O aplicativo nao pode ser iniciado corretamente (0xc00007b)

Sempre que tenta abrir um programa ou jogo, recebe uma mensagem de erro indicando que o aplicativo não pode ser inicializado corretamente (0xc000007b)?

O aplicativo nao pode ser iniciado corretamente (0xc00007b)

Este erro afeta todas as versões do Windows (do 7 até ao 10), podendo surgir nos mais diversos programas e jogos (Fortnite, GTA, After Effects, etc). Este erro está normalmente associado a problemas na arquitetura 32 / 64 bits, por exemplo, o seu computador pode possuir um sistema 32bits (x86) e estar a tentar executar um programa 64bits (x64). Mas vamos começar pelas soluções mais “simples”.

Solução 1. Executar como administrador

A primeira solução é bastante básica, bastando executar o programa com privilégios de administrador. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse no ícone do programa e selecionar “Executar como Administrador”.

O aplicativo nao pode ser iniciado corretamente (0xc00007b)

Solução 2: Modo compatibilidade

Em alternativa, pressione com o botão direito do mouse no arquivo executável (ou atalho) e escolha a opção “Propriedades”. Aceda ao separador “Compatibilidade” e marque a caixa de seleção “Exec. este programa em modo de compatibilidade para:”. Escolha uma versão anterior do Windows e salve as alterações clicando em “Aplicar”.

O aplicativo nao pode ser iniciado corretamente (0xc00007b)

Solução 3: Reinstalar programa / jogo

Outra solução simples, consiste na reinstalação do aplicativo / jogo. A reinstalação permite substituir eventuais arquivos corrompidos que possam estar a causar o erro 0xc000007b. É importante garantir que você instala a versão correta.

Se o seu Windows for de 64 bits, é importante que baixe a versão 64 bits do programa, normalmente identificada por x64 (não confundir com a versão 32 bits – x86). Mas qual é a arquitetura do meu Windows? Pressione as teclas de atalho Windows + Pause / Break e na janela que surge verifique a arquitetura em “Tipo de sistema”.

O aplicativo nao pode ser iniciado corretamente (0xc00007b)

Solução 4 – Usar o programa AIO 210

Alguns leitores do Guia Informática, sugeriram que o problema poderia ser resolvido com recurso ao programa gratuito AIO210. Na prática, o programa analisa o seu computador em busca das bibliotecas do Windows em falta, como o .NET Framework 4.8, Microsoft Visual C++, DirectX, Microsoft Silverlight 5, etc.

Na prática, basta baixar o programa e extrair todos os arquivos. Execute o arquivo aio-runtimes e aguarde enquanto a configuração inicial é implementada.

O aplicativo nao pode ser iniciado corretamente (0xc00007b)

Após alguns segundos surge a janela principal do programa, no qual deverá manter todos os componentes marcados para instalação.

O aplicativo nao pode ser iniciado corretamente (0xc00007b)

Solução 5 – Atualizar Windows

Embora o AIO possa instalar todas as bibliotecas essenciais, a verdade é que essa função pertence ao Windows Update. Como tal, a falta destes componentes pode indicar que o seu Windows não está totalmente atualizado.

Para verificar (usando o Windows 10 como exemplo), basta aceder ao menu Iniciar > Configurações > Atualizar e Segurança e clique no botão “Procurar Atualizações”.

O aplicativo nao pode ser iniciado corretamente (0xc00007b)

Solução 6 – Instalar o Microsoft Visual C++ 2010 Redistributable Package

Outra solução consiste na instalação do Microsoft Visual C++ 2010 Redistributable Package, um conjunto de componentes essenciais para executar certos programas no seu computador. Para baixar, basta aceder ao seguinte link da Microsoft: Baixar Visual C++.

Solução 7 – Instalar a versão atualizada do DirectX

O DirectX é o nome que a Microsoft usa para descrever toda uma série de interfaces de programação de aplicativos (API), sendo essencial para executar jogos, vídeos, etc. Ele padroniza a comunicação entre software e hardware, permitindo escrever instruções diretamente no hardware de áudio e vídeo, melhorando o desempenho multimídia.

Para baixar o DirectX, basta aceder à seguinte página da Microsoft: Baixar DirectX. Proceda à instalação do DirectX no seu computador (poderá ser necessário reiniciar o computador).

Solução 8 – Instalar o .NetFrameWork

Para instalar o .NetFramework, igualmente distribuído pela Microsoft, basta aceder ao menu Iniciar – Painel de Controlo (poderá usar a barra de pesquisa do Windows). Selecione a opção “Programas e Funcionalidades” – “Ativar ou desativar funcionalidades do Windows” e marque a caixa de verificação do “.Net Framework 3.5 e 4.8” e clique em “OK”.

O aplicativo nao pode ser iniciado corretamente (0xc00007b)

Proceda à respetiva instalação e verifique se o erro 0xc000007b foi corrigido.

Solução 9 – SFC (System File Check)

Por fim, se continua a obter o erro 0xc000007b, experimente usar a ferramenta SFC incluída no próprio Windows, que permite corrigir erros “comuns”. Para iniciar, basta pressionar as teclas de atalho CTRL+SHIFT+ESC para abrir o Gestor de Tarefas. Aceda ao menu “Arquivo” (ou Ficheiro) – Nova Tarefa.

Digite “cmd.exe” (sem aspas) e marque a caixa de verificação “Executar com privilégios administrativos”. Na linha de comandos digite “sfc /scannow” (Sem aspas). O Windows irá iniciar a verificação do sistema, corrigindo os erros encontrados.

Compartilhe conosco qualquer novidade e caso o comportamento persista, apresente outra mensagem ou código de erro no decorrer dos processo ou, se encontrar mais alguma dificuldade, por favor, poste aqui novamente com os detalhes e as informações solicitadas.

O que significa o aplicativo não pode ser inicializado corretamente 0XC00007B?

0xc00007b "o aplicativo não pôde ser iniciado corretamente". Esse código de erro representa que há algo corrompido nos arquivos do Windows ou um arquivo DLL dos arquivos do aplicativo está ausente. Este erro é muito comum se você estiver baixando algo de uma fonte não autorizada.

Como corrigir o erro 0XC00007B em jogos?

Como resolver o erro 0XC00007B no Windows.
Execute como administrador..
Reinicie o computador..
Reinstale o programa..
Reinstale o . NET..
Execute o Windows Update..
Atualize o programa manualmente..
Reinstale o DirectX..
Atualize o Visual C++.

Como resolver erro de aplicativo?

Acesse às configurações do celular e procure por 'Aplicativos ou apps'; Em seguida procure pelo app que está apresentando a mensagem de erro e toque sobre; No canto inferior pressione sobre a opção 'Desisntalar atualizações' e verifique se o problema foi corrigido.