Qual é o ácido que corresponde a classificação Monoácido Oxiácido e forte?

Qual é o ácido que corresponde a classificação Monoácido Oxiácido e forte?

Que ácido apresenta a classificação oxiácido Monoácido forte e ternário?

De acordo com as classificações ácidas apresentadas, os ácido clorídrico e sulfúrico, respectivamente mostradas abaixo, podem ser classificadas como: HCl: monoácido, binário, hidrácido e forte. H2SO4: diácido, ternário, oxiácido e forte.

Qual a classificação dos ácidos químicos?

  • Classificação dos ácidos Química A classificação dos ácidos é realizada a partir de vários critérios diferentes, que variam desde a presença ou não de oxigênio até a medida da capacidade de ionização em água.

Quais são os exemplos de ácidos?

  • Exemplos de Ácidos 1 Ácido acético (CH 3 - COOH) 2 Ácido sulfúrico (H 2 SO 4) 3 Ácido clorídrico (HCl) 4 Ácido fluorídrico (HF) 5 Ácido nítrico (HNO 3) 6 Ácido fosfórico (H 3 PO 4) 7 Ácido carbônico (H 2 CO 3)

Qual a nomenclatura dos ácidos?

  • A nomenclatura dos ácidos possui terminações diferentes no caso de hidrácidos e oxiácidos. Os ácidos são toda substância que, em solução aquosa, sofre ionização, liberando como único cátion o hidrônio (ou hidrogênio).

Quais são os ácidos orgânicos?

  • Em síntese, os ácidos podem ser classificados como orgânicos e inorgânicos. Neste caso, um ácido orgânico é aquele presente no dia a dia e que, geralmente, faze parte da alimentação, como o ácido cítrico (presente na laranja, limão, acerola; ácido málico, presente na maçã, dentre outros tipos.

Os ácidos estão muito relacionados com o cotidiano das pessoas, seja no ramo profissional ou no pessoal. Suas características gerais são sabor azedo, estado líquido e ionização em água. Esses aspectos estão muito relacionados com a classificação dessas substâncias, por isso é muito importante conhecê-la.

A classificação dos ácidos envolve um grupo amplo de critérios. São eles:

  • Volatilidade;

  • Estabilidade;

  • Grau de oxigenação;

  • Grau de hidratação;

  • Número de hidrogênios ionizáveis;

  • Força.

a) Volatilidade

Volatilidade é o termo utilizado para dizer que um determinado material líquido apresenta facilidade em passar para o estado gasoso por ter um ponto de ebulição baixo. Em relação a esse critério, os ácidos são classificados da seguinte forma:

  • Voláteis: ácidos com baixo ponto de ebulição que passam facilmente para o estado gasoso.
    Exemplos: HCl, HBr e HClO4.

  • Fixos: ácidos com altos pontos de ebulição que, portanto, não passam facilmente para o estado gasoso. 
    Exemplos: H3PO4, H2SO4 e H3BO3.

b) Estabilidade

O termo estabilidade refere-se à capacidade de uma substância de não se decompor, ou seja, não se transformar em outras substâncias de forma espontânea. Em relação a esse critério, os ácidos são classificados da seguinte forma:

  • Estáveis: ácidos que não sofrem decomposição em condições ambientes.
    Exemplos: HCl, HIO4, H2SO4,...

  • Instáveis: ácidos que sofrem decomposição em condições ambientes.
    Exemplos: H2CO3, H2S2O3 e H2SO3.

c) Grau de oxigenação

Esse critério envolve a presença ou não de oxigênio na composição dos ácidos. Assim sendo, os ácidos podem ser classificados em:

  • Hidrácidos: ácidos que não apresentam oxigênio na sua composição. Exemplos: HI, HCN e H2S.

  • Oxiácidos: ácidos que apresentam oxigênio na sua composição. Exemplos: H3PO3, H2SO3 e HBrO2.

d) Grau de hidratação

Indica a retirada de moléculas de água da fórmula de um ácido para que este origine um novo oxiácido. Segundo esse critério, os ácidos podem ser classificados em:

  • Ácido meta: possui o menor grau de hidratação que um ácido pode apresentar. Ele é originado a partir da perda de uma molécula de água por um ácido orto.
    Exemplo: HPO3. O HPO3 é um ácido meta pelo fato de que o ácido orto H3PO4, ao perder uma molécula de água (H2O), transforma-se no meta.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Ácido piro: possui uma quantidade de água superior à do meta e inferior à do orto. Ele é originado quando multiplicamos um ácido orto por 2 e, em seguida, retiramos uma molécula de água.
    Exemplo: H4P2O7. O H4P2O7 é um ácido piro porque, quando multiplicamos o seu orto (H3PO4) por dois, temos a molécula H6P2O8 . Ao retirar a molécula de água, temos o H4P2O7.

  • Ácido orto: possui o maior grau de hidratação que um ácido pode apresentar. Ele é sempre um ácido comum que apresente um número de hidrogênios e oxigênios suficientes para permitir a retirada de molécula de água.
    Exemplo: H3PO4.

e) Número de hidrogênios ionizáveis

De acordo com a quantidade de hidrogênios que podem sofrer ionização quando adicionados à água, os ácidos podem ser classificados da seguinte forma:

  • Monoácido: apresenta um hidrogênio ionizável. Exemplo: HI.

  • Diácido: apresenta dois hidrogênios ionizáveis. Exemplo: H2SO3.

  • Triácido: apresenta três hidrogênios ionizáveis. Exemplo: H3BO3.

  • Tetrácido: apresenta quatro hidrogênios ionizáveis. Exemplo: H4P2O7.

f) Força

A força de um ácido está relacionada com a sua capacidade de ionizar-se muito, pouco ou razoavelmente. Quanto a esses critérios, os ácidos são classificados em:

  • Fortes: ácidos que se ionizam muito. Exemplos: H4P2O7, H2SO4, HCl e HBr.

  • Moderados ou semifortes: ácidos que se ionizam de forma razoável, ou seja, mais que um fraco e menos que um forte. Exemplos: H2SO3, H2S2O3 e HF.

  • Fracos: ácidos que se ionizam pouco. Exemplos: HClO, H3BO3, HCN e H2S.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Qual o ácido que corresponde a classificação Monoácido Oxiácido e forte?

Os oxiácidos compreendem os ácidos que apresentam o oxigênio em sua composição. Os monoácidos liberam apenas um íon H+, ao se dissolverem em solução aquosa. Por fim, os ácidos fortes compreendem os ácidos que tem a subtração do número de átomos de H-O= 2, 3 ou 4. Portanto: a) HNO3.

Quais são os ácidos oxiácidos?

1.2. Oxiácidos: aqueles que possuem oxigênio em suas moléculas. Exemplos: H2SO4, HClO4, HNO3, etc.

Como classificar os oxiácidos?

Os oxiácidos podem ser classificados de acordo sua força, e essa classificação está relacionada com o grau de ionização, ou seja, com quantidade de íons H+ que eles liberam quando em solução aquosa.

Como saber se e Monoacido?

Hidrogênios ionizáveis.
Monoácido: ácido que apresenta um hidrogênio ionizável;.
Diácido: ácido que apresenta dois hidrogênios ionizáveis;.
Triácido: ácido que apresenta três hidrogênios ionizáveis;.
Tetrácido: ácido que apresenta quatro hidrogênios ionizáveis..