O que não pode comer quando tem pressão alta?

6 minutos para ler

A pressão alta é um dos fatores de risco de AVC e infarto. Embora ainda não exista cura, é possível que as pessoas hipertensas tenham uma vida longa e feliz cuidando da alimentação. Dessa forma, é muito importante saber quais são os melhores alimentos para pessoas que sofrem com esta condição.

De fato, a alimentação saudável é uma grande aliada no combate à pressão alta e o cálculo é simples: aumentar o consumo de alguns alimentos e reduzir outros. Essa é uma forma inteligente e eficaz para controlar a hipertensão e prevenir as complicações relacionadas a ela.

Neste artigo vamos ajudar você a saber selecionar os alimentos mais saudáveis e utilizar temperos naturais e caseiros que podem auxiliar no tratamento da hipertensão. Acompanhe este post e tire todas as suas dúvidas!

O sal e a hipertensão

Sabemos o quanto o sal em excesso é perigoso para a saúde — não somente para os hipertensos, mas para todas as pessoas de modo geral. O grande problema é que ele provoca a retenção de líquido no organismo, aumentando o volume de sangue que fica circulando no corpo.

Devido às artérias continuarem com o mesmo calibre, a pressão sobe. Dessa forma, a primeira preocupação deve ser a moderação com esse ingrediente. Isso não significa que você deva deixar de usá-lo. Na verdade, ele é um elemento muito importante para o equilíbrio da pressão arterial, o problema é que a maioria das pessoas não sabe utilizá-lo.

A propósito, a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta para um consumo de 5 gramas desse tempero por dia, mas a maioria das pessoas consome 12 gramas. Em geral, esse exagero acontece em dois momentos: no preparo das refeições ou diretamente no prato, com a utilização de saleiro.

Dado o alerta sobre o sal, vamos comentar sobre outros alimentos que merecem uma atenção especial por serem benéficos aos vasos e baixarem a pressão arterial.

 Dieta para o controle da pressão alta

É impossível falar sobre alimentação sem citar a dieta DASH, sigla em inglês que significa “Abordagem Dietética para Frear a Hipertensão”. Trata-se de uma importante dieta criada na década de 1990 com base em estudos científicos americanos realizados com o objetivo de ajudar a reduzir a pressão arterial.

Além disso, ela é utilizada também para emagrecer ou equilibrar o peso, ajudando ainda a controlar o diabetes. Essa dieta não foca apenas na redução do sal para o controle da hipertensão, mas principalmente na melhoria da qualidade dos alimentos consumidos diariamente, enfatizando o consumo de grãos integrais e vegetais.

Veja a seguir os alimentos que devem ser consumidos e os que precisam ser evitados, de acordo com a dieta DASH.

Alimentos que devem ser consumidos em maiores quantidades

A dieta orienta para o aumento no consumo diário de alimentos ricos em fibras, proteínas, cálcio, potássio, magnésio e gorduras insaturadas, como:

  • frutas;
  • carnes magras: preferir peixes, frango e cortes magros de carnes vermelhas;
  • gorduras boas: castanhas, amendoim, nozes, avelãs, azeite;
  • grãos integrais, como aveia, farinha de trigo integral, arroz integral e quinoa;
  • legumes e verduras;
  • leite e derivados desnatados.

É importante observar que além de adotar uma alimentação saudável, a prática regular de atividades físicas também ajuda a reduzir a pressão arterial, além de controlar o peso e auxiliar na melhora geral da saúde.

Alimentos que devem ser evitados

Os doces e os alimentos ricos em açúcar, incluindo os diversos produtos industrializados, como refrigerantes, biscoitos recheados e massas prontas para bolos e achocolatados, não devem ser consumidos. Além disso, outros que devem ser evitados são:

  • alimentos ricos em farinha branca: bolacha, macarrão e pão branco;
  • alimentos ricos em gordura saturada: carnes vermelhas gordas, bacon, salsicha e linguiça;
  • bebidas alcoólicas;
  • produtos com muito sódio: cubos de caldo de carne, sopas em pó e comida pronta congelada.

Porções de alimentos

A dieta DASH recomenda as seguintes quantidades diárias:

  • carnes magras, frango ou peixe — 2 porções;
  • cereais e grãos integrais — de 6 a 8 porções;
  • frutas, verduras e legumes: de 8 a 10 porções;
  • lácteos — 3 porções;
  • nozes e castanhas — 1 porção.

Segundo a dieta Dash, os alimentos que mais impactam na pressão arterial, auxiliando no seu equilíbrio, são:

  • alho — além de utilizá-lo como tempero, pode ser consumido em forma de suplemento;
  • beterraba — pode ser consumida crua, em sucos ou em saladas;
  • chá-verde — apresenta uma grande quantidade de polifenóis, sendo um bom aliado contra a hipertensão. Mas é preciso tomar no máximo três xícaras por dia para não sobrecarregar o fígado e evitar o seu consumo perto das refeições, pois ele interfere na absorção do ferro;
  • chocolate amargo com 50 a 85% de cacau — os flavonoides contidos no cacau promovem o relaxamento dos vasos. Essas substâncias também se encontram no chá-verde, vinho e frutas vermelhas;
  • clara de ovo — além de não conter colesterol como a gema, essa parte do alimento tem altas doses de um peptídeo que inibe o estreitamento dos vasos sanguíneos e a elevação da pressão arterial;
  • couve — contém um antioxidante capaz de reduzir a pressão arterial e diminuir a inflamação nas artérias, coração e rins;
  • feijão — deve ser consumida uma xícara por dia com temperos naturais, como alho, cebola e ervas;
  • iogurte com baixo teor de gordura — devido ao cálcio, o consumo desse alimento pode reduzir o risco de desenvolver hipertensão;
  • nozes, amêndoas e avelãs — apresentam grandes quantidades de polifenóis e ácido alfalinolênico (uma versão do ômega-3);
  • uva-passa — contém polifenóis, que são antioxidantes localizados na casca.

A importância de aliar a alimentação ao acompanhamento de um profissional

Assim como para qualquer dieta, é importante buscar ajuda de um nutricionista para obter orientações adequadas. Além disso, por se tratar de uma alimentação voltada à redução da pressão arterial, a sua prática deve ser indicada por um médico.

É importante observar que essa dieta pode trazer prejuízos às gestantes e idosos, considerados como ‘grupo de risco’, pois possuem um metabolismo diferente, necessitando de mais nutrientes.

Como vimos, a pressão alta é um grande risco para o AVC e infarto. Os alimentos para hipertensão, como os que compõem a Dieta DASH são grandes aliados para controlar esse problema. Além de manter uma alimentação saudável, também é fundamental acompanhar a pressão arterial e consultar um nutricionista.

Gostou deste artigo? Então, curta a nossa página no Facebook e acompanhe todos os posts sobre alimentação saudável e controle da hipertensão!

Quais os alimentos que fazem mal para pressão alta?

Os alimentos que hipertensos devem evitar para controlar a....
Queijo parmesão possui um teor muito elevado de sódio. ... .
Shoyu: uma colher tem o sódio necessário para uma refeição inteira. ... .
Cafeína não deve ser ingerida em grandes quantidades. ... .
Frituras devem ser evitadas pelo seu alto teor de gorduras..

Que fruta faz baixar a pressão?

Frutas cítricas Frutas cítricas, incluindo toranja, laranja e limão, podem ter efeitos poderosos na redução da pressão arterial. Elas são ricas em vitaminas, minerais e compostos de plantas que podem ajudar a manter seu coração saudável, reduzindo os fatores de risco de doenças cardíacas, como hipertensão.