Quais legados podemos destacar dos romanos para nossa sociedade atual?

Existem incontáveis aspectos deixados pelas civilizações antigas que foram, pouco a pouco, sendo incorporados no nosso cotidiano. E os romanos, entre outros povos, foram responsáveis por deixar profundas marcas em nossas vidas. Mas, além da república, do direito civil, da arquitetura e urbanismo e do latim — que serve de base para vários idiomas, entre eles o espanhol, o francês e o português —, os romanos nos deixaram outras heranças.

O pessoal do site Quo.es reuniu algumas coisinhas com as quais estamos superacostumados no nosso dia a dia e que não provocariam muito espanto caso um romano antigo ressuscitasse hoje. Veja alguns exemplos:

Outdoors com moças de biquíni

Quais legados podemos destacar dos romanos para nossa sociedade atual?
Fonte da imagem: Reprodução/Quo.es

Na Roma Antiga já existiam os biquínis, como você pode ver no “outdoor” da imagem acima. Os trajes de banho, embora fossem um pouquinho maiores do que os utilizados na praias brasileiras, seguiam a mesma ideia das duas peças atuais, e provavelmente eram feitos de couro, em vez da confortável lycra. Já os mosaicos, como você bem pode imaginar, eram muito mais trabalhosos de se produzir do que os outdoors atuais!

Tropas de choque

Quais legados podemos destacar dos romanos para nossa sociedade atual?
Fonte da imagem: Reprodução/Quo.es

Sabe as temidas tropas de choque que são acionadas para trazer ordem durante manifestações violentas? Entre outros dispositivos, os guardas que compõem esses grupos contam com capacetes, escudos e cassetetes para se proteger e controlar a multidão.

Esses policiais são descendentes da antiga guarda pretoriana, que se encarregava de conter as revoltas urbanas com soldados armados com equipamentos bem parecidos aos dos guardas atuais. A diferença é que os antigos romanos usavam o gladium — uma espada curta — no lugar dos infames bastões de borracha.

O spa

Quais legados podemos destacar dos romanos para nossa sociedade atual?
Fonte da imagem: Reprodução/Quo.es

Os balneários e resorts modernos são uma herança dos antigos banhos e termas romanas. Tanto que a própria palavra “Spa” é uma abreviatura da expressão latina Aquae Spadanae, que serviu para que os romanos dessem nome a uma cidade belga conhecida pelas suas águas termais e que até hoje é um popular destino turístico da Europa.

A figa

Quais legados podemos destacar dos romanos para nossa sociedade atual?
Fonte da imagem: Reprodução/Quo.es

O popular amuleto que hoje é utilizado para espantar a má sorte e o mau olhado também foi invenção dos antigos romanos, embora tivesse um significado um pouco diferente. Na verdade, o sinal que traz o polegar posicionado entre o dedo indicador e o médio servia para representar a genitália feminina. E, além de estar relacionado com a fertilidade e ao erotismo, aparentemente ele era um símbolo muito apreciado por Calígula.

A linguagem usada nos SMS

Quais legados podemos destacar dos romanos para nossa sociedade atual?
Fonte da imagem: Reprodução/Quo.es

Segundo o pessoal do Quo.es, a desconstrução da linguagem, observada no popular e sempre crescente vocabulário utilizado na hora de enviar mensagens de texto — como “vc”, “tb”, “bj” etc. — não é uma exclusividade da nossa era. Algumas inscrições, como a da imagem acima, descoberta na Espanha, é prova de que os antigos romanos também costumavam omitir alguns caracteres na hora de transmitir os seus recados.

*Publicado originalmente em 02/04/2013.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Civilização Romana

A civilização romana tem origem com a expansão e consolidação do poder de Roma sobre a Península Itálica e os territórios vizinhos.

Origem

A civilização romana é uma mescla de influências de culturas etruscas, gregas e orientais. Se os gregos se destacaram pela filosofia e os egípcios por sua arquitetura, podemos dizer que os romanos se sobressaíram por construir um Império que durou mil anos.

Assim, organizaram um sistema de comunicação, de transporte e de leis que pôde ser reproduzido em todos os cantos do Império Romano. Os romanos souberam se apropriar de vários aspectos dos povos que conquistavam e romanizá-los.

Aliás, a arte da guerra, como expressou o poeta Virgílio, na sua obra Eneida, parecia ser o objetivo dos romanos:

Lembra-te romano de submeter os povos a teu império. Tua missão é de impor as condições de paz, poupar os vencidos e abater os soberbos.

Política

A organização política da civilização romana foi mudando conforme as conquistas territoriais aconteciam e a população crescia. Distinguimos três fases:

  • Monarquia: durou de 753 a.C a 509 a.C. É um período envolto em lenda e com pouca documentação.
  • República Romana: a primeira experiência republicana da história,
  • Império Romano: quando a civilização alcançou seu máximo esplendor.

Economia

A economia romana baseava-se na agricultura, no comércio entre a distintas províncias, nas conquistas territoriais para alimentar a população e na escravidão.

Os romanos também desenvolveram uma eficiente arrecadação de impostos que deveriam ser entregues à capital diretamente. Com o tempo, isto foi gerando corrupção, pois era comum os governadores das províncias sonegarem certas quantidades de dinheiro ao governo central.

Arte

Herdeiros da arte grega, os romanos espalharam suas esculturas, pinturas e mosaicos por todo território que conquistavam.

Igualmente, construíam teatros onde podiam ser representadas peças que serviam para instruir e divertir a população. Também faziam termas, praças e mercados a fim de dar mais comodidades aos habitantes.

Em algumas cidades eram levantadas arenas para jogos de gladiadores, recriações de batalhas, e lutas entre homens e animais selvagens.

Quais legados podemos destacar dos romanos para nossa sociedade atual?

Anfiteatro romano na cidade de Nîmes, França.

Saiba mais sobre a Arte Romana.

Arquitetura

Os romanos abastados prezavam pelo conforto e, geralmente, nas casas dos patrícios havia água encanada. Se o rio não estivesse perto da cidade, um aqueduto era levantado para trazer água à população que a recolhia nas fontes instaladas na cidade.

As colunas romanas também se tornaram uma marca registrada desta cultura e estavam presentes nos fóruns e templos.

Quais legados podemos destacar dos romanos para nossa sociedade atual?

Aqueduto romano na cidade de Segóvia, Espanha.

Conheça a Arquitetura Romana.

Religião

Os romanos eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. Grande parte dessas divindades foi trazida do panteão grego. Assim, Afrodite se transformou em Vênus, Ares virou Martes, Hera – esposa de Zeus - foi chamada de Juno pelos romanos, e o todo-poderoso Zeus grego, se converteu em Júpiter.

Além disso, ainda haviam os deuses domésticos que eram cultuados por uma família. Com a restauração do Império, os governantes mais importantes eram declarados deuses pelo Senado e seu culto podia se estender por todo o território romano.

Leia mais sobre a Mitologia Romana.

Direito

O direito romano inspirou boa parte do Direito Ocidental tal como o conhecemos hoje.

Assim como a política e a economia, o Direito Romano acompanhou a evolução da sociedade. Soube incorporar as novas populações ao Império Romano, proteger a propriedade privada, definir os deveres da família, limitar o poder de atuação dos magistrados, etc.

Uma das inovações romanas em relação aos gregos e aos povos vizinhos foi a sistematização das leis e o aparecimento de uma classe de juristas profissionais. Desta maneira, os magistrados romanos deviam conhecer e estar aptos a aplicar essas mesmas leis. Os gregos, por exemplo, nunca trataram as leis como uma ciência isolada da filosofia.

Civilização Romana Hoje

Apesar de ter desaparecido como civilização, o fato é que o mundo Ocidental é herdeiro direto da civilização romana.

Podemos ver esta influência nos aspectos mais cotidianos como as artes e arquitetura. Inclusive em provérbios até hoje compreensíveis para nós que estamos no século XXI:

Leia alguns exemplos:

  • Todos os caminhos levam a Roma.
  • Em Roma faça como os romanos.
  • Quem tem boca vai a Roma.
  • Roma não se fez num dia.

Saiba mais:

  • Roma Antiga
  • Imperadores Romanos
  • Nero

Quais legados podemos destacar dos romanos para nossa sociedade atual?

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

Qual o legado romano para a sociedade atual?

A Civilização Romana antiga contribuiu grandemente para o desenvolvimento do direito, arte, literatura, arquitetura, tecnologia, religião, governo, e da linguagem no mundo ocidental e sua história continua a ter uma grande influência sobre o mundo até os dias de hoje.

Qual foi o legado mais importante dos romanos?

O direito constituiu um dos mais importantes legados da civilização romana.

O que os romanos deixaram para nós?

E os romanos, entre outros povos, foram responsáveis por deixar profundas marcas em nossas vidas. Mas, além da república, do direito civil, da arquitetura e urbanismo e do latim — que serve de base para vários idiomas, entre eles o espanhol, o francês e o português —, os romanos nos deixaram outras heranças.

Quais são os legados deixados por Roma mesmo depois de sua queda?

Após a queda do Império Romano e a invasão dos germânicos na Europa, várias línguas se originaram do latim. Estas línguas existem até os dias atuais, sendo as principais: Português, Francês, Italiano, Espanhol e Romeno. Os números (algarismos) romanos, criados e utilizados em Roma Antiga, também chegaram até nós.