É correto afirmar que os primeiros povos a se fixar na Mesopotâmia foi?

Grátis

22 pág.

É correto afirmar que os primeiros povos a se fixar na Mesopotâmia foi?

É correto afirmar que os primeiros povos a se fixar na Mesopotâmia foi?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 5 de 7

REDE, M. A Mesopotâmia. São Paulo: Saraiva, 1997. p. 32
A escrita cuneiforme surgiu na Suméria no final do IV Milênio a.C.. A partir da análise do quadro acima e dos conhecimentos sobre a história da Mesopotâmia, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	Não devemos ver o surgimento da escrita como um aparecimento repentino, mas sim como um processo mais longo, conectado às necessidades de organização derivadas do surgimento de estruturas estatais.
Explicação:
Não devemos ver o surgimento da escrita como um aparecimento repentino, mas sim como um processo mais longo, conectado às necessidades de organização derivadas do surgimento de estruturas estatais.
		As sociedades possuíram e possuem formas diferenciadas de marcar o tempo. Hoje em dia, por exemplo, as pessoas regulam sua vida em virtude de um tempo detalhado do relógio, temos horas, minutos, segundos.... Na Antiguidade, esse controle era diferente, isto porque;
	
	
	
	contagem do tempo tinha relação com as estações do ano, com o resultado das condições climáticas e a posição do sol.
	Explicação:
A contagem do tempo era pensada no tempo útil, ou seja, tinha relação com coisas práticas. O ritmo da agricultura, a passagem das estações do ano, as condições climáticas e a posição do sol serviam como referência. 
		Os sumérios foram os primeiros habitantes da Mesopotâmia. Eles se autodenominavam "as cabeças negras" e a região na qual habitavam denominavam de "terra de Sumer". Sobre este povo, assinale o correto.
	
	
	
	Eram sedentários. Agricultores, realizaram obras de irrigação e canalização dos rios. Construíram as primeiras cidades fortificadas que funcionaram como cidades-estados. Utilizavam técnicas de metalurgia e a escrita.
	
Explicação:
Os sumérios são conhecidos pelo domínio das técnicas agrícolas e controle do ritmo das cheias dos rios de Tigre e Eufrates. Formaram as primeiras cidades-estados da região, estabeleceram uma organização burocrática e a primeira manifestação de escrita que conhecemos.  
		Assim, é compreensível que na Suméria estabeleçam-se padrões mais cuidadosos, referências mais precisas quando o comércio se desenvolve e os
tributos têm de ser arrecadados. Padrões e referências objetivas dependiam de transmissão formal, de sistemas de ensino. Ensinava-se também a dividir o dia em doze horas duplas e o ano pelos ciclos da Lua. Como no atual calendário hebraico, de vez em quando criava-se um 13 o mês para corrigir as discrepâncias acumuladas. Ensinavam-se noções de volume (concretizadas em terra ou grãos), daí se aprenderem as principais operações aritméticas. A relação da circunferência de um círculo com o seu diâmetro era estabelecida em 3 (quase igual ao nosso π, que vale 3,1416...), o que, na prática, servia muito bem para calcular o conteúdo de um celeiro cilíndrico, deduzindo-se eventuais espaços vazios." (PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações. São Paulo: Editora Contexto, 2011, p.84).
A partir da leitura do texto é possivel aferir sobre os sumérios que:
I - Eram extremamente cuidadosos no que diz respeito à divisão do tempo e noções de volume.
II - Desenvolveram vastos conhecimentos matemáticos ainda utilizados nos dias de hoje.
III - Não tinham preocupação com detalhes administrativos, visto que suas invenções não apresentavam aplicabilidade prática.
IV - Seu calendário era muito avançado e baseado nos ciclos solares.  
	
	
	
	As opções corretas são I e II.
	Explicação:
Os sumérios deixaram importantes contribuições para os povos seguintes; algumas delas ainda são utilizadas em nossos dias. Dentre elas podemos mencionar: concepções relacionadas a padrões de pesos e medida e divisão do calendário. O objetivo destas criações era facilitar a administração e controle da produção.
		O terceiro milênio a.C. testemunha um grande número de núcleos urbanos se desenvolvendo ao longo do Tigre e do Eufrates. Historiadores como Paul Garelli levantaram, só para o período que vai de 2700 a 2100 a.C., uma enorme lista de reis em localidades como Lagash, Umma, Kish, Ur, Uruk, Akad, Gatium e Elam ¿ incluindo o herói Gilgamesh e outros, de nomes quase impronunciáveis por nós, como Lugalkinishedudu, Meskiagnunna e Kutik-in-shushinak. (PINSK, Jaime. As primeiras civilizações. São Paulo: Editora Contexto, 2011, p.73).
As primeiras comunidades mesopotâmias estão listadas no texto acima. Desta forma, percebemos uma diversidade de reis e comunidades surgidas ao longo dos séculos. É correto afirmar sobre as cidades da região:
 
	
	
	
	não formavam um Estado unificado e o termo Mesopotâmia foi uma criação dos gregos para identificar os povos que ocuparam esta região.
	Explicação:
As comunidades da região eram cidades-estados que guardavam relativa autonomia em relação às vizinhas. Seus governantes não eram considerados deuses vivos, mas sim, indicados ou protegidos por eles. O termo pelo qual são conhecidas, Mesopotâmia, confere uma "falsa" impressão de unidade e foi criado pelos gregos.
		Sobre a região da Mesopotâmia e os povos que se desenvolveram naquela região dando origem a importantes sociedades da Antiguidade Oriental é correto afirmar:
	
	
	
	A agricultura de irrigação, ao permitir o aumento demográfico e a produção de excedentes, foi condição necessária para o surgimento das civilizações na Mesopotâmia.
	Explicação:
Todas as opções, exceção feita a que relaciona o aumento populacional a agricultura de irrigação, apresentam pequenas inconsistências. Uma delas cita a propriedade da terra vinculada aos camponeses, o que nunca ocorreu. Outra menciona a possibilidade de grande parte da população ficar dedicada a atividades culturais sendo que, a maioria era agricultora. Há uma questão ainda, que menciona o Nilo como fonte da água doce dos mesopotâmios, contudo, o Nilo está situado na África.
		Partindo da cidade de Constantinopla e seguindo em direção a Ásia, no contexto do mundo antigo, se encontrava a região que chamamos de:
	
	
	
	Oriente
	Explicação:
O termo Oriente, utilizado desde a Antiguidade, é uma designação genérica adotada para identificar aqueles que não estavam na área de influência do mundo greco-romano.
		Os estudiosos encontram grande dificuldade de recuperar os fatos de sociedades muito antigas porque parte delas era ágrafa. Os sumérios,, um dos primeiros povos a ocupar a planície da Mesopotâmia, foram responsáveis pela criação do primeiro código escrito da história, o que nos fornece, ainda que os vestígios não seja expressivos, um elemento a mais para o conhecimento desse povo. Com relação à escrita cuneiforme é correto afirmar que:
	
	
	
	sua criação atendeu as necessidades básicas daquele Estado nascente como, controle sobre arrrecadação de impostos e administração dos palácios.
	Explicação:
A criação da escrita cuneiforme atendeu, em um primeiro momento, a necessidades básicas dos primeiros grupos humanos. A escrita atendia ao controle da produção, da população e ainda, para a fixação das normatizações.
		"Foi no Crescente Fértil com seu clima favorável, que se originaram, há cerca de 10.000 anos, os primeiros assentamentos humanos e os primórdios da agricultura e da criação de animais domésticos" (Gwendolyn Leick. Mesopotâmia: A invenção da cidade. Rio de Janeiro: Imago, 2003.)
A região da Mesopotâmia possuía um solo de aluvião com elevado e variado conteúdo mineral, assim, era propício para o plantio. Contudo, para que a agricultura fosse viável nesta região foi necessário:
	
	
	
	a adaptação do homem ao meio, controlando o curso das águas, construindo diques e canais
	Explicação:
O homem precisou se adaptar à região que era banhada por dois rios: o Tigre e o Eufrates. Para que pudesse se beneficiar destas características, promoveu inúmeras obras de natureza hidráulica com propósito de controlar as cheias e inundações dos rios.  
		
		A arqueologia é extremamente importante para o estudo da história antiga, entretanto, até meados do século XX, o historiador não costumava utilizar os dados arqueológicos.

Qual o primeiro povo a se fixar na Mesopotâmia?

Outros povos que tiveram relevância na história mesopotâmica foram os acádios e os elamitas. Os primeiros povos a estabelecerem-se na Mesopotâmia foram os sumérios, por volta de 5000 a.C. Eles fundaram as primeiras cidades da região, das quais se destacam, por exemplo, Ur, Uruk e Eridu.

Quais são os povos que se estabeleceram na Mesopotâmia?

O termo mesopotâmia tem origem grega e significa “terra entre rios”, uma referência à sua localização geográfica. Os povos que habitaram a região foram os babilônicos, assírios, sumérios e acádios.

O que é correto afirmar sobre a Mesopotâmia?

Trata-se de uma região desértica localizada entre os rios Tigre e Eufrates. Nos dias atuais, é território pertencente ao Iraque. Por ter sido uma região de passagem, a Mesopotâmia foi ocupada por vários povos de diferentes origens, como os sumérios, acádios e babilônicos.

Quais são os povos que se estabeleceram na Mesopotâmia e construíram o primeiro império babilônico?

Resposta. Os amoritas eram um povo semita originário do deserto da Arábia que haviam se estabelecido na cidade da Babilônia. Por volta de 1900 a.C., esse povo constituiu um império na região, conhecido como Primeiro Império Babilônico.