Qual a importância da metodologia do trabalho científico para a construção da pesquisa acadêmica?

Qual a importância da metodologia do trabalho científico para a construção da pesquisa acadêmica?


Tartuce (2006 apud GERHARDT; SILVEIRA, 2009) aponta que a metodologia científica trata de método e ciência. Método (do grego methodos; met'hodos significa, literalmente, “caminho para chegar a um fim”) é, portanto, o caminho em direção a um objetivo.

Metodologia é o estudo do método, ou seja, é o corpo de regras e procedimentos estabelecidos para realizar uma pesquisa; científica deriva de ciência, a qual compreende o conjunto de conhecimentos precisos e metodicamente ordenados, em relação a determinado domínio do saber”, afirma Prof.ª Viviane Gomes Lelis, do Curso CPT Metodologia Científica.

Metodologia científica é o estudo sistemático e lógico dos métodos empregados nas ciências, seus fundamentos, sua validade e sua relação com as teorias científicas. Em geral, o método científico compreende basicamente um conjunto de dados iniciais e um sistema de operações ordenadas adequado para a formulação de conclusões, de acordo com certos objetivos predeterminados.

O conhecimento científico é um aprendizado ordenado e contínuo que ocorre por meio de estudos incessantes. [...] é considerado um processo de longo prazo, ou seja, não acontece por acaso ou por intuição.” (FACHIN, 2003, p. 181). Essa ideia ilustra bem o caminho do estudante durante a graduação. O conhecimento será adquirido de forma lenta, pois compreenderá alguns anos da vida do estudante, sendo essencial o hábito da leitura. Essa nova realidade exigirá bastante dedicação, pois demanda muito tempo de estudo de estudo.

Aumente seus conhecimntos. Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Resumos: o que são, tipos e como fazê-los
- Pesquisa descritiva, afinal o que é isso? Como entender esse conceito?

Conheça os Cursos CPT da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

Qual a importância da metodologia do trabalho científico para a construção da pesquisa acadêmica?

Qual a importância da metodologia do trabalho científico para a construção da pesquisa acadêmica?

AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.

A importância de metodologia na construção do conhecimento cientifico nas universidades

408 palavras 2 páginas

Questão 1: “A importância de metodologia na construção do conhecimento cientifico nas universidades.”

A metodologia nos possibilita escolher a melhor técnica para desenvolver uma pesquisa ou um estudo, tornando esse trabalho/estudo mais pratico e mais cientifico, nos afastando na maioria das vezes do senso comum. É de extrema importância a utilização da metodologia para o desenvolvimento de trabalhos científicos nas universidades para que haja uma melhor formação dos estudantes, uma vez que terão um maior acesso a meios científicos constantemente. Uma vez que os trabalhos universitários se tornam mais científicos, abre-se um leque de possibilidades para que estes sejam publicados nas mídias cientificas e não cientificas, assim permitindo o surgimento de novos cientistas e, portanto seres pensantes na sociedade. Com a metodologia implantada então no meio acadêmico temos um desenvolvimento maior dos estudantes e das universidades, trazendo maior visibilidade aos trabalhos desenvolvidos nas instituições de ensino superior, e possibilitando o surgimento de pesquisas cada vez mais significativas, fugindo do senso comum abrindo espaço para novas ideias. Porem para que a metodologia se torne algo mais frequente e importante nas universidades é necessário que haja um afastamento de velhos conceitos por parte dos estudantes. Não o bastante, é necessário também um contato com os meios metodológicos já nas escolas de ensino médio, para que quando estes indivíduos ingressarem na universidade eles já tenham um conhecimento básico sobre o desenvolvimento metodológico, facilitando então o procedimento nos trabalhos e nas pesquisas que serão desenvolvidos no decorrer da universidade. Teremos então uma melhor didática dentro das instituições de ensino superior, aumentando sua eficácia e sua qualidade no que tange o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos voltados para compreender o desenvolvimento e o comportamento da sociedade e também nos trabalhos de


Relacionados

  • Metodologia do Trabalho Científico

    726 palavras | 3 páginas

    capítulo do livro de Metodologia do Trabalho Científico Manaus – AM 2012 Aline Rêgo Mendes ADM 121M03Trabalho apresentado para obtenção da 1° nota parcial da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, ministrado pelo professor David Rezende. SEVERINO, Antônio Joaquim; Metodologia doTrabalho Científico, 23° edição e 5° reimpressão; São Paulo: Cortez 2007. No primeiro capítulo do livro de Metodologia do Trabalho Científico, Antônio Joaquim Severino fala da importância de haver umamudança….

  • Esquematização severino

    1483 palavras | 6 páginas

    Joaquim, 1941 – Metodologia do Trabalho Científico / Antônio Joaquim Severino. – 23. Ed. rev. e atual. – São Paulo: Cortez 2007. P. 21 – 36 Capítulo 1: Universidade, ciência e formação acadêmica 1.1. Educação superior como formação científica, profissional e política. * A Universidade atuando na formação do profissional técnico, do cientista e do cidadão; * Com trabalhos no campo do ensino, da pesquisa e da extensão; * Busca da função social da Universidade. 1.2….

  • A relação entre metodologia científica, pesquisa e universidade.

    1112 palavras | 5 páginas

    A Relação entre Metodologia Científica, Pesquisa e Universidade. RESUMO Destaca alguns pontos relevantes da definição da disciplina de Metodologia Científica, no tocante à sua relação com a universidade e a sua importância para o universitário. Tem como objetivo contribuir para o processo de aprendizagem sobre a relação da metodologia, a pesquisa e a universidade. Aborda também a importância da disciplina de Metodologia Científica e no desenvolvimento de produções científicas pelos….

  • Resumo e resenha

    1268 palavras | 6 páginas

    ESQUEMA: 1 UNIVERSIDADE, CIÊNCIA E FORMAÇÃO ACADÊMICA 1.1 Educação superior como formação científica, profissional e política - Mudança substantiva: ensino e aprendizagem - Ensino superior: três objetivos Formação de profissionais, de cientistas e de cidadãos - Vida individual: indicadores de cidadania - Bens naturais, sociais e culturais - Atividades específicas: pesquisa, ensino e extensão - Educação: conceito - Local de ensino e de transmissão de conteúdos acumulados -….

  • a importancia da metodologia

    3846 palavras | 16 páginas

    A Importância da Metodologia Científica para Estudantes no Contexto Universitário Por: Alex Robson dos Anjos dos Santos RESUMO O presente artigo científico tem como objetivo verificar o nível de conhecimento dos estudantes universitários acerca dos objetivos, métodos, regras e ferramentas inerentes à Metodologia Científica, antes e após seu ingresso à universidade. O trabalho está dividido em cinco seções com o intuito de facilitar o seu entendimento, nelas busca-se, de forma concisa….

  • Metodologia

    3712 palavras | 15 páginas

    (poderão ser marcados com { ou / na margem) ? palavra desconhecida A Importância da Metodologia Científica para Estudantes no Contexto Universitário Alex Robson dos Anjos dos Santos RESUMO O presente artigo científico tem como objetivo verificar o nível de conhecimento dos estudantes universitários acerca dos objetivos, métodos, regras e ferramentas inerentes à Metodologia Científica, antes e após seu ingresso à universidade. O trabalho está dividido em cinco seções com o intuito de facilitar….

  • Trabalho acadêmico

    1570 palavras | 7 páginas

    |A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA | | | | | |Acadêmicos: Jobe Everton Coelho….

  • Fichamento e Resumo A importancia da Metodologia cientifica no para estudantes no contexto universitario

    3098 palavras | 13 páginas

    Fichamento A Importância da Metodologia Científica para Estudantes no Contexto Universitário A educação universitária, cada vez mais, vem sendo discutida em congressos, palestras e demais eventos com o intuito de sinalizar quanto às competências necessárias para o sucesso de estudantes e professores. Visto isso, o presente estudo científico tem como objetivo principal verificar o nível de conhecimento dos estudantes universitários quanto os objetivos, métodos, regras e ferramentas atreladas à….

  • narração está a serviço da argumentação

    546 palavras | 3 páginas

    Título Contextualização Ementa Metodologia Científica Esta disciplina é comum a todos os cursos e visa mostrar ao recém-chegado a importância do saber no mundo contemporâneo e, como o conhecimento científico tem metodologias próprias de análise. Também vai apresentar aos alunos as regras básicas para a elaboração dos trabalhos acadêmicos ao longo do curso, tendo como base as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os modos de conhecer. Conceito e classificação….

  • Resenha- Importâcia da metodologia do trabalho Científico

    841 palavras | 4 páginas

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CIÊNCIAS CONTÁBEIS. MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA. A Importância da Metodologia Cientifica para Estudantes no Contexto Universitário PARNAÍBA AGOSTO-2014 ROBSON, Alex. Artigo cientifico.A Importância da Metodologia Cientifica para Estudantes no Contexto Universitário. A introdução do artigo cientifico vem mostrar de forma bem sistemática e sintetizada de como está dividido o desenvolvimento….

Outros Trabalhos Populares

Qual a importância da metodologia do trabalho científico e académico?

A metodologia científica tem como função fornecer aos universitários o conhecimento indispensável para se produzir um bom conteúdo e com as regras e métodos mais adequados. Essa disciplina é extremamente fundamental na vida de qualquer aluno, pois ela indica a direção mais acertada a ser seguida.

Qual a importância da metodologia de pesquisa científica?

A pesquisa científica proporciona a resolução de problemáticas relevantes para a sociedade. Ou seja, os resultados de um estudo, publicados em artigos ou apresentados em congressos, têm o mesmo objetivo: melhorar algum processo.

Qual a importância da pesquisa científica para a formação acadêmica?

A pesquisa cientifica contribui para o desenvolvimento do aluno, preparando-o, de forma qualificada, para o mercado de trabalho. Neste sentido o objetivo da pesquisa foi verificar a percepção dos discentes quanto a relevância da produção científica na sua formação acadêmica e profissional.