O que é empresa transnacional exemplos?

O que é uma corporação transnacional?

Bill está procurando emprego há dois meses. Após inúmeras aplicações, ele finalmente conseguiu um emprego com pisos Wolcott. As primeiras semanas de Bill consistiram em treinar e aprender mais sobre as operações da empresa. Não foi até Bill terminar seu treinamento que ele soube que o piso Wolcott pode ser baseado em seu estado natal, Washington, mas que também tinha instalações em muitos outros países ao redor do mundo. Bill logo soube que trabalhava para uma corporação transnacional.

Então, você pode estar se perguntando agora, o que significa ser uma empresa transnacional. Uma empresa transnacional , também conhecida como empresa multinacional, é uma empresa que tem uma sede, mas está registrada, opera e possui ativos ou outras instalações em pelo menos um outro país ao mesmo tempo. Essas empresas têm sede em um país, como a empresa para a qual Bill trabalhou em nosso exemplo, mas têm escritórios ou fábricas em vários outros países.

Características

Quando uma corporação atinge um patamar de crescimento, especialmente no que diz respeito à demanda, muitas vezes procuram se expandir em outros países para esse crescimento adicional. Embora seja isso o que muitas vezes torna uma empresa uma empresa transnacional, não é sem controvérsias. As seguintes características são frequentemente associadas a uma corporação transnacional:

1. As empresas transnacionais podem não ser leais a todos os países em que operam e procuram manter seus próprios interesses. Em outras palavras, eles estão preocupados principalmente com o que é melhor para eles, mesmo que seja à custa dos valores ou padrões do outro país.

2. As corporações transnacionais evitam altas tarifas envolvidas na importação quando se estabelecem em países estrangeiros. Isso permite que uma empresa corte custos, mas nem sempre da maneira mais honesta.

3. Eles reduzem os custos usando mão de obra estrangeira a um preço mais barato do que fariam em seu país de origem.

4. Eles bloqueiam a concorrência ao adquirir empresas. Se comprarem empresas estrangeiras, não terão tanta concorrência.

5. Eles podem ter influência política sobre alguns governos. Isso significa que eles podem usar seu poder para convencer alguns governos a apoiar suas práticas.

6. Eles podem causar perda de empregos em seu país de origem.

7. Eles podem minimizar os impostos . O IRS tem que estudar as empresas transnacionais muito cuidadosamente para se certificar de que estão pagando impostos corretamente.

Exemplos

Usando o que aprendemos sobre uma corporação transnacional, vamos gerar um exemplo simulado para explicar melhor o conceito. Veja, por exemplo, Kyle. Kyle é dono de uma empresa de brinquedos que maximizou a demanda por seus brinquedos. Embora muitas empresas fiquem felizes com esse tipo de sucesso em seu país, Kyle quer mais. Ele decide abrir uma unidade na China e no Brasil. Como pode cortar custos de mão de obra, ele decide fabricar a maioria de seus brinquedos na China para que possa utilizar mão de obra mais barata do que em casa.

Ele também reduz algumas de suas obrigações fiscais porque tornou difícil para o IRS tributá-lo totalmente devido ao fato de empurrar alguns de seus negócios para o exterior. A corporação de Kyle pode fingir se preocupar com a China e o Brasil, mas sua lealdade está com seu país natal, os Estados Unidos, e, portanto, ele sempre coloca seus próprios interesses em primeiro lugar. Por causa de sua decisão de transferir parte de seu negócio para outros países, Kyle também teve que demitir muitos funcionários nos Estados Unidos. Ele prefere pagar por mão de obra estrangeira mais barata, fazendo com que muitas pessoas nos Estados Unidos fiquem sem emprego. O que Kyle opera é uma corporação transnacional.

Então, quais empresas são consideradas uma corporação transnacional? Talvez algumas empresas com as quais você possa fazer negócios se enquadrem nessa categoria. Essas empresas incluem Walmart, Honda, Nike e Coca-Cola, para citar alguns.

Resumo da lição

Vamos revisar. Uma corporação transnacional pode ser definida como uma grande corporação que tem uma sede com sede, mas opera em vários outros países. Por causa de suas muitas características, como evitar altas tarifas, minimizar suas obrigações fiscais, influenciar negativamente governos estrangeiros, utilizar mão de obra barata e criar perda de empregos em seus próprios países, eles tendem a gerar polêmica.

Definição e características da corporação transnacional

Corporações transnacionais
O que é empresa transnacional exemplos?
  • Corporações transnacionais : grandes corporações com bases e sedes que também operam em outros países
  • Nem sempre leais aos países em que atuam : preocupados com o que é melhor para eles mesmo às custas dos padrões do outro país
  • Evite tarifas altas : as empresas cortam custos, mas nem sempre da forma mais honesta
  • Mão de obra estrangeira : contratar funcionários por um preço mais barato do que fariam em seu país de origem
  • Concorrência em bloco : comprar empresas estrangeiras limita a concorrência
  • Influência política : use seu poder financeiro para convencer alguns governos a apoiar suas práticas
  • Crie uma perda de empregos : menos ou nenhuma contratação em seu país de origem
  • Minimize os impostos : o IRS tem que estudar as empresas transnacionais para se certificar de que pagam impostos

Resultados de Aprendizagem

Quando esta lição terminar, os alunos devem ser capazes de cumprir estes objetivos:

  • Definir corporação transnacional
  • Identifique as características das empresas transnacionais
  • Detalhe alguns exemplos de corporações transnacionais

O que é uma empresa transnacional de exemplos?

As empresas que instalam filiais fora de seu país de origem são classificadas como empresas transnacionais. Empresas que possuem matriz em seu país de origem e atuam em outros países através da instalação de filiais, são classificadas como empresas transnacionais.

O que é empresa transnacional brasileira?

Empresas transnacionais são caracterizadas por possuírem matriz em um país de origem e atuarem em outras nações por meio da instalação de filiais. Essas empresas surgiram no final do século XIX, entretanto, só obtiveram destaque no cenário mundial após a Segunda Guerra Mundial (1945).

O que vem a ser transnacional?

Empresas transnacionais, ou ETNs, são organizações que atuam em diversos países e ultrapassam os limites territoriais de sua matriz original. O termo multinacional vem sendo substituído gradualmente por transnacional, pois este representa melhor as características das novas corporações globais.

Quais são as empresas transnacionais do Brasil?

Entre as principais representantes do Brasil no mercado internacional estão: Vale (mineração), Petrobras (petróleo e gás), Gerdau (aço), Embraer (aviação), Votorantim (diversificada), Camargo Corrêa (diversificada), Odebrecht (construção e petroquímica), Aracruz (celulose e papel), Tigre (construção), ALL (logística), ...