparecer carne de gado abatida de forma ilegal, sem condições sanitárias, animais de descarte, boi velho, vacas e etc. Alguém tem sempre um amigo que vai abater um “gadinho” e eu vou lá buscar a um preço bem menor. Irão aparecer linguiças “da colônia” feitas de que jeito? Estas sim são as carnes de terceira e tenham muita atenção.

O Brasil tem um rebanho bovino ao redor de 215 milhões de cabeça. O estado do RS tem próximo a 13,5 milhões de cabeça dos quais 1,8 milhões são leiteiros e estamos em sétimo lugar. Perdemos par Mato Grosso 29,8, Goiás 22,8 (3,9 leiteiros), Mato Grosso do Sul 21,8, Minas Gerais 21,7, Pará 20,0 e Rondônia 13,8 milhões de cabeça. E a evolução do rebanho gaúcho está praticamente estabilizado. A tendência do preço, se baixar, vai ser pouco.

Qual a diferença entre carne de primeira e segunda
Nos resta aproveitar mais as carnes, tirar um melhor aproveitamento de cortes com bom preparo. Receitas estão disponíveis na internet é só procurar e fazer antes um “treininho” para as festas do final de ano. Lembro que há outras carnes: búfalo, peixe, ovelha, cabrito, patos e coelho. Mais radical ainda o crescimento do “churrasco vegano” bom e barato.

Por Nilo Cortez.

Copyright Brastemp @ 2017 todos os direitos reservados. Whirlpool S.A. CNPJ: 59.105.999/0001-86. Endereço: Av. das Nações Unidas, 12.995, 21, 27, 31 e 32 andar. Brooklin Novo - CEP 04578-000. São Paulo - SP. Inscrição Municipal: 2.158.329-3.

Copyright BUD Comércio de Eletrodomésticos Ltda. ® 2014 – Todos os Direitos Reservados. CNPJ 62.058.318/0007-76. Endereço Sede : Rua Olympia Semeraro, 675, Jardim Santa Emília, São Paulo/ SP, CEP 04183-090 | Inscrição Municipal/Estadual 148.044.198.118.

Qual a diferença entre carne de primeira e segunda

Você quer carne de Primeira ou de Segunda?
Essa é uma pergunta frequente feita pelos açougueiros.
Isso acontece pois o boi possui 21 cortes principais e dependendo do preparo usamos um tipo diferente.
Mas o que nem todo mundo sabe é que existe também a carne de Terceira.


A diferença entre as carnes de Primeira, Segunda e Terceira é simples: está principalmente na quantidade de gordura e nervo.

As CARNES DE PRIMEIRA estão localizadas em partes menos usadas do boi e por isso são mais macias e precisam de pouco tempo de cozimento. São próprias para fazer bifes e churrascos.

As mais comuns são:

  • Alcatra
  • Picanha
  • Filé mignon
  • Patinho
  • Lagarto
  • Contrafilé
  • Coxão mole
  • Maminha
  • Baby beef

As CARNES DE SEGUNDA estão localizadas em partes mais aparentes do boi e de maior uso, por isso são mais duras e precisam de maior tempo de cozimento.
Ficam macias cozidas na pressão ou assadas.

As principais são:

  • Acém
  • Paleta
  • Fraldinha
  • Costela
  • Capa de filé
  • Coxão duro
  • Chuleta
  • Músculo dianteiro
  • Cupim

As CARNES DE TERCEIRA possuem uma camada extra de tecido conjuntivo, tem uma maior quantidade de gordura e nervos.
As mais conhecidas são:

  • Músculo
  • Pescoço
  • Ponta de agulha

Elas praticamente não são usadas em receitas, porém o pescoço pode ser colocado na feijoada.


Dica Cozinha Inteligente:
Escolha a receita adequada para cada tipo de corte, assim o sucesso será garantido.

Você também pode gostar...

O que é carne de segunda?

Seriam elas capa de filé, coxão duro, chuleta, paleta, fraldinha, costela, músculo dianteiro e acém. As carnes de segunda, tidas como carnes menos nobres e menos suculentas, entretanto, podem render pratos surpreendentes.

Qual é a carne de terceira?

Existe carne de terceira? Sim! As chamadas "carnes de terceira" são classificadas dessa forma devido a característica de acumular mais nervos e gorduras em quantidades indesejáveis, alguns exemplos são: músculo, pescoço e ponta de agulha.

Qual carne de segunda é mais macia?

Agora, quando o assunto é brasa, as carnes de segunda aparecem mais timidamente na grelha. As mais macias, como o filé, contrafilé, alcatra, fraldinha e, claro, picanha, são as preferidas.

Qual são as carnes de segunda?

São cinco os principais cortes do dianteiro do boi chamados "carnes de segunda": o acém, o pescoço, a paleta, a costela dianteira e o peito. Bolinha explica que muitos já entraram no cardápio de grandes churrasqueiros e no gosto dos consumidores.