Quais são os conhecimentos as habilidades para administrar uma empresa?

  • Simão Timóteo
  • março 24, 2022

A sociedade é formada por organizações, que em sua maioria, exercem atividades de produção de bens (produtos) ou prestação de serviços (atividades especializadas), são planejadas, dirigidas, executadas e monitoradas por pessoas subsidiadas por recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos e outros. A vida em sociedade depende das empresas, que por sua vez, também depende das pessoas para a execução dos seus processos.

Diante disso, faz-se necessário estudar os fundamentos que norteiam a administração de empresas. Pois, esses pilares sofreram transformações no decorrer do tempo, de acordo com fenômenos sociais, e outros fatos que contribuíram para o aperfeiçoamento da arte de administrar.

Teoria Geral da Administração (TGA)

A Teoria Geral da Administração (TGA) trata do estudo da administração das organizações, para que possamos entender os meios para a sua aplicação prática. Estudar TGA significa buscar compreender as Teorias Administrativas, como funcionam e qual o seu papel  nas organizações.

Seguindo nesse ponto de vista, então, a administração é vista como, de fato, uma ciência. Entretanto, esse entendimento surgiu apenas a partir do século XX, quando após os acontecimentos da Revolução Industrial, percebeu-se que era necessário pensar novos métodos de gestão e de produção, de forma organizada, e que atendesse à demanda.

Mas, de uma forma objetiva, o que seria administração?

Conceito de Administração

A palavra Administração vem do latim, “administratione” – em que “ad” significa direção, tendência para, e minister, significa subordinação ou obediência, ou seja, quem realiza uma função sob comando de outra ou presta serviço a outro.

Com o passar do tempo, e de contribuições de vários estudos, o conceito de administração foi evoluindo, e de uma forma prática, e de acordo com Megginson et. al (1998), temos que:

A administração é a união dos esforços comuns entre os recursos humanos, financeiros e materiais, tendo como finalidade alcançar os objetivos organizacionais através dos resultados dos atos de PlanejarOrganizarLiderar e Controlar.

O Administrador, suas habilidades e os seus papéis

A administração é uma área repleta de complexidades e desafios, na qual o administrador pode atuar em diversos: desde a supervisão elementar até o comando máximo; pode ser um líder de equipe ou o presidente. Pode atuar na administração da produção (bens ou serviços prestados pela organização), administração financeira, administração de recursos humanos, administração mercadológica e administração geral.

Em cada nível ou área de atuação, o gestor precisa lidar com situações diferentes. Além disso, não existem negócios iguais. Cada empresa tem sua missão, visão de futuro, objetivos, ramo de atividade, produtos/serviços, equipe e sua política de negócios.

Em função desses vários aspectos, o administrador faz diagnósticos de situações, define recursos, resolve problemas, gera inovação e competitividade e agrega valor ao negócio. Diante disso, além do conhecimento teórico, esse cargo requer certas habilidades indispensáveis.

Habilidades Necessárias ao Administrador

Para ser um bom administrador, não basta somente passar em testes, ou ter diplomas e certificados. Um bom profissional de administração não é analisado apenas pelos seus conhecimentos sobre a área em que atua, mas também por suas habilidades e competências que influenciam o comportamento e as atitudes das pessoas que trabalham com ele.

De acordo com Katz, o sucesso do administrador depende do desempenho e da forma como este lida com determinadas situações e pessoas, do que ele consegue fazer, não simplesmente daquilo que é. Esse desempenho é o resultado de habilidades e competências que o profissional possui e sabe utilizar. As competências são frutos de conjuntos de habilidades, que nada mais são do que a capacidade de transformar conhecimento em ação, e a ação em resultados.

Assim, e ainda segundo Katz, existem três tipos de habilidades importantes para o administrador:

  • Habilidades Técnicas: estão relacionadas com o trabalho que envolve processos materiais e objetivos físicos e concretos; aplicação de técnicas e procedimentos de realização. São as habilidades em contabilidades, uso do computador, saber planejar, organizar, etc;
  • Habilidades Humanas: diz respeito ao trabalho com pessoas e relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos, a fim de obter participação, envolvimento e cooperação das pessoas da equipe;
  • Habilidades Conceituais: referem-se a pensamento, raciocínio, diagnóstico situacional e formulação de alternativas de solução, a trabalhar com ideias, conceitos, teorias e abstrações. Representam as capacidades cognitivas mais sofisticadas do administrador.

Quais são os conhecimentos as habilidades para administrar uma empresa?
Figura 1 – As três habilidades do administrador por níveis hierárquico

Nesse sentido, um bom administrador é capaz de combinar essas habilidades e aplicá-las de forma prática na organização. Entretanto, destaca-se que quanto maior for o cargo na empresa, maior é a importância das habilidades conceituais e humanas em detrimento das técnicas.

Além das habilidades mencionadas, ser administrador também requer o desenvolvimento de competências pessoais, como a qualidade de analisar uma situação, apresentar soluções, decidir e resolver problemas – são o maior patrimônio pessoal do administrador, representando sua maior riqueza, seu capital intelectual. Mas, alertamos que se deve adquirir competências duráveis, isto é, aquelas que mesmo em tempos de rápidas mudanças, não se tornam descartáveis nem obsoletas.

Diante disso, o administrador de buscar quatro principais competências:

  1. Conhecimento: envolve o acervo de informações, conceitos e ideias que o administrador possui a respeito de sua especialidade. O conhecimento muda a cada instante e o administrador precisa renová-lo continuamente, em um processo de constante atualização. Isso significa que o profissional nunca deve deixar de aprender, ler e reciclar-se para não se tornar ultrapassado. Mas, não basta saber é preciso saber fazer, o que nos leva a próxima competência.
  2. Habilidade: é a capacidade de colocar o conhecimento em prática. Trata-se de aplicar o conhecimento em análises e propor soluções criativas e inovadoras para os problemas na condução do negócio. A habilidade representa a capacidade de dar vida a conceitos e ideias abstratas, visualizar oportunidades que nem sempre são vistas pelas pessoas comuns, e transformá-las em novos produtos e serviços.
  3. Julgamento: além de conhecimentos e habilidades, é preciso também saber analisar e avaliar as situações com clareza, obter informações e dados precisos para julgar fatos com espírito crítico, ponderar e definir prioridades.
  4. Atitude: é o comportamento do administrador diante das situações que enfrentam no trabalho. É o estilo pessoal de fazer as coisas acontecerem, a maneira de liderar, motivar e comunicar. Envolve espírito empreendedor, inconformismo com problemas atuais e facilidade de trabalhar com pessoas e convencê-las de suas ideias. Isso é o que caracteriza o administrador como um agente de mudança dentro e fora das organizações.

Quais são os conhecimentos as habilidades para administrar uma empresa?
Figura 2 – Competências duráveis do administrador

Os Papeis do Administrador

Além das habilidades e competências, uma organização ainda detém de um conjunto de expectativas a respeito do comportamento do profissional incumbido de executar os processos de gestão, são os denominados, papeis. Nesse sentido, Minstzberg identifica dez papeis fundamentais para o gestor, subdivididos em três categorias: interpessoal, informacional e decisório, conforme descritos abaixo:

  • Papeis interpessoais: estão focados nas habilidades humanas. Estão relacionados com o modo como o administrador interage com as pessoas e influencia seus subordinados, clientes e fornecedores;
  • Papeis informacionais: referem-se às atividades com a finalidade de manter e desenvolver uma rede de informações. Trata-se de como o administrador intercambia e processa as informações que enviar e recebe de outras pessoas dentro da organização;
  • Papeis decisórios: o administrador enfrenta situações em que deve fazer escolhas ou opções que requerem tanto habilidades humanas como conceituais. Os papeis decisórios referem-se à forma como o gestor utiliza a informação em suas tomadas de decisão.

Quais são os conhecimentos as habilidades para administrar uma empresa?
Tabela 1 – Os dez papeis do administrador

Contudo, administrar uma empresa é muito mais do que uma função de supervisão de pessoas, de recursos e atividades. Não se trata apenas de planejar, organizar, dirigir e controlar, mas, principalmente, de conduzir uma organização inteira rumo ao sucesso através da competitividade e da sustentabilidade do seu negócio.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Chiavenato, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações / Idalberto Chiavenato – 7. ed. rev. e atual. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003

MEGGINSON, L.C.; M OSLEY, D.C.; PIETRI JUNIOR, P.H. Administração – conceitos e aplicações. 4. ed.
São Paulo: Saraiva, 1998.

Simão Timóteo

Consultor e Sócio-Fundador da CONNAT Soluções Administrador | CRA-SE N° 4314-01. Professor na Universidade Tiradentes - UNIT. Especialista em Gestão Social e Políticas Públicas pela Faculdade Jardins. É membro do Conselho Consultivo da Agência de Desenvolvimento do Estado de Sergipe - ADESE. Realizou estudos acerca de Planejamento Estratégico, Empreendedorismo e Desenvolvimento Local.

Veja todos os Posts

Categorias

Compartilhar:

Leia Também

Quais são os conhecimentos e habilidades para administrar uma empresa?

Confira as 7 habilidades do administrador.
Aprender a tomar decisões difíceis. ... .
Ter habilidade para negociar. ... .
Saber agir estrategicamente. ... .
Solucionar possíveis conflitos. ... .
Ter uma boa comunicação. ... .
Gerenciar o tempo. ... .
Aprender com os erros..

Quais são as três habilidades que o administrador deve ter?

Para administrar uma empresa são necessárias uma série de habilidades e estas são divididas em três categorias, são elas:.
Habilidade Conceitual;.
Habilidade Humana;.
Habilidade Técnica..

Quais os pontos fortes em um administrador para administrar uma empresa?

As 6 habilidades de um administrador que você precisa desenvolver.
Comunicação clara. ... .
Desenvolvimento de pessoas. ... .
Atualização permanente. ... .
Planejamento. ... .
Análise de dados. ... .
Atuação estratégica..

O que é habilidade na administração?

Habilidades administrativas são qualidades que o ajudam a completar tarefas relacionadas ao gerenciamento de um negócio.