Qual a relação entre o aumento de CO2 na atmosfera e o aumento da temperatura global?

Tópicos

  • O que é efeito estufa?
  • Por que a preocupação com o efeito estufa?
  • Quais são os principais gases de efeito estufa?
  • O que é o protocolo de Kyoto?
  • Como podemos saber qual era a concentração de CO2 na atmosfera há milhares de anos atrás?
  • Como o CO2 pode ser naturalmente retirado da atmosfera?
  • O que eu posso fazer para diminuir minha emissão de CO2 para a atmosfera?
  • Veja alguns dados sobre reciclagem
  • Aqui vão algumas dicas para você se tornar um cidadão que preserva o meio ambiente:

Para reflexão:

  • Por que existe uma preocupa��o t�o grande com rela��o ao efeito estufa?
  • O que pode ser feito para diminuir o efeito estufa?
  • O que cada um de n�s pode fazer?

O que é efeito estufa?

Voc� j� pensou porque o interior do carro com os vidros fechados se aquece t�o rapidamente? O sol emite radia��es em todos os comprimentos de onda, mas a maior parte est� dentro da faixa da luz vis�vel (de 380 a 750 nm – Figura 1), que passa pelo vidro para dentro do carro. Parte dessa energia � absorvida pelos materiais no interior do carro e parte � refletida de volta. Essa energia refletida � a radia��o infravermelha (de 4 a 40 �m), que por ter um grande comprimento de onda n�o passa pelo vidro, ficando aprisionada. Sendo assim fica f�cil deduzir que haver� um armazenamento de energia dentro do carro provocando um aumento na temperatura, pois nem toda a energia que entrou sair�. Esta pode ser considerada uma analogia para o efeito estufa global.
            Gases como o g�s carb�nico (CO2), o metano (CH4) e o vapor d'�gua (H2O) funcionam como uma cortina de g�s que vai da superf�cie da Terra em dire��o ao espa�o, impedindo que a energia do sol absorvida pela Terra durante o dia seja emitida de volta para o espa�o. Sendo assim, parte do calor fica “aprisionado” pr�ximo da Terra (onde o ar � mais denso), o que faz com que a temperatura m�dia do nosso planeta seja em torno de 15�C. A esse fen�meno de aquecimento da Terra d�-se o nome de efeito estufa. Se n�o existisse o efeito estufa a temperatura m�dia na Terra seria em torno de –15�C e n�o existiria �gua na forma l�quida, nem vida.
 

Figura 1: Espectro da luz solar.

Topo

Por que a preocupação com o efeito estufa?

        Se o aquecimento da Terra pelos gases estufa permite que o nosso clima seja mais ameno, ent�o por que nos preocupar com o efeito estufa? O grande problema � que o efeito estufa est� aumentando muito rapidamente neste �ltimo s�culo, pois est� havendo uma alta emiss�o de gases como g�s carb�nico, metano e �xido nitroso para a atmosfera. A principal fonte de g�s carb�nico � a queima de combust�veis f�sseis (carv�o, gasolina, diesel) e as queimadas das florestas. Nestes �ltimos 140 anos, a temperatura do nosso planeta aumentou em m�dia 0,76 oC. Pode parecer pouco, mas esse aumento j� foi suficiente para abalar o clima do planeta.
            Pesquisadores do Reino Unido observaram que o aumento da temperatura naquele pa�s fez com que a atividade microbiana do solo aumentasse, aumentando assim a emiss�o de CO2 que estava retido no solo.
           O chamado IPCC, Painel Intergovernamental sobre Mudan�as Clim�ticas (Intergovernamental Panel on Climate Change), conta com a participa��o de cerca de 2500 cientistas e t�cnicos que tem como objetivo avaliar e relatar as varia��es clim�ticas e impactos ambientais de forma objetiva e compreens�vel. As avalia��es do IPCC s�o utilizadas mundialmente pelos tomadores de decis�es (no n�vel pol�tico) e cientistas. As proje��es do �rg�o s�o dependentes de como todos os pa�ses e pessoas individualmente atuar�o para minimizar as emiss�es de g�s carb�nico. Portanto, as proje��es s�o vari�veis, e o aumento de temperatura para o final do s�culo XXI pode ser em m�dia de 1,8 (na melhor das hip�teses) a 4,0 oC (no pior cen�rio). O n�vel do mar pode subir de 18 a 59 cm. Al�m do aumento da temperatura global tamb�m foi registrado que o n�vel do mar subiu em m�dia 17 cm no s�culo XX, levando a grandes inunda��es de terra. Uma popula��o inteira de uma Ilha do Pac�fico checou a ser evacuada, fazendo com que seus habitantes perdessem seus lares e suas identidades culturais. (Eleva��o do n�vel do mar for�a evacua��o de Ilha-Na��o)

Topo

Quais são os principais gases de efeito estufa?

O g�s carb�nico n�o � o �nico g�s capaz de impedir que a radia��o infravermelha emitida da Terra escape. Na verdade este contribui com cerca de 53 % do total dos gases estufa, sendo que outros gases produzidos pelas atividades humanas tamb�m contribuem para o efeito estufa: metano (17%); CFCs (12%), e �xido nitroso (6%), entre outros (Tabela 1). Al�m de estar em maior porcentagem, a concentra��o do g�s carb�nico vem aumentando rapidamente nas �ltimas d�cadas.

A Tabela 1 mostra que nem todos os gases de efeito estufa absorvem igualmente o calor. Veja que uma mol�cula de metano absorve com uma efici�ncia 23 vezes maior os raios infravermelhos que uma mol�cula de g�s carb�nico. J� uma mol�cula de CFC-12, g�s que foi muito utilizado em geladeiras, tem um poder de aquecimento por mol�cula, 8.100 vezes maior que o g�s carb�nico. A maior fonte de �xido nitroso est� nos processos naturais devido �s atividades biol�gicas no solo e nos oceanos, mas a manipula��o do solo pelo homem, principalmente devido o uso de fertilizantes vem aumentando a emiss�o desse g�s para a atmosfera. O oz�nio nas camadas mais baixas da atmosfera (a troposfera) al�m de ser um g�s extremamente nocivo para a sa�de humana, tamb�m tem um elevado poder de aquecimento. A �gua tem grande capacidade para armazenar calor, mas n�o se enquadra nos ‘gases de efeito estufa’ propriamente dito porque a quantidade de �gua na atmosfera depende dos outros gases. Isto �, quanto maior a temperatura da atmosfera, maior a evapora��o da �gua dos rios, oceanos e de outros reservat�rios. Sendo assim, se a concentra��o dos gases de efeito estufa aumentar devido a a��o do homem, o aumento do vapor de �gua da atmosfera ser� uma conseq��ncia disso.

Se a emiss�o de g�s carb�nico continuar aumentando na mesma velocidade dos �ltimos anos, a temperatura do planeta poder� aumentar tanto que os desastres previstos s�o muito grandes. Por exemplo, o gelo das regi�es polares poder� derreter, causando inunda��es de grande parte da costa dos continentes, sendo que cidades litor�neas inteiras poder�o desaparecer. As correntes oce�nicas poder�o ser afetadas de forma a alterar a distribui��o de calor na Terra, grandes regi�es agr�colas poder�o se tornar desertos, e tempestades violentas poder�o ocorrer com mais freq��ncia por causa das varia��es clim�ticas.

Tabela 1: Concentra��o na atmosfera atual dos principais gases de efeito estufa, seus tempos de vida m�dio, fontes, Potencial de Aquecimento Global (P.A.G.) e sua contribui��o para o aquecimento que se observa atualmente.

A Figura 2 mostra que nos anos 50 a concentra��o de CO2 na atmosfera era cerca de 315 ppmv (parte por milh�o em volume – porque se trata de ar), e em apenas 5 d�cadas houve um aumento de cerca de 16%. Esse aumento t�o r�pido e t�o intenso nunca foi observado na hist�ria do planeta. O zigue-zague observado na Figura 2 � por causa do aumento de CO2 na atmosfera durante o outono-inverno devido � baixa atividade fotossint�tica, j� no per�odo de primavera-ver�o a fotoss�ntese � mais eficiente, diminuindo ent�o a concentra��o de CO2 na atmosfera. O aumento de CO2 de um ano para outro � controlado pela atividade humana, principalmente devido � queima de combust�vel f�ssil.

                                                                

Qual a relação entre o aumento de CO2 na atmosfera e o aumento da temperatura global?
                                            

Figura 2: Varia��o na concentra��o de CO2 na atmosfera medida no Observat�rio de Mauna Loa no Hava� localizado a 3.500 m de altitude.

Topo

O que é o protocolo de Kyoto?

A preocupa��o com o efeito estufa � t�o grande que 141 pa�ses assinaram um acordo internacional que visa diminuir a emiss�o de g�s carb�nico para a atmosfera. Este acordo foi chamado de “Protocolo de Kyoto” (cidade no Jap�o onde se concluiu o documento). O protocolo de Kyoto, que entrou em vigor em fevereiro de 2005, diz que os pa�ses desenvolvidos (que fazem parte do acordo) se comprometem a reduzir at� 2012 a emiss�o de gases de efeito estufa em pelo menos 5%, de acordo com os n�veis de 1990. Em outras palavras, cada pa�s avalia o quanto emitia de gases estufas no ano de 1990 e deve passar a emitir 5% menos dentro do prazo estipulado. Os Estados Unidos, que s�o os maiores emissores de gases de efeito estufa do mundo (respondendo por 36 % do total mundial) n�o ratificaram (n�o transformaram em lei) o acordo. Juntos, EUA, R�ssia, Alemanha, Gr� Bretanha e Jap�o respondem por 70% das emiss�es acumuladas de gases de efeito estufa.
            � importante enfatizar que este protocolo foi apenas o in�cio de um esfor�o mundial para minimizar as emiss�es de gases de efeito estufa. Hoje se fala em acordos mundiais 'p�s Kyoto", pois j� h� muitas evid�ncias sobre a necessidade de se diminuir drasticamente tais emiss�es.

Topo

Como podemos saber qual era a concentração de CO2 na atmosfera há milhares de anos atrás?

Imagine que a neve que caiu sobre a Ant�rtida h� milhares de anos ainda est� l� soterrada, pois esta n�o derreteu desde ent�o. Se a neve for escavada e trazida para a superf�cie, � poss�vel cortar o gelo em fatias, determinar sua idade, e recuperar os gases que estavam na atmosfera h� milhares de anos atr�s. Os cilindros de gelos escavados s�o chamados de ‘testemunho’ e s�o extremamente valiosos como fonte de informa��o sobre o clima na Terra no passado, visto que � medida que a neve precipita, esta carrega consigo (deixa preso) os gases presentes na atmosfera. Ao derreter esse material em condi��es controladas, os gases que estavam presos na neve foram liberados e analisados, tornando poss�vel determinar a composi��o da atmosfera na �poca em que a neve caiu, sendo poss�vel avaliar o clima do planeta no passado. A Figura 3 mostra a concentra��o de g�s carb�nico e de metano na atmosfera at� 420 mil anos atr�s e faz uma correla��o com as varia��es de temperatura nesse per�odo. O bloco de gelo que � retirado � chamado de testemunho, e a este bloco em particular (retirado em partes) foi dado o nome de "testemunho de Vostok". Note que quando a temperatura sobe, a concentra��o dos gases tamb�m aumenta, mostrando a forte correla��o entre essas vari�veis. Alguns c�ticos dizem que a oscila��o de gases na atmosfera � um efeito natural visto que h� milhares de anos isso j� foi observado, por�m os resultados da an�lise do testemunho de Vostok (Figura 3) mostra que apesar da concentra��o de gases de efeito estufa terem variado grandemente durante a hist�ria do planeta (resultando nos chamados per�odos glaciais e interglaciais), nunca houve um aumento t�o abrupto e t�o intenso na concentra��o de CO2 como se est� sendo observado hoje.

TESTEMUNHO DE GELO: VOSTOK: volta ao tempo em 420 mil anos

Qual a relação entre o aumento de CO2 na atmosfera e o aumento da temperatura global?

Figura 3: Rela��o entre as concentra��es dos gases CO2 e CH4 com a varia��o da temperatura nos �ltimos 420 mil anos.

Topo

Como o CO2 pode ser naturalmente retirado da atmosfera?

        Os oceanos absorvem grande parte do g�s carb�nico da atmosfera por dois motivos: um porque o g�s se dissolve na �gua (lembre-se que 2/3 do planta � coberto por �gua) e outro porque as pequenas algas marinhas durante o processo de fotoss�ntese consomem CO2. Os oceanos podem ser considerados como o grande “consumidor” do CO2 atmosf�rico. Por�m, vale lembrar que � poss�vel dissolver maiores quantidades de um g�s em �guas mais frias. Se a temperatura das �guas dos oceanos aumentarem, como conseq��ncia do efeito estufa, sua capacidade de absorver o CO2 da atmosfera ir� diminuir.
            As florestas tamb�m s�o muito importantes para a absor��o de CO2, principalmente quando est�o crescendo, pois estas tamb�m transformam o CO2 atmosf�rico em mat�ria org�nica s�lida por meio da fotoss�ntese, “limpando” a atmosfera. Portanto, um aumento no n�mero de �rvores plantadas (e n�o derrubadas) pode ajudar a diminuir a concentra��o de CO2 na atmosfera. No processo de queima de florestas, o g�s carb�nico que estava armazenado durante anos e anos na forma de plantas, � emitido de volta para a atmosfera em minutos.

Topo

O que eu posso fazer para diminuir minha emissão de CO2 para a atmosfera?

A natureza est� fazendo a parte dela. E voc�, est� fazendo a sua?

Voc� conhece a regra dos 3 Rs? A regra dos 3 Rs significa: Reduzir; Reutilizar e Reciclar. Qualquer um dos “Rs” s� ir� acontecer se houver um programa de EDUCA��O da popula��o. Use a regra e seja um cidad�o “de bem” com a natureza.

Cada um de n�s � respons�vel pela emiss�o de uma parcela de CO2 para a atmosfera, pois consumimos produtos industrializados e usamos carros ou �nibus para nos locomover. Um norte americano ou europeu, em m�dia, � respons�vel pela emiss�o de 5 toneladas de CO2 por ano, enquanto que em pa�ses n�o industrializados, essa m�dia cai para 0,5 tonelada. Portanto, para contribuir menos para o efeito estufa basta consumir menos (reduzir o consumo!!). Mas como fazer isso numa sociedade com tantos apelos ao consumo?
            Para cada tonelada de papel reciclado, de 10 a 20 �rvores s�o poupadas. Isto representa uma economia de recursos naturais, as �rvores n�o cortadas continuam absorvendo CO2 pela fotoss�ntese, e gasta-se a metade da energia para reciclar o papel que para produzi-lo pelo processo convencional. Uma latinha reciclada economiza em energia o equivalente ao consumo de um televisor ligado por 3 horas. Veja que quando falamos em economia de energia, isto representa uma economia de combust�vel que seria queimado pela ind�stria, que implica numa redu��o na emiss�o de g�s carb�nico para a atmosfera, que implica numa diminui��o do efeito estufa. O Brasil � o pa�s que mais recicla as latas de alum�nio (refrigerante, cerveja) no mundo, chegando a 96% em 2004.

Topo

Veja alguns dados sobre reciclagem (Fonte principal www.multilixo.com.br)

  • De 10 a 20 �rvores s�o poupadas por cada tonelada de papel reciclado.
  • O processo de reciclagem de papel economiza mais de 50% da energia utilizada no processo convencional. 
  • Minimiza a polui��o por gazes e efluentes, que � muito grave nas f�bricas de celulose.
  • Utiliza 50 vezes menos �gua na produ��o.

Reciclagem de pl�stico

  • H� economia de recursos n�o renov�veis como o petr�leo
  • A reciclagem economiza 90% da energia utilizada no processo normal de fabrica��o
  • Diminui o volume de lixo a ser aterrado, pois sua decomposi��o no solo pode ser superior a 200 anos.

Reciclagem de vidros

  • N�o altera o ecossistema atrav�s da extra��o da areia, barrilha, calc�rio, feldspato e outros minerais.
  • Economiza energia, pois o caco de vidro funde a temperaturas mais baixas.
  • Minimiza a produ��o de gases t�xicos (reduz a polui��o)
  • Diminui o volume de lixo nos aterros sanit�rios, pois a decomposi��o do vidro no solo � superior a 2000 anos.

Reciclagem de metais

  • Uma latinha reciclada economiza em energia o equivalente ao consumo de um televisor ligado por 3 horas. A reciclagem do alum�nio representa uma economia de 95% da energia necess�ria no processo convencional.
  • A fabrica��o de alum�nio a partir da bauxita produz grandes quantidades de subprodutos poluentes.
  • Para cada kg de alum�nio reciclado, se economiza 5 kg de bauxita.

Com a reciclagem do lixo consegue-se:

  • Reduzir o consumo de energia e �gua
  • Reduzir os custos de produ��o devido ao reaproveitamento de recicl�veis pelas ind�strias de transforma��o
  • Gerar recursos que podem ser empregados na �rea social
  • Mudar o comportamento em rela��o ao desperd�cio
  • Fortalecer uma nova mentalidade ambiental

Topo

Aqui vão algumas dicas para você se tornar um cidadão que preserva o meio ambiente:

  1. Não aceite sacolas plásticas se dá para carregar sua compra sem ela, ou se vai jogar fora depois.
  2. Só aceite outra sacola plástica se aquela que você tiver nas mãos já estiver totalmente cheia.
  3. Escreva dos dois lados do papel.
  4. Sempre que puder consuma bebidas que vem em recipientes retornáveis.
  5. Evite comprar alimentos com muita embalagem.
  6. Economize energia e água.
  7. Ande mais a pé e de bicicleta.
  8. Eduque seu filho, amigo, vizinho.
  9. Recicle papel, latas, vidros, e plásticos.

Topo

Qual a relação entre o aumento de CO2 na atmosfera e o aumento da temperatura global?

A concentração desses gases na atmosfera impede que o calor seja irradiado, aquecendo ainda mais a superfície terrestre, aumentando, portanto, as temperaturas. Esse aumento das temperaturas decorrente da intensificação do efeito estufa é conhecido como aquecimento global.

Qual a relação entre aquecimento global e CO2?

O CO2 é o gás que tem maior contribuição para o aquecimento global, pois representa mais de 70% das emissões de GEE e o seu tempo de permanência é de no mínimo cem anos, resultando em impactos no clima ao longo de séculos.

Por que o aumento de CO2 aumenta a temperatura do planeta?

No fenômeno chamado de "efeito estufa", os gases presentes na atmosfera, como o dióxido de carbono, o vapor de água, e o metano fazem o papel do vidro. Eles permitem que a radiação do Sol penetre na Terra, mas evitam que parte do calor saia. Uma porção da radiação solar é absorvida pela natureza, e outra é liberada.

Qual a relação entre a emissão de gás carbônico e as mudanças climáticas globais?

Quando aumenta a concentração de gases na atmosfera (por exemplo, do gás carbônico), o efeito estufa fica mais intenso e, portanto, fica mais difícil o calor ir para o espaço. Essa diferença causa o aquecimento da baixa atmosfera, elevando a temperatura média da Terra e causando mudanças climáticas.