Qual fenômeno climático ocorre preferencialmente em áreas conhecidas como fundo de vale?

Problemas ambientais na cidade e no campo

O início da produção de mercadorias com a utilização de máquinas e a diminuição do uso de ferramentas arcaicas marca o começo da Revolução Industrial. A partir do século XVIII (primeira Revolução Industrial), as mercadorias começaram a ser fabricadas em larga escala em decorrência da substituição do modo de produção doméstico pelo sistema fabril. O processo industrial se caracterizou, nesse período, pela transformação de matérias-primas em produtos para outras indústrias ou em bens para o consumo no dia a dia. Com o emprego de máquinas, ferramentas, energia e trabalhadores, houve grandes modificações no meio ambiente humano, que costuma ser dividido em meio cultural, que se refere a um espaço que passou por modificações feitas pelo ser humano, e meio natural, que está ligado aos espaços que não sofreram interferência do ser humano.

PROBLEMAS AMBIENTAIS NAS CIDADES

Os problemas gerados pela urbanização acelerada e sem planejamento na maioria dos grandes centros urbanos retrata a segregação socioespacial a que uma parte relevante dos habitantes das cidades está submetida. Entre os principais problemas ambientais das cidades estão os lixões, a questão da moradia, as ilhas de calor e a inversão térmica.

Lixões

São locais inadequados para a disposição de resíduos sólidos (lixo), pois contaminam o solo, rios, lagos, lençóis freáticos. Além disso, oferecem riscos à saúde pública, com disseminação de doenças. Moradia

A especulação imobiliária tem tornado o solo urbano cada vez mais inacessível economicamente, excluindo a população de baixa renda das áreas com melhor infraestrutura, por serem as mais valorizadas, resultando na segregação social. A exemplo disso, temos o chamado processo de gentrificação, que se refere a transformação de determinados centros urbanos, por iniciativa pública e/ ou privada, devido ao deslocamento dos grupos sociais que ali habitam, no qual se retira as comunidades de baixa renda e entram moradores das camadas mais elevadas. É um fenômeno que intensifica ainda mais o processo de segregação urbana (socioespacial).

Shutterstock/Sair Tan

Qual fenômeno climático ocorre preferencialmente em áreas conhecidas como fundo de vale?

O processo de gentrificação transforma os centros urbanos.

Ilhas de calor

É o aumento da temperatura em determinado ponto da cidade, devido à falta de vegetação, impermeabilização do solo, edificações que bloqueiam a passagem de ventos e poluição atmosférica.

karlakunha.com.br

Qual fenômeno climático ocorre preferencialmente em áreas conhecidas como fundo de vale?

Ilha de calor

Esse fenômeno acontece quando o ar quente não consegue se dissipar por causa de uma camada de ar frio acima dele, provocando, assim, uma concentração muito grande de gases poluentes sobre as cidades.

Ar quente Ar frio Energia solar

Poluentes são dispersos. Ar quente

Ar frio

Corrente de convecção (ascendente) Ar frio estagnado

Poluentes concentram-se próximos à superfície.

Situação normal

Inversão térmica

Inversão térmica

PROBLEMAS AMBIENTAIS NO CAMPO

A Revolução Industrial também influenciou o trabalho no campo. As máquinas substituíram grande parte dos trabalhadores rurais, além de uma quantidade cada vez maior de produtos químicos utilizados como agrotóxicos, defensivos agrícolas e fertilizantes artificiais. Com o processo de irrigação ou com a chuva, esses produtos químicos infiltram-se no solo e são levados para o lençol freático, rios e lagos. Os principais problemas ambientais no campo são a derrubada da vegetação original da área a ser cultivada, o extermínio da biodiversidade local e a contaminação do solo, do lençol freático, de rios e lagos pelo uso de agrotóxicos.

contraosagrotoxicos.org

Qual fenômeno climático ocorre preferencialmente em áreas conhecidas como fundo de vale?

Utilização de agrotóxicos na lavoura

QUESTÕES

QUESTÃO 1 (INÉDITA)

É importante destacar que as chuvas, mesmo em ambiente não poluído, são sempre ligeiramente ácidas. A combinação de gás carbônico e água presentes na atmosfera produz ácido carbônico, que dá às chuvas uma pequena acidez. Sobreleva-se que o fenômeno das chuvas ácidas causa graves problemas por resultar da elevação anormal dos níveis de acidez na atmosfera. Esse fenômeno atmosférico ocorre

Aem consequência do lançamento de poluentes produzidos, sobretudo, por atividades urbanas e industriais. B devido à grande emissão de clorofluorcarbonetos nos centros urbanos e nas áreas rurais. C apenas nas grandes cidades, pois são nelas que ocorre a grande concentração de gases poluentes. D principalmente nos países subdesenvolvidos que possuem legislação ambiental defasada. E sobretudo, nas regiões polares devido à convergência da circulação atmosférica para essas áreas.

QUESTÃO 2 (ENEM)

O professor Paulo Saldiva pedala 6 km em 22 minutos de casa para o trabalho, todos os dias. Nunca foi atingido por um carro. Mesmo assim, é vítima diária do trânsito de São Paulo: a cada minuto sobre a bicicleta, seus pulmões são envenenados com 3,3 microgramas de poluição particulada – poeira, fumaça, fuligem, partículas de metal em suspensão, sulfatos, nitratos, carbono, compostos orgânicos e outras substâncias nocivas.

ESCOBAR, H. Sem Ar. O Estado de São Paulo. Ago. 2008.

A população de uma metrópole brasileira que vive nas mesmas condições socioambientais das do professor citado no texto apresentará uma tendência de

Aampliação da taxa de fecundidade. B diminuição da expectativa de vida. C elevação do crescimento vegetativo. D aumento na participação relativa de idosos. E redução na proporção de jovens na sociedade.

QUESTÃO 3 (INÉDITA)

observatoriodeimpactos.blog

Qual fenômeno climático ocorre preferencialmente em áreas conhecidas como fundo de vale?

Qual fenômeno climático ocorre preferencialmente em áreas conhecidas como fundo de vale?

As ilhas de calor refletem em sérios problemas de saúde pública e ambiental. Os fatores associados a esse fenômeno climático causado pela interferência humana são:

AFalta de vegetação e pouca poluição atmosférica. B Materiais de concreto das edificações e áreas arborizadas. C Verticalização e incentivo ao desenvolvimento de prédios verdes. D Áreas verdes e canalização dos córregos. E Alta poluição atmosférica e remoção de áreas verdes dos centros urbanos.

QUESTÃO 4 (INÉDITA)

Um lixão é uma área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo. Não tem nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos - o chorume (líquido preto que escorre do lixo). Este penetra pela terra levando substâncias contaminantes para o solo e para o lençol freático. Moscas, pássaros e ratos convivem com o lixo livremente no lixão a céu aberto, e pior ainda, crianças, adolescentes e adultos catam comida e materiais recicláveis para vender.

Disponível em:www.lixo.com.br. Acesso em: 08 de ago. 2018.

No lixão, o lixo fica exposto sem nenhum procedimento que evite as consequências ambientais e sociais negativas, as quais se referem

Aà poluição dos recursos hídricos e aos problemas respiratórios. B aos danos aos ecossistemas e ao aumento da renda do catador. C à poluição atmosférica através do CO2 e aos riscos socioambientais. D à degradação dos solos e à transmissão de doenças. E à contaminação dos lençóis freáticos e à conscientização ambiental.

QUESTÃO 5 (ENEM)

No esquema, o problema atmosférico relacionado ao ciclo da água acentuou-se após as revoluções industriais. Uma consequência direta desse problema está na

Aredução da flora. B elevação das marés. C erosão das encostas. D laterização dos solos. E fragmentação das rochas.

QUESTÃO 6 (ENEM)

Em 1872, Robert Angus Smith criou o termo “chuva ácida”, descrevendo precipitações ácidas em Manchester após a Revolução Industrial. Trata-se do acúmulo demasiado de dióxido de carbono e enxofre na atmosfera que, ao reagirem com compostos dessa camada, formam gotículas de chuva ácida e partículas de aerossóis. A chuva ácida não necessariamente ocorre no local poluidor, pois tais poluentes, ao serem lançados na atmosfera, são levados pelos ventos, podendo provocar a reação em regiões distantes. A água de forma pura apresenta pH 7, e, ao contatar agentes poluidores, reage modificando seu pH para 5,6 e até menos que isso, o que provoca reações, deixando consequências.

Disponível em: www.brasilescola.com Acesso em: 18 mai. 2010 (adaptado).

O texto aponta para um fenômeno atmosférico causador de graves problemas ao meio ambiente: a chuva ácida (pluviosidade com pH baixo). Esse fenômeno tem como consequência

Aa corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos, destruição da cobertura vegetal e acidificação dos lagos. B a diminuição do aquecimento global, já que esse tipo de chuva retira poluentes da atmosfera. C a destruição da fauna e da flora, a redução dos recursos hídricos, com o assoreamento dos rios D as enchentes, que atrapalham a vida do cidadão urbano, corroendo, em curto prazo, automóveis e fios de cobre da rede elétrica. E a degradação da terra nas regiões semiáridas, localizadas, em sua maioria, no Nordeste do nosso país.

Segundo dossiê publicado pela ABRASCO – Associação Brasileira de Saúde Coletiva e realizado em conjunto com o Ministério da Saúde: 64% dos alimentos no Brasil são contaminados por agrotóxicos; 34.147 intoxicações por esses produtos foram notificadas no SUS entre 2007 e 2014; 288% foi o percentual de aumento do uso dos agrotóxicos no Brasil entre 2000 e 2012 e o faturamento da indústria de agrotóxicos no Brasil em 2014 foi de 12 bilhões de dólares.

Disponível em: guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/entenda-o-que-sao-os-agrotoxicos-e-quais-riscos-representam/. Acesso em: 01 fev. 2019.

Essas informações torna o Brasil um dos maiores consumidores mundiais de agrotóxicos. Além desses dados, quais consequências socioambientais são causadas por esses produtos químicos?

AProblemas cardiovasculares e destruição da atmosfera. B Interferência no ciclo hidrológico e câncer de pele. C Aquecimento global e desemprego estrutural. D Drenagem do solo e desenvolvimento econômico. E Poluição dos recursos hídricos e desvantagem econômica para o produtor orgânico.

QUESTÃO 8 (ENEM)

Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem. Um exemplo de reciclagem é a utilização de

Agarrafas de vidro retornáveis para cerveja ou refrigerante. B latas de alumínio como material para fabricação de lingotes. C sacos plásticos de supermercado como acondicionantes de lixo caseiro. D embalagens plásticas vazias e limpas para acondicionar outros alimentos. E garrafas PET recortadas em tiras para fabricação de cerdas de vassouras. O fenômeno de ilha de calor é o exemplo mais marcante da modificação das condições iniciais do clima pelo processo de urbanização, caracterizado pela modificação do solo e pelo calor antropogênico, o qual inclui todas as atividades humanas inerentes à sua vida na cidade.

BARBOSA, R. V. R. Áreas verdes e qualidade térmica em ambientes urbanos: estudo em microclimas em Maceió. São Paulo: EdUSP, 2005.

O texto exemplifica uma importante alteração socioambiental, comum aos centros urbanos. A maximização desse fenômeno ocorre

Apela reconstrução dos leitos originais dos cursos d’água antes canalizados. B pela recomposição de áreas verdes nas áreas centrais dos centros urbanos. C pelo uso de materiais com alta capacidade de reflexão no topo dos edifícios. D pelo processo de impermeabilização do solo nas áreas centrais das cidades. E pela construção de vias expressas e gerenciamento de tráfego terrestre.

QUESTÃO 10 (ENEM)

Trata-se de um fenômeno natural mais frequente nos meses de inverno, em períodos de penetração de massas de ar frio. Enquanto El Niño e La Niña atuam em escala planetária e ao longo de vários meses esse fenômeno atmosférico acontece em escala local por apenas algumas horas.

Disponível em: www.docsity.com/pt/trabalho-de-geografia-2/4748225. Acesso em: 18 out. 2019

Diante desse contexto, qual fenômeno climático ocorre preferencialmente em área conhecidas como “fundo de vale”, que permite o aprisionamento do ar frio?

AChuvas frontais. B Inversão térmica. C Ilhas de calor. D Chuvas ácidas. E Ondas térmicas.

Qual fenômeno climático ocorre preferencialmente em áreas conhecidas como fundo de vale que permite o aprisionamento do ar frio?

Ocorre preferencialmente em áreas de “fundo de vale”, que permitem o aprisionamento do ar frio. As camadas mais altas da atmosfera são ocupadas por ar mais quente, que não consegue descer. É daí que vem o nome inversão térmica: o ar frio fica embaixo e o quente em cima, uma inversão da circulação habitual.

O que causa o fenômeno da inversão térmica?

Inversão térmica: causas dias de inverno; emissão de gases poluentes na atmosfera; ausência de chuvas; queimadas.

Como ocorre o fenômeno das ilhas de calor?

Ilhas de calor consistem no fenômeno climático que acontece principalmente nas grandes cidades. Esse fenômeno acontece devido à concentração de asfalto, ruas, avenidas e concreto (prédios, casas e outras construções). Nestas cidades, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas.

Onde ocorre a inversão térmica?

Inversão térmica é um fenômeno natural caracterizado pela retenção temporária do ar frio próximo da superfície. Junto do ar frio ficam retidos também os gases e resíduos poluentes da atmosfera, impedindo sua dispersão. Ocorre nas grandes cidades e centros urbanos industrializados.