O que é uma educação inovadora?

Hoje, mais do que nunca, o ensino tradicional já não é suficiente para suprir as demandas do mercado, fazendo com que uma educação inovadora seja essencial aos profissionais modernos.

Afinal, para que o aluno se destaque entre os candidatos e chame a atenção dos recrutadores, é necessário que suas habilidades técnicas e vivências sejam diversificadas e relevantes.

Por conta disso, atualmente, uma das principais preocupações dos estudantes universitários é com o seu preparo profissional ao longo da graduação, tornando-se um critério de exclusão na hora de escolher uma instituição de educação superior (IES). 

Para isso, é fundamental que as IES consigam oferecer uma educação inovadora, formando indivíduos preparados para o universo mercadológico e versados em diferentes competências pessoais e profissionais

Confira agora a importância de investir em uma educação inovadora e quais estratégias necessárias para oferecer uma aprendizagem moderna a seus estudantes.

Por que é importante investir na inovação de sua IES?

A principal razão da necessidade de uma educação inovadora durante o ensino superior é a busca por candidatos versáteis e multidisciplinarmente competentes. 

Afinal, a modernização do mercado de trabalho está cada dia mais intensa, demandando ainda mais de seus candidatos e elevando os padrões profissionais em todas as áreas de atuação.

Portanto, para que uma instituição de ensino sobreviva a esse processo de modernização acadêmica e mercadológica, é essencial oferecer uma experiência educacional diferenciada ao aluno, destacando-se entre as outras IES.

Além disso, a oferta de uma educação inovadora é fundamental para a captação e retenção de alunos no ensino superior, aumentando a confiabilidade na instituição e fidelizando seu público-alvo. 

Por fim, o estudante moderno busca uma aprendizagem que não só o prepare academicamente, mas que também o deixe apto para atuar no mercado de trabalho e solucionar problemas de maneira inteligente.

O que é uma educação inovadora?

5 estratégias para aplicar um educação inovadora em sua IES

A educação universitária atual está passando por uma intensa mudança de paradigma devido às recentes transformações no mercado de trabalho. 

Para resolver os desafios que o mundo enfrenta hoje, é necessário que os profissionais possuam conhecimentos interdisciplinares, competências de comunicação intercultural e habilidades interpessoais que vão além da graduação. 

Afinal, os empregadores modernos esperam que os egressos universitários sejam capazes de entrar no mercado de trabalho prontos para reconhecer problemas e fornecer soluções inteligentes em escala global.

Por essas razões, uma educação inovadora se faz cada dia mais necessária à experiência acadêmica.

Conheça 5 estratégias que podem transformar a educação de sua IES, deixando-a moderna, inovadora e relevante ao cenário profissional de hoje. São elas: 

  1. Protagonismo estudantil; 
  2. Metodologia de ensino multidisciplinar;
  3. Flexibilidade no ensino;
  4. Uso de tecnologias em sala de aula;
  5. Aprendizado continuado – Lifelong learning.

1. Protagonismo estudantil

Um dos principais elementos de uma educação inovadora é o protagonismo estudantil durante a graduação.

Investir na autonomia do aluno e oferecer a ele controle de seu próprio aprendizado, é fundamental para formar profissionais mais versáteis, hábeis e preparados para o mercado de trabalho.

Através do protagonismo estudantil, as salas de aula se tornam mais dinâmicas e inovadoras, sendo palco de inúmeros movimentos autônomos, como:

  • Grêmios estudantis;
  • Projetos colaborativos;
  • Jornal universitário;
  • Oportunidades de estágios, cursos e workshops.
  • Aplicação de metodologias ativas no ensino superior. 

2. Metodologia de ensino multidisciplinar

Outro elemento essencial de uma educação inovadora nas IES é a metodologia do ensino multidisciplinar.

Através dela, é possível criar uma coesão maior entre as disciplinas estudadas pelos universitários durante a graduação, expondo os alunos a diferentes formas de ensino e fomentando uma cultura de networking entre os graduandos.

3. Flexibilidade no ensino

Apesar de já ser algo comum à maioria das IES, a flexibilidade na modalidade do ensino é um dos maiores elementos da educação inovadora.

Oferecer ao aluno a chance de estudar de maneira remota ou presencial é fundamental para os indivíduos que desejam trabalhar ou obter outras experiências durante a graduação.

Na modalidade de ensino superior a distância (EAD), o estudante tem a oportunidade de acompanhar as aulas onde e quando quiser, gozando de uma flexibilidade fundamental à realidade mercadológica atual.

4. Uso de tecnologias em sala de aula

Implementar tecnologias disruptivas na rotina acadêmica, como videoaulas, bibliotecas virtuais e plataformas de estudo online, é crucial na hora de se destacar entre as outras IES e dinamizar o ensino em sala de aula.

Através do uso dessas tecnologias, é possível atrair novos alunos, diminuir a rotatividade dos estudantes já inscritos e agregar valor à instituição.

Leia também: Qual a importância da leitura digital para a aprendizagem?

5. Aprendizado continuado – Lifelong learning

Outra estratégia fundamental na hora de oferecer uma educação inovadora é o lifelong learning, ou aprendizado continuado.

Devido ao ritmo intenso das transformações do mercado, o estudante moderno tem que estar disposto a continuar aprendendo e qualificando-se ao longo de sua jornada profissional.

Por isso, oferecer uma metodologia que propicie essa experiência para a vida toda se torna um diferencial para a instituição e uma vantagem gigantesca para o aluno. 

Através do ensino a distância, é possível oferecer diversas especializações, como uma pós-graduação em Educação, Direito ou Ciências Sociais, de maneira mais flexível e cômoda aos estudantes.

Agora que você já sabe como aplicar uma educação inovadora em sua IES, que tal conferir o nosso artigo sobre Tudo o que você precisa saber sobre biblioteca digital?

Este texto foi escrito pela equipe do blog do Portal Pós.

O que é educação inovadora?

Diferente da educação tradicional, a educação inovadora é uma forma de pensar o desenvolvimento dos estudantes de uma maneira integral e ativa. Não só em relação aos processos e metodologias de ensino, mas, também, em relação ao papel dos jovens na sociedade.

Quais são as práticas inovadoras na educação?

Quais são as práticas inovadoras?.
Uso de aplicativos. ... .
Gamificação. ... .
Aluno protagonista. ... .
Sala de aula invertida. ... .
Conhecimento integrado. ... .
Inclusão escolar. ... .
Competências socioemocionais..

O que é uma prática pedagógica inovadora?

PEDAGOGIA INOVADORA: O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR | Humanas Sociais & Aplicadas.

Quais são os três níveis da pedagogia inovadora?

A produção do conhecimento no contexto das pedagogias inovadoras perpassa por três níveis. Quais são eles? Sistemático, complexo e prático.