O aquecimento global e o efeito estufa são fenômenos que se relacionam sobre isso, é correto afirmar

Esta lista de exercícios avaliará os seus conhecimentos sobre o efeito estufa, fenômeno natural, mas amplamente potencializado pelas atividades humanas.

Publicado por: Mateus Campos em Exercícios de Geografia

Questão 1

O efeito estufa é um fenômeno natural que é intensificado pela ação humana. Qual gás, lançado por meio das atividades antrópicas, está diretamente relacionado ao efeito estufa?

A) Argônio

B) Dióxido de carbono

C) Nitrogênio

D) Gás carbônico

E) Oxigênio

ver resposta


Questão 2

O efeito estufa é uma das principais preocupações ambientais da humanidade, uma vez que os seus efeitos causam prejuízos para a biodiversidade e para as atividades humanas. Esse fenômeno tem como uma de suas consequências o

A) aumento da temperatura terrestre.

B) elevado nível de poluição.

C) processo de formação de vulcões.

D) desenvolvimento de tornados.

E) crescimento dos índices de chuva.

ver resposta


Questão 3

As atividades produtivas são importantes fatores que interferem diretamente na ocorrência do efeito estufa. No que toca à energia, pode-se afirmar que o efeito estufa está diretamente relacionado à produção energética por meio de

A) usinas hidrelétricas.

B) instalações nucleares.

C) produção de biomassa.

D) fontes renováveis.

E) combustíveis fósseis.

ver resposta


Questão 4

Com base nas características do efeito estufa, escolha uma alternativa que indique corretamente uma provável consequência desse fenômeno no Brasil.

A) Crescimento das queimadas, como no Pantanal.

B) Incidência de chuva ácida, em Cubatão.

C) Ocorrência de furacões, como em Santa Catarina.

D) Aumento dos desmatamento, na Amazônia.

E) Inundações de cidades costeiras, como Santos.

ver resposta


Questão 5

No caso do Brasil, qual atividade econômica muito praticada no país está relacionada diretamente ao fenômeno do efeito estufa?

A) Cultivos nos cinturões verdes das metrópoles.

B) Pecuária extensiva em áreas como a Amazônia.

C) Práticas agroflorestais no interior de Minas Gerais.

D) Plantações orgânicas no interior do Paraná.

E) Criação de peixes e crustáceos na costa brasileira.

ver resposta


Questão 6

Na atualidade, novas tecnologias vêm possibilitando o desenvolvimento de ferramentas que podem contribuir para a diminuição do lançamento de gases do efeito estufa. Em relação aos transportes, uma ação relacionada à diminuição do efeito estufa expressa-se em:

A) Aumento da cadeia produtiva de carros.

B) Crescimento da frota de aeronaves.

C) Investimento em automóveis elétricos.

D) Incentivo ao transporte individual.

E) Expansão da rede de transporte rodoviário.

ver resposta


Questão 7

No que toca às atividades agropecuárias, assinale a alternativa que apresenta uma prática agrícola positiva para a diminuição dos processos que causam o efeito estufa:

A) Remoção da vegetação nativa nas áreas rurais.

B) Criação de estufas artificiais para os cultivos.

C) Instalação de irrigação mecânica nas plantações.

D) Aumento da presença de matéria orgânica no solo.

E) Modificação de leito natural dos cursos de água.

ver resposta


Questão 8

Com base nos seus conhecimentos sobre o efeito estufa, aponte uma prática que possibilita a diminuição da sua ocorrência:

A) Emissão de combustíveis fósseis.

B) Construção de reservatórios de água.

C) Reflorestamento de regiões desmatadas.

D) Investimento em pecuária extensiva.

E) Queima dos resíduos orgânicos do lixo.

ver resposta


Questão 9

(Enem 2018) O Decreto Federal n. 7.390/2010, que regulamenta a Lei da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) no Brasil, projeta que as emissões nacionais de gases de efeito estufa (GEE) em 2020 serão de 3,236 milhões. Esse mesmo decreto define o compromisso nacional voluntário do Brasil em reduzir as emissões de GEE projetadas para 2020 entre 38,6% e 38,9%.

BRASIL. Decreto n. 7.390, de 9 de dezembro de 2010. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 2 jun. 2014 (adaptado).

O cumprimento da meta mencionada está condicionado por

A) abdicar das usinas nucleares.

B) explorar reservas do pré-sal.

C) utilizar gás de xisto betuminoso.

D) investir em energias sustentáveis.

E) encarecer a produção de automóveis.

ver resposta


Questão 10

(Enem 2016) Segundo a Conferência de Quioto, os países centrais industrializados, responsáveis históricos pela poluição, deveriam alcançar a meta de redução de 5,2% do total de emissões segundo níveis de 1990. O nó da questão é o enorme custo desse processo, demandando mudanças radicais nas indústrias para que se adaptem rapidamente aos limites de emissão estabelecidos e adotem tecnologias energéticas limpas. A comercialização internacional de créditos de sequestro ou de redução de gases causadores do efeito estufa foi a solução encontrada para reduzir o custo global do processo. Países ou empresas que conseguirem reduzir as emissões abaixo de suas metas poderão vender este crédito para outro país ou empresa que não consiga.

BECKER, B. Amazônia: geopolítica na virada do II milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

As posições contrárias à estratégia de compensação presente no texto relacionam-se à ideia de que ela promove

A) retração nos atuais níveis de consumo.

B) surgimento de conflitos de caráter diplomático.

C) diminuição dos lucros na produção de energia.

D) desigualdade na distribuição do impacto ecológico.

E) decréscimo dos índices de desenvolvimento econômico.

ver resposta


Questão 11

(Famerp - 2014) Em estudos de Geografia Física, um dos fenômenos climáticos que possui destaque é o efeito estufa, caracterizado como

A) um fenômeno antrópico originado pela combinação de gás carbônico e água na atmosfera, capaz de causar danos em coberturas vegetais durante as precipitações.

B) um fenômeno natural que dissipa o calor presente em superfície, para que as temperaturas médias do planeta não atinjam valores elevados.

C) um fenômeno natural que retém parte do calor irradiado pela superfície terrestre e partículas de gases e de água em suspensão.

D) um fenômeno antrópico intensificado pela urbanização e industrialização mundial, que absorve poluentes como o metano e os clorofluorcarbonetos.

E) um fenômeno natural intermitente de resfriamento das águas oceânicas, que provoca alterações da direção dos ventos e massas de ar.

ver resposta


Questão 12

(UEA 2019) Ninguém duvida que o problema essencial da mudança climática seja o aquecimento provocado pelo efeito estufa. Nem que sejam gases como vapor d’água, dióxido de carbono ou metano os principais causadores do aumento da temperatura ambiente. Uma função que é, aliás, positiva. Se não ocorresse, a humanidade nem sequer existiria, pois a temperatura média do planeta seria 33 graus inferior à que temos.

José Eli da Veiga. A emergência socioambiental, 2015.

Um dos principais problemas desencadeados pelo efeito estufa diz respeito

A) ao aquecimento espacialmente desigual que ele traz à superfície terrestre.

B) à sua responsabilidade na determinação pouco precisa das estações do ano.

C) à revisão das unidades climáticas que o aquecimento terrestre fomenta.

D) ao aumento excessivo do aquecimento que ele tem provocado.

E) à sua interferência na composição química da atmosfera.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa B. O dióxido de carbono é o principal gás responsável pelo efeito estufa. Ele é gerado por meio da queima de combustíveis fósseis assim como de madeira e restos vegetais.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa A. O efeito estufa é um fenômeno natural que é potencializado pelas ações humanas. A sua principal consequência é o aumento da temperatura terrestre, que gera impactos como a redução da biodiversidade, o derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos oceanos.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa E. Os combustíveis fósseis são os principais responsáveis pela emissão dos gases do efeito estufa. A queima de carvão mineral, petróleo e gás natural, por exemplo, emite gases poluentes que contribuem para o aumento da temperatura terrestre.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa E. No Brasil, uma das prováveis causas do efeito estufa é o aumento do nível do oceano ao longo da costa do país. Dessa maneira, cidades como Santos (SP), que estão localizadas ao nível do mar, poderão ter grande parte da sua área alagada pelo mar.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa B. A atividade pecuária na Amazônia, por exemplo, provoca a derrubada da floresta por meio das queimadas e do corte de árvores. As queimadas emitem grande quantidade de gases do efeito estufa na atmosfera, enquanto o corte das árvores prejudica a geração de oxigênio para o planeta.

voltar a questão


Resposta Questão 6

Alternativa C. Os carros elétricos, no que toca ao setor de transportes, são uma alternativa para a diminuição das emissões de gases do efeito estufa. A substituição de matrizes energéticas de combustíveis fósseis por matrizes renováveis é fundamental para a diminuição do efeito estufa.

voltar a questão


Resposta Questão 7

Alternativa D. O aumento de matéria orgânica no solo é de suma importância para a diminuição do efeito estufa, uma vez que ele promove o sequestro do carbono no solo e, ainda, diminui o fluxo de gases do efeito estufa para o meio ambiente.

voltar a questão


Resposta Questão 8

Alternativa C. As atividades de reflorestamento promovem o sequestro dos gases do efeito estufa que vão para a atmosfera, sendo assim de grande importância para a diminuição desses gases no meio, dessa forma, diminuindo a ação do efeito estufa.

voltar a questão


Resposta Questão 9

Alternativa D. O investimento em fontes de energia renováveis promove a substituição dos combustíveis fósseis, principais contribuintes do efeito estufa, por matrizes como a solar e a eólica, que produzem energia limpa e sem emissão de poluentes na atmosfera.

voltar a questão


Resposta Questão 10

Alternativa D. As principais críticas envolvidas no texto da questão estão relacionadas à desigualdade na ação e na distribuição das fontes poluidoras, uma vez que o texto defende que as empresas poluam via compra de créditos de carbono de outras regiões para continuar com seus processos, que, por sua vez, geram impacto ambiental.

voltar a questão


Resposta Questão 11

Alternativa C. O efeito estufa é de fato um fenômeno natural, caracterizado pela retenção de parte da emissão de calor proveniente da superfície terrestre. Contudo, esse fenômeno é potencializado pelas ações humanas, com destaque para as emissões de combustíveis fósseis e a queima de elementos orgânicos.

voltar a questão


Resposta Questão 12

Alternativa D. O aumento das temperaturas registradas na superfície terrestre é o principal problema desencadeado pelo efeito estufa. Tal cenário resulta em prejuízos ambientais e econômicos assim como na potencialização de desastres naturais.

voltar a questão


O aquecimento global e o efeito estufa são fenômenos que se relacionam sobre isso, é correto afirmar

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Como o efeito estufa e o aquecimento global se relacionam?

O aquecimento global é o resultado do acúmulo excessivo de gases de efeito estufa na atmosfera. O efeito estufa é o mecanismo que ocorre com a ação de gases que retêm calor na atmosfera do planeta, enquanto o aquecimento global é o aumento da temperatura média do planeta por causa da emissão desenfreada desses gases.

Qual é a relação existente entre o fenômeno efeito estufa?

O problema do efeito estufa começa quando a atmosfera retém mais calor e, como consequência, aumenta a temperatura da Terra além do normal - é o famoso aquecimento global. Isso acontece por causa da emissão de gases em excesso, através de indústrias e carros, por exemplo.

Qual a relação entre o efeito estufa e a mudança climática global Brainly?

Resposta: A relação entre efeito estufa e a mudança climática global, são efeitos causados pelas atividades do homem, e que gera poluição ao meio ambiente, o que faz com que ocorra aumento de temperatura e mudança climaticas em escala global.

O quê cimento global e o efeito estufa são fenômenos que se relacionam sobre isso é correto afirmar?

Alternativa correta: C) O efeito estufa e o aquecimento global são dois fenômenos ambientais relacionados com a retenção de calor no núcleo terrestre. Os principais gases do efeito estufa que dificultam a dispersão da radiação solar e provocam maior retenção de calor são o hélio e o radônio.