Em quais fases os cromossomos estão sendo puxados para os pólos da célula?

A mitose é um processo de divisão celular contínuo em células eucarióticas, onde uma célula dá origem a duas outras células idênticas e com o mesmo número de cromossomos porque antes da divisão mitótica o material genético da célula (nos cromossomos) é duplicado.

A mitose apresenta quatro fases principais: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase.

As principais funções da mitose são a formação dos gametas em vegetais, desenvolvimento embrionário através de divisões do zigoto, crescimento, renovação e cicatrização de tecidos.

A mitose ocorre em células somáticas, ou seja, na maioria das células do nosso corpo e é um processo importante para regeneração celular, crescimento e desenvolvimento dos organismos multicelulares e reprodução assexuada de organismos unicelulares.

Além da mitose existe outro processo de divisão celular chamado de meiose. A principal diferença entre esses dois mecanismos é que a mitose é um processo equacional, que gera duas células geneticamente idênticas, enquanto na meiose o processo é reducional, pois as quatro células originadas apresentam metade do número de cromossomos da célula-mãe.

Fases da Mitose

O ciclo celular corresponde ao período de vida de uma célula em que ocorre diversas modificações. O período que célula está realizando suas atividades metabólicas e desempenhando suas funções representa a maior parte do ciclo e recebe o nome de interfase.

Em dado momento, as células iniciam a preparação para a divisão celular, com crescimento celular e replicação do DNA, para que através da mitose se origine as células-filhas.

Etapa 1: Prófase

Em quais fases os cromossomos estão sendo puxados para os pólos da célula?

A prófase é a fase mais longa da mitose. Nela se verificam alterações no núcleo e no citoplasma celular.

De início ocorre uma modificação no núcleo pelo aumento do volume nuclear. Isso ocorre porque o citoplasma cede água ao núcleo. Esse fato faz com que o citoplasma se torne mais denso.

No começo da prófase cada cromossomo se apresenta constituído por dois filamentos denominados cromátides, unidos pelo centrômero. À medida que a prófase progride, os cromossomos tornam-se curtos e aumentam sua espessura. É a espiralização cromossômica.

Enquanto os cromossomos estão se condensando, o nucléolo começa a se tornar menos evidente, desaparecendo ao final da prófase.

O desaparecimento do nucléolo está relacionado ao fato de cessar a síntese de RNA nos cromossomos. Sendo o nucléolo um local de intensa síntese de RNA-r, com a condensação dos cromossomos essa síntese cessa e o nucléolo desaparece.

A modificação no citoplasma verifica-se na duplicação dos centríolos. Após duplicarem-se, estes migram em direção aos polos da célula. Após chegarem aos polos são envolvidos por fibras que constituem o áster. Entre os centríolos que se afastam, aparecem asfibras do fuso mitótico.

Ocorrem dois tipos de fibras: as fibras contínuas, que vão de centríolos a centríolos e as cromossômicas ou cinetocóricas, que só surgirão na prometáfase.

Prometáfase

A prometáfase começa com a desintegração da carioteca. Quando isso acontece, os cromossomos caem no citoplasma e dirigem-se à região equatorial da célula, aonde vão se prender as fibras do fuso por meio de centrômero.

Etapa 2: Metáfase

Em quais fases os cromossomos estão sendo puxados para os pólos da célula?

Na metáfase os cromossomos presos ao fuso pelo centrômero, encontram-se no plano equatorial da célula formando a chamada placa metafásica ou equatorial.

Nessa fase da divisão celular, os cromossomos permanecem parados por um longo tempo. Enquanto isso, no citoplasma, verifica-se intensa movimentação de partículas e organelas, que se dirigem equitativamente para polos opostos da célula.

Etapa 3: Anáfase

Em quais fases os cromossomos estão sendo puxados para os pólos da célula?

A anáfase inicia-se no momento em que o centrômero de cada cromossomo duplicado divide-se longitudinalmente, separando as cromátides-irmãs.

Assim que separam, as cromátides passam a ser chamadas de cromossomos-irmãos, e são puxados para os polos opostos da célula, orientados pelas fibras do fuso.

Quando os cromossomos-irmãos atingem os polos da célula, termina a anáfase. Assim, cada polo recebe o mesmo material cromossômico, uma vez que cada cromossomo-irmão possui a mesma informação genética.

Etapa 4: Telófase

Em quais fases os cromossomos estão sendo puxados para os pólos da célula?

Telófase é a última fase da mitose. Nela ocorre praticamente o inverso do que ocorreu na prófase e início da prometáfase.

A carioteca se reorganiza, os cromossomos se descondensam, o cinetócoro e as fibras cimetocóricas desaparecem e o nucléolo se reorganiza (com a descondensação dos cromossomos inicia-se a síntese de RNA e consequentemente o núcleo reaparece).

Os dois núcleos adquirem ao final da telófase o mesmo aspecto de um núcleo interfásico.

Adquira mais conhecimento com os conteúdos:

  • Meiose
  • Interfase
  • Ciclo celular
  • Divisão celular
  • Mitose e meiose
  • Exercícios sobre mitose
  • Exercícios sobre meiose
  • Exercícios sobre mitose e meiose

Em qual etapa os cromossomos estão sendo puxados para os pólos da célula?

Na anáfase I, os cromossomos homólogos separam-se e são puxados para polos opostos da célula, sendo guiados pelas fibras do fuso.

Como se chama a fase em que os cromossomos chegam aos polos e Desespiralizam se até alcançar a forma de cromatina?

Telófase – Etapas Cromossomos chegam aos pólos desespiralizando-se. Os centríolos estão individualizados e desaparece o fuso mitótico. Parecem a carioteca e o nucléolo.

O que acontece com os cromossomos na anáfase?

Anáfase. As cromátides irmãs se separam uma da outra e são puxadas em direção aos pólos opostos da célula. Os microtúbulos que não são conectados aos cromossomos separam os dois pólos do fuso, enquanto os microtúbulos cinetocóricos puxam os cromossomos para os pólos.

Em qual etapa da meiose ocorre a separação dos cromossomos homólogos em direção a polos opostos?

Em que etapa da meiose ocorre a separação dos cromossomos homólogos em direção a polos opostos? Alternativa “c”. Na anáfase I, observa-se a migração dos cromossomos homólogos para polos opostos.