Qual a importância da epidemiologia na avaliação dos serviços de saúde?

Qual a importância da aplicação da epidemiologia em Serviços de saúde?

No âmbito da promoção da saúde, a epidemiologia exerce importante papel ao se preocupar não apenas com o controle de doenças e de seus vetores, mas, sobretudo, com a melhoria da saúde da população.

Qual a epidemiologia utilizada nos serviços de saúde?

Identificam-se, no momento, como as principais áreas de prática de Epidemiologia voltadas para a atuação dos serviços de saúde: o estudo da situação de saúde; a vigilância de doenças e outros agravos à saúde; e a avaliação dos serviços de saúde.

Como a epidemiologia influência na prática dos profissionais de saúde?

A epidemiologia contribui como instrumento de investigação que possibilita: adequar recursos e serviços para atender às necessidades de saúde e seus determinantes; realizar a comunicação objetiva entre profissionais da administração e os da saúde; capacitar o enfermeiro para suas ações nas atividades junto a vigilância ...

Como a epidemiologia pode contribuir para o planejamento das ações em saúde?

Qual o papel da Epidemiologia na definição de políticas públicas de saúde mais adequadas às novas necessidades da população? A Epidemiologia tem como subsídio os sistemas de informação, que são estratégicos para avaliarmos e planejarmos os rumos do sistema de saúde.