Qual foi o problema fundamental abordado pela filosofia Pré

  • thayaraoliversantos
  • há 2 anos
  • História
  • 132

Qual foi o problema fundamental abordado pela filosofia de Tales ? A - Qual o princípio de todas as coisas?
B - Como surgiu a terra?
C - Como viver corretamente?
D - O sentidos nos oferecem um conhecimento verdadeiro da realidade?

Veja o que outros estudantes também perguntam »

Grátis

5 pág.

Qual foi o problema fundamental abordado pela filosofia Pré

  • Qual foi o problema fundamental abordado pela filosofia Pré
    Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

SIMULADO AV FILOSOFIA 
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Qual foi o problema fundamental abordado pela filosofia de Tales?
		
	
	O sentidos nos oferecem um conhecimento verdadeiro da realidade?
	
	Como surgiu a terra?
	
	Como viver corretamente?
	
	Qual a origem do direito?
	 
	Qual o princípio de todas as coisas?
	Respondido em 11/06/2021 19:31:27
	
Compare com a sua resposta:
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	De onde vem o mundo? De onde vem o universo? Tudo o que existe tem que ter um começo. Portanto, em algum momento, o universo também tinha de ter surgido a partir de uma outra coisa. Mas, se o universo de repente tivesse surgido de alguma outra coisa, então essa outra coisa também devia ter surgido de alguma outra coisa algum dia. Sofia entendeu que só tinha transferido o problema de lugar. Afinal de contas, algum dia, alguma coisa tinha de ter surgido do nada. Existe uma substância básica a partir da qual tudo é feito? A grande questão para os primeiros filósofos não era saber como tudo surgiu do nada. O que os instigava era saber como a água podia se transformar em peixes vivos, ou como a terra sem vida podia se transformar em árvores frondosas ou flores multicoloridas.
Adaptado de: GAARDER, J. O Mundo de Sofia. Trad. de João Azenha Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.43-44.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o surgimento da filosofia, assinale a alternativa correta.
		
	 
	Os primeiros filósofos da natureza tinham a convicção de que havia alguma substância básica, uma causa oculta, que estava por trás de todas as transformações na natureza e, a partir da observação, buscavam descobrir leis naturais que fossem eternas.
	
	Para os pensadores jônicos da natureza, Tales, Anaxímenes e Heráclito, há um princípio originário único denominado o ilimitado, que é a reprodução da aparência sensível que os olhos humanos podem observar no nascimento e na degeneração das coisas.
	
	Os teóricos da natureza que desenvolveram seus sistemas de pensamento por volta do século VI a.C. partiram da ideia unânime de que a água era o princípio original do mundo por sua enorme capacidade de transformação.
 
	
	Os pensadores pré-socráticos explicavam os fenômenos e as transformações da natureza e porque a vida é como é, tendo como limitador e princípio de verdade irrefutável as histórias contadas acerca do mundo dos deuses.
	
	A filosofia da natureza nascente adotou a imagem homérica do mundo e reforçou o antropomorfismo do mundo dos deuses em detrimento de uma explicação natural e regular acerca dos primeiros princípios que originam todas as coisas.
 
	Respondido em 11/06/2021 19:42:02
	
Compare com a sua resposta:
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Tales foi o iniciador da reflexão sobre a physis, pois foi o primeiro filósofo a afirmar a existência de um princípio originário e único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio de tudo é a água. Tudo se origina a partir dela. Essa proposta é importantíssima [...] podendo com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta filosófica daquilo que se costuma chamar de começo da formação do universo.
REALE, Giovanni. História da filosofia. São Paulo: Loyola, 1990.
A passagem do mito à filosofia iniciou-se com os pré-socráticos. O primeiro deles foi Tales de Mileto, que iniciou o estudo da cosmologia. A cosmologia é definida como:
		
	
	O estudo do estado civil e natural e seu ordenamento jurídico.
	
	O estudo do belo na arte.
	
	O estudo da arte da política.
	
	A investigação racional do agir humano.
	 
	A investigação acerca da origem e da ordem do mundo.
	Respondido em 11/06/2021 19:43:22
	
Compare com a sua resposta:
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Leia o texto para responder à questão.
Platão:
A massa popular é assimilável por natureza a um animal escravo de suas paixões e de seus interesses passageiros, sensível à lisonja, inconstante em seus amores e seus ódios; confiar-lhe o poder é aceitar a tirania de um ser incapaz da menor reflexão e do menor rigor. Quanto às pretensas discussões na Assembleia, são apenas disputas contrapondo opiniões subjetivas, inconsistentes, cujas contradições e lacunas traduzem bastante bem o seu caráter insuficiente.
(Citado por: CHATELET, F. História das Ideias Políticas. Rio de Janeiro: Zahar, 1997, p. 17)
Os argumentos de Platão, filósofo grego da antiguidade, evidenciam uma forte crítica à:
		
	
	república.
	
	plutocracia.
	
	oligarquia.
	
	monarquia.
	 
	democracia.
	Respondido em 11/06/2021 19:44:03
	
Compare com a sua resposta:
 O Mito carrega consigo uma tentativa de explicação da realidade, contudo essa pretensão é paradoxal, já que as explicações mitológicas dadas ao real são buscadas no plano sobrenatural, em alguma forma mística e misteriosa, cujo acesso não é plenamente disponível e tampouco acessível à razão. A explicação da realidade, dada por intermédio do mito, reside em um fundamento inexplicável, o que gera, no mínimo, um certo grau de contradição. A filosofia aparece com o propósito de superar essa estrutura paradoxal do mito que, ao tentar explicar algo, acabava tomando a trilha do inexplicável e bloqueando a possibilidade do conhecimento. A filosofia, ao contrário, quer explicar a realidade a partir do próprio mundo e não fora dele. As condições que facilitaram o nascimento de um pensamento questionador na Grécia estão vinculadas ao grau de liberdade de pensamento, próprio das estruturas das cidades-Estado (polis) e, também, à forma que os gregos lidavam com a religião, de caráter antropomórfico. A valorização da razão (logos) foi condição indispensável para encontrar uma base explicativa mais compatível à realidade e, de certo modo, menos mística.  
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Leia a citação da obra Criação Imperfeita de Marcelo Gleiser e, em seguida,  marque a única opção correta com relação ao papel do Mito na Grécia Antiga:
Minimizar a importância e o poder da fé na vida das pessoas é um erro grave. Aqueles que acham que a tecnologia necessariamente leva a uma sociedade cada vez mais secular deveriam das uma boa olhada em torno. (...) Os incríveis avanços científicos dos últimos quatro séculos não criaram grandes mudanças no número de fiéis, mesmo se comparamos com a Grécia ou o Egito Antigos. (...) Quantas pessoas já não passaram por este mundo, ricas e pobres, reis e escravos, famosas e desconhecidas, belas e feias, pessoas que amaram e foram amadas, que sentiram alegria e dor, e que agora são apenas punhados de pó? Será que é só isso? Será que vivemos, amamos e sofremos para sermos esquecidos após algumas gerações? (GLEISER, M. Criação Imperfeita. 3. ed. Rio de janeiro: Record, 2010, p. 41.)
		
	
	Os mitos gregos foram superados totalmente pelo pensamento filosófico que os substituiu pelas lendas urbanas.
	
	Os mitos eram narrativas  que serviam apenas ao propósito de diversão no teatro Grego.
	 
	Os mitos eram histórias de caráter popular ou religioso com objetivo de explicar relações sociais, acontecimentos, dentre outros fenômenos que ultrapassavam a compreensão da época.
	
	Os mitos eram narrativas que superaram a visão filosófica por ocasião do séc. VII a.C.
	
	Os mitos eram histórias usadas pelos sofistas para manipular os jovens atenienses e serviam para legitimar o uso do poder nas Assembléias.
	Respondido em 11/06/2021 19:45:09
	
Compare com a sua resposta:
a) O aluno(a) deverá apresentar em sua resposta que a Filosofia é uma área do conhecimento humano que estuda a existência humana e o saber por meio de uma análise racional.
b) O aluno(a) deverá apresentar em sua resposta que a Filosofia, em geral, possui três características:  radical do latim radiz,ou seja,  busca a origem dos objetos de investigação; rigorosa ou sistemática, ou seja, coerente na sua argumentação  e é globalizante, totalizante ou interdisciplinar, investiga o ser humano na sua completude.