É normal coçar a cabeça e cair cabelo?

Coçar a cabeça já virou um costume para você? Ao contrário do que muitos pensam, sentir esse incômodo no couro cabeludo pode significar muitos problemas além da caspa. De acordo com a dermatologista Carolina Zaparoli, de São Paulo, ao fazer isso, acabamos ferindo a região, permitindo a entrada de bactérias presentes no couro cabeludo e nas unhas. Isso pode causar foliculite, piora da dermatite seborreica, entre outras complicações. Para aliviar a coceira, o DermaClub, juntamente com a médica, indicou dicas e uma rotina de cuidados capazes de controlar o desconforto no cabelo. Veja só!

Por que o couro cabeludo coça? Conheça as causas deste sintoma

Sentir o couro cabeludo coçar não pode ser encarado como algo comum. Este sintoma pode significar uma série de problemas, como foliculite, dermatite seborreica ou alergia. A Dra. Carolina explicou as causas mais comuns:

Foliculite: ela pode surgir quando há excesso de oleosidade no couro cabeludo e podem ser de diferentes tipos: “Foliculite decalvante - um tipo mais grave que causa a perda de cabelo (alopecia), podendo ser irreversível; e foliculite queloidiana - cabelos nascem muito enrolados, para dentro do couro cabeludo e causam uma agressão formando uma cicatriz”.

Dermatite seborreica: um processo inflamatório do couro cabeludo causado pelo aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Seus principais sinais e sintomas são a descamação (caspa) e a coceira.

Alergia (dermatite de contato): a coceira na cabeça também pode ser causada por produtos irritantes ou alérgenos, como tinturas para o cabelo, shampoos ou cremes, que provocam um processo inflamatório na pele.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

3 dicas que podem aliviar o incômodo:

1- Lavar o cabelo regularmente.

2- Usar um shampoo sem parabenos e outras substâncias irritantes.

3- Aplicar o condicionador no comprimento do fio, evitando o couro cabeludo, para evitar o desenvolvimento da caspa ou irritações no couro cabeludo.

Dermatologista indica a higiene capilar ideal para cada tipo de cabelo

Segundo a médica, não existe uma regra para a higiene capilar. Tudo vai depender do tipo de cabelo do paciente. “Se um paciente tem o couro cabeludo oleoso e passa um período sem lavá-lo, a tendência é que ele fique ainda mais oleoso, com aspecto opaco. Isso pode até mesmo favorecer o surgimento da dermatite seborreica naqueles que já tenham essa tendência. Agora, se uma pessoa com cabelos secos lavá-los mais do que deveria, a tendência é que fiquem ainda mais ressecados, com efeito frizz”, esclareceu.

Produtos relacionados

É normal coçar a cabeça e cair cabelo?

Shampoo Dercos MicroPeel Anticaspa 200ml

Vichy

comprar

É normal coçar a cabeça e cair cabelo?

Shampoo Dercos Antioleosidade 200ml

Vichy

comprar

Além disso, o paciente precisar dar mais atenção ao couro cabeludo na hora da higiene. “Por isso, o shampoo deve ser aplicado especialmente nessa região que, em seguida, deve ser massageada ainda com o produto. Na sequência, ele vai descendo naturalmente e removendo os resíduos que ficam no comprimento dos cabelos até a ponta”. Depois é só finalizar o ritual com condicionador ou uma máscara hidratante, mas atenção: ambos devem ser aplicados no comprimento do fio, evitando o couro cabeludo.

Produtos relacionados

É normal coçar a cabeça e cair cabelo?

Creme De Limpeza Capilar Dercos Sensi Care - 400ml

Vichy

comprar

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 25 de Maio de 2018
Modificada em: 26 de Agosto de 2022

É normal coçar a cabeça e cair cabelo?

Palavra do Dermatologista

Dra. Carolina Zaparoli

CRM: 111.618

Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia/SBD, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e AMB, formada pela Universidade Metropolitana de Santos , realizou residência em dermatologia no Hospital Guilherme Álvaro em Santos. Atua na área de Dermatologia clínica, estética, cirúrgica e laser. Participa de todos os principais congressos para estar sempre atualizada nos melhores tratamentos para seus pacientes.

Coceira é resultado de um complexo processo que seu corpo atravessa em resposta a uma irritação. Isso não é diferente quando a coceira no couro cabeludo aparece. Descubra o motivo e o que você pode fazer a respeito.

Por que coçamos a cabeça?

A coceira é a resposta do corpo a uma irritação. A causa pode ser química, como a presença de um alérgeno, ou mecânica, como a picada de um inseto ou um tecido roçando sua pele, por exemplo. Esses estímulos desencadeiam uma via neural que resulta em coceira e os neurônios detectam um estímulo irritante. A informação é enviada para a medula espinhal, onde uma proteína conhecida como NPPB é produzida. Essa proteína é o gatilho da coceira. Os receptores NPPB no cérebro liberam outra proteína chamada GRP, que envia o sinal de coceira para o local do estímulo.
Soa complicado? Tudo acontece em um instante: você sente irritação e em segundos seu corpo desencadeia uma resposta de coceira.

Coçar é uma reação natural a um prurido. Infelizmente, isso é pouco saudável e pode causar danos ao cabelo da raiz às pontas.

Toda vez que nossa pele coça, nós a arranhamos como uma resposta natural em busca de alívio. A coceira frequentemente é causada pela histamina, uma substância do nosso organismo que é liberada quando a pele está irritada, causando prurido e incômodo.

É importante lembrar que, ao coçarmos a cabeça, por exemplo, trazemos um alívio temporário, mas que só prejudica o couro cabeludo e o cabelo.

A coceira na sua raiz pode ser caspa

A coceira na cabeça quando aparece tem uma grande chance de ser causada pela caspa – afinal, como já dissemos, a coceira é a resposta do corpo a uma irritação. Então, se seu couro cabeludo se irrita com a caspa, os sinais são enviados para a região, provocando a sensação de coceira. A coceira começa antes da caspa ficar visível.

A resposta à coceira do corpo é rápida - e, muitas vezes, é o primeiro sinal da caspa, antes mesmo dela ficar visível. Então, mesmo que você pense que não tem caspa, fique atento. Se a raiz do cabelo estiver coçando, há uma boa chance de você vê-la em breve.

Aja rápido, antes da caspa ficar visível

Se você começou a ter um couro cabeludo com coceira, busque logo um  shampoo anticaspa de eficácia comprovada. Dessa forma, você combaterá a causa do problema e pode começar a tratá-lo antes que a caspa fique visível.

Experimente o nosso  Shampoo Anticoceira. Sua fórmula DermaSense tem pH balanceado e proporciona alívio instantâneo da coceira, cuida da raiz e deixa o cabelo incrível.

Coçar pode danificar o cabelo

Coçar o couro cabeludo por longos períodos pode prejudicar o cabelo. A parte externa de cada fio é coberta por cutículas que parecem escamas de peixe.

Coçar também pode enfraquecer o couro cabeludo

Ao coçar a pele, você pode desencadear uma inflamação no couro cabeludo e uma resposta imune que fazem com que a pele se torne frágil e, consequentemente, uma barreira de proteção menos eficaz entre você e o ambiente.

Um couro cabeludo coçando é complicado de evitar passar a unha, mas constantes arranhões podem formar feridas e crostas ainda mais prejudiciais à raiz. O couro cabeludo também pode se tornar ressecado e vulnerável. Nosso  Shampoo Prevenção Contra a Queda é projetado para fortalecer o cabelo a cada lavada, deixando os fios fortes e visivelmente livre de caspa.

O prurido é a forma como o seu corpo responde às irritações que incomodam o couro cabeludo: o organismo descama a camada superior da pele no couro cabeludo rapidamente. Enquanto houver irritação, a descamação continua tornando a raiz do cabelo seca e com coceira.

O que pode ser coceira no couro cabeludo e queda de cabelo?

Coceira no couro cabeludo pode ser sintoma de calvície “A dermatite seborreica, ou caspa, e outras alopecias inflamatórias podem gerar sintomas de coceira e levam à perda do cabelo”, cita a especialista.

O que é bom para queda de cabelo e coceira na cabeça?

Tratamento para coceira no couro cabeludo Lavar o cabelo com frequência, pelo menos uma vez a cada dois dias, pode aliviar a coceira na cabeça quando causada pela falta de higiene correta. O uso do shampoo adequado para seu tipo de cabelo também é fundamental para evitar o problema.

É normal o couro cabeludo coçar muito?

Ter vontade de coçar o couro cabeludo o tempo inteiro não é normal e pode causar muito incômodo. As causas do problema são diversas e incluem doenças de pele, como psoríase e dermatite atópica, mas também podem envolver outras situações, como alergias a produtos ou até mesmo os temidos piolhos.

O que significa quando o cabelo começa a cair muito?

Elisabete: “A queda de cabelo excessiva pode ocorrer por diversos motivos, como distúrbios hormonais, uso de alguns medicamentos, desnutrição, anemia ou estresse e também após cirurgias, partos e doenças, como a COVID-19”. É bom lembrar que o diagnóstico preciso só pode ser feito pelo seu dermatologista.