O que fazer para melhorar creatinina baixa?

O que é e para que serve o exame de creatinina?

O exame de creatinina é um exame de sangue que mede a quantidade de creatinina, uma proteína produzida naturalmente no organismo a partir da degradação da creatina, que acontece o tempo todo para gerar energia para os músculos.

Como a creatinina não tem função no organismo, os rins permitem que ela seja continuamente eliminada pela urina. Níveis elevados dessa proteína no sangue indicam que ela está se acumulando e que os rins apresentam alguma dificuldade para eliminar essa e outras substâncias, incluindo toxinas.

Dessa forma, o exame de creatinina serve principalmente para investigar a função renal, embora a creatinina em si não seja prejudicial ao organismo.

Preparo para exame de creatinina

Não é obrigatório fazer jejum antes do exame de creatinina, mas alguns laboratórios podem solicitar que a pessoa fique cerca de três horas sem se alimentar. Dependendo da condição a ser investigada, o médico pode fazer uma orientação diferente ao paciente.

Apesar disso, existem alguns medicamentos que podem interferir no exame de creatinina. Por isso, avise ao médico e ao laboratório se você utilizar substâncias como:

  • Ácido ascórbico;
  • Aminoglicosídeos (estreptomicina, gentamicina, amicacina etc.);
  • Cefalosporinas (cefalexina, cefoxitina, cefaclor, cefepima etc.);
  • Cimetidina;
  • Hidantoína;
  • Medicamentos quimioterápicos.

Quanto custa um exame de creatinina

Não é possível dizer quanto custa um exame de creatinina porque cada laboratório pratica seus próprios valores.

Utilize o site ou o aplicativo do MEDPREV para encontrar um laboratório de exame de creatinina em Curitiba com preços populares e marque seu horário com mais comodidade e economia.

Resultado de exame de creatinina

O resultado de exame de creatinina consiste na comparação entre a dosagem obtida a partir da amostra de sangue do paciente e os valores de referência estabelecidos para essa proteína. Cada laboratório tem seus próprios valores de referência, mas, em geral, eles são parecidos com estes:

  • Crianças de 1 a 5 anos: 0,3 a 0,5 mg/dL;
  • Crianças de 5 a 10 anos: 0,5 a 0,8 mg/dL;
  • Adultos do sexo feminino: 0,5 a 1,1 mg/dL;
  • Adultos do sexo masculino: 0,7 a 1,2 mg/dL.

Creatinina baixa

Valores baixos de creatinina podem indicar quadros de desnutrição ou perda de massa muscular causada pelo avançado da idade ou por doenças como distrofia muscular e miastenia gravis.

Creatinina alta

Valores altos de creatinina podem indicar danos nos rins e outros problemas, incluindo:

  • Infecção renal;
  • Insuficiência renal;
  • Desidratação;
  • Bloqueio do trato urinário;
  • Intoxicação com metanol;
  • Rabdomiólise (destruição das fibras musculares);
  • Pré-eclâmpsia (pressão alta na gravidez).

No caso de perda da função renal, é preciso investigar se sua causa está relacionada a quadros como diabetes ou hipertensão descontroladas.

Atletas e fisiculturistas podem apresentar creatinina alta por causa da maior necessidade de gerar energia para atender à sua demanda muscular. Pessoas que utilizam suplementos de creatina também podem apresentar valores mais altos de creatinina devido à maior disponibilidade da substância precursora dessa proteína.

Por isso, todo resultado de exame de creatinina deve ser avaliado pelo médico e correlacionado aos sintomas e sinais clínicos do paciente.

O que fazer para melhorar creatinina baixa?

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A creatinina, também conhecida como creatina, tem recebido muita atenção nos últimos anos, pois atletas descobriram sua habilidade de liberar mais energia para o corpo durante a prática de atividades físicas extenuantes. A creatina é um elemento natural armazenado nas células musculares que fornece energia aos músculos. Em nível celular, o composto é produzido de aminoácidos que são criados quando os alimentos são digeridos.

Creatina e você

A creatinina é produzida no fígado, rins e pâncreas. Ela é resultado de uma reação química entres os aminoácidos arginina, glicina e metionina. A quantidade de creatinina que possuímos no corpo geralmente está ligada à quantidade de tecido muscular, com os homens possuindo quantidades maiores do que as mulheres.

Aumentando os níveis de creatinina

A fonte mais natural para se obter creatinina é através da carne e peixes. Ingerir peixes, como atum, salmão e cavala, crus e na forma de sushi ou sashimi é uma ótima maneira de conseguir uma dose pura do composto. Além disso, o peixe cru contém ácido graxo ômega-3, que é um excelente reforço antioxidante para o corpo. Peixes também ajudam na síntese da creatinina, pois fornecem uma grande quantidade de um aminoácido necessário, a metionina.

Cerca de 1 kg de carne ou peixe cru corresponde a 5 g de creatina monoidratada em pó. Se esses alimentos forem cozidos, a creatinina se torna menos eficiente, pois perde sua essência. Vegetarianos que não comem peixe ou carne podem ingerir creatina através de suplementos.

Conteúdo da creatinina

Focar no tipo correto de nutrição para aumentar o nível de creatinina no corpo pode fornecer uma reserva extra de energia para as células dos músculos, o que melhora sua função. Caso esteja envolvido em algum tipo de treino de resistência ou em um esporte pesado, a creatina poderá melhorar seu desempenho, pois ela aumenta a massa muscular magra e auxilia na alavancagem muscular.

Sobredosagem de creatinina

A creatinina em excesso pode ser prejudicial para os rins. Quando eles ficam sobrecarregados, as toxinas se acumulam no corpo, dando origem também a outros problemas. Efeitos colaterais como desidratação, ganho de peso, cãibras, náusea e diarreia são outros sintomas de muita creatinina no organismo.

Para bom entendedor

Estudos mostram que ingerir 20 g de creatinina por dia, durante vários dias, ajuda a aumentar os músculos em 20%. Esse percentual pode ser mantido ao se tomar 3 g posteriormente. Suplementos podem ser encontrados em pó, líquido ou cápsulas. Com isso dito, é aconselhável que a dose desse composto seja discutida com um profissional médico, especialmente porque há chance de overdose ou interações com qualquer outro remédio que a pessoa possa estar tomando.

O que fazer para aumentar a creatinina baixa?

Coma mais carne vermelha diária ou semanalmente. Se os níveis de creatinina estão baixos, inclua mais carne vermelha em sua dieta. A creatina presente em carnes — especialmente as vermelhas — impulsionam a quantidade de creatinina na corrente sanguínea.

O que pode causar a creatinina baixa?

Os valores baixos da creatinina podem indicar quadros de desnutrição ou perda de massa muscular. Geralmente ocorrem em mulheres, idosos e pessoas que sofrem de doenças como distrofia muscular ou hepáticas, já que o fígado também é responsável pela produção da substância.

Quais os alimentos que aumentam a creatinina?

Quais são os principais alimentos ricos em creatina?.
Arenque. O Arenque dentre os peixes disponíveis no mercado, é a melhor aposta para obter o maior número de gramas de creatina. ... .
Atum. O atum é também uma ótima escolha para aumentar a sua ingestão de creatina. ... .
Frango. ... .
Carne vermelha. ... .
Porco. ... .
Salmão. ... .
Bacalhau..