Qual a importância da comunicação na relação profissional de enfermagem e paciente?

Qual a importância da comunicação na relação profissional de enfermagem e paciente?

A comunicação entre os profissionais da área da saúde deve ser precisa, completa, sem ambiguidade, oportuna e compreendida por todos. Dessa forma, as instituições de saúde reduzem a ocorrência de erros, resultando na melhoria da segurança do paciente.

Entenda mais sobre a importância da comunicação eficaz dentro das instituições de saúde e saiba como aprimorá-la no dia a dia.

O desafio da comunicação eficaz nos dias de hoje

Qual a importância da comunicação na relação profissional de enfermagem e paciente?

Os hospitais são instituições completamente diversificadas no que diz respeito à rotina, profissionais, tipos de clientes, processos e procedimentos administrativos. Por esse motivo, desempenhar a comunicação nesse ambiente, que é tão plural, é um grande desafio que muitas instituições enfrentam.

Os resultados que uma boa comunicação proporciona são inúmeros, mas torná-la altamente eficaz exige muita dedicação e atenção. Afinal, o exercício da profissão é levado ao limite todos os dias, pois os profissionais lidam com vidas e um pequeno erro pode trazer grandes consequências e ser, até mesmo, fatal.

Diariamente, a comunicação na instituição de saúde é item básico e mais do que importante. Vale a pena frisar que a transmissão de uma mensagem nesse tipo de ambiente não é apenas de forma verbal, mas também textual, por meios remotos ou até pessoalmente. Seja em situações de emergência, transferências de paciente entre unidades, registros de prontuários e muitos outras.

Em grandes hospitais, por exemplo, que contam com muitos colaboradores e parceiros, o volume de informação que transita entre as salas e os corredores é inestimável. O grande desafio da comunicação, então, é fazer com que todos os envolvidos estejam devidamente informados sobre o que acontece no hospital.

Formas efetivas para desenvolver uma boa comunicação nas instituições de saúde

Qual a importância da comunicação na relação profissional de enfermagem e paciente?

Entre as formas de tornar a comunicação efetiva dentro das instituições de saúde, destacamos a comunicação segmentada. Isso significa que as mensagens são direcionadas para cada perfil de público. Ela é ideal, principalmente, para os grandes hospitais, que contam com uma rotatividade maior de profissionais a todo o momento.

Nesse caso, é possível trabalhar com canais próprios e direcionados, levando em consideração as peculiaridades que cada área ou profissional possuem.

Também é possível implementar a comunicação no corpo clínico por meio de reuniões realizadas periodicamente com as outras áreas. Os médicos podem promover encontros com comissões e grupos de especialidades para discutir temas de seu interesse, por exemplo.

Outra forma de melhorar a comunicação dentro das instituições de saúde é investir em novas tecnologias. Dessa forma, é possível não só acompanhar as tendências de agilidade, mas também criar diálogos abertos com os públicos internos.

Normalmente, as instituições de saúde utilizam ferramentas tradicionais, como as revistas impressas, folhetim e murais. Uma maneira interessante é optar por um canal corporativo de televisão. A programação pode ser customizada para os colaboradores, médicos, pacientes e acompanhantes.

Melhorar a comunicação interna nas instituições de saúde é promover a segurança e bem-estar dos pacientes, por isso, é tão importante investir em meios que tornem esse processo cada vez mais eficaz.

Gostou do post de hoje? Continue acompanhando o nosso Portal de Notícias para receber mais informações relevantes!

Faça o download do catálogo de produtos SOL-Millennium!

  • Baixar

Qual a importância da comunicação na relação profissional de enfermagem e paciente?

Um dos maiores desafios humanos é a adequada comunicação interpessoal. Essa questão se torna crítica na área de saúde quando necessitamos assegurar a assistência de maneira efetiva, especialmente nos processos de transição do cuidado profissional oferecido ao paciente. Ao assisti-lo, há a necessidade de identificar a melhor terapia no intuito de oferecer resultados favoráveis dentro das perspectivas possíveis para o tratamento do indivíduo que objetive a melhoria da saúde. Para o planejamento terapêutico, que deve ocorrer desde o primeiro contato até a alta, é fundamental que o mesmo seja realizado observando as práticas baseadas em evidências quer para o tratamento, do cuidado até a reabilitação, tendo em vista que as instituições de saúde são dinâmicas, possuem diferentes unidades de negócio e uma diversidade de clientes, o que gera possibilidades de ocorrência de falhas ou até mesmo evento adverso.

Para garantir qualidade e segurança no atendimento ao paciente, o cuidado centrado no indivíduo deve ser prioridade, fortalecendo o processo de cuidar, assegurado pela boa comunicação interprofissional, e também a adequada a comunicação com o paciente. A prestação de atenção integral dos serviços oferecidos aos pacientes é fundamental para prevenir problemas, possibilitando encontrar melhores soluções às enfermidades já observadas.

Estabelecer diálogo com o paciente e seus familiares ou responsáveis contribui para ajustar o planejamento terapêutico as suas necessidades, respeitar as crenças e cultura do paciente e atender as expectativas das partes.

Na coordenação da transferência do cuidado também é necessário o envolvimento dos profissionais, dos pacientes e seus familiares ou responsáveis, sendo fundamental o adequado entendimento entre as partes frente ao processo terapêutico, monitorando constantemente sua efetividade, incentivando a promoção da saúde e o acompanhamento da transição interprofissional do cuidado realizado. O paciente, os familiares ou responsáveis e os profissionais envolvidos na transição do cuidado devem interagir de maneira que a comunicação e a informação sejam seguras a todos.

Desta forma, é possível diminuir as ocorrências mais prevalentes relacionadas com a transferência interprofissional do cuidado: erros de medicação, a prática não segura e a não avaliação na realização da reconciliação. Também, observamos a ausência do planejamento na admissão do paciente fazendo ocorrer aumento nos dias de internação e, consequentemente, onerando ainda mais os custos do cuidado de saúde. Esse é um cenário mundial.

Sistematizar a informação por meio de protocolo contribui com o processo de transferência do cuidado, assim como é fundamental nesta etapa investir em sistemas informatizados robustos para agregar informações, contribuindo com alertas para garantir que todas as fases sejam realizadas, disponibilizando, por exemplo, dados referentes à medicação permitindo seu monitoramento e até a melhoria do planejamento. Segundo a metodologia Joint Commission International (JCI), planejar e projetar processos de gestão de informações para atender as necessidades de informações internas e externas permite gestão segura e eficaz.

O implemento efetivo do processo de transição do cuidado de forma sistematizada contribui para a sua continuidade, evitando omissão, erros ou duplicidade nas informações das recomendações do tratamento.

As diferenças étnicas, culturais, idiomáticas ou religiosas, também podem influenciar na transição do cuidado, tornando o processo vulnerável se não houver a busca do entendimento com a quebra destas barreiras, o que facilitará o processo de acesso e recebimento de cuidados, conforme o manual de padrões da Joint Commission International.

Portanto, o fortalecimento da comunicação interpessoal – profissionais, pacientes ou familiares – e o fluxo de informações informatizadas do processo é primordial para uma gestão segura na transferência do cuidado.

Qual a importância da comunicação na relação entre o paciente e os profissionais de saúde?

Benefícios de uma eficaz comunicação médico paciente Ela repercute positivamente no relacionamento, na qualidade e aderência ao tratamento, na diminuição das queixas e dos erros, além de melhorar o vínculo e possibilitar uma maior relação de confiança entre médico e paciente.

Qual a importância da comunicação para o profissional de enfermagem?

Observou-se que a comunicação efetiva é um valioso instrumento de trabalho para a enfermagem, possibilitando acolhimento, humanização, aceitação do tratamento, segurança do paciente, favorece o meio multiprofissional, contribui para continuidade da assistência de alta qualidade.

Qual a importância da comunicação para os profissionais de saúde?

A comunicação é uma ferramenta imprescindível para os profissionais da saúde, pois possibilita disseminar informações, dividir experiências e elaborar estratégias de melhoria e inovação. Buscar estratégias que fortaleçam as relações de diálogo entre a população e os profissionais é fundamental.

Como deve ser a comunicação entre equipe de enfermagem e paciente?

Utilize uma linguagem positiva Então, tenha cuidado para não confundir essa pessoa. Nesse caso, tente conversar de forma simples, adequar a comunicação à realidade daquele indivíduo, e utilizar palavras que possam motivar, dar força e, ao mesmo tempo, fortalecer o vínculo entre paciente e equipe de enfermagem.