Quais as competências e atribuições do profissional de educação física?

Quais as competências e atribuições do profissional de educação física?

Você gosta de esportes e está pensando em fazer Educação Física por conta disso? Antes de optar pelo curso é importante ficar atento às habilidades necessárias para o exercício da profissão. Algo que vai muito além de apenas se identificar com o esporte.

Desse modo, continue com a gente que vamos detalhar as principais características que um profissional de Educação Física precisa ter.

Habilidades do profissional em Educação Física

Veja agora as principais habilidades de um profissional de Educação Física.

1. Ser bom com relacionamentos interpessoais

Seja trabalhando como professor de Educação Física ou Preparador físico, você sempre vai estar em contato com pessoas. Assim, é preciso saber se comunicar, ouvir e entender as necessidades do outro.

Se você é do tipo que não gosta de interação, talvez essa não seja a sua melhor escolha profissional.

2. Ter paciência

A função do educador físico é ajudar as pessoas a realizarem alguma atividade e para isso ele precisa passar instruções.

Desse modo, seu cotidiano inclui: explicar o que cada um deve ou não fazer, mostrar como se realiza um movimento da forma correta ou incentivar alguém a atingir um objetivo.

Para conseguir desempenhar essas atividades de maneira eficaz você precisa ser paciente e entender o ritmo e as necessidades do aluno.

3. Ser atento

As atividades físicas geram vários benefícios, mas também podem causar problemas se forem feitas de maneira inadequada.

É por isso que o educador físico precisa estar atento aos seus alunos, verificando se cada exercício está sendo desempenhado de forma correta.

É importante ainda que você esteja disposto a motivar as pessoas. Incentivar aquelas que estão com alguma dificuldade ou sugerir uma nova forma de treino para alguém que não está vendo resultados. Tudo isso requer do profissional um olhar atento a todos que estão ao seu redor.

4. Ter conhecimento técnico

Trabalhando na área de Educação Física você vai lidar com o corpo humano, seus músculos e sua forma de funcionamento.

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Assim sendo, é importante ter conhecimentos de anatomia e saber em profundidade sobre as práticas esportivas.

Só assim será possível indicar o melhor exercício para cada tipo de pessoa, levando em conta idade, peso, gênero e outras características individuais.

5. Ter facilidade com esportes

Essa característica remete ao começo deste post. Gostar ou ter facilidade com esportes não é a única habilidade necessária ao educador físico, mas é algo muito importante.

Sendo assim, o ideal é que você se interesse por práticas esportivas variadas e goste de estudar as técnicas por trás de cada modalidade. Ter disposição física e trabalhar o próprio corpo vão ser habilidades bastante úteis durante a faculdade e na vida profissional.

6. Gostar de ajudar

De modo geral, qualquer atividade de quem faz Educação Física, seja bacharel ou licenciado, envolve a ajuda ao próximo.

Pode ser ensinar um novo assunto, incentivar alguém a perder peso ou trabalhar a alta rentabilidade de um atleta.

Por esse motivo, se você gosta de ajudar, provavelmente, se dedicará com muito mais afinco à sua profissão.

Depois de todos esses pontos, fica claro que para cursar Educação Física é interessante ter habilidades corporais, mas também desenvoltura social e conhecimento técnico.

| Se você está a procura de oportunizardes, descubras as melhores vagas para Educação Física aqui no site da Catho.

E então, será que essa vai ser sua carreira profissional? Comente aqui embaixo o que você acha de trabalhar como educador físico.

Quais as competências e atribuições do profissional de educação física?

28 Dezembro

Belém

As funções que o profissional de Educação Física pode exercer

Quais as competências e atribuições do profissional de educação física?

O curso Bacharelado de Educação Física forma profissionais especialistas em atividades motoras, com competência conceitual, técnica e contextual para desempenhar seu papel na sociedade, atuando nas áreas de Esportes, Educação, Saúde e Lazer. Os profissionais estão aptos a alterar a realidade dos beneficiários, nas diferentes etapas de sua vida, com vistas à melhoria de sua autonomia, autoestima, cooperação, solidariedade, integração, cidadania, relações sociais e a preservação do meio ambiente.

PRINCIPAIS FUNÇÕES DE UM BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA:

  • Treinador esportivo;
  • Professor em academias;
  • Personal trainer;
  • Gestor esportivo;
  • Avaliador físico;
  • Fisiologista;
  • Recreador;
  • Desenvolvimento de atividades com públicos especiais: deficientes físicos, diabéticos, gestantes, cardíacos, crianças, idosos;
  • Professor de Lutas e Dança; Ginástica Laboral em empresas;
  • Projetos sociais


CONTEÚDO
Disciplinas de dança, atividade motoras no meio aquático, marketing esportivo, educação física e lazer, educação física na terceira idade, nutrição em educação física e esporte, educação física saúde e qualidade de vida, prescrição de exercício para grupos especiais, pilates, políticas públicas em educação física, esporte e lazer

CAMPO DE TRABALHO
Os profissionais estão habilitados a trabalhar em instituições públicas e privadas, nas quais podem dar orientação aos funcionários, por exemplo. Outro campo de atuação são secretarias oficiais de educação, de cultura, de esporte e lazer, além de centros comunitários, parques, clínicas, spas, hospitais, creches, penitenciárias, grupos especiais, como gestantes, deficientes físicos e mentais, e com pessoas com problemas ortopédicos ou cardiovasculares.

DURAÇÃO
4 ANOS

TITULAÇÃO
Bacharel em Educação Física

Quais são as competências do profissional de educação física?

Quais são as habilidades essenciais para ser um educador físico?.
Competência técnica. ... .
Didática. ... .
Bom relacionamento. ... .
Ótima comunicação. ... .
Ética e conduta profissional. ... .
Criatividade e inovação..

Qual é a função de um profissional de educação física?

O principal objetivo do profissional de Educação Física é proporcionar saúde e bem-estar às pessoas por meio da prática de atividades físicas. Seu trabalho consiste em acompanhar e orientar as pessoas durante a prática de esportes ou exercícios físicos, buscando encontrar as melhores práticas para cada perfil.