Quais são as 10 competências adquiridas pelo professor na educação básica?

Em 2020, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) entrou em vigência para as escolas públicas e privadas do Brasil. Isso agitou as discussões sobre as competências e habilidades na área da educação que, de acordo com o Conselho Nacional de Educação (CNE), são sinônimos de direitos e objetivos de aprendizagem, respectivamente. 

Compreender esses conceitos e saber relacioná-los na rotina escolar é primordial para promover um ensino de qualidade alinhado à BNCC e favorecer uma aprendizagem significativa, ou seja, aquela que ocorre pela interação dos conhecimentos prévios do aluno com as novas informações apresentadas pelo professor. 

Continue a leitura para entender melhor o que são as competências e habilidades na educação! Neste texto você verá:

  • o que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?;
  • o que são competências no contexto educacional?;
  • o que são habilidades na educação?;
  • por que trabalhar competências e habilidades na sala de aula?;
  • como a Evolucional pode ajudar a desenvolver as competências e habilidades dos seus alunos?

O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD) determina que o currículo e a proposta pedagógica de todos os sistemas de ensino brasileiro devem ser norteados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Sendo assim, a BNCC é um documento que define quais aprendizagens são essenciais e em quais etapas os alunos devem desenvolvê-las. Essas aprendizagens são descritas como competências e habilidades. 

O que são competências no contexto educacional?

As competências dizem respeito à capacidade de mobilizar habilidades, atitudes, recursos, valores e conhecimentos para solucionar problemas e diversas outras demandas da vida cotidiana e, futuramente, do trabalho. 

Por exemplo, para ler um livro o aluno precisa colocar em prática as suas habilidades de leitura e interpretação de texto para assimilar as informações ali contidas. 

As dez competências gerais que devem ser desenvolvidas na educação básica são:

  • conhecimento;
  • pensamento científico, crítico e criativo;
  • repertório cultural;
  • comunicação;
  • cultura digital;
  • trabalho e projeto de vida;
  • argumentação;
  • autoconhecimento e autocuidado;
  • empatia e cooperação;
  • responsabilidade e cidadania.

O desenvolvimento dessas competências elencadas na BNCC vão ao encontro do artigo 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que diz que a educação tem por finalidade o desenvolvimento pleno do educando, preparando-o para o exercício da cidadania e do trabalho. 

Além das competências gerais, existem também as específicas, que devem ser desenvolvidas dentro de cada área de conhecimento. Por exemplo, no Ensino Médio, em Linguagem e suas tecnologias, existe a competência específica abaixo, de acordo com a BNCC:

“4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza”.

O que são habilidades na educação?

Já as habilidades, no contexto educacional, dizem respeito a aptidões que devem ser aprendidas em cada componente curricular, que irão permitir a aplicação prática das competências descritas na BNCC. 

De modo geral, elas aparecem complementando um verbo. Um exemplo de uma habilidade a ser aprendida numa aula de Ciências é: identificar e nomear as partes do corpo humano.

Por que trabalhar competências e habilidades na sala de aula?

A BNCC trouxe várias mudanças à sala de aula que foram necessárias para adequar o processo de ensino à contemporaneidade. 

Por muito tempo a escola foi um ambiente que visava meramente transmitir o conhecimento. Contudo, vivemos na era digital, em que a informação está facilmente disponibilizada e basta um clique para acessar. Com isso, o papel do professor e da escola mudou.

A repetição de conceitos não precisa mais ser o foco da educação, mas sim orientar os alunos a como reunir esses conhecimentos e aplicá-los no cotidiano para se desenvolver como indivíduo, se sobressair na vida e no mercado de trabalho. 

Trabalhar competências e habilidades na sala de aula é colocar o aluno como ator principal do seu processo de aprendizagem e dar oportunidade para ele se preparar para os desafios que enfrentará fora da escola.

Além disso, as grandes avaliações do país, como o ENEM e o Saeb, embora ainda sejam tradicionais, estão no epicentro de discussões atuais para que sejam alinhadas às novas demandas da BNCC e novo ensino médio.
Por exemplo, as questões do ENEM trazem quais as competências e habilidades da Matriz de Referência são trabalhadas em cada uma delas, e podem ter uma correspondência direta ou mesmo indireta com as habilidades descritas na BNCC.

Como a Evolucional pode ajudar a desenvolver as competências e habilidades dos seus alunos?

Utilizando a tecnologia do simulado Enem Evolucional, que é totalmente alinhado à matriz e ao método de correção TRI do ENEM, é possível visualizar os resultados dos alunos com base no desempenho de competências e habilidades. 

A nossa plataforma fornece um diagnóstico preciso que permite a visualização de pontos fortes e também de pontos de atenção. 

Isso permite buscar melhores resultados no futuro, pois dá subsídio para a elaboração de estratégias de intervenção assertivas, como a elaboração de planos de aula e ações educativas alinhadas às maiores necessidades dos educandos.

Além de ser uma ótima ferramenta para avaliar indicadores educacionais, os simulados da Evolucional ainda permitem que os alunos se preparem para a avaliação do ENEM.
Faça como mais de 2400 escolas e leve a Evolucional para os seus alunos. Agende já uma reunião pelo nosso site!

Quais são as 10 novas competências necessárias para o docente?

Foram apresentadas aos respondentes 12 competências, sendo elas: didática, relacionamento, exigência, domínio da área de conhecimento, experiência de mercado, flexibilidade, criatividade, comunicação, liderança, planejamento, comprometimento e empatia.

Quais são as dez competências gerais da educação básica?

Utilizar conhecimentos das linguagens verbal (oral e escrita) e/ ou verbo-visual (como Libras), corporal, multimodal, artística, matemática, científica, tecnológica e digital para expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e, com eles, produzir sentidos que levem ao ...

Quais são as competências da educação básica?

Quais são as 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular?.
Conhecimento. ... .
Pensamento científico, crítico e criativo. ... .
Repertório cultural. ... .
Comunicação. ... .
Cultura digital. ... .
Trabalho e projeto de vida. ... .
Argumentação. ... .
Autoconhecimento e autocuidado..

Quais as competências que o professor deve ter?

10 competências que os professores precisam ter.
1 - Empatia. Uma das habilidades mais importantes é a empatia. ... .
2 - Criatividade. ... .
3 - Adaptabilidade. ... .
4 - Comunicação. ... .
5 - Aprendizado. ... .
6 - Proatividade. ... .
7 - Motivação. ... .
8 - Organização..