Causa de um super aquecimento em um compressor por quê

Refrigeração 10/01/2022 | 6 min. de leitura

  • O que é o Superaquecimento
  • A Importância do superaquecimento
  • Superaquecimento útil ou total?
  • Como Medir o Superaquecimento
  • Como ajustar o superaquecimento – Recomendações
    • Roteiro de Ajuste
    • Variação do superaquecimento em função do ajuste da válvula
  • Superaquecimento total na sucção do compressor

O que é o Superaquecimento

De forma mais simples e resumida podemos dizer que o superaquecimento no sistema de refrigeração nada mais que é a diferença entre a temperatura de evaporação e a temperatura da linha de sucção, essa diferença irá resultar o valor do superaquecimento.

Levando para um conceito mais técnico, afirmamos que o superaquecimento é o calor absorvido pelo fluído refrigerante na condição de vapor saturado, ou seja, após toda evaporação do líquido qualquer calor que o fluído refrigerante venha a ganhar após esse processo, fará que o mesmo aumente sua temperatura elevando o superaquecimento. Assim se temos uma evaporação de 0° C e uma temperatura da linha de sucção de 6° C, podemos dizer que houve uma elevação de temperatura de 6°C em relação a temperatura de evaporação ou simplesmente 6k de Superaquecimento. No texto de hoje iremos abordar tudo o que você precisa saber sobre Superaquecimento.

A Importância do superaquecimento

Para garantimos um bom desempenho do sistema de refrigeração e a vida útil do compressor possibilitando seu bom funcionamento, se faz necessário que o sistema esteja com o correto balanceamento térmico que consiste no Superaquecimento e Sub-Resfriamento.

Superaquecimento útil ou total?

O superaquecimento útil é medido no evaporador, utilizamos essa medição como uma referência para certificar o desempenho de troca de calor do evaporador. Um superaquecimento alto indicada que o fluído refrigerante evaporou rapidamente no trocador de calor, fazendo que a eficiência de troca térmica diminuía, um pouco mais adiante iremos falar das possíveis causas que podem ocasionar esse efeito. Já um superaquecimento muito baixo indica ou nulo indica que o fluído refrigerante não evaporou completamente por algum motivo que também será abordado nessa matéria.

O superaquecimento total tem como objetivo garantir que o compressor receba o fluído refrigerante na condição de vapor saturado (100% vapor) a uma temperatura satisfatória para fazer o seu devido resfriamento, sim é isso mesmo, o retorno do fluído refrigerante é o responsável por fazer o resfriamento do compressor.

Como Medir o Superaquecimento

EPI´s

  • Óculos de segurança
  • Luvas de PVC térmica
  • Jaqueta térmica

Ferramentas e instrumentos necessários

  • Manifold
  • Jogo de mangueiras
  • Termômetro
  • Chave inglesa
  • Chave de fenda 5/16 x 2“
  • Régua para conversão de pressão x temperatura

Como ajustar o superaquecimento – Recomendações

A válvula de expansão deve ser ajustada somente após a temperatura desejada encontrar-se em regime de operação normal e contínuo, ou seja, a temperatura do ambiente deve estar estabilizada.

Não se deve ajustar a válvula de expansão minutos antes ou após o período de degelo, ou se estas estiverem apresentando um pequeno ruído, pois isso indica que a válvula não está em regime normal de funcionamento. Nestas condições, as leituras de temperatura não correspondem ao superaquecimento real.

Durante o ajuste do superaquecimento, é necessário que o evaporador funcione de modo contínuo. Uma dica é baixar o set-point de temperatura no controlador eletrônico ou termostato a pelo menos -25 a -30°C dependendo da aplicação. Assim, evita-se o fechamento da válvula solenóide, que nestas condições não interfere nas leituras obtidas durante o procedimento de ajuste.

Verifique se o bulbo da válvula de expansão está localizado na posição correta e se está fixado adequadamente na tubulação de sucção com braçadeira metálica e isolado termicamente.

De acordo com os diâmetros da tubulação, o bulbo deverá ser montado na posição correspondente às agulhas de um relógio entre 1 e 4 horas. O bulbo termostático da válvula de expansão deve estar isolado termicamente para evitar interferências do ar circulado no ambiente.

Leia também:

  • Procedimentos para seleção de evaporador
  • Elgin entrega solução de refrigeração para primeira indústria móvel de açaí

Roteiro de Ajuste

  1. Coloque o manômetro de baixa na válvula schraeder que se encontra na linha de sucção, logo na saída do evaporador;
  2. Coloque o bulbo do termômetro próximo ao bulbo da válvula de expansão. Fixe firmemente o bulbo do termômetro, garantindo que o bulbo do termômetro fique encontrado na tubulação;
  3. Isole termicamente o bulbo para evitar interferência nas temperaturas;
  4. Após realizado o procedimento citado acima, aguarde alguns minutos para estabilização da temperatura.

O cálculo do superaquecimento é realizado conforme exemplo demonstrado abaixo:

  • Fluído refrigerante R-22
  • PRESSÃO DE SUCÇÃO 37  PSIG
  • TEMPERATURA DE VAPOR SATURADO -10 °C
  • TEMPERATURA DE SUCÇÃO -3 °C
  • SUPERAQUECIMENTO = TEMPERATURA DE SUCÇÃO – TEMPERATURA DE VAPOR SATURADO = 7 K
  • Superaquecimento = 7 K

Observe se o superaquecimento não está variando ou as temperaturas lidas no termômetro se aproximam da temperatura do vapor saturado (Temperatura convertida na régua ou tabela), chegando mesmo a se igualar a estas temperaturas. Após dois ou três minutos, elas tornam a se afastar, chegando à diferença de 12°C a 15°C. Isso indica que a válvula não está equalizando corretamente o fluxo do gás refrigerante.

A causa deste efeito é que a câmara ainda não atingiu a temperatura de regime normal ou a válvula de expansão está com o orifício maior que o necessário.

O que fazer se caso o superaquecimento esteja fixo em torno de 8 a 11 K: abra a haste de ajuste da válvula girando meia volta no sentido anti-horário. Este procedimento deixa passar maior quantidade de fluído refrigerante, diminuindo o superaquecimento. Aguarde em torno de 10 a 15 minutos até que as temperaturas lidas se estabilizem.

O que fazer se caso o superaquecimento não tenha sido atingido:  abra mais ¼ de volta a haste de ajuste da válvula. Aguarde novamente e repita este procedimento até obter o superaquecimento desejado.

O que fazer se caso o valor da saída do evaporador esteja igual, ou até mais baixo que a temperatura de vapor saturado: o procedimento deve ser inverso do descrito acima. A válvula deve ser fechada girando-se a haste de ajuste no sentido horário. Caso mesmo assim não consiga o ajuste satisfatório, é sinal que a válvula de expansão está com o orifício em tamanho acima do necessário, devendo o mesmo ser substituído por um número menor.

No caso do superaquecimento estar em um valor elevado, acima de 11 K, e a válvula não responder a regulagem, ou seja, mesmo a válvula expansão estando totalmente aberta o superaquecimento não diminui, o orifício da válvula está pequeno, devendo o mesmo ser substituído por um número maior.

Variação do superaquecimento em função do ajuste da válvula

Causa de um super aquecimento em um compressor por quê
Variação do superaquecimento

Superaquecimento total na sucção do compressor

O superaquecimento na sucção deve ser verificado conforme exemplo demonstrado abaixo:

  1. Medir a pressão de sucção na válvula de serviço do compressor, converter a pressão lida em temperatura;
  2. Medir a temperatura na linha de sucção a aproximadamente 20 a 30 cm da entrada do compressor utilizando um termômetro apropriado;
  3. Subtrair a temperatura de saturação equivalente à pressão de sucção da temperatura medida na sucção. A diferença é o superaquecimento total.

Exemplo:
Pressão de sucção = 37 Psig (Temperatura de evaporação = -10°C)
Temperatura na sucção do compressor = 5°C
Superaquecimento Total = 5 – (-10) = 15K

Vale à pena lembrar:

  • Superaquecimento total muito baixo: pode resultar em retorno de líquido para o compressor. Isto causa a diluição do óleo e risco de quebra mecânica do compressor.
  • Superaquecimento total elevado (Alto): ocasiona altas temperaturas de descarga no compressor, diminui a capacidade do evaporador, aumenta a potência consumida e reduz a vida útil do compressor.

Importante: Instalações com grandes linhas de sucção, como câmaras, sistemas de supermercados e instalações industriais, é importante realizar a medição do superaquecimento total o mais próximo possível da válvula de serviço do compressor.

Causa de um super aquecimento em um compressor por quê

A Elgin possui um portfólio completo de produtos de refrigeração com alta qualidade, pós-venda e apoio na certificação local dos produtos em cada país. Confira aqui!

Qual a temperatura de trabalho de um compressor?

Para a maioria das aplicações, a temperatura deve ser inferior a 100C. Esses valores consideram uma queda de temperatura de 10-24 graus do cilindro até o ponto medido. O ajuste correto dos controles de alta e baixa pressão podem ajudar a identificar ou remediar problemas do sistema.

Quais são os principais problemas que podemos encontrar em uma preparação inadequada em um sistema de ar comprimido?

Falhas na rede de ar comprimido: Quais são as causas e consequências?.
Rede de ar comprimido mal dimensionada. ... .
Dimensionamento inadequado dos equipamentos. ... .
Condições de operação. ... .
Má qualidade do ar comprimido. ... .
Falta de um sistema de gerenciamento..

Quanto tempo um compressor de ar pode ficar ligado?

Este produto foi projetado para uma aplicação intermitente do tipo hobby (doméstico), ou seja, o compressor não deve ficar ligado continuamente por mais de 15 minutos e deve ficar desligado o mesmo tempo que ficou ligado, conforme recomendações da norma IEC 60034-1 (regime intermitente periódico de serviço S3 50%).

O que acontece quando o compressor queima?

Consequências do Retorno de Líquido Refrigerante Esse líquido também dilui o óleo lubrificante no cárter do compressor. Conforme o óleo vai ficando mais diluído com o refrigerante, sua capacidade de lubrificação é prejudicada.

Como saber se o compressor do ar está ruim?

O compressor é o coração do ar condicionado, sendo responsável pelo controle da pressão e circulação do gás..
O ar parou de gelar o ambiente;.
Ar condicionando jogando ar quente, ao invés de frio;.
Conta de luz mais alta que o normal;.
Condensadora fazendo mais barulho que o habitual;.