O que pode ser feito para que os adolescentes não tenham que abandonar os estudos para começar a trabalhar?

Olá vestibulando, beleza?

Se você precisasse escrever uma redação sobre evasão escolar, será que você conseguiria?

A evasão escolar é quando um estudante abandona os estudos e para de frequentar a escola. Esse problema se tornou ainda maior com a pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento social, já que as escolas não estavam preparadas para migrar do ensino presencial para o remoto.

Por isso esse tema pode facilmente ser escolhido como tema de redação do ENEM. Dá uma olhada no Modelo de Redação sobre A evasão escolar em questão no Brasil, compare com o seu texto e se inspire!

Se preferir, veja o vídeo da análise com a Professora Raquel Lima abaixo:

INTRODUÇÃO

É notável que a saída dos jovens das escolas é um problema que persiste no cenário brasileiro. Embora a Constituição Federal, no artigo 6, garanta o acesso à educação como direito social, entraves precisam ser superados para que essa escolarização seja plena. Esses obstáculos ocorrem pela desigualdade social existente no país e também pela passividade da população com relação ao tratamento que os professores recebem. Logo, essa questão precisa ser discutida e combatida.

DESENVOLVIMENTO

Convém destacar que as oportunidades educacionais não são ofertadas de forma igualitária no Brasil. Consoante a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 62% dos jovens de 15 a 17 anos estão fora da escola, muitas vezes adolescentes que vivem em condições precárias de vida e necessitam se inserir no mercado de trabalho para ajudar suas famílias. Dessa forma, é evidente a negligência governamental na assistência à população, visto que esses estudantes não atingem o ápice do pensamento freiriano em que o indivíduo pode de se utilizar da educação para superar as desigualdades sociais a que é submetido, dado que não recebe o amparo adequado e necessita abandonar a escola antes disso.
Deve-se ressaltar também que a falta de cobrança de atitudes por parte da população torna o problema ainda mais complexo. No filme Escritores da Liberdade a professora Gruwell supera as dificuldades existentes e consegue tornar participativos alunos da periferia. Esse feito é complexo na sociedade brasileira, posto que além das instituições de ensino não serem atrativas para o jovem tupiniquim, os professores sentem-se desvalorizados em todas as esferas da sociedade. Dessa forma, a baixa remuneração salarial e o desrespeito de responsáveis e estudantes tornam a situação ainda mais difícil para os profissionais de ensino, visto que não há uma mobilização para mudar o quadro.

CONCLUSÃO

Diante disso, medidas são necessárias para amenizar o problema. O Ministério da Educação deve remunerar melhor os profissionais de ensino através da destinação de verbas arrecadadas por meio de impostos pagos pela sociedade a fim de manter os professores satisfeitos e motivados a desempenharem um trabalho melhor com os alunos. Assim, os estudantes se sentirão mais atraídos pela escola e não abandonarão os estudos. É fundamental também que o Ministério da Economia aumente o financiamento de programas sociais para que as famílias mais humildes sejam auxiliadas. Assim, seus filhos não precisarão abandonar a escola para trabalhar e o que está previsto na Constituição será finalmente vivenciado na prática.

Confira os comentários de acordo com as Competências do ENEM:

COMPETÊNCIA 1: o texto é construído com a utilização de uma linguagem formal muito adequada. Isso garante uma leitura clara e fluida da redação. Além disso, raríssimos casos de desvios gramaticais podem ser encontrados, mas não comprometem a nota nessa competência.

COMPETÊNCIA 2: há o entendimento completo do tema sugerido, com introdução e problematização do assunto pertinentes. Além disso, utiliza-se repertórios muito pertinentes, como o filme Escritores da Liberdade, além do desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo, dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão.

COMPETÊNCIA 3: a partir da leitura do texto é possível observar presença de projeto de texto, ou seja, as informações foram previamente organizadas antes da redação ser escrita. Os argumentos são coerentes e muito bem desenvolvidos, principalmente porque contam com tópico frasal, repertório e análise crítica das informações em defesa da tese.

COMPETÊNCIA 4: há a utilização de grande variedade de conectivos, tanto no início como no interior dos parágrafos. Eles e outros mecanismos linguísticos como pronomes e conjunções garantem ao texto coesão e coerência textual, fundamentais para que as ideias sejam apresentadas de forma clara. Brilhante!

COMPETÊNCIA 5: a conclusão começa com a evidência da necessidade de resolver a questão discutida, seguida pela apresentação de duas propostas de intervenção. A primeira (que é considerada completa) conta com agente, ação, modo de fazer a ação, finalidade e detalhamento da finalidade. Além disso, nela você respeita os direitos humanos e apresenta proposta possível de ser colocada em prática.

Veja a redação corrigida e as marcações que foram feitas no texto clicando aqui.

Espero que você tenha gostado desse conteúdo!

Até a próxima!

O que pode ser feito para diminuir a evasão escolar?

Estratégias de combate à evasão escolar:.
Identifique possíveis falhas da instituição..
Realize um bom planejamento estratégico..
Melhore o relacionamento da escola com as famílias..
Avalie o projeto pedagógico..
Traga inovação ao currículo escolar..

Como estimular o interesse pelo estudo?

Como ajudar seu filho a desenvolver interesse pelo estudo.
Pense fora da caixa. ... .
Crie uma rotina de estudo. ... .
Mostre a importância da escola. ... .
Esteja disponível. ... .
Valorize as conquistas..

Quais os motivos que levam os alunos a não querer estudar?

É comum pensar que estudantes do Ensino Médio abandonam a escola por conta da necessidade de trabalhar, mas este não é o motivo principal. A falta de interesse é o principal fator de evasão e, atualmente, a dificuldade das famílias em cumprir com as obrigações financeiras também tem tirado o sono da gestão escolar.

Quais outras estratégias podem ser utilizadas para a educação de jovens e adultos?

Pensar na Educação de Jovens e Adultos e nos processos de aprendizagem, é pensar junto, colocar-se no lugar do educando; é entender que este sujeito traz uma história e uma trajetória de vida; é entender os sonhos e objetivos deste educando; é relacionar assuntos que fazem sentido à vida deste sujeito.